Instruções passo a passo para marcar a base: como fazer uma divisão do site?
Para construir uma casa, você precisa de uma marcação. Somente se estiver disponível será possível erguer corretamente a estrutura, sem se preocupar que ela se incline e seja diferente do plano que você desenhou para si mesmo na cabeça ou mesmo no papel.
Peculiaridades
O layout é a primeira etapa da construção. Deve ser atribuída não tanto ao trabalho preparatório quanto à construção, pois sua importância não pode ser superestimada. Um fato interessante é que a maior parte da construção requer apenas conhecimento de marcação retangular. Em todos os outros casos, você só pode usá-los, enquanto a qualidade permanecerá em um alto nível. Antes de prosseguir com a marcação, você precisará realizar algumas etapas preparatórias. Um dos mais importantes entre eles é a preparação do site. É necessário remover todos os detritos e grama, nivelar a superfície para facilitar o trabalho posterior.
A marcação tem suas próprias regras e todas as construções devem ser feitas apenas com base nelas. O descumprimento das regras leva ao fato de que as marcações serão realizadas de forma incorreta, o que por sua vez levará a uma localização incorreta da fundação sob a casa. Pode ser muito inclinado ou os cantos podem ficar desiguais. Particularmente difícil é a marcação de uma área inclinada ou irregular. Nestes casos, é necessário atentar para a escolha de um tipo de fundação adequado, caso contrário a casa em si não ficará bem.
É melhor confiar as marcações para tal fundação a profissionais, pois aqui será necessário levar em consideração fatores colaterais, como correção de altura e outros.
Tipos de estruturas
Apenas alguns tipos de fundações são considerados os mais populares. Isso ocorre porque eles são relativamente fáceis de construir você mesmo.
Portanto, faz sentido prestar atenção apenas a eles, uma vez que os construtores farão a marcação para todos os demais.
- Fita. Esse tipo é o mais fácil de construir. Então, é uma fita de concreto armado que fica localizada em todo o perímetro. Pode ser raso, o que é adequado para casas de madeira e pequenas de pedra, e rebaixado para casas com paredes pesadas.
- Colunar. Pelo nome fica claro que a base é construída sobre pilares. Eles estão localizados em locais de carga máxima. No entanto, deve-se ter em mente que este tipo só pode ser usado para casas feitas de materiais leves, por exemplo, as de caixilharia.
- Monolítico. Nesse caso, uma laje maciça atua como base. A construção não requer habilidades especiais, mas é extremamente importante marcar corretamente. A vantagem desse método é que quando o chão se move junto com ele, toda a base se move, assim a casa mantém sua integridade.
- Pilha. Este método é escolhido quando a construção é realizada em fundações elevadas ou instáveis. É adequado para a construção de alicerces de casas pesadas.
- Parafuso. Pelas suas características, esta opção é próxima da estaca. Também é adequado para construção de vários andares. Ao contrário da versão anterior, as estacas de parafuso precisam ser aparafusadas, não cravadas, então muitos as escolhem.
Regras gerais
Sem preparação e aderência à sequência de regras, não será possível marcar o site corretamente.É imperativo levar em consideração o seguinte ponto de referência. A localização de um dos cantos da fundação deve necessariamente estar ligada a qualquer objeto localizado no local. Isso é feito para facilitar a correção em caso de perda acidental. Um exemplo de tal item seria uma cerca.
Muitas pessoas tentam organizar a casa de forma que fique paralela à estrutura da cerca. Para isso, segmentos iguais perpendiculares ao plano da cerca são colocados a partir da cerca em vários pontos. Você pode usar barbante para isso. Depois disso, você precisa construir um ângulo reto do ponto de partida. Agora você pode começar a realizar o resto das etapas de marcação.
Instrumentos
É necessário fazer um detalhamento do site usando ferramentas especialmente projetadas, portanto, antes de iniciar este tipo de trabalho, recomenda-se estocar ferramentas como:
- roleta. O comprimento da fita métrica deve ser igual ou maior que o comprimento da diagonal. Você pode usar um dispositivo mais curto, mas isso causará dificuldades adicionais com o encaixe;
- são necessárias estacas de madeira para prender o fio ao solo depois que as marcações são transferidas para um plano inferior;
- o quadrado só é necessário para verificar os ângulos de 90 graus, mas não custa nada ter os dois, 30 e 60 graus;
- cordão ou fio para marcação;
- são necessários fixadores para prender o fio nas estacas. Você pode usar prendedores de roupa, pregos, clipes - o que funcionar para isso;
- nível de laser ou teodolito, e você também pode usar um nível de construção mais barato - nível de bolha. No entanto, você precisa saber que trabalhar com um nível de laser é muito mais fácil e rápido.
Como fazer isso?
A marcação é feita para diferentes tipos de fundações. É necessário vincular a marcação ao tipo, pois ela pode ter características próprias em cada caso específico. Todos eles devem ser considerados. No entanto, primeiro é necessário considerar as características gerais específicas.
Dois métodos para construir uma fundação retangular
Na verdade, qualquer pessoa que estudou geometria na escola pode construir um ângulo reto. Isso não requer nenhum conhecimento especial. Portanto, em um dos casos, você pode aplicar o teorema de Pitágoras:
C = √ (A² + B²)
Sem mergulhar na selva da geometria, vale a pena considerar o uso do teorema de Pitágoras com um exemplo. Se houver dois lados já construídos. Um está localizado ao longo da cerca. Não está planejado mudá-lo. O segundo é construído lado a lado, mas não tenho certeza se está localizado em um ângulo reto e quero dar uma olhada. Então, a partir do canto de cada lado, você precisa medir ao longo de um segmento. Por exemplo, muitos pegam todo o comprimento de um segmento.
Por exemplo, vamos pegar os lados 9 e 12 m. Então √ (9² + 12²) = √ (81 + 144) = 15 m. Isso significa que a diagonal entre eles deve ser de 15 m.
Se tudo estiver correto, significa que o canto foi construído perfeitamente reto. Caso contrário, é possível mover ligeiramente a cavilha que marca o segundo canto, ajustando assim o molde.
O segundo método é denominado "web". É importante preparar aqui uma corda que não seja esticada. Preste atenção a esse fato, caso contrário, nada funcionará. Primeiro, você precisa cortar o fio exatamente nas dimensões da futura fundação. Vamos pegar os mesmos 9 e 12 m. É necessário cortar um pedaço para medir as diagonais no futuro. Você vai precisar de dois segmentos de 9, 12 e 15 m, além de uma pequena quantidade para fixação.
Agora o barbante precisa ser amarrado nos cantos e também preso nas diagonais. Depois disso, você pode começar a puxar. Primeiro, puxe de um lado, de preferência comprido ou ao longo da cerca. Depois disso, você precisa puxar um dos lados curtos.
Vale a pena certificar-se de que o fio que indica a diagonal também está bem esticado. Você precisa fazer o mesmo com o outro lado menor.Todas as fixações devem ser feitas com cunhas.
Sob a fundação colunar
Deve ser lançado em duas camadas. Nesse caso, a camada inferior deve estar localizada no mesmo nível dos pilares. Então você pode puxar a corda. Verifique se as cordas se cruzam em ângulos retos. Onde estão localizados os pontos de intersecção do fio, usando um fio de prumo, é necessário marcar os locais das estacas e fixar as cunhas. O fio deve ser removido para não interferir.
Agora você precisa fazer furos sob os pilares e instalá-los. Reaperte as cordas. Agora você precisa tirar todos os pilares do chão da mesma maneira para que toquem na corda.
Deve-se lembrar que o fio do centro do pano deve ser movido para as bordas para que não interfiram na instalação e no encaixe.
Sob a base da tira
Nesse caso, será necessário fazer uma marcação dupla, pois a base da tira é uma tira. Primeiro você precisa posicionar a ripa, depois puxar a corda em ângulos retos. Primeiro, o contorno externo é feito. Deve-se lembrar que a altura da localização do fio deve ser igual ao nível superior da fundação. Depois disso, você precisa fazer um contorno interno. Para tal, é colocada uma peça igual à largura da fita sobre o refugo do fio existente, após o que é feito um contorno interior.
No futuro, usando um fio de prumo, os locais angulares serão determinados. As estacas são presas aos cantos do solo. Uma corda é esticada entre eles, denotando os limites da trincheira sob a fundação da faixa. Depois disso, eles cavam uma trincheira. Ao fazer o torneamento, não é necessário tensionar novamente os fios superiores se a altura da fundação for determinada pelo torneiro.
Sob a fundação da laje
Nesse caso, é muito mais fácil fazer a marcação do que para uma fundação colunar ou em faixa. Tudo o que você precisa fazer é desenhar um retângulo com barbante. Deve-se prestar atenção especial ao desenho de ângulos retos. Basicamente, é aqui que tudo termina. No futuro, assim como nos casos anteriores, usando cabos de prumo, você precisará encontrar cantos no solo e marcá-los com pinos.
Marcação complexa
Quando você precisar fazer uma marcação de uma fundação retangular extraordinária e estruturas com muitos cantos salientes, você terá que suar. No entanto, isso ainda é possível.
As instruções passo a passo são as seguintes:
- para começar, o esboço geral da estrutura futura é delineado. O plano deve marcar as distâncias dos pontos extremos salientes entre si. Com base nesses dados, um grande retângulo é construído no qual a casa será inscrita;
- em seguida, é necessário corrigir todos os cantos, medir novamente as diagonais e os comprimentos laterais;
- além disso, eles avançam para a coisa mais difícil - marcar as rupturas das paredes. Deve-se ter em mente que em quase cem por cento dos casos, cada uma dessas dobras é outro retângulo, então tudo que você precisa fazer é desenhar vários retângulos dentro. No futuro, é necessário definir e verificar novamente os cantos;
- usando fio de prumo, é necessário calcular os cruzamentos que estão na planta e formar o contorno geral da casa.
Adendo
Os especialistas compartilham várias recomendações que tornam mais fácil e rápido realizar o trabalho de marcação da fundação.
- Para realizar todos os trabalhos de marcação no futuro, é imperativo preparar o local de maneira adequada: remover todos os detritos e grama. Então você pode avaliar a topografia do solo, e o fio não pegará em nada quando for puxado.
- Os eixos ou diagonais em um retângulo são iguais. Se descobrir que um eixo é mais longo do que o outro, você deve verificar os cálculos.
- Em geral, todos os cálculos podem ser realizados usando programas especiais, portanto, se você não quiser se preocupar em extrair raízes quadradas, pode usar um deles.
- Se você deseja construir uma casa exatamente ao longo da cerca, você precisa escolher algum outro objeto, por exemplo, um banco, como um "ponto de referência".
A fundação mais simples em termos de marcação é monolítica, portanto, é preferível utilizá-la para estruturas laterais, como um balneário ou um galpão. Isso permitirá que você faça todo o trabalho sozinho.
- Antes de colocar pontos de canto com linhas de prumo em uma fundação complexa, é necessário dividi-la em seções retangulares. No futuro, você precisará verificar no desenho a presença de cada uma das dobras, já que muitas vezes não é fácil determinar "a olho" qual fio denota uma parede e qual é uma estrutura lateral, não é fácil.
- A maneira mais fácil é usar a base antiga. Neste caso, a marcação não é necessária: bastará apenas modificar ligeiramente a base existente.
Para marcação e escavação da fundação com a instalação de fôrmas e armaduras, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.