Fundações de faixa rasa: características e sutilezas da instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Pagamento
  4. Materiais (editar)
  5. Estágios do dispositivo
  6. Erros graves

A fundação é o principal componente de qualquer estrutura, pois atua como sua estrutura de sustentação, da qual dependem a durabilidade e a segurança de operação. Recentemente, para a construção de casas de madeira, chalés de verão e instalações de serviços públicos, foi escolhida a instalação de uma fundação de faixa rasa.

É ideal para todos os tipos de solo, caracteriza-se pela elevada resistência, sendo que o trabalho no seu assentamento pode ser facilmente feito à mão.

Peculiaridades

Uma fundação de faixa rasa é um dos tipos modernos de fundação usados ​​na construção de edifícios de um ou dois andares feitos de blocos de espuma, argila expandida e madeira. De acordo com os regulamentos SNiP, essas fundações não são recomendadas para edificações com altura superior a 2 andares que excedam uma área de 100 m2.

Tais estruturas são consideradas uma boa opção para edificações em argila, mas durante o projeto deve-se levar em consideração o tamanho da estrutura. GOST também permite fundações em faixas rasas para solo instável. Pelas suas características de projeto, podem mover-se com o solo, protegendo a edificação de possíveis encolhimentos e destruições, nesta são inferiores à fundação colunar.

Para tornar a base confiável e durável, ela é instalada em estacas perfuradas e lajes de concreto armado monolítico são colocadas, as quais são aprofundadas no solo em 40-60 cm. Primeiro, o local é cuidadosamente nivelado e, em seguida, a fôrma é colocada em todo o perímetro , o fundo é coberto com areia e o reforço é colocado. Para tal fundação, via de regra, é feita uma laje monolítica com espessura de 15 a 35 cm, suas dimensões dependem das dimensões da futura estrutura.

Além disso, uma fundação de faixa rasa tem algumas características que devem ser levadas em consideração ao construí-la:

  • a base é enterrada a não mais de 40 cm, e sua largura é 10 cm a mais do que a espessura das paredes;
  • em solo de levantamento, é imperativo criar estruturas monolíticas de concreto armado que ajudem a reduzir a carga de cima e equilibrar as forças de levantamento de baixo;
  • o assentamento deve ser feito em solo bem preparado e pré-compactado;
  • com um nível elevado de água subterrânea, é necessário prever a colocação de impermeabilizações de alta qualidade e instalação de sistema de drenagem;
  • uma fundação rasa requer isolamento de cima, uma vez que uma camada de isolamento térmico protegerá a base das mudanças de temperatura e servirá como uma excelente fonte de calor.

Vantagens e desvantagens

Hoje, durante a construção de edifícios, você pode escolher qualquer tipo de fundação, mas uma fundação em faixa não enterrada é especialmente popular entre os incorporadores, por ser considerada a mais confiável e ter críticas positivas ao operar estruturas em solos elevados e em argila. Muitas vezes, também é instalado em uma área com declive, onde é impossível executar uma opção de projeto rebaixado. Diversas características são consideradas as principais vantagens de tal fundação.

  • Simplicidade do dispositivo. Mesmo tendo habilidades mínimas, é perfeitamente possível colocar a estrutura com suas próprias mãos sem o envolvimento de mecanismos de elevação e equipamentos especiais. A sua construção demora normalmente vários dias.
  • Durabilidade. Observando todas as tecnologias e normas construtivas, a fundação servirá por mais de 100 anos.Neste caso, atenção especial deve ser dada à escolha do tipo de concreto e armadura.
  • Possibilidade de projetar moradias com cave e cave. Com esse layout, a fita de concreto armado servirá simultaneamente como estrutura de suporte e paredes para o porão.
  • Custos mínimos para materiais de construção. Para o trabalho, você só precisará de armaduras, concreto e painéis de madeira prontos para a confecção das fôrmas.

      Quanto às deficiências, algumas das características podem ser atribuídas a elas.

      • Intensidade de trabalho. Para a construção, é necessário primeiro fazer a terraplanagem, depois fazer uma malha armada e colocar tudo de concreto. Portanto, para agilizar o processo de instalação, é aconselhável usar a ajuda dos assistentes, mas isso implicará em custos adicionais.
      • Fácil de construir. No caso em que o assentamento é realizado no inverno, o concreto adquire sua resistência posteriormente, após 28 dias. E isso significa que você terá que esperar um mês, pois a base não pode ser carregada.
      • Falta de habilidade para construir edifícios altos e grandes. Essa fundação não é adequada para casas, cuja construção é planejada com materiais pesados.
      • A necessidade de um estilo adicional impermeabilização.

      Pagamento

      Antes de começar a estabelecer a base, você precisa concluir o projeto e fazer cálculos precisos. A complexidade dos cálculos para uma base de faixa rasa é determinar as características hidrogeológicas do solo no local. Tais estudos são obrigatórios, pois não só dependerá a profundidade da fundação, mas também serão determinadas a altura e a largura das lajes.

      Além disso, para fazer os cálculos corretos, você precisa conhecer os principais indicadores.

      • O material a partir do qual a construção do edifício é planejada. A fundação em faixa é adequada tanto para uma casa feita de concreto aerado quanto para edifícios feitos de blocos de espuma ou madeira, mas será diferente em sua estrutura. Isso se deve ao peso diferente da estrutura e sua carga na base.
      • Tamanho e área da sola. A futura base deve cumprir integralmente as dimensões do material impermeabilizante.
      • Área de superfície externa e lateral.
      • Dimensões do diâmetro da armadura longitudinal.
      • Grau e volume da solução de concreto. A massa do concreto dependerá da densidade média da argamassa.

      Para o cálculo da profundidade de assentamento é necessário, em primeiro lugar, determinar a capacidade de carga do solo no canteiro de obras e os parâmetros da sola da fita, que pode ser monolítica ou em blocos. Em seguida, deve-se calcular a carga total sobre a fundação, levando em consideração o peso das lajes do teto, das estruturas das portas e do material de acabamento.

      Também é importante investigar a profundidade do congelamento do solo. Se for de 1 a 1,5 m, então o assentamento é realizado a uma profundidade de pelo menos 0,75 m, no congelamento a mais de 2,5 m, a base é enterrada a uma profundidade superior a 1 m.

      Materiais (editar)

      A instalação de uma base para um edifício envolve o uso de materiais de construção de alta qualidade, e uma fundação de faixa rasa não é exceção. É erguido a partir de uma estrutura de concreto armado sobre uma almofada de areia, enquanto o layout pode ser monolítico ou consistir em blocos.

      Para o reforço da base são utilizadas hastes de aço, as quais, dependendo de suas características, são divididas nas classes A-I, A-II, A-III. Além das hastes, gaiolas de reforço, hastes e malhas também são colocadas na espessura do concreto. A malha e o quadro são uma estrutura feita de hastes transversais e longitudinais que são fixadas entre si.

        O esquema de reforço é selecionado de acordo com as características do projeto e depende das cargas na fundação. Para a instalação de uma base rasa, hastes de aço com um diâmetro de 10 a 16 mm são adequadas, pois suportam perfeitamente cargas e alongamento. O reforço transversal, via de regra, é realizado com arame liso de 4-5 mm de diâmetro.

        O fio de tricô também é utilizado como material auxiliar, é utilizado para fixar as hastes na confecção da tela e da moldura.

        Para aumentar a vida útil da fundação, todos os elementos de armadura devem ser protegidos de fatores externos, para isso, deixa-se uma folga de 30 mm entre as bordas das hastes e o concreto.

        Além da camada protetora, o reforço é colocado adicionalmente nos suportes, de modo que tanto os suportes especiais vendidos nas lojas quanto as peças de aço ou sucata podem ser úteis para a construção. Durante o assentamento da base, é fornecida a confecção da cofragem, que pode ser adquirida pronta ou desmontada de forma independente em pranchas de madeira.

        Para o enchimento da almofada de ar é utilizada areia de tamanho médio, e o enchimento é realizado com argamassa de concreto de diversas marcas. Nesse caso, a concretagem é melhor realizada com uma argamassa de alta qualidade, grau M100 e superior.

        Estágios do dispositivo

        A tecnologia de instalação de uma fundação rasa não é particularmente difícil, por isso é perfeitamente possível fazer todo o trabalho com suas próprias mãos. Antes de começar a lançar a base, é necessário traçar um projeto, bem como um plano de ação, no qual estejam escritas todas as atividades "de A a Z". Para que a fundação funcione de forma confiável por mais de uma dúzia de anos, é importante prestar atenção a pontos como isolamento, impermeabilização e frequência de fixação do reforço.

        É melhor se a fundação for monolítica.

        Também é importante fazer uma avaliação geodésica preliminar do solo, que irá determinar o nível de água subterrânea, a composição do solo e a profundidade de congelamento. A escolha do tipo de fundação e a profundidade da sua colocação dependerá destes parâmetros. Caso se planeje uma opção de construção orçamentária, basta fazer vários furos em diferentes partes do terreno e estudar o solo de forma independente.

        O solo, no qual há uma mistura de argila, facilmente rola em uma bola, mas se ele se rachar durante a formação, o solo consiste em argila. O solo arenoso não pode ser enrolado em uma bola, pois vai desmoronar em suas mãos.

        Depois que a composição do solo for determinada, você pode começar a construir a fundação. Como regra, as instruções passo a passo incluem as seguintes etapas:

        • cálculo da seção de armadura, largura da fita e elaboração de esquema de armadura;
        • fazer um poço de fundação ou uma trincheira para edifícios sem porão;
        • assentamento do sistema de drenagem e isolamento térmico;
        • instalação de cofragens e fixação de armaduras;
        • despejar concreto e instalar impermeabilizante após a decapagem.

        O acabamento da fundação é considerado o isolamento da zona cega, por isso é forrado com um material especial resistente à humidade. Se todos os pontos das instruções forem executados corretamente, em conformidade com as tecnologias e padrões de construção, a fundação de faixa rasa resultante não só se tornará uma base confiável para a estrutura, mas também durará muito tempo, protegendo a estrutura de influências externas .

        Escavação

        A construção da fundação deve começar com a preparação preliminar do terreno, é cuidadosamente limpo de entulhos, plantas e árvores, e é removida a camada de solo fértil. Em seguida, as marcações são feitas e todas as medidas especificadas no projeto do edifício são transferidas para o local de trabalho. Para isso, utilizam-se estacas e uma corda. Em primeiro lugar, as paredes da fachada do edifício são marcadas e, em seguida, duas outras paredes são colocadas perpendiculares a elas.

        Nesta fase, é importante controlar a regularidade das diagonais, ao final da marcação obtém-se um retângulo que compara todas as diagonais.

        As balizas são marteladas nos cantos da futura estrutura, mantendo uma distância de 1 m entre elas.O passo seguinte é instalar uma zona de estore de madeira sobre a qual se estenderão os cabos. Alguns artesãos simplesmente aplicam as dimensões da fundação ao solo usando uma argamassa de cal. Em seguida, uma trincheira é cavada, sua profundidade deve corresponder à espessura da almofada de areia e da fita.

        Uma vez que a espessura da almofada de areia geralmente não excede 20 cm, uma trincheira de 0,6-0,8 m de largura e 0,5 m de profundidade é feita para uma fundação rasa.

        Caso o projeto preveja a construção de estruturas pesadas com escada, alpendre e fogão, recomenda-se cavar uma fossa. Para fazer uma almofada com espessura de 30 a 50 cm, utiliza-se brita e areia, a opção mais comum é uma almofada composta por duas camadas: 20 cm de areia e 20 cm de brita. Para solo empoeirado, é necessário colocar geotêxteis adicionalmente na trincheira.

        O travesseiro é coberto por camadas: em primeiro lugar, uma camada de areia é uniformemente distribuída, é bem calcada, umedecida com água, depois despeja-se o cascalho e soca-se. A almofada deve ser colocada estritamente na horizontal e coberta com material impermeabilizante na parte superior.

        Cofragem

        Um ponto igualmente importante no lançamento da fundação é a montagem da fôrma. Para fazer isso, use materiais de blindagem como folhas de OSB, compensados ​​ou placas com espessura de pelo menos 5 cm, neste caso as placas devem ser batidas em blindagens. A fôrma deve ser calculada de forma que fique vários centímetros acima do futuro nível de concreto. Quanto à altura da fita, ela é igual ou inferior à profundidade da fundação, via de regra é 4 vezes a largura da fita.

        As proteções preparadas são fixadas com pregos ou parafusos auto-roscantes, após o que são adicionalmente apoiadas com pinos. Vale a pena prestar atenção ao fato de que todos os elementos de fixação não se projetam e saem para a fôrma. Se você ignorar isso, depois de despejar eles vão acabar no concreto e podem provocar o aparecimento de rachaduras ou lascas.

        A fôrma de uma fundação de faixa rasa também é reforçada adicionalmente com escoras feitas de uma barra com uma seção de 5 cm, tais suportes são colocados externamente a uma distância de 0,5 m.

        Além disso, devem ser preparados previamente furos para comunicação na fôrma e inseridos tubos. A parte interna da estrutura é revestida com polietileno, reforça a impermeabilização e reduz a aderência ao concreto.

        Também é permitida a utilização de uma fôrma não removível de espuma de poliestireno extrudido.

        Reforço

        O dispositivo deste tipo de fundação inclui reforço obrigatório. O reforço pode ser tanto tricotado com arame quanto com solda, mas a última opção não é recomendada para hastes metálicas de conexão, pois com o tempo a corrosão aparecerá nos pontos de fixação. Para a instalação da moldura, é necessário um número mínimo de hastes, pelo menos 4 peças.

        Para reforço longitudinal, deve ser usado material com nervuras de classe AII ou AIII. Além disso, quanto mais compridas as hastes, melhor ficará o quadro, pois as juntas reduzem a resistência da estrutura.

        As partes transversais da moldura são montadas com armadura lisa e mais fina com diâmetro de 6 a 8 mm. Para instalar uma base rasa, duas correias de reforço, consistindo de apenas 4 hastes longitudinais, serão suficientes. É importante que as bordas do reforço se afastem 5 cm da fundação e entre os fixadores verticais o degrau seja de pelo menos 30-40 cm.

        Um momento crucial na obra é a confecção dos cantos da moldura: as hastes devem ser dobradas de forma que a entrada da outra parede fique a pelo menos 40 mm do diâmetro das hastes. Nesse caso, a distância entre os cantos formados pelas pontes verticais deve ser a metade da distância na parede.

        Preencher

        A conclusão do trabalho durante a instalação da fundação é o vazamento de argamassa de concreto. Os especialistas recomendam o uso de concreto de fábrica com um grau não inferior a M250. Se a solução for feita de forma independente, deve-se preparar primeiro a betoneira, pois será difícil fazê-la manualmente. A base deve ser despejada com uma solução imediatamente, para isso ela é uniformemente distribuída por toda a superfície e compactada.Cada camada de enchimento deve ser cuidadosamente nivelada de acordo com a marca na cofragem.

        Artesãos experientes, que já fizeram mais de cem fundações, aconselham polvilhar o concreto com cimento seco no final do vazamento, isso melhorará sua qualidade e a camada superior endurecerá mais rapidamente.

        Via de regra, é concedido um mês para a solidificação completa da base, após o qual as obras podem ser continuadas.

        Erros graves

        Uma vez que a fundação é o principal componente de qualquer estrutura, ela deve ser colocada corretamente, especialmente para uma base de faixa rasa, que é instalada em solos soltos e argilosos. Qualquer erro cometido durante a sua construção pode anular todas as obras de construção. Ao fazer você mesmo uma base, artesãos inexperientes cometem vários erros comuns.

        • A construção começa sem calcular as dimensões básicas e a carga na fundação.
        • A base é despejada diretamente no solo, sem borrifar e formar uma almofada de areia. Como resultado, na temporada de inverno, o solo vai congelar no concreto, arrastar e levantar a fita, e como resultado a fundação começará a se levantar sob a influência da força do gelo, e o piso do porão irá rachar. Isso é especialmente verdadeiro quando não há isolamento.
        • Escolha o número de barras e o diâmetro da armadura a seu critério. Isso é inaceitável, pois o reforço da fundação estará incorreto.
        • A construção é realizada em mais de uma temporada. Todo o ciclo de trabalho deve ser distribuído de forma que o assentamento da base, o assentamento das paredes e o isolamento da área cega sejam concluídos antes do início do frio.

        Além disso, é considerado um grande erro proteger a base de concreto com uma película. Não feche. A solução derramada deve ter acesso à ventilação.

        Para saber como fazer uma base de tira rasa com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário