Regras gerais para a elaboração de um plano de fundação
O plano de fundação é a etapa mais importante na construção de qualquer edifício. A sua exatidão e conteúdo informativo determinam a qualidade do trabalho futuro, por isso é tão importante conhecer as regras gerais para a elaboração de um plano.
Peculiaridades
A principal razão para desenvolver um plano de projeto para um edifício residencial ou estrutura industrial é a necessidade de consertar todas as pequenas coisas que podem ocorrer durante a fase de construção. É importante conhecer todas as nuances do trabalho para evitar erros grosseiros.
Nem todas as pessoas são capazes de desenhar um desenho de construção por conta própria. Nesse caso, é melhor procurar ajuda profissional. Qualquer pessoa que tenha contactado uma construtora e fornecido os seus esboços para a elaboração do projecto, pode não só acompanhar o andamento da obra, mas também participar activamente na mesma. Ao mesmo tempo, o cliente deve discutir os detalhes da cooperação com a empresa executora com antecedência, a fim de concluir um contrato mutuamente benéfico.
Para criar a documentação do projeto, você deve esperar até a conclusão do plano de construção. Para concordar com o projeto, você precisa entrar em contato com a empresa do projeto, que verificará se está correto. Em seguida, o cliente receberá uma lista completa das obras que serão necessárias para o preenchimento da fundação.
Ao criar um projeto, é necessário contar com as características técnicas da futura estrutura.
Em nenhum caso você deve usar projetos de outras pessoas com estruturas semelhantes, pois eles não levam em consideração as características de um determinado site.
O desenvolvimento do projeto de fundação deve ser realizado levando em consideração todas as normas técnicas e condições de projeto. É necessário usar um catálogo especial de produtos e estruturas que são produzidos nas fábricas. Para facilitar a compreensão do projeto, todas as etapas da documentação do projeto devem ter números de série.
Para simplicidade e facilidade de transferência do esquema para o terreno, é necessário observar com precisão o dimensionamento de cada parte do plano. Imagens com detalhes particularmente grandes devem ser dimensionadas separadamente. A escala geral do plano de fundação deve estar em proporções de 1: 100, 1: 200, 1: 300 e 1: 400.
A marcação axial permite facilitar significativamente a transferência do desenho para o terreno. Neste caso, o alinhamento e os eixos extremos devem ser plotados não apenas na planta geral, mas também nas vistas de detalhes e elementos individuais. Para obter um desenho detalhado e preciso, é importante indicar a distância entre os eixos extremos e de alinhamento.
Sequência de design
Antes que a documentação do projeto do edifício seja elaborada, é importante determinar sua finalidade. Por exemplo, você precisa decidir se a fundação será destinada a um edifício residencial baixo ou a uma casa de campo de verão.
Em um país ou casa particular, o número exato de quartos deve ser determinado. Se necessário, o número de alojamentos deve incluir quartos destinados aos hóspedes. O esboço do plano deve ter um desenho detalhado da base.
O desenho da fundação deve incluir o peso total da edificação, o grau de aumento da carga durante a operação e as características do solo. Aqui é importante indicar o tipo de solo do qual depende a resistência e durabilidade da futura estrutura.
A próxima etapa da criação de um projeto é o cálculo e a indicação de todos os edifícios adicionais no local.Estes podem incluir: garagem, sauna, arrecadação, WC exterior.
As pessoas que desejam criar uma área de recreação isolada em seu local precisam de um layout especial para a localização da fundação. É importante para eles posicionar a fachada frontal de forma que fique oculta de olhares indiscretos por decorações de paisagem.
Antes de concluir a elaboração da planta de fundação, é necessário indicar as obras de terreno necessárias para eliminar os desníveis do local. Só depois disso você pode prosseguir com a elaboração de um plano mestre e um desenho da base no papel.
O planejamento preciso e os desenhos bem elaborados permitem que as obras sejam executadas com uma boa economia de esforço, dinheiro e tempo. Após a aprovação do plano de construção, você pode preparar imediatamente uma fossa séptica para posicionar com mais precisão o edifício.
Planejando diferentes tipos de fundações
Existem vários tipos de fundação, que possuem características próprias.
Para a construção de um edifício residencial, pode-se usar uma faixa, pilha ou base de laje.
Fundação tira
Requer suporte em solo não resistente com umidade removida e força de elevação compensada do gelo. Para obter uma base durável, é necessário saber a composição do solo e identificar a profundidade do lençol freático para fazer um cálculo especial da seção de reforço e fita.
Ao criar uma planta de sustentação de uma casa, é necessário indicar a configuração do troço, a localização das utilidades, o tipo de fundação e a profundidade de colocação doop. Para obter o desenho mais preciso, também é necessário especificar corretamente as coordenadas e os parâmetros do bloco de referência. A instalação da base começa com a instalação do bloco de leitura, e só então outros elementos são fixados.
Pilha de fundação
Deve consistir na marcação do campo de estacas com a indicação dos eixos coordenados. O desenho deve marcar a posição de todos os suportes que são necessários para criar este tipo de base.
O mais difícil é executar a fundação da grade, pois deve consistir de um diagrama de instalação da grade e notas explicativas dos materiais utilizados. Porém, este tipo de fundação por estaca é considerado mais confiável e durável, pois seu desenho permite distribuir uniformemente o peso da edificação no suporte.
Laje de fundação
Deve consistir em um esquema de reforço, sistemas de aquecimento e impermeabilização. A sua instalação pode ser efectuada junto à superfície do solo, o que evitará a influência do inchaço gelado da terra sobre a estrutura.
O plano de uma fundação monolítica densa deve consistir em um layout de solo compactado, uma "almofada" especial compactada, uma camada de dornita e concreto, bem como uma camada de isolamento hídrico e térmico. Sobre os impermeabilizantes são colocadas uma laje monolítica e uma cinta de reforço de laje de betão, que também deverão ser indicadas no desenho.
O layout da faixa e da base da estaca deve consistir em seções destinadas a esclarecer o plano. Contornos de suporte, camadas de impermeabilização, áreas cegas e tamanhos de saliências devem ser exibidos nas seções.
O tipo de fita requer a indicação de níveis, incluindo a superfície do solo, a base da fundação e a borda.
Para simplificar a instalação da seção, você precisa desenhar traços abertos com setas na planta, que indicam a direção do plano da seção.
Dependência do tamanho da estrutura
Para projetar uma futura estrutura, é necessário levar em consideração não só o tipo de solo e a localização territorial do local, mas também a área da casa. A carga no solo depende do tamanho da estrutura. Por exemplo, pode ser construída sobre uma fundação de 7x9, 9x9 ou 10x10 m.
Para fazer uma base de 7 por 9 m, é melhor usar uma fundação de faixa sob a casa. Antes de instalá-lo, é necessário calcular a área e a profundidade mínimas do suporte de concreto.A condição ideal para a instalação de uma estrutura de correia é o solo de subsidência, caracterizado por baixa umidade natural, composição empoeirada e alta resistência estrutural.
De acordo com as regras de elaboração de um plano de fundação, é importante indicar todos os trabalhos preparatórios do projeto.
Para isso, é necessário fazer uma marcação da estrutura, que indicará os limites da vala e a profundidade da localização dos apoios. Para maior resistência, é melhor fazer o fundo com camadas de drenagem, incluindo brita, areia e água.
O planejamento de um edifício residencial deve ocorrer com a formação de cofragem. Para a construção de alta qualidade de uma casa 7x9 ou 9x9, é melhor usar uma tábua aplainada com bordas de 2,5-3 cm de espessura e 10-15 cm de largura. Essas tábuas permitirão que você obtenha uma base plana que não requer trabalho de acabamento adicional .
A estrutura da fôrma deve estar 40 cm acima do nível da vala, e o vão máximo entre as placas deve ser 0,3 cm. Após a instalação da fôrma, uma camada de impermeabilização deve ser instalada para evitar a evaporação prematura da umidade e aumentar a resistência do Apoio, suporte.
A estrutura de suporte da estrutura é parte integrante de uma base sólida. Portanto, é preferível usar acessórios de metal com um diâmetro de 11 mm para isso.
O plano de construção deve incluir o cálculo da solução de concreto que será necessária para preencher a base. Cálculos incorretos podem levar à falta de mistura, o que afetará seriamente a resistência e a confiabilidade da fundação.
Para preparar uma solução de alta qualidade, recomenda-se usar uma classe de cimento de pelo menos M250, areia grossa ou média e brita.
O cálculo do aprofundamento da fundação deve ser feito levando em consideração o nível de congelamento do solo. Um pequeno edifício de estrutura pode ser erguido em estacas de parafuso de 2,5 m localizadas a uma profundidade de 1,5 m.
Mas a construção de 10x10 m requer a criação de uma base mais sólida. Para isso, é preferível utilizar apoios de concreto armado que suportem os efeitos das forças de levantamento do solo e evitem a deformação da estrutura.
Documentação adicional
Além da documentação básica anexada à planta de fundação da casa, os seguintes documentos devem estar incluídos no kit:
- uma especificação resumida, que indica os requisitos para todos os elementos localizados abaixo da marca zero;
- plano de desenvolvimento e instalação de suportes pré-fabricados;
- o esquema de reforço do local, tendo em conta a carga da edificação na base;
- layouts de camadas de isolamento hidro e térmico;
- tabelas mostrando as características de desempenho dos suportes de base;
- dados sobre a localização de encostas.
Para obter uma base confiável e durável, é necessário usar uma abordagem qualificada e cálculos precisos. Uma tentativa de economizar dinheiro no desenvolvimento do projeto levará inevitavelmente à formação de defeitos, que acabarão por exigir despesas de caixa adicionais.
Para obter informações sobre como criar você mesmo um projeto em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.