A base para a cerca: variedades e características

A base para a cerca: variedades e características
  1. Peculiaridades
  2. Para que é necessário?
  3. É obrigatório fazer?
  4. Tipos de base
  5. Para vários tipos de cercas
  6. Profundidade do marcador
  7. Manufatura
  8. Como pintar?
  9. Você precisa de impermeabilização?
  10. Aconselhamento profissional

Quase todos os proprietários de lotes pessoais, mais cedo ou mais tarde, enfrentam o problema de instalar uma cerca. Mas não importa o quão leve ou pesada ela seja, em qualquer caso, para que a estrutura seja confiável e funcione adequadamente por um longo tempo, é necessária uma fundação.

Peculiaridades

A fundação é a parte principal da cerca. A vida útil de toda a estrutura de fechamento depende de quão corretamente seu tipo é escolhido e quão bem é feito. Se a fundação for fraca ou inexistente, a cerca pode estar torta, pode ser cravada durante o levantamento do solo durante o descongelamento do solo na primavera, ou pode cair completamente.

Para que é necessário?

A fundação da cerca desempenha várias funções importantes:

  • garante a estabilidade de toda a estrutura da cerca;
  • permite distribuir uniformemente a carga na estrutura da cerca;
  • na presença de uma fundação, o solo é retido no local e não é lavado com água durante a chuva ou o derretimento da neve;
  • serve como uma barreira para a penetração da água derretida no local;
  • com uma fundação, a cerca parece muito mais agradável esteticamente e mais confiável.

É obrigatório fazer?

Apesar das importantes funções que a fundação desempenha acima, durante a construção da cerca, muitos proprietários de lotes familiares, calculando seus custos, ainda pensam se vale a pena fazer uma fundação para a cerca. Tudo depende do tipo de vedação que se decide instalar no local.

Se se trata de uma estrutura leve feita de uma rede de arame ou de uma cerca de estacas de madeira, então é perfeitamente possível fazer a concretagem apenas dos próprios suportes. Mas, ao mesmo tempo, deve-se lembrar que mesmo para cercas leves esta não é a fundação mais confiável, e tal cerca durará de 5 a 7 anos a partir da força.

Se for decidido tornar a cerca mais sólida e durável, não se pode prescindir de uma base correspondente ao seu peso.

Tipos de base

A opção mais comum para organizar uma fundação para uma cerca é uma fundação em faixa. É mais adequado para a construção de cercas de pedra ou cercas com pilares de pedra, entre as quais é fixada uma cerca em folha perfilada, forja, madeira e outros materiais. A base de concreto dessa fundação permite que a carga seja distribuída uniformemente. A base de tira é adequada para a instalação de suportes de metal nela com a subsequente fixação de estruturas de esgrima a eles.

Para um dispositivo deste tipo de fundação, uma vala é primeiro cavada para os valores calculados de profundidade e largura, no fundo da qual uma almofada de cascalho e areia é arranjada. Sobre a vala são colocadas cofragens com até 30 cm de altura, que são colocados pilares no interior da vala e colocados os acessórios. Em seguida, a fundação é derramada com concreto.

O processo de concretagem às vezes é substituído pela colocação de blocos de concreto pré-moldado. Eles são instalados próximos um do outro e apenas as costuras entre eles são concretadas.

A opção mais orçamentária para arranjar uma base para suportes de cerca é uma fundação colunar. Este tipo de fundação é mais adequado para solos elevados. Os suportes podem ser postes de metal ou amianto, alvenaria de concreto ou estacas roscadas.A distância entre os suportes é geralmente 1,5-2 m.

Dependendo do tipo de solo e das condições climáticas, um buraco é cavado sob os suportes a uma profundidade de 1-1,5 m. Uma almofada de entulho e areia é colocada no fundo e compactada. Em seguida, os pilares são instalados, fixados verticalmente e a cava é concretada.

Uma opção universal é uma fundação combinada, que é uma combinação dos dois tipos anteriores de fundações de concreto.

Este tipo de fundação é utilizado para a construção de cercas em lajes de concreto, forjados, chapas perfiladas, principalmente na presença de pilares de alvenaria. Para o dispositivo da fundação em faixa colunar, eles primeiro cavaram uma vala com cerca de 0,5 m de profundidade.

Nele, em locais demarcados, são perfurados orifícios com profundidade superior à profundidade de congelamento do solo. Em seguida, a fôrma é instalada na vala, uma mistura de areia e pedra britada é derramada e o reforço é instalado. Depois disso, a fundação é concretada.

Para vários tipos de cercas

O tipo de cerca é um dos principais fatores que determinam como deve ser a fundação.

Para cercas feitas de folha perfilada, elementos forjados, malha, cerca de estacas de madeira, são usados ​​dois tipos de fundação. A primeira opção é quando é feita a fundação de cada suporte (colunar). Para isso, é cavado um buraco no solo. Um pilar está enterrado nele, e o espaço ao redor é preenchido com concreto.

A segunda opção é uma fundação em faixa, que é uma trincheira cavada no solo, na qual os suportes são instalados com um determinado degrau e concretados com concreto. Este projeto de fundação é usado quando os pilares estão localizados a uma distância relativamente pequena uns dos outros.

O tipo de base de fita também é disposto quando uma pedra ou alvenaria deve ser instalada na parte inferior da cerca. Nesse caso, a fundação de concreto serve como uma espécie de base que separa a alvenaria da superfície do solo.

Separadamente, deve-se notar que se for para instalar uma cerca feita de papelão ondulado com uma altura de até 1,2 m, então o vazamento de uma fundação colunar pode ser completamente dispensado. Se a altura da folha perfilada for superior a 1,2 m, a base da tira terá que ser vazada. Uma vez que este material se distingue pelo aumento do vento, em um vento forte, a fundação colunar pode simplesmente não suportar a carga e os suportes podem inclinar ou cair completamente.

Se você planeja fazer uma cerca com pilares de tijolos, a base para ela deve ser bem séria. Essas cercas são muito sensíveis ao encolhimento desigual. Em pilares de tijolo, pedra ou blocos, geralmente é instalada uma hipoteca, conectada às travessas de toda a estrutura envolvente.

Se ocorrer uma contração desigual, podem aparecer rachaduras nos pontos de conexão entre as barras transversais e o embutimento. Para minimizar tais fenômenos, a fundação para tais cercas é arranjada bem profunda, sempre abaixo do nível de congelamento do solo.

Profundidade do marcador

Outro fator importante que determina a confiabilidade e durabilidade da estrutura da cerca é a profundidade da fundação.

Para cercas leves, a profundidade ideal é de 50-60 cm. Com essa profundidade de assentamento da fundação, a confiabilidade estrutural necessária é garantida, bem como um consumo econômico de materiais de construção. Mas se uma barreira de luz for instalada em pilares de pedra e houver alvenaria acima do solo entre eles, então a fundação pode ser ligeiramente elevada.

Com estruturas mais pesadas, a situação é mais complicada. Ao construir uma fundação para eles, não se pode ignorar, além do peso, também a estrutura do solo, e a profundidade de seu congelamento nesta área.

O nível inferior da fundação deve estar localizado 40 cm abaixo da profundidade de congelamento. Para esclarecer essa marca, você pode usar livros de referência de construção.

Se uma estrutura de cerca maciça está sendo erguida em solos moles, nos quais a água subterrânea flui muito alto, é melhor jogar pelo seguro e lançar a fundação mais profundamente para evitar a deformação da estrutura devido ao forte afundamento do solo. Uma localização de fundação mais alta é possível em solos sólidos. A fundação em solos de xisto pode ser facilmente construída a uma profundidade não superior a 25 cm.

Manufatura

Fazer a fundação de uma cerca com suas próprias mãos não é difícil. Você só precisa fazer todos os cálculos necessários com antecedência e seguir estritamente as instruções passo a passo ao realizar o trabalho.

Pagamento

Para calcular a profundidade à qual é necessário colocar a fundação sob gravidade média e cercas pesadas, é necessário levar em consideração os seguintes fatores: as características de projeto da cerca, a profundidade de congelamento do solo, a inclinação do terreno, a estrutura do solo e a altura do lençol freático.

Para que o cálculo seja correto, é necessário calcular a área da fundação. Assim, se tivermos uma fundação de 50 metros de comprimento e uma largura presumida de 30 cm, podemos facilmente determinar sua área (15 m2), que mais tarde se tornará a base para o cálculo da profundidade da fundação.

Além disso, é necessário determinar a área de fundação confiável, que é determinada dividindo a pressão da parte aérea pela base da fundação, corrigida pelo fator de confiabilidade, resistência do solo e fator de condição de trabalho.

O valor resultante deve ser comparado com a área estimada da fundação. Este último não deve ser inferior ao calculado, caso contrário, deve ser ajustado.

Preencher

Em solos argilosos volumosos, é melhor executar um tipo combinado de fundação. Antes de colocar a fundação em faixa colunar sob a cerca, você deve primeiro cavar uma vala correspondente ao cálculo da profundidade e largura. Nos locais onde os pilares estão instalados, faça furos para a instalação dos pilares.

Além disso, ao longo de todo o perímetro da futura base da cerca, é executada a cofragem de madeira. No fundo de cada poço, sob os pilares, é colocado material de cobertura dobrado em duas camadas. Em seguida, os pilares são instalados e a fita de fundação é reforçada com uma malha de reforço.

Agora você pode começar a despejar concreto. Preencha-o corretamente - com camadas horizontais. Se não for possível preencher toda a fita de uma vez, então não deve ser permitido que em um lugar a fôrma seja preenchida até o topo e em outro não seja. O concreto vai secar por 3-5 dias.

Se estiver calor lá fora, a base deve ser regada. A cofragem é removida da fita após 2 a 3 semanas.

A base de fita rasa é ainda mais fácil de fazer. É colocado acima do nível de congelamento do solo. Portanto, tal fundação é suscetível a movimentos sazonais do solo. Essa base é mais adequada para o dispositivo em áreas onde o solo apresenta uma estrutura uniforme em toda a área da cerca.

Para a construção de tal fundação, uma vala rasa (0,5-0,7 m) é cavada, no fundo da qual areia (0,15 m) é colocada e compactada. Uma camada de pedra triturada (0,15 m) é colocada no topo. A pedra britada com areia é uma espécie de base de drenagem, graças à qual a água será drenada da fundação. Além disso, são feitos furos na vala para pilares com uma profundidade de 0,3-0,4 m.

Areia (0,1 m) é despejada em cada furo de drenagem. Os suportes são inseridos nos furos e alinhados em todos os planos.

Em seguida, os pilares são conectados com reforço por soldagem. Instale a cofragem. A partir daí, inicia-se a concretagem, obedecendo às regras gerais descritas acima. Depois que o concreto for derramado, certifique-se mais uma vez de que os pilares estejam nivelados.

Existe outra opção alternativa para o dispositivo de base - de pneus de carros antigos. Mas é bastante controverso e não encontra uso generalizado na construção de fundações para estruturas de cerca.

Para que a fundação embaixo da cerca funcione por muito tempo, é necessário não apenas preenchê-la corretamente, mas também protegê-la da precipitação atmosférica. E para isso, é necessário realizar uma área cega ou vazante, que é uma soleira que percorre todo o perímetro da fundação com uma inclinação para o lado oposto ao da base da fundação.

A maré vazante pode ser feita simultaneamente com o vazamento da fundação e depois. Para fazer isso, uma trincheira é cavada ao longo de toda a linha da cerca com uma largura de cerca de 0,5 me uma profundidade de 0,15 m, que é coberta com cascalho e compactada. Quando a vazante ocorre simultaneamente com a fundação, as barras de reforço são liberadas para a área cega. Se a vazante for feita após a instalação da base da cerca, então são feitos furos na mesma e hastes de reforço são inseridas neles.

Um material de cobertura de filme é colocado sob o reforço e a cofragem é feita. Depois disso, é feito o vazamento do concreto, sempre com declive.

Em um local inclinado

Se for necessário realizar a construção de estruturas de vedação em um local com grande declive, então a fundação para tal não deve ser inclinada. Em tais casos, uma base escalonada é construída, cada seção da qual é estritamente horizontal. No local mais baixo, a fundação é nivelada com o solo. A transição de um nível para outro é feita por etapas. O comprimento das saliências deve ser pelo menos 2 vezes maior que sua altura. A altura deve ser de pelo menos 0,6 m.

Se o local tiver uma ligeira inclinação, então, como regra, o solo é nivelado ao longo de todo o perímetro da estrutura da cerca ou uma base de concreto é colocada.

Como pintar?

Para melhorar a aparência da base de concreto, você pode fazer um gesso decorativo nele, borrifando com um gesso texturizado especial ou uma solução colorida de leite usando uma vassoura comum.

A base sob a cerca também pode ser pintada com tintas especiais para concreto. Você também pode encontrar revestimentos coloridos para lancis ou lancis em lojas de ferragens. Para pintura de substratos de concreto, acrílico, látex, epóxi, poliuretano, compostos alquídicos podem ser usados.

A tinta acrílica é feita à base de água com adição de tintas acrílicas. Devido à presença de copolímeros em sua composição, cria uma camada de polímero nas superfícies de concreto que protege a fundação dos efeitos dos fatores ambientais. Esta tinta é fácil de aplicar, seca rapidamente e é econômica.

A tinta látex é composta por água, pigmentos e polímeros. Às vezes, silicone ou resinas acrílicas podem estar presentes nele. Esta tinta pode ser aplicada à base de concreto imediatamente após seu endurecimento.

A vantagem das tintas látex é o aumento da resistência às mudanças de temperatura, a capacidade de preencher até pequenas fissuras, a resistência à umidade e o consumo econômico.

As tintas de base mais duráveis ​​são os compostos epóxi. Eles podem proteger a base de concreto por quase um quarto de século. A tinta é composta por dois componentes - resina epóxi e um endurecedor especial, que são misturados imediatamente antes da aplicação. A composição é aplicada em duas camadas. Os revestimentos epóxi são permeáveis ​​ao vapor, o que é muito importante para substratos de concreto, resistentes ao sol, ácidos e álcalis.

A tinta de poliuretano também consiste em dois componentes que devem ser combinados imediatamente antes da aplicação da composição da tinta. A tinta é aplicada em duas camadas. A vantagem das tintas de poliuretano é que elas melhoram as propriedades do concreto, são resistentes ao gelo, formam uma camada protetora e fecham rachaduras microscópicas e poros no concreto.

As tintas alquídicas são feitas à base de resina alquídica. Eles têm uma paleta rica, secam rapidamente, são resistentes à luz solar, resistentes ao gelo e têm um consumo econômico.

Mas antes de escolher este ou aquele remédio, é preciso prestar atenção se ele é adequado para um determinado clima.A tinta deve ser aplicada somente sobre base de concreto seca e livre de contaminação.

Você precisa de impermeabilização?

Existem duas maneiras de impermeabilizar uma base de fundação:

  • No fundo da vala, em cima do entulho colocado, é colocada uma camada de polietileno ou material de cobertura, que protegerá o concreto da umidade, o que aumentará a vida útil da base da cerca.
  • O segundo método é usar materiais impermeabilizantes especiais que são adicionados diretamente ao concreto. Penetron é um desses aditivos. Ao usar tal composição, todo o volume da fundação torna-se resistente à penetração de umidade. Além disso, o concreto mantém essa propriedade durante toda a sua vida útil.

Aconselhamento profissional

Construtores experientes são aconselhados a aderir a certas regras ao construir uma fundação para uma cerca:

  • Só é possível começar a erigir a fundação de uma vedação quando forem determinados o tipo de solo, a profundidade do seu congelamento, o tipo de estrutura da vedação, as suas dimensões e, consequentemente, a gama de riscos possíveis. Se a dúvida ficar indefinida até o fim, é melhor procurar a orientação de um profissional para que depois você não tenha dificuldades;
  • Se durante o cálculo se verificar que a carga sobre a base de concreto é bastante significativa, então é melhor fazer uma fundação em faixa de pleno direito em vez de uma grade, que está localizada praticamente na superfície do solo entre estacas profundas;
  • Ao preparar a mistura de concreto, não use tijolos quebrados, argila expandida ou madeira. Todos esses materiais são capazes de absorver água e depois de um certo tempo eles simplesmente apodrecem, e a resistência da estrutura da fundação diminui significativamente;
  • A argamassa para colocar a base sob a cerca é preparada com areia e cimento na proporção de 3 para 1. Primeiro, deve-se combinar o cimento e a areia, e só depois adicionar água, continuando o processo de mistura. A solução deve ter uma consistência bastante espessa e não conter grumos;
  • Como a fundação é despejada imediatamente em todo o perímetro (ou seja, um volume bastante grande de solução será necessário imediatamente), é melhor preparar a mistura de concreto em um misturador de concreto ou solicitar a entrega da solução pronta;
  • Para aumentar as características de resistência da base, lascas de granito ou pedra triturada podem ser adicionadas à solução sob a cerca;
  • Ao lançar a fundação em climas frios, aditivos especiais de concreto devem ser usados ​​para evitar que a argamassa congele.

Para obter informações sobre como preencher a fundação sob a cerca com suas próprias mãos, veja este vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário