Que base fazer na argila?

Contente
  1. O que há de especial no solo?
  2. Tipos de fundação
  3. Qual é melhor escolher?

Durante a construção, muitas pessoas precisam conhecer as nuances da fundação do barro. Lá você pode equipar uma fundação em faixa com drenagem e gradeamento de pilha, alguns outros tipos. É útil entender as características do solo e que tipo de base é melhor escolher para argila de plástico macio no local.

O que há de especial no solo?

Vale a pena ressaltar de imediato que o barro não é algo monótono, como muitas vezes se pensa. Apesar do domínio absoluto da argila, a proporção específica de substâncias pode ser diferente. Quanto maior a penetração da areia, mais poros aparecem e menor a resistência calculada do solo. Nesse caso, eles falam de loams de plástico macio. Esse solo é úmido ao toque, não é difícil amassá-lo, e então a rocha mantém a forma que lhe foi dada.

Os loams secos são principalmente esfarelados. Verificou-se que esta propriedade está associada à entrada de areia. A viscosidade após umedecimento deve-se à presença de argila. Também provoca congelamento em certas temperaturas e um aumento acentuado no volume. Esta combinação de propriedades torna a construção em argila não tão fácil.

A proporção de argila, mais especificamente, varia de 30 a 50%. A porosidade pode ser de 0,5 a 1. Quanto menos poros, menor a probabilidade de encolhimento e sua severidade. A resistência à água não é fornecida; a argila úmida é facilmente removida.

O nível de capacidade de carga tende a mudar - quando molhado diminui, quando seca aumenta.

Tipos de fundação

Ao caracterizar a base das casas, não se pode deixar de citar os tipos de drenagem. Se você não equipar as comunicações de drenagem, com o tempo, as habitações ou outros edifícios ficarão completamente inutilizáveis. Embora em condições ideais os esgotos pluviais possam ser dispensados, essa abordagem é inaceitável para o barro. Teremos que criar comunicações de formato completo. A drenagem em anel ajuda a reduzir a umidade diretamente ao redor do prédio, mas um sistema de parede em solo argiloso é mais eficaz.

Princípios básicos:

  • processamento de toda a fundação da sola ao topo;
  • o uso de poços de armazenamento (é melhor não de anéis de concreto, mas de plástico);
  • cobrindo a base da umidade usando mastiques ou rolos de nível profissional;
  • preparação de poços de revisão.

Quanto aos próprios tipos de fundações, as fundações gradeadas são freqüentemente erguidas em argila. É uma espécie de híbrido que conecta pilares ou estacas de concreto por meio de fita ou laje monolítica. O nó de conexão está localizado acima dos pilares (pilhas). Essa solução é adequada para uma casa muito grande, por exemplo, uma mansão de dois andares em tamanho real ou mesmo uma mansão de três andares. Mas a principal vantagem não é a capacidade de carga.

Um subtipo raso ou completamente desprovido de aprofundamento dessa base implica a instalação de pilares acima do nível de congelamento do solo. A fundação suspensa com grelha de pilha é mais adequada para edifícios privados de tamanho médio. Não é capaz de resistir a uma carga significativa, no entanto, garante resistência a esforços mecânicos desiguais e agitações no inverno. Na prática de engenharia e construção, essa solução recebeu o nome de código TISE. Se o trabalho for feito corretamente, a confiabilidade é garantida; as características de tal tecnologia são suficientes para permitir quase o abandono de fundações enterradas na construção privada.

Em alguns casos, você deve fazer uma laje de fundação. É confiável e durável. A quantidade de escavação é relativamente pequena. Apesar da grande complexidade, o preço final não é superior ao da fita enterrada, principalmente na correção pela disposição dos pisos no solo. Um papel muito importante é desempenhado pela correta organização da drenagem da água, impermeabilização e áreas cegas.

Em áreas com alto nível de lençol freático (distância não superior a 0,5 m da superfície), a única opção é o uso de estacas. É melhor se essas forem pilhas monolíticas que resistem perfeitamente aos efeitos do aumento do gelo e outras forças perigosas. Mas os designs de parafusos têm sido muito populares ultimamente.

Seu uso é cativante por sua simplicidade. É importante ressaltar que tais estruturas não estão entre as inequivocamente recomendadas para argila - e, portanto, podem ser usadas somente após consulta com especialistas.

Se o lençol freático for alto, mas ainda mais profundo do que 0,5 m, você pode usar um fogão tradicional. Escolher um dispositivo de fita ajuda a simplificar ainda mais as coisas. Reduz o custo de preparação do concreto. Quase sempre, é possível cavar um recesso para uma correia rasa sem uma escavadeira. Importante: você precisa de uma plataforma que seja plana ou inclinada no máximo 5 graus.

Qual é melhor escolher?

Mesmo assim, recomendações mais claras são necessárias sobre o que colocar em um local com solo argiloso. A perfuração de poços e a análise de amostras retiradas de diferentes profundidades fornecerão informações úteis. Um método mais simples é coletar amostras de uma profundidade de 1,5-2 m usando brocas de jardim. As amostragens são feitas melhor na primavera ou na primeira metade do outono, quando o nível de água do solo está no máximo. Se o laboratório determinar que se trata de um tipo de argila com requisitos especiais, esses requisitos deverão ser atendidos.

Em geral, a abordagem é a seguinte:

  • as fitas colocadas abaixo do nível de congelamento são necessárias para edifícios de tijolos pesados;
  • a laje servirá como base confiável para diferentes tipos de edificações e garantirá proteção contra o levantamento não uniforme;
  • as estruturas de estacas são usadas quando você precisa construir com segurança e rapidez.

Que base fazer na argila, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário