Reparo de fundação: opções de reconstrução e métodos de reforço

Reparo de fundação: opções de reconstrução e métodos de reforço
  1. Causas de destruição
  2. Defeitos comuns
  3. Diagnóstico de danos
  4. Métodos de recuperação
  5. Fortalecendo a base

A construção de qualquer edifício principal começa com a fundação. Se não for colocada corretamente, a fortaleza da estrutura estará em perigo e os problemas começarão em breve. Os problemas com a fundação podem ser por vários motivos, mas é importante identificá-los e resolvê-los a tempo, caso contrário, pode ser fatal para aqueles que estarão na casa de emergência.

Causas de destruição

Qualquer casa construída sobre uma fundação pode servir por um longo tempo, mas em alguns casos, a exploração do ego pode ser significativamente reduzida se forem encontradas rachaduras na base. O início da destruição pode levar a rachaduras nas paredes, que, por sua vez, podem causar o colapso total da estrutura.

Para evitar que isso aconteça, é importante reagir atempadamente a quaisquer alterações na fundação, especialmente no que se refere ao edifício antigo.

Se forem identificadas fissuras, é necessário rastrear a dinâmica de seu aumento. Em caso afirmativo, é necessário intervir com urgência e reparar a área problemática. Se o craqueamento foi único e não se move mais, basta eliminá-lo e, no futuro, não haverá problemas. A maneira mais fácil de descobrir a natureza do dano é com a ajuda de faróis de gesso: eles são sobrepostos no lugar certo através da fenda, então vários dias são esperados. Depois de dois ou mais dias, você pode avaliar o resultado - se o farol estiver intacto, então tudo está em ordem, são necessários reparos estéticos.

Se o dano for grave e houver quebras no farol, é importante começar a restaurar com urgência a aparência normal da base sob a casa.

Para que tais situações não se repitam, é necessário também determinar por que começou a destruição da fundação, que razão a influenciou. Vários fatores são mais prováveis.

  • Um aumento na massa do edifício, que originalmente era muito menor. Todos os tipos de extensões, a organização do segundo andar ou sótão podem adicionar aquele peso que a fundação não está preparada para suportar.
  • Movimento do solo devido a fenômenos naturais. O calor do verão, as chuvas do outono-primavera e o frio do inverno causam aumento e diminuição do tamanho do solo, que de ano para ano afetam a fundação e, mais cedo ou mais tarde, podem deformar gravemente.
  • Problemas associados à violação do sistema de impermeabilização, que deve ser colocado ainda durante a formação da fundação.
  • Situações de emergência devido ao uso de comunicações. Pode ser o rompimento de uma tubulação com água ou esgoto, o que permitirá que uma grande quantidade de líquido atinja a base da casa, destruindo-a.
  • Pode haver muita água subterrânea. Sem estudar as características do solo e das águas subterrâneas sob ele, você pode construir uma casa em um território inadequado, o que causará a destruição rápida da estrutura. Para evitar isso, você pode realizar um sistema de drenagem sob a fundação, mas isso deve ser feito antes do início da construção.

    O impacto do solo sobre o qual o edifício está localizado é da maior importância para a integridade da casa, se a fundação interagir com o solo congelado, então durante o período de degelo suas dimensões irão mudar, o que afetará negativamente a fundação do edificação, são lançadas substâncias corrosivas que, atingindo o solo, afetam negativamente o concreto de que é feita a fundação, enfraquecendo-o e levando-o à formação de fissuras.

    Para evitar isso, é necessário não só remover a fonte de contaminação do solo, mas também trocar o próprio terreno ao redor da casa, e reforçar a fundação com alvenaria, que tem uma camada de material de cobertura entre o produto antigo e a parte nova da base do edifício.

    Você também pode fortalecer a área do problema com a ajuda de uma base pré-fabricada de concreto armado, que se tornará uma camada protetora e por algum tempo será capaz de resistir a todos os ataques de fatores externos que eram prejudiciais ao produto antigo. Para não repetir os mesmos problemas, é aconselhável tentar minimizar os fatores nocivos que se encontram nas proximidades da casa.

    Defeitos comuns

    Devido aos diferentes efeitos, defeitos de natureza muito diferente podem ocorrer na fundação.

    • Um impacto intenso em alguma parte da fundação de um edifício pode levar ao aumento da exploração de uma das seções, o que levará ao seu desgaste mais rápido. Isso pode se aplicar a edifícios feitos de madeira, por exemplo, uma casa de banho ou sauna, que é freqüentemente usada.
    • Se a fundação do edifício for feita de tijolos, o impacto do próprio solo pode desestabilizá-los. Há solo que incha fortemente devido à diferença de temperatura, o que obriga os suportes a suportar cargas pesadas, com as quais podem não aguentar e deformar. Mudanças na distribuição da carga na base causarão o aparecimento ativo de vários tipos de defeitos nela.
    • Afundamento de parte da fundação, que ocorre por violação das normas de construção da própria fundação ou construção sobre ela. Se a fundação para a casa não for formada corretamente, ou as tecnologias necessárias não forem aplicadas, você não deve esperar uma longa vida útil e os problemas começarão muito em breve.
    • A influência da precipitação atmosférica na resistência da fundação é de importância fundamental. Normalmente esta parte da casa é erguida de forma que fique quase totalmente enterrada, mas se uma parte significativa estiver na superfície, ela terá que entrar em contato com o ar, o sol e a umidade na forma de precipitação. A influência dos recursos naturais é especialmente aguda se a estrutura foi inundada no inverno; neste caso, é importante não permitir paralisações de longo prazo da fundação. Assim que ficar sólida, você precisa começar a construir uma casa, ou pelo menos construir uma cobertura que não permita que fatores externos afetem o material de base.
    • Ao colocar uma fundação de blocos FBS, as áreas problemáticas podem ser detectadas se o processo de erguer a fundação foi feito de maneira incorreta. Um dos blocos pode começar a desmoronar, o que leva a uma carga desigual sobre os outros, e a estrutura fica completamente frágil.
    • Se a base da casa for feita de tijolos, eles também podem rachar ou desabar devido a várias das razões acima.

    Nesse caso, é importante encontrar uma área problemática e fortalecê-la, mas uma medida igualmente significativa será buscar as causas de tal problema, o que permitirá evitar a repetição dessa situação.

    • Para edifícios erguidos em estacas, é possível empurrar essas estruturas para fora. O motivo pode ser o inchaço do solo, que desestabiliza os suportes durante o primeiro ano após a construção do prédio. É importante controlar este processo e manter o controle de quantos suportes a casa está apoiada.
    • As características de deformação da fundação podem ter várias razões, incluindo: uma pequena área de suporte da fundação; imersão de emergência do solo ao redor da base; o grande peso da própria fundação; construção de um suporte por baixo da casa naqueles solos fortemente estreitados por vários fenómenos naturais.
    • A deformação das paredes da fundação pode ocorrer por motivos como baixa resistência da estrutura de alvenaria; o congestionamento da superfície, que se localiza próximo ao futuro edifício; levantamento de solo da geada com deformações significativas do solo, que também afetam a fundação.
    • O processo de estratificação da alvenaria a partir do entulho pode ocorrer por motivos como o acabamento da alvenaria foi feito incorretamente ou não foi feito de forma alguma; diminuição nos indicadores de força devido à operação de longo prazo, exposição frequente à umidade; outras influências agressivas; sobrecarregando a estrutura, que servirá de suporte para a casa.
    • Problemas com a superfície lateral da base podem ocorrer quando fatores negativos influenciam a parte externa da estrutura; a presença de impermeabilizantes de má qualidade ou a sua ausência.
    • Rupturas na altura da fundação, que podem ocorrer devido ao fato de o solo inchar fortemente com os efeitos das geadas. Se houver alguma violação das características tecnológicas ao lançar as bases da casa, esses problemas não podem ser evitados.
    • Podem surgir fissuras na laje de fundação de faixa se o peso da fundação for muito pesado ou se um reforço com um diâmetro pequeno foi colocado durante a sua construção.

    Se foi percebido que a casa está murchando, então vale a pena procurar o motivo na fundação, pois a regularidade da edificação em relação ao nível do solo dependerá do seu estado. O dano menor é quando a base embaixo do prédio só se desintegra um pouco, neste caso é necessário reforçar sua parte externa e analisar os motivos que levaram aos resultados negativos. Quando já existe uma lacuna na estrutura, você precisa agir imediatamente, porque uma destruição ainda mais séria começará se eles não forem interrompidos a tempo.

    Quando se trata de problemas com a fundação de uma casa de madeira, onde surgiram áreas problemáticas entre a cave e a primeira copa, é melhor processá-las com misturas betuminosas.

    Sejam quais forem os problemas que surjam com a construção e a fundação sobre a qual ela se assenta, vale a pena analisar cuidadosamente o objeto para poder tomar as medidas de reparo adequadas.

    Diagnóstico de danos

    As causas mais comuns de danos às fundações de edifícios são precipitação, água subterrânea e geada. Além disso, uma série de razões mais específicas podem ser identificadas:

    • violação da integridade da camada impermeabilizante durante as transformações deformacionais da própria estrutura;
    • violação das propriedades de impermeabilização, que são observadas com muito uso;
    • instalação inadequada ou imposição de funções inadequadas à impermeabilização;
    • rachaduras no forro do porão devido ao uso de materiais não resistentes ao gelo para este produto;
    • um nível elevado de águas subterrâneas, que se encontra a um nível inaceitável, não estabelecido como permitido durante o período de construção;
    • destruição de aterro próximo ao edifício ou uso de impermeabilização muito profunda, principalmente se não houver segunda camada próximo ao subsolo.

    Para fazer face a tais danos, é necessária a introdução de uma nova impermeabilização por baixo do edifício para substituir aquela que já não consegue cumprir as suas funções normalmente.

    Para tal, é organizado um furo com vários tijolos na cave, onde são colocadas duas camadas de impermeabilização, após as quais os tijolos são devolvidos ao seu lugar.

    Se ocorrer a destruição da fundação de concreto, o principal motivo é a lixiviação de álcalis ou a destruição direta do próprio material. Além disso, os motivos podem ser:

    • a influência de água muito macia com álcali;
    • presença de água e sal perto do concreto.

    Para eliminar tais problemas, é necessário minimizar a quantidade de água que afeta negativamente a construção, colocando um sistema de drenagem. Em seguida, você precisa restaurar o que foi danificado e proteger a estrutura de repetir o mesmo impacto negativo. Para isso, o solo é escavado até a base da fundação, as áreas afetadas são limpas e a argamassa cimento-areia é utilizada como camada protetora. Além disso, não interfere na construção de uma camisa com tijolos impregnados de betume e da cobertura com mástique asfáltico. Terminado o trabalho, a cavidade é preenchida com argila gordurosa.

        Quanto à fundação de tijolos, os motivos para a estratificação de tal estrutura podem ser:

        • alvenaria sem revestimento;
        • indicadores fracos de força do produto;
        • sobrecarregando a estrutura se a casa estivesse sendo concluída.

        Para eliminar essas desvantagens, você pode expandir a fundação ou transferir parte da carga usando vigas estabilizadoras, o que ajudará a restaurar a fundação.

        Também pode haver quebras estruturais na altura, que ocorrem devido à elevação do solo pelo gelo.

        Para consertar isso e evitar a repetição no futuro, você precisa substituir o solo inadequado por um correto, que não se comportará de forma agressiva durante a mudança do tempo. Uma etapa importante será o processo de restauração da área cega, que pode ser isolada. Se necessário, você pode equipar canais de drenagem para drenar o excesso de umidade. Os seios da face devem ser cobertos com material de drenagem.

        Se houver rachaduras na laje de fundação da faixa, ou o processo de retração for irregular, as razões para isso podem ser:

        • a proporção do tamanho do degrau da base da sola foi escolhida incorretamente;
        • fundação estreita em largura;
        • o grande peso da base, para a qual não foi projetada, devido às extensões;
        • baixa capacidade de carga da fundação devido ao contato constante com a umidade.

          Para eliminar esses danos, você precisa fortalecer a base sob a casa, aumentando-a. É importante remover todos os danos para realizar as obras de reconstrução das paredes do próprio edifício, onde frequentemente surgem pequenas ou grandes fissuras. Não adianta fazer esse trabalho antes de fortalecer o alicerce.

          Quanto à fundação de pedra, pode-se observar então o estratificação da alvenaria e a perda de toda a pedra, típica da fundação com entulho. As próprias pedras podem entrar em colapso, o que acarreta a deformação da solução que as segurava. Para resolver este problema, é necessário encontrar o local de destruição e realizar uma série de medidas de restauração que irão devolver a alvenaria ao seu lugar, e as medidas de proteção evitarão sua destruição repetida.

          Métodos de recuperação

          A restauração da fundação pode ser feita manualmente, embora a essência do trabalho seja bastante complicada e exija o conhecimento de certas regras. Em primeiro lugar, é necessário entender o quão ativa é a destruição e, a partir disso, escolher a opção de restauração da estrutura. Para isso, será necessário aplicar tiras de gesso, que, após o endurecimento, poderão esclarecer todas as nuances. Em caso de fissura em tal forro, é necessário realizar reparos imediatos na fundação para que a destruição não chegue às paredes do edifício. Se o gesso permanecer no lugar e não tiver sofrido nenhum dano, basta remover as fissuras realizando medidas estéticas.

          É possível preencher os vãos com argamassa de cimento, que vai segurar toda a estrutura por algum tempo, mas mais cedo ou mais tarde ainda terá que trocar o suporte.

          Se você pode dispensar isso, então o despejo será a melhor opção, pois pode ser feito sem levantar o prédio ou qualquer outra ação mais séria com o suporte. Para aquelas situações em que a destruição começou em todos os lugares, é necessário reconstruir todo o alicerce. Para fazer tudo certo, você precisa de instruções passo a passo que indicam a sequência correta de ações.

          • A escavação da base da edificação é realizada com o auxílio de pás, com as quais partes do terreno são retiradas do solo adjacente à fundação. É importante cavar em um ângulo de 35 graus.
          • A superfície sobre a qual será realizada a restauração deve estar totalmente isenta de qualquer contaminação. É necessário retirar o material antigo e limpar bem todas as fissuras.
          • Trate as áreas problemáticas com um primer de ação profunda que mais tarde ajudará a melhor entrar em contato com o cimento.
          • Após todas as medidas tomadas, devem ser feitos furos na fundação, que devem passar pela base e estar espaçados de 60 cm. Para um efeito ideal, você precisa fazer várias fileiras desses orifícios, de dois a quatro.
          • A próxima etapa é usar âncoras às quais o reforço é soldado.Assim, você pode obter uma fôrma de alta qualidade, na qual outras ações serão realizadas. É importante aplicar uma mistura anticorrosiva nas juntas da armadura para que o produto dure mais.
          • Você precisa instalar uma rede no reforço, que pode ser feita por você mesmo, ou uma versão mais simples do elo da corrente é escolhida. É na sua superfície que se organizam as camadas isolantes e impermeabilizantes. Essas medidas reduzem o impacto de fatores adversos e a base reforçada sob a casa durará muito mais tempo.
          • Na organização da impermeabilização, pode-se utilizar uma película simples, que é utilizada tanto no arranjo de drenagens quanto na colocação de esgotos, e a mástique ajudará a fixá-la com segurança.
          • A próxima etapa envolve o lançamento da fôrma com argamassa de concreto. Para salvar parte da argamassa, você pode adicionar pedras ou detritos a ela.
          • Esperar o momento até que a área a ser restaurada esteja completamente seca, após o que tudo pode ser enterrado.

          Se você precisa consertar a fundação de uma casa velha de madeira ou uma estrutura de painel, você precisa usar uma técnica diferente.

          Para o qual apenas duas opções são adequadas:

          • levantar a base e instalá-la em uma nova estrutura;
          • mudança completa da fundação.

          Se a fundação do edifício estiver equipada com estacas de parafuso, a sua reparação será feita de forma especial.

          1. Uma casa de madeira instalada em tal fundação pode simplesmente ser levantada e renovada, mas é importante fazer isso da maneira certa. Não se deve alugar a casa inteira de uma vez, é preciso realizar esse processo em partes.
          2. O primeiro passo é abrir o terreno próximo a um suporte, tendo no local tubos para suporte ou um macaco.
          3. No caso de fundação por estacas, a melhor solução de trabalho será uma argamassa de cimento-cal, que deve ser vazada sob a área cega.
          4. Depois que uma pilha solidificou, você pode continuar trabalhando com a segunda. É importante realizar o trabalho de reconstrução apenas em uma pilha e não mais.
          5. Depois disso, você pode preencher a cofragem adicional ou colocar o elo da corrente na parte inferior dos postes.

          Existe outra opção para a reconstrução dessas fundações, que envolve a utilização de uma tela de reforço, ou seja, coroas que são colocadas sobre toda a fundação e soldadas. Quaisquer áreas problemáticas podem ser refeitas, o principal é aprender a fazer o próprio processo corretamente, sem violar suas leis básicas.

          Fortalecendo a base

          Sendo a fundação a estrutura principal que sustenta toda a estrutura sobre si mesma, seu estado deve ser sempre completo, sem danos significativos e violações de integridade, caso contrário, isso implicará em problemas de natureza muito mais grave. São sedimentos ou fendas graves que podem causar a destruição parcial ou total de um edifício e, se for residencial, é um grande perigo para as pessoas que o habitam.

          Como a instalação de fundações sob edifícios é usada há muito tempo, eles também aprenderam a lidar com os problemas que podem ocorrer. O princípio é que um novo seja colocado em torno do antigo alicerce, o que o fortalece e não permite que desmorone no futuro. As principais etapas desse trabalho reduzem-se a diversas ações.

          • Cavando terra nos cantos da casa onde está o alicerce. É importante que esses poços sejam quadrados. A profundidade e a largura do buraco devem ser de um metro por um metro. É importante ir em profundidade pelo menos meio metro abaixo da estrutura existente que precisa ser restaurada.
          • Fabricação de gaiolas de reforço, que devem ser tantas quantas as esquinas da casa. Se os problemas forem graves, é melhor usar reforço ao longo de todo o comprimento da parede do edifício.
          • A próxima etapa é a instalação de estruturas metálicas nos orifícios cavados e concretagem.

          É importante escolher um tipo de argamassa que garanta a maior resistência da estrutura acabada.

          É aconselhável fazer o processo de escavação de covas sequencial e executar o trabalho por etapas para que as áreas abertas não entrem em contato com o meio ambiente por muito tempo, o que as prejudicará. Assim que a fossa preenchida com concreto estiver seca, pode-se começar a trabalhar no segundo canto, é importante verificar o estado da base, da qual dependerá a integridade da fundação.

          Quanto a uma casa de madeira, é muito mais difícil trabalhar com ela. O problema é que a coroa de tal edifício muitas vezes apodrece e desaba, o que interfere muito no processo de restauração da fundação. Antes de começar a trabalhar com a fundação, é necessário substituir a casa de toras no fundo de uma casa particular, para que a construção acabada resista a novas reparações e depois delas sirva por muitos anos mais.

          Se for necessário trabalhar para fortalecer os alicerces de uma casa de madeira no campo, é importante ter uma sequência clara de ações.

          • Inicialmente tem que desmontar a base da casa, que será o início das obras de reforço de todo o edifício. É necessário desmontar parcialmente a fundação na área da tora inferior para ter acesso às placas que serão substituídas. Na parte em que a árvore podre entra em contato com a normal, será necessário fazer um corte com serra.
          • A segunda fase envolve realizando ações reconstrutivas em todo o perímetro da casa... Após a substituição da parte de madeira do edifício, o elemento de fundação desmontado também deve ser renovado. Só depois que um lado está completamente pronto, você pode passar para a próxima parede. É nessa seqüência que o trabalho está ocorrendo. Substituir a copa de uma casa de madeira não é tarefa fácil, pois é necessário retirar até duas fileiras, instalando uma nova árvore em seu lugar, impregnando-a com uma composição que servirá de proteção contra todo tipo de influências negativas e uma camada de impermeabilização para proteção adicional.
          • A próxima etapa envolve atividades para descarregar a cabana, para o qual é necessário retirar da casa tudo o que há de pesado. Isso é feito para poder reforçar a fundação em condições relativamente confortáveis. Se possível, é melhor retirar do edifício até as portas com piso, que têm um peso total considerável.
          • Atividades de abertura da fundação, envolvendo cavar buracos que serão colocados a uma distância de dois metros um do outro e colocar canais neles, mas você pode usar vigas I. Com a ajuda dessas estruturas, você pode elevar a casa até a altura em que pode fortalecer qualitativamente a fundação.

          São temporariamente construídos apoios sobre os quais a casa se encontra, e neste momento estão a ser realizadas todas as obras principais, após o que a casa é baixada e tudo volta ao seu lugar.

          Quaisquer que sejam os problemas associados à integridade da fundação, eles precisam ser tratados e resolvidos de maneira oportuna e correta.

          Para a tecnologia de reparo de fundação, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário