Sutilezas do cálculo da laje de fundação
As casas modernas são construídas em diferentes alicerces. A escolha depende diretamente das cargas, do relevo da área selecionada, da estrutura e composição do próprio solo e, claro, das condições climáticas. Este artigo revela informações completas sobre a fundação da laje, responde de forma inteligível à questão de como fazer corretamente um cálculo completo que ajudará a construir a fundação necessária.
Peculiaridades
O tipo de fundação em azulejo consiste na base do edifício, que é uma laje plana ou de betão armado com reforços. A estrutura desta fundação é de vários tipos: pré-fabricada ou monolítica.
As fundações pré-fabricadas são lajes pré-fabricadas feitas na fábrica. As placas são colocadas com os equipamentos de construção sobre uma base previamente preparada, ou seja, nivelada e compactada. Lajes de aeródromo (PAG) ou lajes rodoviárias (PDN, PD) podem ser usadas aqui. Essa tecnologia tem uma grande desvantagem. Está associada à falta de integridade e, por consequência, à correspondente impossibilidade de resistir mesmo aos mais pequenos movimentos do solo. É por esta razão que o tipo pré-fabricado de laje de fundação é utilizado principalmente em superfícies de solo rochoso ou em solos de granulação grossa não porosos para a construção de pequenas estruturas de madeira em áreas onde a profundidade de congelamento mínima é.
Mas uma fundação de laje monolítica é uma estrutura inteira de concreto armado rígida que está sendo erguida sob a área do próprio edifício.
Geometricamente, este tipo de fundação é de vários tipos.
- Simples. Quando a parte inferior do ladrilho da fundação estiver plana e nivelada.
- Reforçado. Quando a parte inferior possui reforços que são organizados em uma ordem especialmente calculada.
- USB. Este é o nome do tipo isolado de lajes suecas, que pertencem ao tipo de lajes de fundação armadas. Durante a construção, uma tecnologia única é utilizada: a mistura de concreto é despejada em uma fôrma permanente do tipo fábrica desenvolvida separadamente, que permite formar ainda sobre uma fundação elástica, ou seja, em sua parte inferior e na superfície, uma malha de reforço e reforços de tamanho pequeno. Além disso, o USHP possui um sistema de aquecimento.
Este artigo fala sobre a fundação de laje monolítica mais simples.
Vantagens e desvantagens, critérios de seleção
A primeira vantagem é a versatilidade quase perfeita. Às vezes, você pode encontrar na rede artigos que dizem que os ladrilhos de fundação podem ser construídos em qualquer lugar.
Mesmo que as obras sejam executadas em área pantanosa, nada de terrível acontecerá com os ladrilhos: no período de forte frio, ele vai subir, e no período de calor, ao contrário, vai afundar, por assim dizer, nadar.
Acontece uma espécie de "navio de concreto", que tem uma superestrutura no topo de toda a casa.
E, no entanto, a seguinte observação será justa aqui: a única fundação que permite uma ereção razoavelmente confiável em solos de plantio e alta elevação, incluindo um tipo de solo pantanoso, é uma fundação por estacas. Este tipo de fundação é usado quando as estacas têm comprimento próprio suficiente para serem ancoradas nas camadas mais baixas do solo de suporte.
O tipo de levantamento gelado, incluindo afundamento, durante o descongelamento ou afundamento da fundação devido ao umedecimento da superfície do solo (por exemplo, durante o aumento do lençol freático) não pode ocorrer igualmente sob a superfície de todo o ladrilho. Em qualquer caso, apenas um dos lados se moverá mais. Um exemplo simples seria o degelo na primavera da superfície do solo. O processo de descongelamento será muito mais rápido e intenso no lado sul da casa do que no norte. Entretanto, o ladrilho estará sujeito a enormes cargas, que, aliás, nem sempre suportam. Tudo isso afetará a estrutura: a casa pode simplesmente inclinar. Não será tão assustador se este edifício for feito de madeira. E se foi construída com tijolos ou blocos, podem aparecer rachaduras nas paredes.
A fundação em laje permite construir casas mesmo nos solos mais difíceis, que incluem o tipo de solo de porosidade média, que tem a menor capacidade de suporte do que, por exemplo, solo em faixa. Mas você não precisa superestimar esta oportunidade.
As fundações de laje são usadas na construção de grandes estruturas? Alguns argumentam que apenas as estruturas mais leves e ao mesmo tempo insuficientemente duráveis podem ser construídas em uma laje monolítica. Esta afirmação não é inteiramente verdadeira, pois com a escolha de condições favoráveis e uma fundação corretamente projetada com competente trabalho de construção, a fundação em laje é capaz de suportar até mesmo o Armazém Central da capital. Já agora, este edifício foi construído sobre uma laje.
O preço é muito alto. Por algum motivo, essa opinião é generalizada. Quase todo mundo tem certeza de que o tipo de fundação em laje é muito caro, mais caro do que os tipos de fundação existentes. Além disso, por alguma razão, a maioria acredita que o custo será cerca de metade dos custos disponíveis para todos os trabalhos de construção subsequentes.
Ao mesmo tempo, ninguém jamais conduziu qualquer análise comparativa. Além disso, por algum motivo, muitos não levam em consideração que durante a construção de uma casa, por exemplo, não há necessidade de fazer pisos. Claro, isso se refere a uma superfície de piso áspera.
A complexidade do próprio trabalho. A seguinte afirmação é frequentemente ouvida: "Para a construção de uma fundação tipo laje, é necessária a experiência de trabalhadores qualificados." E, no entanto, se você pensar a respeito, fica claro que esses "mestres" superestimam muito os preços de seu trabalho. Na verdade, apenas a ignorância da tecnologia geralmente leva a erros, e você pode distorcer isso com qualquer outro fundamento.
Então, que tipo de dificuldades você pode enfrentar ao trabalhar com uma fundação de laje? Ao nivelar o site? Não, tudo aqui também não é mais complicado do que ao nivelar uma fundação de fundação de faixa enterrada. Talvez a dificuldade de impermeabilização ou isolamento? Em vez disso, é melhor realizar essas operações em uma superfície horizontal plana do que em planos verticais.
Talvez seja o tricô da gaiola de reforço? Novamente, você precisa comparar e entender o que é mais fácil, por exemplo, você pode pegar o reforço colocado em um local plano ou rastejar na própria fundação de faixa com sua fôrma com as mãos. Talvez seja o vazamento da própria mistura de concreto? Nesta versão, tudo depende não da fundação escolhida, mas sim das características de um canteiro distinto, se a betoneira pode subir ao canteiro de obras ou se o concreto terá que ser misturado manualmente.
Na verdade, erguer lajes de fundação é uma tarefa fisicamente desafiadora. Devido à área de construção bastante grande, este trabalho pode ser considerado tedioso, mas não significa que será necessária a ajuda de construtores qualificados. Portanto, homens comuns "habilidosos" serão capazes de lidar com tal caso. Além disso, se você seguir corretamente a tecnologia de construção e o SNiP de uma fundação colunar, laje e outras fundações, com certeza tudo dará certo.
Cálculos
Cada ciclo zero exigirá um cálculo, que consiste, em primeiro lugar, na determinação da espessura da própria laje.Essa escolha não pode ser feita de forma aproximada, uma vez que uma solução tão pouco profissional para o problema levará a uma base fraca que pode rachar em climas frios. Eles não fazem uma fundação profunda muito grande para não desperdiçar dinheiro extra desnecessariamente.
Para a autoconstrução de casas, você pode usar o cálculo abaixo. E mesmo que esses cálculos não se comparem aos da engenharia, que são realizados nas organizações de design, no entanto, são esses cálculos que ajudarão na implantação de uma base de alta qualidade.
Examine o solo
O solo no local de construção selecionado deve ser examinado.
Para cálculos adicionais, você precisará selecionar uma certa espessura para a laje de fundação com a massa apropriada. Isso ajudará a obter a melhor pressão específica sobre o tipo de solo disponível. Quando as cargas são excedidas, a estrutura geralmente começa a "afundar", com cargas mínimas, um leve inchaço gelado da superfície do solo irá inclinar a fundação. Tudo isso causará consequências não muito agradáveis correspondentes.
A pressão específica ideal para a superfície do solo em que a construção é geralmente iniciada:
- areia fina ou poeirenta do tipo areia de alta densidade - 0,35 kg / cm³;
- areia fina com densidade média de 0,25 kg / cm³;
- franco arenoso na forma sólida e plástica - 0,5 kg / cm³;
- plásticas e duras - 0,35 kg / cm³;
- grau plástico da argila - 0,25 kg / cm³;
- argila dura - 0,5 kg / cm³.
Peso total / peso da casa
Com base no projeto desenvolvido da futura estrutura, é possível determinar qual será a massa / peso total da casa.
O valor aproximado da gravidade específica de cada elemento estrutural:
- parede de tijolos com 120 mm de espessura, ou seja, meio tijolo - até 250 kg / m²;
- parede de concreto aerado ou blocos de concreto aerado D600 300 mm - 180 kg / m²;
- parede de toras (diâmetro 240 mm) - 135 kg / m²;
- Parede de madeira de 150 mm - 120 kg / m²;
- Parede da moldura de 150 mm (é necessário isolamento) - 50 kg / m²;
- sótão constituído por vigas de madeira com isolamento obrigatório, densidade atingindo 200 kg / m³, - 150 kg / m²;
- laje oca de concreto - 350 kg / m²;
- entrepisos ou subsolos feitos de vigas de madeira, isolados, densidade chega a 200 kg / m³ - 100 kg / m²;
- piso de concreto armado monolítico - 500 kg / m²;
- carga operacional para sobreposição entre pisos e subsolos - 210 kg / m²;
- com cobertura em chapa de aço, cartão canelado ou telhas metálicas - 30 kg / m²;
- carga operacional para sobreposição de sótão - 105 kg / m²;
- com um material de cobertura de duas camadas feito de material de cobertura - 40 kg / m²;
- com cobertura de telha cerâmica - 80 kg / m²;
- com ardósia - 50 kg / m²;
- tipo de carga de neve aplicada à zona média do território russo - 100 kg / m²;
- tipo de carga de neve para as regiões norte - 190 kg / m²;
- tipo de neve de carga para a parte sul - 50 kg / m².
Calculando a área da laje
A área de toda a laje deve ser calculada com base no projeto de engenharia. O peso da estrutura deve ser dividido pela área para se obter um indicador da carga específica que atua na superfície do solo. Aliás, o resultado obtido não leva em consideração a massa fundamental. A seguir, você tem que comparar o valor resultante com a carga concentrada ótima, então você pode calcular a diferença, ou seja, descobrir o quanto não é suficiente para obter a pressão específica ótima. A diferença resultante deve ser multiplicada pela área da própria laje, a fim de se obter, em última instância, a massa necessária para a fundação.
Além disso, o resultado resultante da massa da laje de fundação é dividido pela densidade do concreto armado 2500 kg / m³. Assim, será obtido o volume necessário da laje de fundação. Este volume deve ser dividido pelo valor da área dessa laje para se obter sua espessura.
A espessura resultante deve ser arredondada para o maior valor mais próximo ou, inversamente, para o menor valor, que é um múltiplo de 5 centímetros.Com base nos valores já arredondados, é necessário recalcular novamente o peso da fundação, somando o número com a massa da edificação para determinar a pressão específica calculada atuando na superfície do solo. A seguir, você deve comparar o resultado obtido com o ótimo. É importante lembrar que essa diferença não pode ultrapassar ± 25%.
O tipo específico de carga do peso total da construção atua no concreto abaixo. Com base nisso, é necessário determinar o grau ótimo de concreto que será utilizado para a concretagem, desde que a resistência do pavimento de concreto permaneça à compressão, ou seja, para o cálculo da punção. Basicamente, a escolha é entre as marcas M300, M200 e M250.
Na verdade, esses cálculos são considerados simples. Aqui você só precisa dos conhecimentos adquiridos na escola nas aulas de matemática.
Para informações sobre como construir e calcular uma fundação monolítica, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.