Fundação rasa - tipos e aplicações
A fundação rasa é utilizada na construção de estruturas leves em solos elevados, cujo desenho permite uma pequena estrutura sem a formação de destruição. Também pode ser usado em solos grosseiros e rochosos para a construção de estruturas de pedra. Sua peculiaridade é que sua parte principal está localizada acima do nível do solo.
Visualizações
Existem três tipos de fundação rasa:
- colunar,
- laje monolítica,
- treliça.
Vamos considerar cada tipo com mais detalhes.
Colunar
Colunar é uma opção barata que pode suportar uma estrutura leve em solos moles ou uma estrutura pesada em solos muito duros. Esta espécie é um suporte vertical curto, cerca de 25% do qual está enterrado em um cemitério pré-preparado.
A distância entre os postes deve ser entre 1,5 e 2,5 metros.
Os materiais para a criação de pilares podem ser diferentes:
- concreto reforçado,
- metal,
- Madeira,
- construção de alvenaria.
A madeira necessita de tratamento prévio para protegê-la do apodrecimento, não suporta um grande peso, por isso é raramente utilizada, principalmente em construções provisórias.
O tipo colunar é popular na construção privada devido à sua confiabilidade e facilidade de construção. No entanto, é adequado apenas para edifícios leves.
Também existe o problema de derrubar alguns ou todos os suportes. Para excluir isso, os suportes são largos na base e baixos em altura. Além disso, esse problema pode ser resolvido removendo a camada de solo sob o pilar e substituindo-a por uma almofada de areia.
Laje monolítica
A laje monolítica é adequada para construção em solos duros onde não há possibilidade de subsidência. Também pode ser usado em condições de permafrost.
É uma laje sólida de concreto colocada na superfície do solo. O principal problema que surge durante a operação deste tipo são as forças externas atuando sobre a placa, pois ela pode colapsar por causa delas.
A própria casa pressiona o fogão por cima, por isso deve estar claro.
Quando o solo congela, ele pressiona a placa por baixo. Para prevenir a destruição, várias medidas podem ser usadas, tanto individualmente quanto em combinação:
- aumentar a espessura da laje dá maior resistência.
- reforço.
- o uso de materiais de isolamento térmico sob a própria laje. Isso reduzirá a probabilidade de congelamento do solo.
Malha
A base da treliça não enterrada é uma multidão de pequenas lajes. Um espaço é deixado entre eles que permite:
- economiza material pelo fato de não necessitar de tanto material como para uma laje maciça;
- uma vez que a placa não é sólida, a destruição não ocorre neste caso.
Para a fôrma, pode-se usar espuma de poliéster extrudada, ela não é removida após a secagem do concreto, mas é deixada como um aquecedor. É utilizado exclusivamente em solos duros e ligeiramente levantados, o que não permite a sua utilização em muitos casos. Além disso, a desvantagem é a complexidade da instalação da cofragem e da concretagem. Portanto, esse tipo não encontrou uso generalizado.
Em alguns casos, uma fundação não enterrada é adequada para construir sua própria casa particular. E qual tipo de existente é mais adequado, você precisa escolher individualmente em cada caso.
O comentário foi enviado com sucesso.