O que é grelha e como usá-la?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Métodos de reforço
  7. Características da criação de uma base
  8. Aquecimento e impermeabilização

Saber o que é uma grelha, e como deve ser usada, é útil para todos que decidem construir uma casa. Primeiro, você precisa responder à pergunta de por que as fundações de grades são necessárias na construção em geral. Aí já será possível lidar com as armaduras, as características das grades monolíticas e seus outros tipos.

O que é isso?

Construtores inexperientes e incorporadores privados nem sempre entendem o que é uma grade e por que esse elemento é necessário na construção. Enquanto isso, tudo é muito simples. Este projeto oferece rigidez e durabilidade especiais.... A carga de tudo o que está acima será distribuída da forma mais completa possível. Objetivos do uso de churrasqueiras:

  • manter uma posição fixa dos suportes;
  • uniformidade de distribuição de carga;
  • preparação de um sistema de suporte confiável, ao longo do qual paredes e divisórias já podem ser construídas sem hesitações desnecessárias.

A estrutura da grade é praticamente universal... Ela mantém com confiança o piso do porão em casas de um e dois andares. E também pode ser usado sob uma cerca alta feita de tijolos pesados. Esses elementos são usados ​​na construção em vários solos. Eles ajudam mesmo com instabilidade pronunciada da base.

Quase sempre, quando se trata de construção em terreno problemático, os profissionais consideram primeiro a possibilidade de usar uma grade. Somente se isso for impossível ou impraticável, eles passam para outras soluções. Com este tipo de trabalho, não serão necessárias manipulações complexas com o solo. Quase será possível ignorar a profundidade da água.

No entanto, é bastante difícil equipar uma cave com gradeamento e a própria instalação exigirá o uso de equipamento especial.

Visualizações

Por localização

Uma grade alta, também conhecida como grelha suspensa, não é a única opção possível. Existem tipos de desempenho ainda mais elevados e aprofundados. Uma estrutura é chamada de alta, cuja altura do plano inferior é 10 cm ou mais maior do que a área cega de planejamento do solo. É esse desempenho que os especialistas consideram o mais estável em termos de funcionalidade. Tudo permanecerá estável, mesmo se o solo congelante ou ondulante começar a se deformar. Se você não recorrer ao vão, a grade pode ficar gravemente deformada. Às vezes, chega a um ponto em que começa a arrancar pilhas.

Mas quando tudo for feito corretamente, será criada uma área ventilada sob o piso, que reduzirá a umidade e proporcionará frescor mesmo em um dia quente de verão. No entanto, essa mesma circunstância - o vazamento da fenda entre o solo e a sobreposição - pode ser considerada uma desvantagem. O movimento ilimitado do ar leva embora muito calor. Portanto, você tem que lidar com o isolamento ou equipar a casa com escudos que são abaixados na hora certa. Finalmente, uma grade alta não permite equipar um porão completo.

Grelhamentos aumentados são usados ​​com mais freqüência. Nesse caso, a sola fica exatamente no nível do solo. A fita é apoiada sobre uma almofada de areia ou cascalho de 10-15 cm de espessura, parte da estrutura equipada retirando uma certa camada de terra, que deverá ser substituída pelo material selecionado. Esta abordagem permite garantia de proteção contra geada, fornece um fluxo livre de líquido (caso contrário, a umidade teria se acumulado indefinidamente).

Vale ressaltar as características das grades embutidas. Nesse caso, a fita está abaixo do nível do solo. Uma trincheira rasa está sendo cavada ao longo da linha da estaca. Em seu fundo, uma camada de pedra triturada é disposta - o mesmo que em uma grade aumentada. Em seguida, vem a calha de cofragem; O reforço e a concretagem do espaço assim criado são obrigatoriamente previstos.

Por tipo de construção

A divisão principal aqui é entre sistemas pré-fabricados e monolíticos. A versão pré-fabricada geralmente é feita de vigas de aço. Principalmente eles são soldados juntos. Esta solução é muito trabalhosa e não muito durável. Além disso, a rigidez das juntas soldadas não permite uma adaptação suficientemente boa à carga variável. Grelhamentos pré-fabricados são colocados em cabeças de estaca. Eles são fixos, mas o monolithing não é necessário.

Essa abordagem é ideal para estruturas não de capital que irão operar por 10 a 20 anos. A versão monolítica, que decorre do próprio nome, é uma construção de uma só peça. O derramamento ocorre no próprio canteiro de obras. As grades monolíticas são normalmente divididas em opções de placa e fita. A construção da correia de suporte é a mais comum.

No entanto, em locais com parâmetros geológicos deficientes, uma laje pode ser a melhor escolha.... Tal solução vai exigir custos elevados, reforço com espessa camada de concreto e é muito trabalhosa. Apenas requisitos técnicos especiais justificam seu uso. De uma forma ou de outra, o gradeamento é usado em fundações colunares. Também foi desenvolvido um tipo intermediário, ou seja, uma grade pré-moldada monolítica.

Para criá-lo, são utilizadas peças fabricadas na fábrica. Eles são agrupados na forma de um "construtor", usando travamento de conexão e elementos chaveados. Quando a instalação for concluída, toda a montagem deverá ser monolítica para obter uma fita contínua.

Essa solução é ideal para construção industrial e de vários andares, mas na prática privada raramente é usada devido ao seu alto custo.

Materiais (editar)

As grades de concreto armado são clássicos da construção moderna. Eles têm excelente capacidade de carga. Esses produtos são estáveis ​​e confiáveis ​​em quase todos os ambientes. Ao usá-los, não há dúvidas sobre a longa vida útil da fundação. Além dos recheios de concreto, as armaduras de aço desempenham um papel importante na composição dessa grade.

Se o concreto aceita perfeitamente o efeito compressivo, então o aço aumenta a resistência geral. O resultado é um equilíbrio ideal de características flexíveis e rígidas. Claro, tudo isso é calculado com muito cuidado. A estrutura pode ser reforçada tanto com hastes isoladas montadas em moldura plana, quanto com molduras volumétricas previamente preparadas. Em qualquer caso, a armadura deve ter uma grande camada protetora - só que neste caso a estrutura de concreto armado funciona de forma eficiente e por muito tempo.

Em alguns casos, aplica-se grelha metálica. Para sua fabricação, são lançados produtos laminados de perfis - um canal ou uma viga em I. Esta opção de alicerces distingue-se pela sua decência e rigidez. As estruturas metálicas são equipadas como parte de uma base de parafuso de estaca e na construção de casas térreas. As barras de canal são colocadas no topo das estacas e fixadas por soldagem, infelizmente, será impossível contar com alta resistência à corrosão.

Em casas de madeira, grades de madeira feitas de madeira são freqüentemente usadas. Só é possível colocar a madeira em estacas em cima de uma junta especial que evita a propagação da água. Como geralmente é usado feltro para telhados ou material para telhados. A árvore deverá ser tratada adicionalmente com impregnações que reduzam o risco de apodrecimento.Suportes ou parafusos ajudam a prender a madeira à pilha; Do ponto de vista técnico, a execução é a mesma do concreto armado, porém sem armadura.

No passado, na construção de casas de madeira, o piso era preparado a partir de toras em 1 ou 2 camadas. Foi colocado no cascalho. Esta abordagem permite que você construa uma pequena estrutura de toras ou pranchas. Às vezes, esse método ainda é usado hoje. No entanto, outra opção apareceu - juntar toras a pilhas verticais.

Não é muito confiável e resistente. Portanto, não há necessidade de falar sobre a resistência da estrutura. Como resultado, tal grade não é usada na construção de edifícios residenciais, mesmo em casas térreas com baixa carga. É usado principalmente para gazebos e toldos.

Os residentes de verão costumam usar essa solução, pois a madeira está disponível e é facilmente processada.

Dimensões (editar)

A seção normal dos funis será de 0,3 m. O comprimento típico das hastes é de 5 m. O número de colunas deve ser calculado. É determinado tendo em conta a dimensão das casas e o facto de se deixarem entre os postes 1,5-2 m, sendo a profundidade calculada individualmente.

Neste caso, as recomendações básicas de engenharia devem ser levadas em consideração. Normalmente, as estacas vão de 20-30 cm acima do nível do solo. A largura mínima da grelha é igual à largura da base. Se não houver pedestal, geralmente é igual à largura da parede externa. No entanto, em qualquer caso, é impossível fazer uma grelha já a 0,4 m.

Visão geral dos fabricantes

As grades de concreto e de concreto armado são encomendadas em empresas para a produção de materiais de construção. Os produtos de madeira costumam ser feitos por eles próprios ou encomendados nas oficinas. Mas a grade de aço pode ser comprada de muitas empresas especializadas.

Por exemplo, na metalúrgica Cherepovets, que faz parte do conglomerado Severstal. As propostas alternativas podem vir de:

  • Ufa planta de estruturas metálicas;
  • Planta Kashirsky de estruturas metálicas e construção de caldeiras;
  • planta "Remstroymash" (possuindo sólida experiência na produção de uma grande variedade de equipamentos e estruturas);
  • IPP "Ferrum" (fornece grelhadores metálicos mesmo para zonas de climas muito frios).

Métodos de reforço

As modernas fundações gradeadas sobre estacas são caracterizadas por excelentes características, em grande parte devido ao reforço. Seu cálculo exato é muito difícil e requer o envolvimento de especialistas experientes. Uma atenção especial deve ser dada ao reforço dos cantos, pois são as juntas que na maioria das vezes se revelam os “pontos fracos” das estruturas de edifícios. O reforço das grades monolíticas é feito em 2 filas separadas com uma folga de 20-30 cm. Estas correias são conectadas longitudinalmente por arame ou reforço adicional preso no lugar por grampos de parafuso.

Não é aconselhável cozinhar metal. O risco de deformação do aço não se justifica aqui. O cálculo e a preparação do esquema implicam sempre em levar em consideração o número de correias horizontais. Também é necessário prever a ligação de grupos na vertical, colocados com degrau de 20 cm. Os desvios a esta regra só podem ser justificados pela utilização de fio de maior potência. As grades monolíticas são reforçadas estritamente com cintas.

A moldura deve ser do tipo espacial, utilizando vigas verticais de reforço. Seu comprimento deve ser tal que nada ultrapasse os limites da estrutura.

As hastes predominantemente verticais são unidas à esteira horizontal por meio de fio flexível. O trabalho é concluído quando todas as hastes são colocadas e unidas. A camada inferior deve ser protegida de forma especialmente eficaz. Só então a grade pode ser derramada com concreto. A violação da sequência de trabalho é inaceitável.

Trabalhar com estruturas de fita é quase o mesmo que reforçar monólitos. A única diferença é que a fita está localizada estritamente ao longo do perímetro das paredes de apoio e é aí que é reforçada. A consequência óbvia é que você gasta menos vergalhão. O consumo de concreto também é reduzido.Outra diferença é o método de instalação da fôrma, ou seja, a formação bilateral do plano de proteção.

Isso reduzirá significativamente o acesso aos próprios acessórios. As ligações são feitas apenas com a utilização de um fio de tricô. O trabalho de soldagem é tecnologicamente inaceitável. Ao preparar um desenho para o reforço do sistema de fitas, tudo deve ser trabalhado para que as hastes e as vigas de reforço não cedam em qualquer lugar. Todos os elementos devem estar localizados em locais estritamente definidos e fixados ali rigidamente. Em monólitos, costuma-se conectar todas as cabeças. Apenas estruturas adjacentes são unidas nas fitas. Com isso, o cálculo e a execução da própria obra ficarão mais baratos. É muito importante determinar cuidadosamente a seção transversal da grade e levar em consideração a presença de uma almofada de ar sob seu plano.

Designers inexperientes costumam combinar detalhes de chapa e fita em diagramas. Então, durante a elevação da terra no inverno, eles sofrerão distensões diferentes, as estacas se quebrarão rapidamente e a base entrará em colapso. A seção transversal e o tamanho das estacas são calculados após o projeto da casa ter sido desenvolvido, incluindo as especificações dos pisos e paredes de suporte. Em seguida, apenas as cargas admissíveis podem ser calculadas, os tipos de elementos necessários podem ser determinados e, em conformidade, a espessura das lajes pode ser selecionada.

Com o formato de fita da fundação, a grade deve ser igual em espessura às paredes de suporte ou ligeiramente mais espessas que elas. É importante entender que esta espessura leva sempre em consideração o isolamento e os elementos decorativos. Em áreas com declives, é necessário selecionar inicialmente estacas de diferentes comprimentos. Se a inclinação for muito grande, a fundação é construída de acordo com um sistema escalonado. A gaiola de reforço não deve ser colocada no solo.

Em caso de corrosão do metal, a ruptura das solas dos pilares será inevitável. Quando o esqueleto é inserido no poço, ele deve ser centralizado. A ausência de tal procedimento resulta no surgimento da armadura fora do pilar ou no adelgaçamento excessivo da camada protetora.

Se, no entanto, recorrem à soldagem, as juntas não devem ser nos cantos e no ponto de intersecção das paredes. Ao dobrar as hastes, os locais das dobras não são aquecidos para evitar a ocorrência de fissuras microscópicas.

Características da criação de uma base

Antes de instalar a fundação gradeada, é imprescindível fazer um cálculo cuidadoso e preparar desenhos, que são sempre individuais. A sedutora simplicidade de tal solução é apenas aparente; na verdade, qualquer erro pode ser fatal. O procedimento de vazamento é realizado em estrita conformidade com o fluxograma, que estipula necessariamente, por exemplo, requisitos de segurança. Ao trabalhar em escala industrial, os assentos de estacas são equipados com equipamentos potentes.

Em residências privadas, normalmente são usados ​​exercícios de construção. A profundidade de preparação dos furos para instalação depende da resistência do solo e da profundidade do seu congelamento. A cofragem é composta por placas ou contraplacados com uma espessura de pelo menos 2,5 cm Os contornos da cofragem são definidos com muito cuidado antes da concretagem.

Para tornar o grelhador mais forte, é aconselhável deitar a solução em 2 carreiras, cobrindo o reforço com uma bola de pelo menos 3 cm de espessura.

A melhor opção seria usar uma solução pronta.... A marca do concreto é escolhida o mais alto possível - você não deve economizar na fundação. A compactação da mistura é realizada por meio de uma unidade vibratória. O preenchimento deve estar de acordo com o perfil SNiP. É realizada somente após a conclusão de todos os trabalhos de disposição da própria fundação e após a cura do concreto.

Os vazios são preenchidos principalmente com areia ou mistura de areia e cascalho. É facilmente acessível e absorve bem a umidade. O trabalho pode ser feito mesmo sem o auxílio de tecnologia, de forma manual. Mas com um alto nível de água subterrânea, a areia será lavada. Portanto, é mais correto nesses casos equipar previamente a drenagem e prever uma barreira externa; em solos volumosos, é principalmente aconselhável formar grades suspensas.

Aquecimento e impermeabilização

Junto com lã mineral, espuma de poliestireno também pode ser usada. Mas é melhor usar não seu visual tradicional, mas um penoplex mais moderno. Resiste perfeitamente à deformação linear por compressão e tem uma longa vida útil. Este material também é geometricamente estável e não muda suas propriedades ao entrar em contato com a água. A estabilidade biológica também é um argumento muito convincente a favor do penoplex. A impermeabilização é necessária principalmente para locais com metal desprotegido. Mas tanto o concreto quanto a madeira devem ser isolados da mesma maneira. A proteção do rolo contra a umidade é dividida em filme e contendo betume.

Ao colocar material de cobertura ou glassine, não será necessária preparação adicional da superfície. Às vezes, também são usados ​​métodos de revestimento. Neste caso, mastiques de borracha são usados. A conveniência de seu uso, entretanto, também tem um lado negativo - alto custo.

Além disso, o conjunto de mástique é pouco resistente a danos mecânicos. Borracha líquida pulverizada é elogiada por sua durabilidade, mas também não é barata. É necessário proteger da umidade não só o subsolo, mas também a superfície das estruturas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário