Como calcular a quantidade de cimento para uma fundação?
Construir a fundação de uma casa é o mais difícil, tanto em termos materiais quanto em termos de intensidade de trabalho. Para garantir a confiabilidade e não gastar uma quantidade excessiva de dinheiro e esforço, você precisa calcular cuidadosamente a quantidade de cimento. Esse procedimento tem suas sutilezas, levando em consideração as propriedades do solo, as características das estruturas de suporte e muito mais.
Peculiaridades
Ao elaborar um projeto, você deve inserir imediatamente uma estimativa do consumo total de materiais de construção a granel, incluindo ligantes. Comprar e transportar "apenas" 10 kg extras pode ser muito caro; a falta deles interromperá o ciclo de trabalho na melhor das hipóteses e, na pior, não permitirá que sejam concluídos adequadamente. O papel do enchimento é muito importante: ajuda a amortecer as tensões de deformação e evitar o assentamento de edifícios. Na maioria dos casos, a menos que haja razões imperiosas para contar de outra forma, a proporção entre os componentes da argamassa (areia, cimento e cascalho) é considerada como sendo 3: 1: 5 (em frações).
Como é aplicado?
Apenas tipos de concreto cuidadosamente selecionados são usados para construir a fundação da casa. Fazê-los requer certa habilidade dos construtores. Para que a mistura acabada seja o mais forte possível, a pedra britada de granito é usada na forma de frações de 1-4 cm. Para obter uma solução de fundação, graus aluviais de areia de pedreira com um tamanho de grão de 0,12-0,35 cm são usado.
A concentração de impurezas neste material inerte não pode exceder 5%.
Para um cálculo preciso do consumo da mistura de cimento acabada, é necessário levar em consideração a marca do ligante principal. M-100 é considerado de qualidade insuficiente.
Esse material se destina principalmente a:
- betonilhas de piso áspero;
- trabalhos de gesso;
- acabamentos de superfície;
- traçando partições internas.
Já a capacidade de carga de tal material, que já pode ser vista nas áreas de sua aplicação, é pequena, de 1 metro cúbico. m da base da casa consomem 220 kg do fichário. A marca M-200 é oficialmente reconhecida como revestimento de gesso e alvenaria, indicada para concretagem frontal de pisos. Comparado com o M-100, é mais forte, mas custa relativamente pouco. Use este tipo de cimento apenas onde não houver risco de inundação ou estresse severo. O consumo específico é de 280 kg.
De acordo com construtores profissionais, é melhor usar cimento M-300 para a fundação. É ele quem é designado para este tipo de trabalho da melhor maneira possível. A resistência ao contato com água, sulfatos e baixa transmissão de calor confirmam isso.
Com base na prática, podemos supor que 1 metro cúbico. m da fundação, devem ser usados 380 kg de ligante seco.
Além disso, o M-400 se distingue pela excelente resistência à hipotermia., recomendado para a área da construção de transportes e para a construção de estruturas subterrâneas. A única desvantagem é o alto preço (e consumo - 440 kg). M-500 difere de M-400 em indicadores aumentados de elasticidade e durabilidade da pedra. Para educação 1 metro cúbico. m já consumiu exatamente 0,5 tonelada da substância, ou 10 sacas de 50 kg.
Importante: variedades mais baratas de argamassa de fundação podem ser melhoradas com a introdução de aditivos especiais.
Mas ainda é melhor determinar com a maior precisão possível exatamente o tipo exigido dele, bem como o valor consumido.
Não é apenas a marca que decide
Não é necessário ser um arquiteto ou contramestre profissional para entender que o custo exato do cimento é determinado não apenas pela qualidade do aglutinante produzido na fábrica.É necessário também levar em consideração o fato de que o tempo de maturação final do concreto muda de um aumento ou diminuição na proporção de cada componente da mistura. A estrutura é feita principalmente de cimentos do grupo M-300. Mas não é recomendável usar graus de 600 a 800: eles se destinam à construção apenas das estruturas mais robustas, incluindo edifícios de vários andares.
O que é importante - para a construção de pequenas moradias particulares, não se recomenda começar por cálculos em calculadoras online: os números obtidos desta forma nem sempre são exatos e apresentam erros significativos.
É muito mais correto calcular o volume da próxima construção da fundação usando fórmulas prontas:
- para uma laje - multiplicando a área pela altura;
- para uma fita - multiplicando o comprimento total da estrutura que está sendo criada e a área transversal;
- para estacas, a seção transversal de um suporte é multiplicada pelo número total de blocos de suporte.
Importante: ao planejar a diluição da mistura sem brita, a proporção de água e cimento deve ser reduzida em 10%. Mas, ao mesmo tempo, não devemos nos esquecer da dependência da quantidade de água consumida do volume de areia e do tamanho da fração dos materiais pedregosos. Em proporções típicas, que são fornecidas em livros de referência para não especialistas, tais sutilezas são omitidas. Mas ignorar esta circunstância na construção real significa enfrentar consequências muito desagradáveis.
Vamos trabalhar:
- pedra britada de 2,5 cm com densidade de 2700 kg;
- massa de areia de grão fino com densidade de 2500 kg;
- Cimento Portland M-400 com densidade de 3 toneladas.
Para obter uma solução do grupo M-300 a partir desses componentes, é necessário um coeficiente de 0,53. Por 1 metro cúbico m. solução terá 195 kg de água, ou 0,195 metros cúbicos. m. A proporção indica que 368 kg de cimento Portland devem ser selecionados. Conhecendo a fração da parte seca mais importante, é fácil calcular o volume necessário de cargas, suas porcentagens e, conseqüentemente, o peso total.
Embora graus mais altos de cimento sejam mais consumidos, é bastante correto tomá-lo, pois ajuda a fortalecer a base até um limite razoável.
dicas e truques
Surge uma pergunta natural: "A solução escolhida terá força suficiente para construir uma casa?" É melhor testar sua qualidade na prática. Tendo preparado uma espécie de barra a partir da mistura calculada, esperam que se solidifique e, com um martelo de tamanho médio (com peso de 0,5 kg da peça útil), tentam cravar o cinzel de um só golpe. Se a lâmina da ferramenta estiver inserida mais de 0,5 cm, isso não é bom. Uma pedra artificial, mais ou menos adequada para uma fundação, deve projetar o cinzel com esse impacto.
Há outra nuance - a carga exercida na fundação pela casa, seu telhado, neve que se acumula no topo e tudo o que está na casa. Ignorando este indicador, você nunca pode construir uma boa base. Portanto, 200 kg por 1 sq. cm são considerados a barra mínima em que se pode pelo menos falar sobre confiabilidade. Essa capacidade de carga do concreto é alcançada com o correto assentamento da argamassa de cimento M-400 na proporção de 1: 3: 5. Este requisito se aplica totalmente a suportes monolíticos e fitas sob edifícios baixos.
Você pode abordar a solução do problema de uma maneira ligeiramente diferente. Suponha que você queira preencher 1 sq. m com uma solução de 100 mm de espessura. Esse bloco pode ser preenchido com precisão com um saco padrão de cimento M-400, mas se você usar o M-300, precisará de 1 kg adicional de aglutinante. Como resultado, em ambos os casos, obtém-se concreto da categoria M-150, adequado apenas para a correção de defeitos ou para contenção de edifícios secundários. Outro fato importante, que sempre é útil lembrar, é aquele 1 cubo. m de concreto do grupo 300 é obtido a partir de 600 kg de cimento da categoria M-400.
Para não se confundir com o cálculo dos materiais de construção necessários, vale a pena focar na mistura de concreto especificada no SNiP. A adesão estrita à tecnologia ajudará a eliminar a decepção como resultado de seus cálculos e da solução mista.Segundo ela, o concreto deve ficar de 28 a 30 dias a uma temperatura de cerca de 20 graus. Além da observância exata das proporções quantitativas, vale a pena pensar em indicadores como umidade, granulometria do cimento: às vezes não têm menos efeito sobre o resultado das obras do que um cálculo estrito do consumo total de componentes individuais no mistura.
Você pode aprender como preencher a base da tira com suas próprias mãos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.