Fundação em um declive: seleção e instalação de um tipo adequado de fundação
Construir uma base em uma área plana com tecnologia moderna não é difícil. No entanto, às vezes os locais para construção futura estão localizados em encostas íngremes. As casas localizadas em superfícies inclinadas têm suas próprias vantagens: são mais bem protegidas do vento e das enchentes e são mais lucrativas no preço. Além disso, a montanha geralmente oferece vistas impressionantes. Mas sob a influência de grandes precipitações e da água do solo, o solo amolece gradualmente.
No futuro, isso pode levar a uma mudança nas camadas superiores do solo. Para se proteger de consequências desagradáveis, você deve escolher e construir a base certa. Este artigo explicará como fazer isso.
Peculiaridades
Construir uma fundação para uma casa em uma encosta é um processo difícil que requer uma abordagem especial e aderência à tecnologia, porque a fundação é o principal componente de cada edifício. Para uma superfície inclinada, geralmente é escolhida uma faixa, pilha ou base escalonada.
Primeiro você precisa calcular o ângulo de inclinação, medido como uma porcentagem. Se a inclinação for de cerca de 10 por cento, isso indica uma inclinação alta. Quanto mais íngreme for o declive, mais esforço e materiais podem ser necessários. Se o ângulo de inclinação não ultrapassar 8%, a parte submontana pode ser coberta com solo. Se o ângulo for superior a 8%, você terá que construir um porão.
Vale lembrar que a fundação em um terreno com declive não pode ser superior a quatro de suas larguras. Antes da construção, o local deve ser dividido em quadrados e medidas anti-deslizamento devem ser tomadas em cada um deles.
Visualizações
A base da tira é um dos designs mais populares hoje. No entanto, os especialistas aconselham construir este tipo de fundação apenas em declives com um declive mínimo. Também vale a pena considerar as várias contra-indicações dos agrimensores.
A fundação de faixa é um circuito fechado feito de vigas de concreto armado e é colocada sob as paredes externa e interna, se necessário. Este tipo é ideal para estruturas com pisos pesados, bem como se os planos incluírem a criação de uma cave. Existem dois tipos de base de tira: monolítica e pré-fabricada.
A fundação por estacas é uma estrutura sólida feita de estacas que são enterradas no solo e unidas por suportes no topo. Muitos especialistas concordam que a fundação por estaca é a melhor para erguer estruturas de suporte de carga em declives. É uma opção eficaz e prática para a instalação de uma fundação em qualquer profundidade.
O processo de instalação é simples, embora requeira equipamentos especiais. Além disso, esse tipo é economicamente vantajoso em comparação com outras opções. As estacas podem ser feitas de madeira, concreto armado ou metal. Existem requisitos especiais para solos elevados (argila, franco-arenosa). Aqui, a fundação por estaca também é apropriada.
A vista colunar também é adequada para a construção de uma fundação em um declive. Prevê a ereção de pilares em todos os cantos. No entanto, algumas nuances devem ser levadas em consideração na montagem: cada pilar deve ser protegido por uma parede de suporte, o que aumenta a durabilidade da base. A versão colunar é econômica e confiável, não requer impermeabilização adicional. Mas é aplicável apenas para casas de madeira ou estrutura.
A fundação escalonada tem uma disposição em cascata na forma de saliências.É adequado para encostas íngremes onde o nivelamento da superfície não pode ser realizado por algum motivo. A inclinação geral desta opção é totalmente consistente com a inclinação natural do local. A colocação de uma fundação escalonada parece uma fita de concreto clássica construída a partir de degraus de diferentes alturas.
Uma fundação em laje com desnível sobre um terreno com declive é a melhor solução para a construção de moradias e chalés em tijolo, betão aerado e outros materiais. Esta opção de base fornece suporte confiável para edifícios baixos e é particularmente durável.
Ao construir uma fundação de laje, uma fundação sólida de concreto armado monolítico é criada em uma profundidade rasa. O peso das paredes e do teto é distribuído uniformemente por toda a superfície da base. Essa estrutura será capaz de resistir a qualquer movimento do solo. A desvantagem da fundação em laje são os altos custos de instalação e materiais.
Como escolher um projeto?
Na hora de decidir qual fundação é mais adequada para o embasamento em uma área acidentada, é necessário determinar o nível de desnível, e também estudar o tipo de solo da área. Uma construção mal planejada em uma encosta pode resultar no colapso do solo. É melhor convidar especialistas para calcular os cálculos necessários.
Se o ângulo de inclinação:
- menos de 3% é uma superfície plana;
- de 3% a 8% - pequena inclinação;
- até 20% - declive médio;
- mais de 20% - declive acentuado.
Nas duas primeiras opções, é possível erguer uma fundação em faixa. Se for impossível nivelar a superfície ou aumentar o ângulo de inclinação, um tipo de passo de fita é erguido. Para grandes inclinações, apenas uma base colunar é adequada. Mas a fundação por estaca é apropriada para qualquer declive.
Quanto ao tipo de solo, subdivide-se em:
- gristly - solo durável de areia, argila e entulho;
- arenoso - permite umidade facilmente;
- rochoso - o mais durável, embora não permita a passagem de umidade;
- argiloso - incha e congela facilmente.
Quanto mais umidade no solo, mais ele incha ao congelar, empurrando a fundação para fora do solo. Portanto, com solo complexo, a base é colocada abaixo do nível de congelamento.
Ao construir uma fundação em faixa, uma parte do porão mergulha profundamente na encosta. O dispositivo dessa base é um evento caro, mas se você planeja construir uma casa de tijolo ou concreto, a opção de fita será a melhor escolha.
A fundação por estacas pode ser utilizada para a construção de qualquer tipo de edifício, seja residencial, garagem ou balneário, bem como em qualquer ângulo de inclinação. Com esta opção de construção da base, será possível utilizá-la para qualquer finalidade. A única desvantagem do tipo pilha é a impossibilidade de construir uma casa com cave.
A versão colunar é recomendada para áreas suburbanas. Também é adequado para a área entre as colinas.
Além disso, a escolha do tipo de fundação depende se você deseja usar a cave para organizar uma cave, adega, sala de estar ou garagem para economizar espaço. Não se esqueça das estruturas de contenção. Eles ajudam a prevenir processos de deslizamento de terra quando é impossível alterar o relevo da superfície. Tais estruturas para diferentes tipos de fundações em uma superfície irregular podem ser apresentadas na forma de placas de base e vigas, estruturas de estacas e pilares, contrafortes e vedações, cintas e paredes opostas.
Como fazer isso?
Para instalar corretamente a base com suas próprias mãos, você deve aderir a uma certa sequência tecnológica. Se você está procurando construir uma casa de concreto ou tijolo, as fundações de tiras são ideais. A fundação de faixa monolítica não requer longos tempos de construção. Além disso, construir uma base de tira em uma superfície irregular não é muito diferente de construir edifícios semelhantes em terreno plano.
O fundo do poço deve ser estritamente horizontal. Antes de despejar, uma almofada de concreto ou areia é colocada no fundo. É necessário para reduzir a pressão sobre o solo. Antes da costura, é instalada uma fôrma que se eleva acima do nível do solo a uma altura igual aos parâmetros do piso do subsolo. Além disso, na parte inclinada do terreno, a fôrma terá uma altura maior. Em seguida, os acessórios são colocados dentro da fundação. Então você precisa derramar concreto.
É necessário vazar continuamente em camadas de 20 cm, neste caso é importante calcular com antecedência o volume de concreto que será necessário durante a instalação.
As fundações da coluna são adequadas para casas particulares leves. Pode ser feito de concreto armado monolítico ou blocos de concreto pré-fabricados. É recomendável que você siga algumas instruções passo a passo.
- Para começar, é erguido um muro de contenção na parte superior do terreno.
- Além disso, de acordo com o mesmo esquema, uma parede de retenção é erguida na parte inferior.
- Entre as correias de retenção, o solo é derramado com compactação camada por camada. Isso permitirá que a plataforma superior contenha o colapso do solo.
- Ao redor do perímetro da casa, é feito um fragmento de fossas, cujas dimensões devem corresponder aos parâmetros dos pilares.
- A fundação é feita nos poços. Neste caso, os cortes de postes individuais devem ser cuidadosamente alinhados em altura.
- A grelha é realizada para cortar a fundação da casa.
A fundação por estacas, que é a mais econômica, é adequada para encostas íngremes e solos instáveis. As estacas são aparafusadas ao solo de forma que suas cabeças fiquem niveladas. O processo também consiste em várias etapas.
- No topo, é aprofundada uma pilha, cuja parte visível é igual à altura do embasamento na menor dimensão.
- Em seguida, a próxima estaca de canto é instalada, o comprimento da parte visível da qual é igual ao comprimento da base na designação maior.
- Em seguida, todos os elementos da estaca são instalados de forma que a ponta superior de cada um seja horizontal.
- Você pode fortalecer a fundação da estaca com a ajuda de clipes de concreto armado, que são instalados ao longo de todo o comprimento das estacas.
Adendo
É importante saber o seguinte.
- Antes de iniciar a construção da fundação, certifique-se de que a inclinação do local é uma criação da natureza, e não uma elevação criada artificialmente por uma pessoa que trouxe solo ou lixo para este local.
- Dê prioridade aos lados sul e oeste. Em uma casa construída em um desses lados, é mais agradável passar o tempo e admirar o belo pôr do sol.
- A entrada da casa é um momento importante na construção de um edifício em declive. Com encostas íngremes, o acesso geralmente só é possível de um lado.
- Cuide das comunicações de engenharia. Por exemplo, um poço de água localizado na parte inferior de uma encosta exigirá que se leve em consideração a altura da casa, bem como a diferença de relevo.
- A principal questão que também precisa ser pensada com antecedência é a remoção da água do degelo, uma vez que o derretimento da neve pode levar à lixiviação do solo. Portanto, é melhor instalar sistemas de drenagem tanto do telhado quanto de outras áreas. É improvável que você consiga passar sem um dispositivo de drenagem.
- A vegetação do local absorve o excesso de água e as raízes fortalecem o declive.
- Sempre comece a projetar sua futura casa com um esboço e um esquema para colocar objetos no local. Este é um dos momentos mais críticos do canteiro de obras. Pensando em todas as nuances, você verá em detalhes a sua futura casa.
É impraticável construir fundações rasas ou rasas com paredes de mais de 7 metros, uma vez que a fita pode estourar como resultado de fenômenos de levantamento do solo.
Para obter informações sobre como construir uma casa em uma área irregular, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.