Características de escolha e criação de uma fundação em um pântano

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Recursos de instalação

Os solos orgânicos, entre os quais estão alagados, são considerados os menos adequados para a construção de capital. Isso se deve à alta saturação de umidade dos solos, sua frouxidão e tendência a deformações. No entanto, as modernas tecnologias de construção da fundação permitem atingir a estabilidade da estrutura e a sua durabilidade, mesmo em zonas pantanosas.

Peculiaridades

Uma característica dos solos pantanosos é a tendência a deformações, instabilidade devido a um grande número de partículas de granulação fina e indicadores de alta saturação de umidade. Durante o período de entressafra, tais solos estão sujeitos a forte elevação, e no inverno - ao congelamento. O alto teor de umidade do solo causa a formação de areias movediças perigosas. Tudo isso torna os solos fracamente resistentes à compressão, sendo necessário buscar soluções não padronizadas para a estrutura de fundação.

Em cada caso, a decisão a favor de um determinado sistema é feita com base na análise do solo., camadas de solo diretamente sob o canteiro de obras, lençol freático. O método de perfuração de poços é utilizado como forma de obter os dados necessários. Recomenda-se fazê-los no inverno, quando a saturação de umidade do solo está no seu máximo.

Uma característica de construir uma casa em solos pantanosos não são tanto as dificuldades associadas às dificuldades técnicas de construção, mas a laboriosidade de realizar levantamentos geológicos, organizar drenagens e outros trabalhos adicionais.

Todos os tipos de solos altamente compressíveis são classificados como pantanosos:

  • solos argilosos com porosidade de cerca de 52% e argilosos com indicador semelhante de mais de 50%;
  • solos arenosos soltos e franco-arenosos, caracterizados por elevada saturação de água e porosidade superior a 41%;
  • turfa (contendo menos de 50% de solos orgânicos), argila e solos arenosos;
  • lodo - solo altamente poroso (até 60% de porosidade) contendo grande quantidade de umidade e formado sob a influência de processos microbiológicos em corpos d'água;
  • O sapropel é um tipo de lodo que contém uma elevada percentagem de humidade, com valores de porosidade superiores a 75%, contendo menos de 10% de componentes orgânicos.

Sob um solo pantanoso altamente compressível, há sempre um solo ligeiramente compressível adequado para construção.

Vários sistemas de fundações são mais comuns em áreas úmidas.

Fundação de tira com drenagem poderosa do porão e drenagem

Em alguns casos, este tipo de fundação pode ser utilizado em solos pantanosos com alto teor de areia grossa, desde que não haja aqüíferos sob a fundação, bem como nascentes e outras nascentes próximas.

Pilha de fundação

Na maioria das vezes, esse tipo de fundação é a única opção possível para áreas pantanosas. É adequado até mesmo para solos que sofreram erosão até um estado de lama úmida. Nesses casos, as pilhas repousam sobre camadas sólidas de solo no fundo do pântano.

Fundação flutuante

É uma laje monolítica que pode mudar de posição junto com o solo, mas não se deforma. Devido às características do projeto, esse sistema tem outro nome - base de laje.

Adequado para solos densos e viscosos instáveis, mas apenas na condição de não serem inundados por inundações sazonais ou precipitações.

Recursos de instalação

Independentemente da tecnologia escolhida para a construção da fundação, sua instalação em camadas fracas e móveis é inaceitável.

Para fortalecê-los, recorra aos seguintes métodos:

  • extração de turfa - isto é, substituição de solos fracos (propensos a elevar-se) por uma camada não resistente, para a qual, sob a fundação, parte da camada móvel ou toda a sua espessura é substituída por uma almofada de camadas mais densas;
  • compactação do solo sob a base;
  • criação de um aterro de solos não porosos para a construção de uma fundação sobre ele.

Ao criar uma fundação em uma área pantanosa, é importante fazer a fundação de forma a reduzir a pressão específica do objeto no solo e, assim, evitar o seu assentamento.

Com toda a variedade de opções de construção, uma análise aprofundada deve ser realizada. É melhor traçar vários desenhos e estimativas para diferentes opções para a estrutura. Como regra, para a mesma área, você pode escolher pelo menos 2 opções de projeto, por exemplo, fazer uma turfa até a profundidade total do solo macio e instalar uma fundação em faixa ou criar um aterro e combiná-lo com uma fundação por estaca. A documentação do projeto permitirá que você veja os pontos fortes e fracos de cada tecnologia, o custo dos objetos e faça a melhor escolha.

É importante o material a partir do qual a casa é construída. Para o tipo de solo em questão, é melhor usar materiais de construção leves. A montagem de um suporte sob uma casa de madeira, um objeto de moldura será mais barato e menos trabalhoso.

Além disso, a elasticidade do material da parede também deve ser levada em consideração - com possíveis deformações do solo, as estruturas de madeira preservam sua integridade em maior extensão do que, por exemplo, o concreto aerado quebradiço.

Fundação tira

Normalmente, os proprietários de lotes localizados na planície de inundação de um rio ou várzea recorrem à sua construção, portanto, o alagamento dos solos está associado à proximidade de uma fonte de água.

Via de regra, neste caso, utiliza-se uma fundação de faixa clássica, realizando os seguintes tipos de trabalho antes de sua instalação.

  • organização de um potente sistema de drenagem com o auxílio de barreiras de hidrodrenagem, evitando a penetração de umidade no local;
  • o perímetro ao redor da fundação deve ser equipado com drenagem de solo altamente eficiente, garantindo que o sistema seja adjacente à fundação.

Para construção, deve-se escolher o ponto mais alto do local. Na fase de levantamentos geológicos, você deve se certificar de que não existem nascentes subterrâneas características de tal área. Se tal for encontrado, o uso da faixa de fundação deve ser abandonado.

Mas mesmo que tais fontes não sejam encontradas, apenas pequenas casas de um andar, principalmente feitas de madeira ou análogas do tipo de estrutura, podem ser erguidas em uma área pantanosa sob uma fundação de faixa.

Depois de cavar uma trincheira, você deve primeiro criar uma areia e, em seguida, uma "almofada" não pavimentada (de solo não poroso), organizar a fôrma, que deve ser derramada com argamassa de concreto. É inaceitável usar uma fundação de faixa feita de blocos em um pântano.

Se a casa for construída com blocos de concreto, a alvenaria é reforçada e uma correia monolítica de concreto armado é instalada no nível da sobreposição do piso.

Pilha de fundação

Adequado para a construção de casas grandes (um ou dois andares) feitas de materiais mais pesados ​​(blocos celulares, tijolo, pedra oca) em um local pantanoso. Essa propriedade deve-se à alta capacidade de carga das fundações de concreto armado, que repousam sobre camadas rochosas ou sólidas de solo, geralmente localizadas no fundo do brejo. Com diferenças na altura do relevo, são utilizadas bases de diferentes alturas.

Como regra, a profundidade de colocação dos apoios é de pelo menos 6-7 m., a tecnologia entediada é usada. Isso significa que não será possível fazer a instalação com as próprias mãos, é necessário atrair equipamentos especiais.Este fator, assim como vários outros, determina o custo mais alto da fundação por estaca em comparação com a fundação por faixa em áreas pantanosas. Em solos sólidos, a fundação em faixa é significativamente superior à fundação por estacas em termos de intensidade de trabalho e custo.

Em casos raros, a profundidade das camadas de solo sólido é de 2-3 m, então, em vez de estacas perfuradas, podem ser usadas estacas roscadas. Eles têm um custo menor e podem até ser montados com as próprias mãos.

Ao organizar uma fundação por estaca, a camada superior é geralmente removida a uma profundidade de 60-70 cm, e geotêxteis de estrada são colocados em seu lugar. O último é preenchido com uma mistura de areia e pedra triturada. As cabeças das estacas são conectadas com grade ou canais duplos.

Laje de fundação

Na presença de um solo superficial sólido, frequentemente encontrado em turfeiras e resíduos de lagos, é muito mais racional montar uma fundação em laje. Sua principal vantagem é sua alta resistência e falta de inclinação, mesmo com deformações significativas do solo ou aumento do nível do lençol freático.

Essa base é adequada para pequenas casas com estrutura, objetos feitos de espuma e concreto aerado.

Se compararmos o custo de uma fundação de laje com o custo de erguer uma estaca análoga, um padrão interessante é novamente revelado. Ao construir uma fundação de laje em solos sólidos, a implementação desta tecnologia será 40% mais cara do que construir uma estaca analógica. Se estamos falando de erguer uma laje em uma área pantanosa, então verifica-se que é 25% mais barato do que organizar uma fundação por estacas na mesma área.

A instalação de uma base de laje em condições pantanosas requer preparação e drenagem do poço com uma profundidade de 60-70 cm, possuindo uma camada de areia e recheio de brita. Em torno do perímetro da fossa, a fôrma do painel é montada e a fossa é impermeabilizada com materiais de filme. O reforço é obrigatório, o qual é feito em barras de aço com secção de 12 mm com a instalação de travessas e jumpers. Placas de espuma de poliestireno extrudado (EPP) são utilizadas como isolamento da parte superior da laje e de sua base.

Dicas para construir uma fundação em solo pantanoso - no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário