Fundação sobre estacas: vantagens e desvantagens, recomendações para construção

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dispositivo
  3. Pagamento
  4. Montagem
  5. Adendo

A necessidade de garantir a estabilidade das estruturas de capital em solos móveis ou pantanosos é o motivo da busca por novos sistemas de fundação. Assim é a fundação sobre estacas, que combina as vantagens de dois tipos de fundação.

Peculiaridades

A fundação em estaca é uma base em tiras sobre suportes (estacas), graças à qual se consegue uma estrutura estável com elevada margem de segurança. Na maioria dos casos, essa fundação é criada para grandes edifícios baixos em solos "problemáticos" (argila, orgânico, relevo irregular, saturado de água).

Em outras palavras, a resistência da estrutura é fornecida por uma fundação em faixa (geralmente rasa) na qual as paredes repousam, e a forte adesão ao solo é fornecida por estacas cravadas abaixo do nível de congelamento do solo.

Este tipo de fundação não foi projetado para construção de vários andares. Normalmente, casas particulares com no máximo 2 andares de altura são erguidas sobre essa fundação usando materiais leves - madeira, blocos de concreto celular (concreto aerado e blocos de espuma), pedra oca, bem como painéis sanduíche.

Pela primeira vez, a tecnologia foi aplicada na Finlândia, onde principalmente casas de madeira estão sendo construídas. É por isso que uma fundação combinada é ideal para casas de madeira ou estruturas de moldura. Materiais mais pesados ​​exigirão um aumento no número de solos e, às vezes, a busca por outras soluções.

Na maioria das vezes, essa fundação é erguida sobre argila flutuante, solos arenosos finos, em áreas pantanosas, solos com pouca umidade, bem como em áreas com uma diferença de altura (não mais de 2 m de nível).

A profundidade da pilha é geralmente determinada pela profundidade das camadas de solo sólido. Uma fundação de concreto monolítico é despejada em uma fôrma localizada em uma vala de 50-70 cm de profundidade. Antes de iniciar o trabalho, eles fazem um estudo do solo e um poço de perfuração. Com base nos dados obtidos, é traçado um diagrama de ocorrência das camadas de solo.

O uso de uma fundação de faixa em estacas pode aumentar significativamente as características operacionais da instalação em construção.

Várias posições podem ser distinguidas entre as vantagens do sistema.

  • A possibilidade de construção de capital em solos "caprichosos" - onde é impossível usar uma base de faixa. Porém, devido ao grande carregamento da instalação, não será possível utilizar apenas estacas.
  • No tipo de fundação considerado, é possível reduzir a sensibilidade da faixa de base a solos agitados e águas subterrâneas.
  • A capacidade de proteger a fundação em faixa de inundações, bem como transferir a maior parte do peso da fundação para camadas de solo mais duras a uma profundidade de 1,5-2 m.
  • Essa fundação também é adequada para solos fortes sujeitos a deformações sazonais.
  • Velocidade de construção mais rápida do que a construção de fundação profunda.
  • Possibilidade de obter um objecto com cave, que pode servir de sala útil ou técnica.
  • A disponibilidade da utilização de materiais utilizados tanto para a organização da fundação como para a construção de estruturas de parede.
  • Reduzindo o custo e a intensidade do trabalho do processo em comparação com a organização da fundação da faixa.

Também há desvantagens em tal fundação.

  • O aumento no número de operações manuais durante o lançamento da fundação. Isso se deve à impossibilidade de usar escavadeiras e outros equipamentos para cavar valas devido às estacas cravadas.
  • A impossibilidade de usar o cômodo de semi-subsolo resultante como um cômodo completo (piscina, banheiro), como é possível ao instalar uma fundação em faixa. Essa desvantagem pode ser nivelada cavando um fosso de fundação, mas o custo e a intensidade do trabalho do processo aumentam. Além disso, esta abordagem não é possível em todos os tipos de solo, mesmo na presença de estacas.
  • A necessidade de uma análise aprofundada do solo, a preparação de documentação de projeto volumosa. Via de regra, este trabalho é confiado a especialistas, a fim de evitar imprecisões e erros de cálculo.
  • Uma escolha bastante limitada de materiais de construção para paredes - esta deve ser necessariamente uma estrutura leve (por exemplo, feita de madeira, concreto aerado, pedra oca, casa de madeira).

Dispositivo

A carga da edificação sobre o solo é transmitida através da faixa de fundação, instalada ao longo do perímetro do objeto e sob seus elementos de sustentação, e estacas. Ambos os suportes e a fita são reforçados com reforço. A instalação da primeira é feita pelo método de furos ou pela tecnologia de vazamento de concreto com tubos de amianto instalados nos poços. O método de perfuração também envolve a perfuração preliminar de poços nos quais os suportes estão imersos.

As estacas de rosca com lâminas na parte inferior do suporte para aparafusamento no solo também estão se difundindo atualmente. A popularidade deste último se deve à falta de necessidade de um preparo complexo do solo.

Se falamos de estacas roscadas de até 1,5 m, então podem ser aparafusadas de forma independente, sem o envolvimento de equipamentos especiais.

As estacas cravadas raramente são utilizadas, uma vez que este método provoca vibrações no solo, o que afeta negativamente a resistência das fundações dos objetos vizinhos. Além disso, esta tecnologia implica um alto nível de ruído durante a operação.

Dependendo das características do solo, as estacas e as contrapartes suspensas são diferenciadas. A primeira opção é caracterizada pelo fato de a estrutura das bielas assentar sobre camadas de solo maciço, e a segunda - os elementos estruturais estão em estado de suspensão devido à força de atrito entre o solo e as paredes laterais dos apoios.

Pagamento

Na etapa de cálculo dos materiais, é necessário determinar o tipo e a quantidade de estacas, seu comprimento e diâmetro adequados. Esta etapa do trabalho deve ser abordada da forma mais responsável possível, uma vez que a resistência e durabilidade do objeto dependem da precisão do cálculo.

Os fatores determinantes no cálculo da quantidade necessária de materiais são os seguintes itens:

  • carga de fundação, incluindo carga de vento;
  • o tamanho do objeto, o número de andares nele;
  • características e características técnicas dos materiais utilizados na construção;
  • características do solo.

No cálculo do número de estacas, leva-se em consideração que as mesmas devem estar localizadas em todos os cantos do objeto, bem como na junção das estruturas da parede de suporte. Os apoios são instalados ao longo do perímetro do edifício em passos de 1-2 m. A distância exata depende do material da parede escolhido: para superfícies feitas de blocos de concreto e bases de concreto poroso, é de 1 m, para casas de madeira ou estrutura - 2 m.

O diâmetro dos apoios depende da quantidade de pisos da edificação e dos materiais utilizados. Para um objeto em um piso, suportes de parafuso com um diâmetro de pelo menos 108 mm são necessários; para estacas perfuradas ou tubos de amianto, esse número é 150 mm.

Ao usar estacas de rosca, você deve escolher modelos com um diâmetro de 300-400 mm para solos permafrost, 500-800 mm - para solos médios e intensamente intemperizados e saturados de umidade.

É importante que tenham um revestimento anticorrosivo.

Os anexos - terraços e varandas - e as estruturas pesadas do interior do edifício - fogões e lareiras - requerem fundação própria, reforçada em todo o perímetro com apoios. Também é necessário instalar pelo menos uma estaca em cada lado do perímetro da segunda fundação (adicional).

Montagem

Começando a fazer uma fundação em faixa sobre estacas, é necessário realizar levantamentos geológicos - observações e análises do solo em diferentes épocas do ano.Com base nos dados obtidos, a carga de base necessária é calculada, o tipo ideal de estacas, seu tamanho e diâmetro são selecionados.

Se você decidir fazer a criação de uma base de tira de pilha com suas próprias mãos, as instruções passo a passo em anexo simplificarão este processo.

  • Na área limpa, são feitas marcações para a fundação. A vala para a fita pode ser rasa - cerca de 50 cm.O fundo da vala é preenchido com areia ou cascalho, o que vai proporcionar drenagem da base de concreto e reduzir o levantamento do solo. Se estamos falando de um grande porão, então um poço de fundação é retirado.
  • Nos cantos da edificação, nos cruzamentos da estrutura, bem como ao longo de todo o perímetro da edificação, é realizada a perfuração de estacas com degrau de 2 m. A profundidade dos poços resultantes deve ser 0,3-0,5 m inferior ao nível de congelamento do solo.

O diâmetro do furo deve exceder ligeiramente o diâmetro do suporte usado.

  • No fundo dos poços deve-se criar uma almofada de areia com altura de 15-20 cm, a areia derramada é umedecida e bem compactada.
  • Os tubos de amianto são inseridos nos poços, que primeiro são despejados com concreto em 30-40 cm e, em seguida, os tubos são elevados em 20 cm. Como resultado dessas manipulações, o concreto flui, formando uma sola. Sua função é fortalecer a estrutura, para garantir uma melhor aderência dos suportes ao solo.
  • Enquanto o concreto está solidificando, os tubos são alinhados verticalmente usando um nível.
  • Depois que a base do tubo solidificou, seu reforço é executado - uma treliça feita de barras de aço amarradas com um fio de metal é inserida nela.

A altura da grelha deve ser maior do que a altura do tubo para que a grelha alcance o topo da banda de base.

  • Na superfície é feita uma fôrma de madeira, reforçada nos cantos com vigas e reforçada internamente com armadura. Este último consiste em hastes conectadas entre si por arame e formando uma rede. É necessário aderir adequadamente entre si o reforço das estacas e faixas - isso garante a resistência e a solidez de todo o sistema.
  • A próxima etapa é o lançamento de estacas e fôrmas com concreto. Nesta etapa, é importante concretar a argamassa de forma a evitar o acúmulo de bolhas de ar no concreto. Para isso, são utilizados vibradores profundos e, na ausência de um dispositivo, pode-se usar uma haste comum, perfurando a superfície do concreto em diversos pontos.
  • A superfície de concreto é nivelada e protegida por um material de cobertura dos efeitos da precipitação. No processo de ganho de resistência do concreto, é importante observar as condições de temperatura e umidade. Em climas quentes, a superfície deve ser umedecida.
  • Após a pega do concreto, a fôrma é removida. Os especialistas recomendam impermeabilizar imediatamente o material, por ser higroscópico. A saturação de umidade leva ao congelamento e rachaduras da fundação. Neste caso, você pode usar materiais em rolo (material de telhado, filmes de membrana modernos) ou impermeabilização de revestimento de polímero de betume. Para melhorar a adesão à camada impermeabilizante, a superfície do concreto é pré-tratada com primers e anti-sépticos.
  • A construção da fundação é geralmente concluída com o seu isolamento, o que permite reduzir as perdas de calor na casa, para conseguir um microclima favorável. Como um aquecedor, geralmente são utilizadas placas de espuma de poliestireno, coladas a um composto especial, ou espuma de poliuretano, pulverizada sobre a superfície da fundação.

Adendo

Para conseguir a lisura das paredes externas a fita permite o uso de polietileno. Eles são forrados com a parte interna da fôrma de madeira, após a qual a argamassa de concreto é vazada.

O feedback dos usuários e o conselho dos profissionais nos permitem concluir que a argamassa deve ser preparada com cimento com uma resistência de marca de pelo menos M500. Marcas menos duráveis ​​não fornecem confiabilidade e solidez adequadas à estrutura, têm umidade insuficiente e resistência ao gelo.

Uma solução de 1 parte de cimento e 5 partes de areia e plastificantes é considerada ótima.

Na concretagem, é inadmissível que a solução caia na fôrma de uma altura superior a 0,5-1 m. É inaceitável movimentar o concreto no interior da fôrma com pás - é necessário rearranjar o misturador. Caso contrário, o concreto perderá suas propriedades, havendo risco de deslocamento da malha de armadura.

A cofragem deve ser feita de uma só vez. A pausa máxima na obra não deve ser superior a 2 horas - só assim é possível garantir a solidez e integridade da fundação.

No verão, para proteger contra a desidratação, a base é coberta com serragem, serapilheira, que é umedecida periodicamente na primeira semana. No inverno, é necessário aquecer a fita, para o que é colocado um cabo de aquecimento ao longo de todo o seu comprimento. É deixado até que a fundação ganhe força final.

A comparação dos indicadores de resistência da cintagem de reforço com hastes e soldagem permite concluir que o segundo método é preferível.

Ao introduzir as estacas de parafuso com suas próprias mãos, é importante monitorar sua posição vertical. Normalmente, dois operários giram com pés de cabra ou alavancas, aparafusando na base, e outro monitora a precisão da posição do elemento.

Este trabalho pode ser facilitado pela perfuração preliminar de um poço, cujo diâmetro deve ser menor que o suporte e a profundidade - 0,5 m, tecnologia que irá garantir uma posição estritamente vertical da estaca.

Finalmente, os DIYers adaptaram ferramentas elétricas domésticas para cravar estacas. Isso exigirá uma furadeira com uma potência de 1,5-2 kW, que é fixada à pilha por meio de uma chave redutora especial, caracterizada por uma relação de engrenagem de 1/60. Após o início, a broca gira a pilha e o operário mantém o controle da vertical.

Antes de comprar estacas, você deve se certificar de que a camada anticorrosiva está presente e é confiável. Isso pode ser feito examinando a documentação fornecida com os produtos. Recomenda-se também tentar arranhar a superfície das pilhas com uma ponta de moeda ou chavetas - o ideal é que isso não seja possível.

A instalação de estacas também pode ser realizada em temperaturas abaixo de zero. Mas isso só é possível se o solo congelar não mais do que 1 m. Ao congelar a uma grande profundidade, um equipamento especial deve ser usado.

É melhor derramar concreto na estação quente, caso contrário, é necessário o uso de aditivos especiais e aquecimento do concreto.

Você pode aprender como construir uma base em tiras com suas próprias mãos no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário