Tecnologia de construção de fundação com um porão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como construir com as próprias mãos?
  4. Adendo

Em alguns casos, os proprietários das casas não dispõem de instalações suficientes localizadas na superfície. A solução para este problema parece ser simples - organizando o porão. Mas é importante considerar que cada um desses casos requer uma modificação na fundação da casa.

Peculiaridades

Uma fundação com um porão é inevitavelmente mais cara e complicada do que um simples análogo. O volume de terraplenagem está aumentando e o consumo de materiais de construção está aumentando. Mais atenção deve ser dada para prevenir a entrada de água e condensação. Para sua informação: as fundações concebidas para cave, independentemente das propriedades do solo e da severidade da construção, são encastradas.

Os cálculos levam em consideração o nível de permanência da água no solo e as características do terreno em um determinado local.

Visualizações

Antes de fazer um porão na casa, você precisa descobrir o tipo de fundação para ele. Na maioria das vezes, a base é feita de fita. A escolha final é feita depois de estudar as propriedades mecânicas e de levantamento do solo.

Importante: a fita não pode ser apenas monolítica, mas também uma equipe de execução.

O uso de blocos prontos economiza drasticamente tempo e permite que você não tenha medo da má qualidade do trabalho. As fitas monolíticas são necessariamente formadas com cofragem e o concreto deve ser despejado nela estritamente de uma só vez.

Em qualquer caso, a necessidade de argamassa e outros materiais é determinada por meio de cálculos especiais. Certifique-se de marcar o local da construção para evitar problemas. A fossa sob a fita é feita o mais nivelada possível, e camadas de pedra britada e areia são colocadas abaixo, as quais terão de ser totalmente compactadas. Para a cofragem, são permitidos painéis de madeira duráveis ​​com uma espessura de pelo menos 25 mm. É comum reforçar a fita com hastes de metal com uma seção transversal de 1,2-1,6 cm.

Evite a saída de elementos da estrutura fora da fundação. Idealmente, as extremidades devem ser rebaixadas 30 mm ou mais. É dada especial atenção ao reforço dos cantos e dos pontos mais baixos. A impermeabilização das fitas é feita com betume, feltro ou materiais mais modernos. A base de tira pode até ser usada para obter uma cave com uma adega.

Esta solução permite conservar alimentos e demais itens perecíveis, independentemente da disponibilidade de energia elétrica, em qualquer época do ano. Mesmo se a geladeira quebrar, o porão pode ajudar. Além disso, apenas a base da fita é mais adequada para esse propósito. Se a fundação for feita com tecnologia de lajes, você terá que abandonar totalmente a adega ou equipá-la fora da casa principal.

Em qualquer caso, algum tipo de estrutura deve ser equipado acima das caves, isso irá melhorar a ventilação e aumentar a eficiência de secagem.

Uma cave simples (sem adega) também pode ser construída sobre uma laje monolítica. Esta prática é mais adequada para terrenos difíceis, ou seja:

  • arfando;
  • afundando;
  • ativamente compressível e assim por diante.

O esquema de laje clássico requer abaixar a fundação mais profundamente do que o solo congela. Na versão flutuante, a montagem é feita 0,6-0,8 m abaixo da superfície da terra, independentemente do congelamento. A cava deverá ser cavada 2 m a mais que a laje pretendida em todas as direções. Tendo reservado este local, será muito mais fácil realizar os trabalhos de fundação. O fundo do poço deve ser cuidadosamente socado.

Após o enchimento da almofada, começam a formar-se uma base, ou seja, uma betonilha com 4 cm de espessura, sendo a concretagem propriamente feita com betão arenoso M300. A pedra britada precisa ser regada com porções dessa solução, e não todas de uma vez, só assim se consegue uma espécie de “crosta”. Quando a betonilha preliminar estiver formada, você já pode fazer a impermeabilização. Para isso, eles usam principalmente materiais em rolo à base de betume.

Uma alternativa às soluções descritas acaba sendo uma base para um porão feito de blocos FBS. Este design tem três vantagens:

  • aumenta a área útil da casa;
  • torna o edifício mais estável;
  • aumenta a eficiência energética à medida que as paredes do espaço subterrâneo são isoladas.

Os blocos de fundação diferem e se adaptam ao tamanho dos edifícios. Mas, de acordo com os especialistas, é mais conveniente usar os produtos maiores, e todos os outros são mais bem usados ​​como peças adicionais. O fato é que nenhum cálculo e preparo cuidadoso permitem evitar a ocorrência de vazios e faltas de comprimento. A FBS se diferencia pela segurança perfeita para a saúde humana e o meio ambiente. Este material não acumulará focos de fungos e não será afetado por colônias microbianas.

Quanto às desvantagens do FBS, vale lembrar seu alto preço. No entanto, devido à falta de acessórios, a taxa de construção é de 1 metro cúbico. m ainda é menor do que ao usar lajes monolíticas. Mais grave é o fato de as juntas não poderem ser 100% vedadas. As opções de fundação a granel toleram muito melhor o contato com águas subterrâneas e solos saturados de água. Também é importante lembrar que os FBS são pesados, o trabalho normal com eles é impossível sem a ajuda de guindastes e instaladores treinados.

Em alguns casos, os porões são colocados em um recesso abaixo do pé da fundação. Isso é feito se o porão não foi equipado originalmente, mas depois tornou-se necessário. Isso só pode ser feito usando fitas ou pilhas. Ir mais fundo sob as lajes é categoricamente inaceitável. Pode até terminar na destruição de toda a casa ou de outra estrutura.

É muito difícil preparar um recesso para o porão abaixo da fundação. Uma quantidade considerável de solo terá de ser removida e a sola terá de ser reforçada. Além disso, você precisará fazer um aterro de areia para pisos futuros, colocar concreto lá, decorar paredes, esticar a fiação e instalar aparelhos elétricos. Segundo as estatísticas, construir uma cave numa casa já explorada custará o dobro do que construí-la em simultâneo com uma habitação (e esta ainda é uma estimativa mínima).

Recomenda-se preliminarmente avaliar a profundidade da umidade no solo; o controle é feito cavando um buraco no dia mais quente do ano.

As marcações para o futuro porão são ajustadas para a espessura das paredes externas. A maioria das caves são feitas no formato 2x3x2 m - dimensões mais sérias nem sempre são necessárias. Será necessário desmontar a mesa de acordo com as marcações, e só então fazer a terraplenagem. As paredes devem ser revestidas com um revestimento impermeabilizante de duas camadas à base de qualquer material em rolo.

Na concretagem é permitida a utilização de cofragem amovível e de uma só peça.

Na prática de construção real, em vez de uma fita limpa, laje ou fundação de pilha, geralmente é encontrada uma fundação composta. Existem vários esquemas de como fazê-lo:

  • coloque uma estrutura de bloco em um travesseiro monolítico;
  • em vez da grelha, amarre as pilhas com uma fita adesiva bem colocada;
  • colocar tijolos ou blocos nos intervalos dos pilares;
  • fazer o suporte da laje sobre estacas (em vez do piso arenoso usual).

A formação de uma camada de concreto armado monolítico ao longo do perímetro da fundação, composta por partes autônomas, permite garantir a confiabilidade da estrutura e unir suas várias partes. A combinação de fita e pilares permite reforçar o apoio da base da fita. Para solos moles ou com tendência a levantar, esta é a melhor opção. No final das contas, acabará até mesmo por construir uma casa pesada em uma área com rápido movimento horizontal do solo. A carga gerada será distribuída uniformemente, inclusive em casos difíceis, como a construção em declives.

Importante: a combinação de diferentes tipos de fundações em uma estrutura deve ser aprovada por profissionais.

As tentativas de coletar informações por conta própria dificilmente permitirão que você tome a decisão certa. E, na melhor das hipóteses, isso resultará em atrasos desnecessários na construção, terraplenagem excessiva e outros custos adicionais. Alguns erros de cálculo podem reduzir completamente a vida útil da casa e até mesmo levar à sua destruição prematura. Se as características dos blocos combinados não corresponderem, às vezes aparecem rachaduras entre eles.

Uma fundação colunar sob uma casa particular atrai a atenção dos incorporadores pelo seu custo mínimo, facilidade e falta de requisitos especiais para a experiência dos construtores. Os pilares mais fortes e estáveis ​​são estruturas baseadas em concreto armado monolítico. Eles só devem ser usados ​​onde o inchaço do solo é agravado por águas subterrâneas em alto nível. Normalmente é comum colocar pilares nos cantos, nas interseções das paredes entre si e com pilares.

O reforço adicional é feito se a folga ao colocar os apoios de acordo com a regra básica for superior a 3 m. Ao construir uma casa pesada, é necessário aproximar os apoios, mas não deve colocá-los mais perto do que 1 m entre si, isso só criará custos desnecessários sem retorno de força adequado. Uma grade e fita adesiva com um ligeiro aprofundamento podem ser usadas como uma viga transversal que amortece o provável encolhimento irregular.

A construção nestes formatos e a utilização de blocos de fundação não esgota as possibilidades de se fazer uma base para uma casa com cave. Também precisamos pensar sobre a fundação por estaca, que em várias situações acaba sendo a escolha ideal para desenvolvedores. Esta solução é recomendada se o solo apenas enfraquece à medida que se move mais fundo, ao invés do endurecimento esperado.

É impraticável cavar uma cova de dezenas de metros sob uma casa particular, mas é mais preciso usar estacas. Eles são usados ​​ativamente em solos moles:

  • rico em húmus e turfa;
  • semelhante a loess;
  • areia movediça;
  • loams de plástico.

Mas em solo muito denso, as estruturas de pilha também são úteis. Eles reduzem a intensidade do trabalho e a necessidade de concretagem da fundação. Agora, existem muitos tipos de pilhas e modos de sua aplicação. Para evitar problemas desnecessários, é melhor consultar especialistas. Sem qualquer consulta, fica claro, porém, que a madeira deve ser deixada como último recurso. Mesmo com um tratamento sólido com agentes protetores, serve de muito pouco.

Grandes produtos de aço não podem ser montados sem guindastes.

Em qualquer caso, você terá que gastar dinheiro em um tratamento anticorrosivo completo. Vale a pena considerar o aumento dos custos do metal. Estruturas de concreto armado são consideradas a melhor escolha. Podem ser feitos no próprio canteiro de obras, desde que haja ferramenta adequada e habilidades mínimas. Tendo feito estacas de concreto armado de acordo com todas as regras, você pode esperar que durem pelo menos 100 anos.

Como construir com as próprias mãos?

A tecnologia de construção de acordo com as instruções passo a passo após cavar um fosso é a seguinte:

  • encher o travesseiro com cascalho e areia;
  • derrame de betonilha de cimento;
  • proteção contra água;
  • formação da base para a fundação;
  • preparação de drenagem (com lençóis freáticos próximos);
  • sobrepondo o porão com impermeabilização adicional.

O bom do trabalho autônomo é que ele ajuda a economizar dinheiro com os salários dos profissionais. Mas primeiro você tem que calcular tudo cuidadosamente.Se algum tipo de trabalho pode ser feito manualmente e com o auxílio de equipamentos especiais, é melhor preferir a opção mecanizada. A despesa de pagar pelo equipamento ou ajudar os artesãos logo será justificada por uma melhoria significativa na qualidade. É aconselhável realizar qualquer trabalho com vazamento de cimento em um dia útil, caso contrário as propriedades de resistência serão insatisfatórias.

Importante: uma fundação com embasamento não pode ser construída sem terraplenagem em grande escala. Portanto, a ordem de transporte de carga para a retirada do solo apreendido é necessária em qualquer caso.

Depois que a escavadeira conclui seu trabalho, o fundo e as paredes da fossa precisarão ser compactados por compactação. É imprescindível calcular as paredes e o piso do porão, só assim ele será de alta qualidade por dentro e por fora. Aqueles que constroem tais estruturas sem cálculos encontram-se em uma posição perdedora.

Os cálculos levam em consideração:

  • O reforço da parede se encaixa na fundação;
  • se o solo de reaterro é levado ao topo da parede;
  • como o piso é apoiado;
  • se as condições de engenharia e geológicas durante a construção são difíceis;
  • quais coeficientes são válidos em uma determinada área.

Na maioria dos casos, o porão é usado não apenas para armazenar peças em branco para o inverno. E isso significa que além da instalação de paredes e pisos, eles também terão que ser devidamente isolados. Isso é especialmente importante quando um espaço adicional para morar ou trabalhar está sendo organizado. O preenchimento só pode ser feito com materiais que não sejam propensos a se levantar. Em qualquer subsolo aquecido, os subsolos são isolados, para isso são utilizados materiais com nível zero de absorção de água, que mantêm suas características mesmo quando umedecidos.

As espumas de extrusão são geralmente recomendadas. As lajes são isoladas colocando o material nas peças de suporte entre as toras. A camada de isolamento é precedida por uma proteção contra molhamento. Uma barreira de vapor é formada acima do isolamento, o que impedirá que ele seja exposto ao vapor de água contido no ar. O material desta barreira é colocado com uma corrida de rolo de pelo menos 10 cm.

Mesmo o porão mais quente de uma casa pode não dar conta da tarefa em mãos. O fato é que depois de despejar a fita, certamente seu reforço deve ser feito. Somente esta abordagem garante a resistência mecânica normal. As fissuras que surgem devem ser saturadas imediatamente com uma solução e fixadas com tiras de metal.

Essa técnica quase sempre impede a destruição do material.

Adendo

Ao construir uma fundação sob uma casa particular suburbana, é aconselhável formar uma única fundação para todo o edifício. Se em uma parte houver um porão e na outra, por exemplo, uma fita adesiva, ela simplesmente começará a ceder no ar. Em breve, essa estrutura será quebrada. A parede de concreto ideal para um porão residencial tem uma espessura de 0,4-0,5 m. Não há necessidade particular de construir um lintel no porão.

Como construir a fundação de uma casa com porão, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário