Fundação de coluna: tecnologia de construção
A escolha do tipo de fundação é determinada, em primeiro lugar, pelas características do solo. Onde, devido à sua instabilidade, não é possível usar a base de tira clássica, muitas vezes recorrem a sistemas combinados. Esta opção é uma fundação em faixa colunar.
Peculiaridades
A fundação em faixa colunar combina as características principais de dois tipos de bases - colunar e faixa. Esta opção combinada permite erguer objetos bastante pesados em solos instáveis.
Os elementos de suporte neste sistema são estacas, que são cavadas no solo abaixo do nível de congelamento do solo e repousam sobre camadas duras de solo, contornando as moles. A base da faixa de concreto assume a carga do objeto, distribuindo-a uniformemente entre as estacas. A fita conecta os pilares sem exercer pressão sobre o solo.
Esses tipos de substratos são adequados para solos instáveis e propensos a elevar-se. Em primeiro lugar, trata-se de solos argilosos e arenosos finos, solos orgânicos (pantanosos, turfosos), previamente drenados e drenados. Além disso, o uso de estacas permite a construção em áreas com desníveis de elevação. Em outras palavras, o uso de uma fundação de estacas-pilha torna possível tornar quase qualquer local adequado para construção.
Uma fundação em faixa com pilares pelo seu princípio de organização é semelhante a um análogo em estacas, porém, para instalar suportes, não é necessário atrair equipamentos especiais e perfurar poços profundos. Isso permite que você faça a instalação sozinho e reduza o tamanho do orçamento.
A vantagem das fundações colunares é a possibilidade de execução de obras em solos "problemáticos", bem como em zonas com desníveis. No entanto, o projeto de tal sistema requer cálculos precisos.
Na ausência das competências para esse tipo de trabalho, é melhor confiar o assunto a profissionais.
A implementação de uma base de faixa em postes não implica uma grande quantidade de terraplenagem e é mais barata do que as contrapartes de estacas. Deve ser mantida uma folga entre a base da faixa colunar e a mesa monolítica para minimizar o efeito do processo de levantamento do solo na fundação.
A criação de uma fundação baseada em pilares não é adequada para solos saturados de umidade (áreas localizadas em várzeas ou próximas a corpos d'água, solos com lençóis freáticos). Para esses territórios, é melhor escolher uma fundação por estaca com uma base de faixa.
Desde o início, você deve decidir sobre as características do edifício - seu tamanho, número de andares, as tecnologias utilizadas. O material para fazer os pilares, seu número e diâmetro dependem disso.
Normalmente, as fundações de postes em combinação com uma fita são usadas em solos instáveis e são destinadas a pequenas casas de um andar com um sótão ou objetos de dois andares feitos de materiais leves. Os materiais de parede adequados são blocos de espuma e estruturas de madeira (cabines de toras), bem como "molduras", para a construção das quais são utilizadas as tecnologias canadense e finlandesa.
Casas de concreto aerado também podem usar uma fundação rasa. Mas as contrapartes de tijolo requerem o aprofundamento dos pilares e o aumento da resistência e do diâmetro dos pilares.
Materiais (editar)
Os postes de apoio podem ser feitos de vários tipos de materiais.
Madeira
É um material acessível e fácil de instalar, que, no entanto, tem a menor capacidade de carga e uma vida útil curta. Esta opção pode ser usada como base para pequenos terraços, edifícios temporários, casas de campo.
O diâmetro ideal para postes de madeira é de 120-200 mm. Antes do uso, os suportes devem ser secos, cobertos com impregnações hidrorrepelentes e antissépticas. Isso aumentará a vida útil dos postes. Os mastiques betuminosos são usados como material impermeabilizante.
Tijolo
Pilares de tijolo se espalharam. Bases colunares rasas enterradas de uma seção quadrada com uma largura lateral de 40-50 cm são dispostas fora delas.
Concreto
Os elementos de concreto são bases monolíticas ou desmontáveis à base de concreto, reforçadas com barras de aço. A seção padrão neste caso é de 400 mm. Esta opção é adequada como base para construção de capital.
Tubos
Os elementos tubulares são tubos de metal instalados no solo e preenchidos com concreto por dentro. O reforço é usado como reforço.
Cálculos
A determinação do número de estacas e do seu comprimento é efectuada de acordo com a documentação de cálculo. Para áreas com solo suficientemente estável, suportes com comprimento de 2500 mm são suficientes. Ao erguer um objeto em terreno acidentado, a altura do suporte leva em consideração as diferenças de altura do solo. Ao construir em solos altamente móveis, a altura do suporte deve ser tal que atinja camadas de solo sólido mais 15-20 cm.
Você pode calcular o número de pilares somando todas as cargas na fundação. Para isso, calcule a carga (peso) de 1 m3 de material da parede e multiplique este indicador pelo número de cubos de toda a sala. Esse coeficiente se soma ao peso do piso, tetos, janelas e portas, coberturas, bem como dos equipamentos internos (móveis, materiais de acabamento, equipamentos, comunicações).
Além disso, o fator de carga é multiplicado pelo fator de segurança (este é um valor constante de acordo com SNiP). O número resultante deve ser dividido pelo valor da capacidade de carga de um suporte.
Deve-se ter em mente que é imprescindível a montagem dos pilares nos cantos, pontos de intersecção das divisórias.
A distância entre os postes é mantida na faixa de 100-250 cm. Quanto mais pesado o objeto, menos distância é mantida entre os suportes. Não é recomendável aumentar o degrau em mais de 250 cm, pois neste caso a resistência do edifício acabado diminui.
Para construções de madeira, recomenda-se colocar pilares com degrau de 3 m, em estruturas de espuma e concreto aerado - 2 m. Para casas de alvenaria, esse valor é de 1,5-1,7 m. Ou seja, a fundação de uma casa feito de blocos de espuma medindo 9x8 m em média requer pelo menos 16 pilares, e uma contraparte de madeira do mesmo tamanho requer 12-14 pilares.
Etapas de instalação
Em geral, a construção de uma fundação em faixa colunar é dividida em 2 grandes etapas: a criação de um sistema de pilares e o vazamento de uma fundação em faixa rasa.
Criação de projeto
A construção de qualquer tipo de fundação começa com a criação da documentação do projeto. Este trabalho é precedido de levantamentos geológicos (observação e análise do solo para encontrar o tipo ideal de fundação). O projeto contém informações sobre a capacidade de carga dos pilares, seu tamanho, número.
O tipo de fundação considerado pode ser raso e enterrado. No primeiro caso, os pilares são imersos no solo 40 cm, no segundo - 50-70 cm abaixo do nível de congelamento do solo. A escolha de uma tecnologia específica depende do tipo de solo, da presença ou ausência de água subterrânea e das características da instalação em construção.
As instruções passo a passo para a instalação de postes não são muito complicadas.
Preparação do site
Nesta fase, os detritos são removidos do local, a bola da camada fértil é removida e o local é nivelado.Em solos argilosos, a camada superior é removida e uma camada de areia é preenchida, que é compactada e nivelada.
Marcação de site
Para fazer isso, use estacas e uma meada de corda ou linha perceptível. As roscas devem ser puxadas a uma distância que corresponda à largura da futura fita de fundação. É importante monitorar a intersecção dos fios nos cantos, deve ser estritamente perpendicular. A marcação é realizada nos pontos de passagem e intersecção das divisórias internas, nos cantos, bem como nas áreas sujeitas a cargas máximas.
Criação de valas e recortes para postes
No local da fundação da faixa, uma trincheira deve ser cavada com cerca de 400 mm de profundidade. A largura da trincheira deve ser 70-100 mm maior que a profundidade.
Em locais de cargas aumentadas (conforme documentação do projeto), são feitos recessos, onde os pilares de suporte irão descer. Seu diâmetro é calculado com base na carga na fundação. Quanto mais alto, maior deve ser o diâmetro dos postes. Uma broca é usada para criar uma depressão. Se o recesso for longo o suficiente, primeiro é executado com uma broca e, em seguida, com um parafuso.
Ao colocar os pilares a uma profundidade de mais de 100 cm, é necessário construir suportes de placas maciças, o que evitará que o solo se estilhace. Se a profundidade da fundação for inferior a 100 cm, dispensa-se o uso de escoras.
Deita-se areia de 10 cm de espessura no fundo de cada reentrância, com uma maior profundidade de assentamento da base, a espessura da "almofada" de areia chega a 30-40 cm.
Instalação de suportes
Nesta fase, os pilares são baixados para as reentrâncias preparadas. Na maioria das vezes, são usados tubos que são derramados com concreto. Os tubos são pré-impermeabilizados, por exemplo, por colagem com dupla camada de material de cobertura. Depois disso, os tubos são baixados até as reentrâncias, após o que sua orientação vertical é verificada.
A próxima etapa é o reforço do tubo. Para isso, utiliza-se uma moldura de barras de reforço com diâmetro de 12-14 mm e arame de tricô. O quadro resultante deve sobressair 12-20 cm do tubo.
Em seguida, é preparada uma solução de concreto, que primeiro é despejada no espaço livre entre as paredes do recesso e os tubos. A altura de enchimento é de cerca de 20 cm, então a cavidade dentro dos tubos é preenchida.
Depois que a solução ganhou a força necessária, eles começam a instalar a parte da fita. Em primeiro lugar, a estrutura das hastes de reforço e do arame de tricô deve ser soldada aos elementos de reforço que se projetam dos tubos. A seguir, é montada a cofragem, constituída por tábuas com cerca de 150 cm de largura e não mais de 40 mm de espessura. Em vez de placas, você pode usar madeira compensada, aglomerado ou chapa de metal.
A parte interna da fôrma é forrada com filme de polietileno ou uma membrana especial, que serve como camada impermeabilizante, além de permitir a obtenção de superfícies uniformes e lisas da fundação da faixa após o decapamento.
Depois disso, você pode começar a despejar concreto. A fundição deve ser realizada em uma etapa (intervalo máximo de trabalho - 2 horas) estritamente na direção horizontal. O preenchimento vertical da fôrma levará ao aparecimento de juntas e fissuras no concreto antes mesmo do endurecimento da argamassa.
Ao despejar, é importante excluir o aparecimento de bolhas de ar na solução, que podem afetar negativamente a sua resistência. Para isso, são utilizados vibradores.
Em seguida, deve-se dar tempo ao concreto para ganhar resistência, tendo-o previamente protegido com um material de cobertura. Como regra, a base é derramada no verão, por isso é possível que seque. Umedecimento periódico da superfície do concreto durante as primeiras 1,5 a 2 semanas de cura ajudará a prevenir isso. Na estação fria, recomenda-se colocar o cabo de aquecimento sobre toda a superfície do concreto durante todo o período de cura.
Decorrido o tempo especificado, procede-se à decapagem da fundação, ao seu isolamento hidro e térmico. O restante espaço da vala é coberto com solo, após o que se pode prosseguir com o restante da obra.
Como calcular a fundação da faixa colunar, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.