Regras para calcular e erguer uma fundação de laje
Nem uma única estrutura de capital pode viver sem uma fundação. Mesmo que seja praticamente em um lugar especial pertence a estruturas baseadas em lajes de materiais pétreos.
Peculiaridades
Por mais que se elogie a fita e as estacas, a fundação de laje de uma casa particular não vai desistir de suas posições. Existem muitos nomes - muitos sabem sobre uma fundação sólida flutuante, sobre lajes suecas e simplesmente lajes que vêm em vários formatos. Tudo isso está longe de ser coincidência, porque tal base para casas é usada em uma variedade de condições e situações. É muito importante entender corretamente qual é a especificidade do maciço da laje em geral e de um tipo específico em particular. Segundo os profissionais, os suportes planos de concreto armado de espessura moderada são os mais adequados para a construção privada.
Vantagens e desvantagens
O sistema de fundação de laje é autorizado por uma razão, as razões para sua demanda estão relacionadas à engenharia e outras considerações.
Você pode expandir a laje em qualquer base:
- em solo com propriedades de rolamento enfraquecidas;
- no permafrost;
- em solos com altas taxas de movimento horizontal;
- com um aumento significativo da água subterrânea;
- em áreas propensas a levantar.
Você pode encontrar referências ao fato de que a fundação da laje é difícil de erguer nas encostas e que a fundação por estaca é mais eficaz ali. Mas não é assim. Na prática da construção em países estrangeiros, os híbridos de lajes e cinturões altos de design monolítico ou uma combinação de estacas com grades de laje há muito são dominados. Independentemente da localização, se feito corretamente, a capacidade de carga da fundação da laje será muito elevada. Esta qualidade é assegurada pelo aumento da área de apoio; basta dizer que a torre de TV Ostankino é uma laje.
Um nível sólido de rigidez espacial é garantido pela eliminação de costuras e esquemas de reforço rígido. O outro lado desta decisão é o consumo inevitavelmente aumentado de material. Os arquitetos consideram as fundações de laje a solução ideal para estruturas com paredes rígidas, que não devem se mover nem no menor grau. Casas de tijolos e blocos de concreto, cascas de rocha e estruturas de concreto aerado parecem calmas e confiantes com base nisso. Uma laje de concreto armado com pouco ou nenhum aprofundamento é adequada para o trabalho, mesmo em solos muito inchados.
É mais difícil a água escoar pela base da laje, além disso, é melhor do que fita e pilhas em termos de características térmicas. Construir do zero requer um mínimo de terraplenagem, não sendo difícil a marcação da estrutura, assim como o reforço e a concretagem. O nível de requisitos para as qualificações dos construtores está sendo reduzido.
Ao mesmo tempo, vale a pena considerar alguns pontos fracos da fundação da laje:
- compatibilidade muito fraca com a organização da cave;
- alto consumo de argamassa e reforço de concreto;
- pouca compreensão de muitas pessoas sobre as características reais das placas e seus tipos;
- a capacidade de trabalhar apenas com bom tempo.
Vale a pena considerar que o significativo consumo de materiais no vazamento da laje de fundação se justifica plenamente nas etapas subsequentes da obra, uma vez que o contrapiso do primeiro andar já estará pronto, não há necessidade de criação de sobreposição.Será possível formar um piso aquecido diretamente na massa da laje, dispensando a adição de uma régua adicional. Para fazer a fôrma, você precisará de muito menos pranchas ou chapas de aço do que usar fitas. Como o volume de solo escavado é reduzido, o pagamento por sua remoção também é reduzido.
Baixar a cave reduz a altura das paredes, o custo de dinheiro e mão-de-obra para a sua decoração diminui. Não há necessidade de bombas de concreto, de equipamentos de elevação e escavadeiras, para perfuração. Tudo que você precisa são carros misturadores. Idealmente, você pode fazer todo o trabalho com suas próprias mãos e não depender da habilidade de profissionais.
Requisitos regulamentares
GOST prescreve uma série de padrões que todas as lajes usadas para organizar fundações devem cumprir. Segundo eles, tais estruturas podem ser utilizadas apenas para edifícios e estruturas projetadas para um risco sísmico de não mais de 9 pontos. É inaceitável colocar tais lajes sem proteção especial se os solos e as águas nelas contidas podem destruir o concreto armado. Mas a resistência a geadas severas (em temperaturas do ar abaixo de -40 graus) é suficiente. Antes do início da construção, um conjunto completo de levantamentos geológicos deve ser realizado.
A lista deles é determinada pela organização de projeto, a partir das especificações técnicas de construção. Soar em modo estático e dinâmico é obrigatório. Esta é a única maneira de avaliar bem a resistência e os parâmetros mecânicos do substrato do solo. Para cálculos de carga, as diretrizes oficiais de construção permitem que a laje seja criada para ignorar seu próprio peso se for colocada na areia. A interação da base com as estruturas do topo deve ser calculada levando em consideração a seqüência de execução das obras.
A escolha do esquema de projeto é necessariamente precedida de uma avaliação da espessura da base compressível. Quando se calcula o encolhimento de uma futura casa ou outra estrutura, é categoricamente inaceitável ignorar quaisquer cargas, inclusive as naturais. Para eliminar mal-entendidos de heterogeneidade na avaliação das propriedades do solo, o substrato é convencionalmente dividido nos chamados nós. As dimensões preliminares são tomadas exatamente aquelas que garantirão evitar o puncionamento da camada de concreto sob a carga de projeto. Dadas as muitas nuances que surgem, é recomendável confiar o design a organizações especializadas.
Visualizações
Na construção de casas, a base da laje de concreto nem sempre é a mesma.
O esquema monolítico é dividido em três subtipos:
- sem aprofundamento (com vazamento direto na superfície);
- com penetração rasa (0,5-0,6 m);
- com penetração profunda (até 150 cm, ou seja, até a maior profundidade de congelamento do solo).
A construção industrial às vezes implica grandes profundidades de lajes, mas não serão necessárias para a construção de edifícios residenciais. Uma laje sólida de concreto é muito melhor do que uma cadeia de blocos pré-fabricados conectados com argamassa de cimento. Mesmo a combinação de partes estritamente homogêneas não é durável o suficiente, e as juntas são o principal problema. Outro problema é que a placa RC só pode ser entregue e instalada no local usando máquinas caras. Diretamente no local, você pode usar concreto simples e concreto armado; a largura das superfícies nas quais a carga é aplicada é de 160 mm como padrão.
A fundação da laje pode ser derramada corretamente somente com concreto pesado especial. A escolha de sua marca em cada situação específica é estritamente individual. Os incorporadores devem levar em consideração a operação futura da estrutura e as características climáticas da área de construção. Ao tomar uma decisão final, você deve primeiro se certificar de que ele garante resistência à umidade e congelamento.Os blocos de fundação reforçados devem ser preenchidos com barras de aço ou arame de reforço de seções estritamente definidas.
Os produtos de concreto rodoviário são atraentes por suas boas características climáticas. Basta dizer que eles são usados para os fins a que se destinam, mesmo no Extremo Norte e em outras regiões com condições climáticas severas. Com força, também, tudo está em ordem - nas estradas onde essas placas são utilizadas, pode-se passar equipamentos pesados. Os bloqueios de estradas usados anteriormente nem sempre são de boa qualidade. Se você comprar novos, precisará pagar uma quantia visivelmente maior.
A experiência mostra que as lajes de pavimentação são melhor colocadas onde não há necessidade de um pedestal alto. Esta é uma garagem, um anexo ou uma cozinha de verão. No caso de uma casa de campo ou prédio suburbano, o proprietário está limitado a dois andares. Algumas pessoas também estão interessadas em fundações de laje de concreto aerado.
De acordo com os regulamentos em vigor na Federação Russa, é estritamente proibido o uso para construção de fundações:
- grés cozido contendo um vazio ou lacuna;
- tijolo de silicato e materiais baseados nele;
- blocos de concreto com rachaduras ou vazios;
- tijolos cerâmicos produzidos pelo método de prensagem semi-seca;
- todo concreto aerado em qualquer forma.
O concreto aerado pertence à última categoria de materiais, pelo mesmo motivo, o bloco de espuma também é proibido. Existem várias razões pelas quais os redatores dos regulamentos introduziram uma proibição tão estrita. Assim, os blocos de concreto aerado são projetados para reduzir a massa das estruturas de fechamento, e sua gravidade específica é três vezes ou até quatro vezes menor do que a do concreto pesado. Portanto, a resistência e a capacidade de carga são insuficientes para resolver o problema. O enchimento de ar, melhorando as propriedades acústicas e térmicas, reduz a resistência.
Em termos de resistência mecânica, o concreto usinado está à frente do concreto aerado, pois a brita de cascalho ou granito atua como enchimento. Se ainda houver dúvidas, basta levar em consideração que as paredes estruturais de blocos de gás não são projetadas para suportar lajes. Diante disso, concreto aerado e concreto aerado são inaceitáveis mesmo para partes acima do solo de estruturas de fundação. Os blocos de concreto aerado colocados nas paredes devem ser cobertos com uma camada de impermeabilização pelo lado de fora e uma barreira de vapor deve ser criada pelo lado de dentro. As declarações de quaisquer equipes e empreiteiros sobre a construção de fundações de concreto aerado atestam apenas seu baixo profissionalismo.
Dispositivo
Não basta escolher o tipo certo de lajes. É necessário avaliar cuidadosamente as dimensões exigidas e, em primeiro lugar, a espessura. O cálculo desses parâmetros é baseado nas cargas de projeto.
O foco principal está em:
- empurrar cargas;
- forças de flexão;
- os efeitos da elevação do solo pelo gelo.
Uma análise da prática de longo prazo mostra que para uma casa de estrutura de dois andares, cujos pisos são de concreto armado, é necessário colocar lajes de 200 mm de espessura na base. Se a estrutura da casa for mais leve, dá para sobreviver com uma laje de 150 mm. Importante: esses números se aplicam apenas aos casos mais simples com carga mínima. Conforme o peso da casa cresce e suas dimensões aumentam, a espessura necessária da laje também aumenta. Quando for conhecido de antemão que a casa será utilizada durante todo o ano, recomenda-se a realização de isolamento térmico.
A camada de proteção térmica é formada tanto abaixo da laje quanto acima dela. Esses materiais também devem ser levados em consideração para fazer a escolha certa. A proteção hidráulica em áreas onde as águas subterrâneas são separadas da superfície de 1 m de solo ou mais é realizada de forma simplificada. Mas com um alto nível de fluido do solo, essa prática é contra-indicada. A confiabilidade e a resistência da fundação da laje dependem em grande parte de quão bem a almofada de areia é feita sob ela.
Há cascalho no topo.Este material evita que a umidade se concentre sob a sola da base. A água desviada cai em uma camada de areia, por onde passa ainda mais. Além disso, a massa de areia garante uma distribuição uniforme da pressão, amortece o efeito das forças de elevação. Por baixo das garagens onde o carro tem de ser reparado (e não apenas guardado), a profundidade da fundação torna-se mais profunda do que o normal e a complexidade da obra aumenta.
Na maioria das vezes, uma laje monolítica é montada sob as garagens de acordo com um esquema flutuante. É adequado para absolutamente qualquer tipo de solo e suprime eficazmente a destruição da garagem durante os movimentos do solo. Tal como acontece com a construção de uma casa, não há necessidade de preencher uma betonilha adicional. O arranjo do piso radiante com a rejeição do aquecimento por radiador clássico ou adicional a ele não apresenta quaisquer problemas particulares. Atenção: a importância secundária da estrutura em comparação com a casa não permite que seja considerada um objeto menos significativo ou secundário.
Como calcular?
Cálculos precisos são os ajudantes fiéis dos construtores em qualquer negócio. As dimensões do edifício devem ser determinadas cravando as estacas nos cantos. A profundidade da fundação de lajes em garagens varia de 20 a 50 cm, neste caso, assim como durante a construção de moradias e outras estruturas de utilidade, a área pode aumentar se for equipada uma zona cega. É imperativo calcular com antecedência o aterro de cascalho necessário em termos de espessura e volume do material.
Recomenda-se obter dados para calcular as propriedades do solo empiricamente. Para fazer isso, eles cavam um buraco de 1,5 m de profundidade; o solo nele é avaliado pelo nível de umidade, pela composição química e estrutural, pela densidade. Além das propriedades do substrato, o tipo de material de construção, a maior espessura da cobertura de neve, a marca de cimento pretendida devem ser levados em consideração. A estimativa mais confiável é obtida com vários buracos cavados em lugares diferentes na mesma distância uns dos outros. Não se esqueça do fator de segurança, que permite criar uma margem de segurança da estrutura.
Uma etapa indispensável nos cálculos é determinar a massa crítica da base, acima da qual é provável que a própria laje e o edifício assentem com o carregamento gerado. Ao calcular a espessura da placa necessária acima de 350 mm, fita ou estacas devem ser preferidos, uma vez que uma base monolítica será muito complexa e cara para a maioria dos casos. A espessura do enchimento de areia e brita pode variar de 0,15 a 0,6 m - tudo determina as propriedades da área e o clima típico. Em profundidades de congelamento superiores a 1 m, é aconselhável fazer uma almofada de 400-450 mm de areia e 150-200 mm de brita. A proteção contra o calor, mesmo nas regiões do sul da Federação Russa, não pode ser inferior a 0,1 m, e nos territórios do norte - de 0,15 m (com um aumento adicional de umidade).
Como construir?
É aconselhável colocar concreto na estrutura de fundação de forma contínua, portanto, recomenda-se solicitar a entrega de argamassa pronta. Costumam colocá-lo das bordas distantes, na hora de distribuir a mistura deve ser compactado com vibrador. Após 24 horas após o vazamento, a superfície de concreto deve ser regada com água. Se a temperatura do ar estiver alta, ele é coberto com uma película e umedecido periodicamente. Ao lançar uma fundação de laje de concreto com as próprias mãos, qualquer trabalho pode ser executado somente quando a resistência da pedra artificial atinge 200% do nível máximo.
Estruturas complexas e pesadas devem ser suportadas com reforços. A vala que circunda a fundação deve ter 0,5 m de profundidade e 0,45 m de largura, devendo a vala ser preenchida da mesma forma que a fossa de fundação; são necessários reforço e compactação. A caixa é despejada somente após o término dessas manipulações. Antes da construção de concreto aerado ou outra casa leve em solos fracos ou saturados de água, a lista de pesquisas atinge o seu máximo.
Uma instrução passo a passo, por sua simplicidade, não garante um resultado decente se o terreno é complexo e a estrutura do solo é contraditória. Em tal situação, é aconselhável começar com a preparação do projeto por especialistas, e é desejável também envolver pelo menos um construtor experiente na obra. A autoconstrução é categoricamente inaceitável se a água se aproximar da superfície a menos de 1-1,2 m. Mas, mesmo em um caso mais favorável, é recomendado selecionar materiais e elementos estruturais com o máximo cuidado.
A sequência geral de trabalhos de acordo com a tecnologia de construção padrão implica:
- colocar um travesseiro;
- instalação de cofragem;
- preparação de uma barreira hidráulica;
- ampliação das comunicações;
- a formação de uma gaiola de reforço;
- derramando concreto;
- compactar a massa com vibradores;
- cobrir a peça fundida com filme plástico por cerca de 5 dias;
- desmontagem de estruturas de cofragem;
- conclusão de obras de impermeabilização;
- terminando o contorno externo da área cega.
Embora tal solução seja considerada orçamentária, isso não afeta as características de qualidade. É muito importante não só preencher a fossa com cimento de boa qualidade, mas também pensar nas características da armadura. Se for mal colocado ou amarrado de forma não profissional, existe o risco de que tal elemento simplesmente não aceite a força de dobra e não iguale a tensão resultante. É por esta razão, que é importante, que grande parte das estruturas em laje avaria. Terminada a própria obra de formação de um suporte para uma casa ou outro edifício, vale a pena fazer uma drenagem completa e uma zona cega.
Erros nesses dois elementos levarão muito rapidamente à degradação da própria fundação. De nada servirá preencher as fissuras e falhas que surgirem, porque a causa que as gera continuará a funcionar. O poder de esmagamento do gelo e da umidade, quando combinados, danificará a laje de fundação com facilidade. Segundo os profissionais, é necessário marcar os contornos no solo imediatamente após a retirada da camada superior. Se os marcos e pontos de interesse forem esquecidos, erros graves surgirão inevitavelmente.
O tubo para o sistema de drenagem é descarregado em um dreno especializado fora do local. Recomenda-se convidar um rolo ou outra máquina pesada para compactar o solo. A compactação manual e mesmo o uso de mecanismos eletrificados nem sempre fornecem um resultado aceitável. Em áreas extremamente úmidas, recomenda-se derramar uma casca de cascalho fino de uma fração fina da pedra. Ao imprimi-lo no solo, eles alcançam tal implementação de modo que mesmo uma passagem em sapatos com salto agulha não deixe vestígios visualmente perceptíveis.
Depois de terminar a compactação, os têxteis geológicos são geralmente dispostos. Em vez da versão para estrada, os especialistas recomendam uma variedade mais densa de material, pesando 0,15-0,2 kg por 1 sq. cm. O deslocamento das telas entre si é de até 200 mm. Os grampos inseridos com um grampeador de construção ajudam a evitar os movimentos dos tecidos ao despejar uma camada de areia por cima. Para o movimento, o centro da cova é colocado com um caminho de tábuas.
O preenchimento de cascalho é feito com pedras, uma camada de fração fina é substituída por uma pilha maior. Para impermeabilização, é utilizado material de cobertura de vidro ou outro material em rolo. Suas telas são enroladas umas sobre as outras em cerca de 100 mm. Para evitar que as costuras se desmanchem sob a influência do "leite de cimento", use mástique de betume. O reforço dos cantos dos painéis de fôrma é feito fixando os espaçadores horizontalmente. As seções externas de impermeabilização são ligeiramente soltas nas paredes das lajes e fixadas após um certo tempo.
O reforço da fundação em solos moles é realizado em duas camadas, o segundo grupo de hastes é colocado ao longo do perímetro, a distância é mantida em 3-3,5 cm. Não é recomendado aproximar o reforço das superfícies superior e inferior das lajes em mais de 40-50 mm. Quanto mais fina for a laje, mais durável será o tipo de concreto que você precisa para obter.Construtores experientes são aconselhados a comprar todos os materiais de construção diretamente das empresas, uma vez que cada intermediário não é apenas um preço extra, mas também o risco de perda de qualidade. Não é apropriado aumentar a espessura da base além da medida; seria mais correto introduzir plastificantes na mistura para ajudar a evitar a estratificação acelerada.
Para reduzir o custo operacional da casa e estender sua vida útil, é recomendável isolar o porão com lã mineral. Ao mesmo tempo, estão sendo realizados vários trabalhos que precisam ser amplamente conhecidos. De acordo com as estatísticas, o porão é responsável por até 15-20% das perdas de calor e, se o resto da casa não estiver totalmente isolado, essa porcentagem é ainda maior. Quando o material isolante é selecionado, eles são guiados não apenas pela baixa condutividade térmica, mas também pela proteção confiável contra umidade. Placas especiais e revestimentos pulverizados atendem aos requisitos da melhor maneira.
Lã mineral também pode ser aplicada, mas você deve cuidar de uma cobertura adicional para ela. O isolamento interno e externo do subsolo é feito com tecnologia idêntica. Você tem que escolher um ou outro. Quando a parte inferior da fundação é isolada externamente, uma barreira de vapor é precedida pelo isolamento e, se o trabalho for feito internamente, uma proteção hidráulica é criada primeiro. Há também uma diferença no acabamento - por dentro usam placas de drywall, por fora só aceitam granito cerâmico e ladrilhos resistentes à umidade.
A lã mineral, ao isolar o porão, deve ter um nível de permeabilidade ao vapor de água de pelo menos 0,5 mg por minuto. Quando uma camada de gesso é criada sobre a lã, a densidade mínima permitida é de 0,15 kg por 1 metro cúbico. m. Recomenda-se usar apenas fabricantes conhecidos e testados para o isolamento. Não devemos esquecer o perigo para o sistema respiratório e a necessidade de proteger as mãos. O trabalho com isolamento acolchoado deve ser feito com roupas apertadas e impermeáveis.
As camadas isolantes devem ser aplicadas apenas na superfície preparada. É bem limpo e até os menores defeitos são removidos. Uma diferença de altura de 1 cm afetará inevitavelmente a densidade da embalagem. Mas desvios ainda menos pronunciados complicarão muito o trabalho. O alinhamento das paredes da fundação da laje é feito na maioria das vezes com gesso. A necessidade de tal trabalho ajudará a avaliar o nível do edifício.
Para que a fundação sirva por muito tempo, deve-se atentar para o momento da fundação. Sua função mais importante é a eliminação de vazamentos de uma solução líquida. Além disso, a umidade na mesa vazada será uniformemente distribuída, a base definitivamente não irá rachar. Será possível reduzir o consumo da solução, para reduzir a susceptibilidade da laje vazada ao lençol freático.
O concreto com brita não pode ser considerado um método confiável. O motivo é a baixa rigidez, o que não permite que o trabalho subsequente seja executado de forma eficiente. Esse problema só se manifesta na construção de casas. Para um galpão de utilidades, oficina de rua, gazebo ou pequena banheira, não há diferença. A melhoria nas propriedades de impermeabilização é melhor alcançada com betume. O material do telhado e os materiais de polietileno protegem a fundação da umidade.
A base de areia é ideal nos meses de primavera e outono, quando o solo muda.
Os parâmetros exatos da fundação e o tipo de camada intermediária são selecionados levando em consideração:
- tipo de substrato;
- atividade sísmica em um determinado local;
- desenvolvimento do território adjacente.
Para fundações feitas de laje e fita, a solução mais confiável em muitos casos não é pedra britada ou mesmo areia, mas uma estrutura de reforço forte feita de concreto. Para este propósito, geralmente são utilizadas variedades de baixa qualidade da solução. A resistência necessária é alcançada mesmo para uma camada de 100 mm, a menos que haja uma circulação ativa de água subterrânea. Quando tal circulação for encontrada, filmes resistentes à umidade devem ser aplicados sobre a almofada de areia para apoio.Em cima delas, é colocada uma moldura de reforço com malha de 600x600 mm.
Adendo
O grau de concreto para a camada de base da fundação, em contraste com o forro para ela, deve ser muito alto. Rochas de solo extremamente fracas, não importa o quão difícil seja, você precisa tentar removê-las completamente. Se a escavadeira escavou em algum lugar mais profundo do que o necessário, você não pode preencher as escavações com o solo extraído. Para isso, só é adequada a areia que não vai permitir que o edifício se assente. As torneiras de drenagem para líquidos são escavadas previamente, levando em consideração que tipo de diferença de cota é criada.
Para as regras de cálculo e montagem de fundação de laje, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.