Fundação em faixa: características e fases de construção

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Propósito
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Materiais (editar)
  6. Regras de cálculo e design
  7. Montagem
  8. Markup
  9. Escavação
  10. Cofragem
  11. Preencher
  12. Dicas úteis

Todo mundo conhece o velho ditado que diz que um homem de verdade deve fazer três coisas em sua vida: plantar uma árvore, criar um filho e construir uma casa. Com o último ponto, surgem principalmente muitas dúvidas - qual material é melhor usar, escolha um prédio de um ou dois andares, quantos cômodos contar, com ou sem varanda, como instalar uma fundação e muitos outros. Dentre todos esses aspectos, é o alicerce que é fundamental, e este artigo se dedicará ao seu tipo de fita, suas características, diferenciais, tecnologia de construção.

Peculiaridades

Apesar de existirem vários tipos de fundação para uma casa, a preferência na construção moderna é dada a uma fundação em faixa. Devido à sua durabilidade, confiabilidade e resistência, ocupa uma posição de liderança na indústria da construção em todo o mundo.

Já pelo nome fica claro que tal estrutura é uma fita de largura e altura fixas, colocada em valas especiais ao longo dos limites do edifício sob cada uma das paredes externas, formando assim um circuito fechado.

Esta tecnologia dá à base a máxima rigidez e resistência. E devido ao uso de concreto armado na formação da estrutura, a resistência máxima é alcançada.

Entre as principais características do tipo de base de faixa estão as seguintes:

  • já mencionado acima confiabilidade e longa vida útil;
  • construção rápida da estrutura;
  • disponibilidade geral em termos de custo em relação aos seus parâmetros;
  • a capacidade de instalar manualmente sem o uso de equipamentos pesados.

De acordo com os padrões da GOST 13580-85, a fundação em faixa é uma laje de concreto armado, cujo comprimento é de 78 cm a 298 cm, a largura é de 60 cm a 320 cm e a altura é de 30 cm a 50 cm Após os cálculos, o grau base é determinado com um índice de carga de 1 a 4, que é um indicador da pressão das paredes na fundação.

Em comparação com os tipos de pilha e laje, a base da tira, é claro, vence. No entanto, uma fundação colunar cobre a fundação com uma fita devido ao consumo significativo de materiais e ao aumento da intensidade do trabalho.

A estimativa da estrutura da fita pode ser calculada levando em consideração a soma do custo de instalação e o custo dos materiais de construção. O preço médio de um metro corrido acabado de uma fita de fundação de concreto é de 6 a 10 mil rublos.

Este número é influenciado por:

  1. características do solo;
  2. a área total da cave;
  3. tipo e qualidade dos materiais de construção;
  4. profundidade;
  5. dimensões (altura e largura) da própria fita.

A vida útil da fundação em faixa depende diretamente da escolha correta do local de construção, do cumprimento de todos os requisitos e códigos de construção. Levar em consideração todas as regras estenderá a vida útil por mais de uma década.

Uma característica importante nesta questão é a escolha do material de construção:

  • uma fundação de tijolos durará até 50 anos;
  • estrutura pré-fabricada - até 75 anos;
  • Entulho e concreto monolítico na fabricação da base aumentarão a vida útil em até 150 anos.

Propósito

É possível usar a tecnologia de cintas para a construção da fundação:

  • na construção de uma estrutura monolítica, de madeira, concreto, tijolo, moldura;
  • para um edifício residencial, balneário, utilitário ou edifício industrial;
  • para a construção de cercas;
  • se o edifício está localizado em um terreno com declive;
  • óptimo se decidir construir uma cave, varanda, garagem ou cave;
  • para uma casa onde a densidade das paredes é superior a 1300 kg / m³;
  • para edifícios leves e pesados;
  • em áreas com solo heterogeneamente acamado, o que leva ao encolhimento desigual da base da estrutura;
  • em solo argiloso, argiloso e arenoso.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens da base de fita:

  • uma pequena quantidade de materiais de construção, por isso o baixo custo em relação às características da fundação;
  • é possível arranjar uma garagem ou quarto na cave;
  • alta fiabilidade;
  • permite distribuir a carga da casa por toda a área da base;
  • a estrutura da casa pode ser feita de vários materiais (pedra, madeira, tijolo, blocos de concreto);
  • não precisa ocupar todo o terreno da casa;
  • capaz de suportar cargas pesadas;
  • ereção rápida - os principais custos de tempo são necessários para cavar uma vala e construir cofragens;
  • construção simples;
  • é uma tecnologia testada pelo tempo.

Entre todas as muitas vantagens, vale a pena mencionar algumas das desvantagens da fundação da faixa:

  • apesar de toda a simplicidade do projeto, o trabalho em si é bastante trabalhoso;
  • dificuldade de impermeabilização quando instalado em solo úmido;
  • inadequada para solos com propriedades de suporte fracas devido à grande massa da estrutura;
  • a confiabilidade e a resistência são garantidas apenas no reforço (reforço da base de concreto com reforço de aço).

Visualizações

Ao classificar o tipo de fundação selecionado de acordo com o tipo de dispositivo, é possível distinguir as fundações monolíticas e pré-fabricadas.

Monolítico

Assume-se a continuidade das paredes subterrâneas. São caracterizados por baixos custos de construção em relação à resistência. Este tipo é procurado ao construir uma casa de banhos ou uma pequena casa de madeira. A desvantagem é o grande peso da estrutura monolítica.

A tecnologia de uma fundação monolítica envolve uma estrutura metálica de reforço, que é instalada em uma vala, após a qual é vazada com concreto. É devido ao caixilho que se adquirem a necessária rigidez da fundação e a resistência aos esforços.

Custo por 1 sq. m - cerca de 5100 rublos (com características: laje - 300 mm (h), almofada de areia - 500 mm, grau de concreto - M300). Em média, um empreiteiro para lançar uma base 10x10 levará cerca de 300-350 mil rublos, levando em consideração a instalação e o custo dos materiais.

Pré-fabricado

Uma fundação de faixa pré-fabricada difere de uma monolítica por ser constituída por um complexo de blocos especiais de concreto armado interligados por meio de armadura e argamassa de alvenaria, que são montados com uma grua no canteiro de obras. Entre as principais vantagens está a redução do tempo de instalação. A desvantagem é a falta de um design único e a necessidade de atrair equipamentos pesados. Além disso, em termos de resistência, a fundação pré-fabricada é inferior à monolítica em até 20%.

Essa fundação é utilizada na construção de edifícios industriais ou civis, bem como em chalés e casas particulares.

Os principais custos serão gastos com transporte e aluguel por hora de um caminhão guindaste. 1 metro de corrida de uma fundação pré-fabricada custará pelo menos 6.600 rublos. A base do prédio com área de 10x10 deverá gastar cerca de 330 mil. Colocar blocos de parede e travesseiros em uma distância curta permitirá que você economize dinheiro.

Há também uma subespécie da estrutura com fendas em faixa, que em seus parâmetros é semelhante a uma fundação em faixa monolítica. No entanto, esta base é adaptada para vazar exclusivamente em solos argilosos e não porosos. Tal fundação é mais barata devido à redução do trabalho de terra, uma vez que a instalação é feita sem cofragem. Em vez disso, uma trincheira é usada, que se assemelha visualmente a uma lacuna, daí o nome. As fundações com fenda permitem equipar uma garagem ou despensa em edifícios baixos e não maciços.

Importante! O concreto é despejado em solo úmido, pois em uma vala seca parte da umidade vai para o solo, o que pode deteriorar a qualidade da fundação. Portanto, é melhor usar concreto de um grau superior.

Outra subespécie da fundação de faixa pré-fabricada é a cruz. Inclui vidros para colunas, placas de base e intermediárias. Essas fundações são necessárias em um edifício em linha - quando uma fundação colunar está localizada nas proximidades de uma fundação do mesmo tipo. Este arranjo está repleto de subsidência de estruturas. A utilização de fundações cruzadas envolve o contacto da treliça das vigas finais do edifício em construção com uma estrutura já construída e estável, permitindo assim uma distribuição homogénea da carga. Este tipo de construção é aplicável tanto para construção residencial como industrial. Entre as deficiências, destaca-se a laboriosidade do trabalho.

Além disso, para um tipo de fundação em faixa, você pode fazer uma divisão condicional em relação à profundidade do assentamento. Neste contexto, as espécies enterradas e enterradas rasas são distinguidas pela magnitude da carga.

O aprofundamento é realizado abaixo do nível estabelecido de congelamento do solo. No entanto, dentro dos limites de prédios baixos privados, uma fundação rasa é aceitável.

A escolha nesta digitação depende de:

  • massa de construção;
  • a presença de um porão;
  • tipo de solo;
  • indicadores de diferença de altura;
  • nível do lençol freático;
  • o nível de congelamento do solo.

A determinação dos indicadores listados ajudará na escolha correta do tipo de fundação da faixa.

A visão detalhada da fundação é destinada a uma casa feita de blocos de espuma, edifícios pesados ​​feitos de pedra, tijolo ou edifícios de vários andares. Para tais fundações, diferenças significativas de altura não são terríveis. Ideal para edificações em que a disposição do subsolo é planejada. É erguido 20 cm abaixo do nível de congelamento do solo (para a Rússia é 1,1-2 m).

É importante levar em consideração as forças de flutuação que elevam o gelo, que devem ser menores do que a carga concentrada da casa. Para enfrentar essas forças, a base é colocada na forma de um T invertido.

A fita rasa se distingue pela leveza dos edifícios que nela serão colocados. Em particular, trata-se de estruturas de madeira, moldura ou celulares. Mas é indesejável localizá-lo no solo com um alto nível de água subterrânea (até 50-70 cm).

As principais vantagens de uma fundação rasa são o baixo custo dos materiais de construção, a facilidade de uso e o curto tempo de instalação, em contraste com uma fundação enterrada. Além disso, se é possível sobreviver com uma pequena adega em casa, então essa fundação é uma opção excelente e de baixo custo.

Entre as desvantagens, pode-se destacar a inadmissibilidade de instalação em solos instáveis., e tal fundação não funcionará para uma casa de dois andares.

Além disso, uma das características deste tipo de base é a pequena área da superfície lateral das paredes e, portanto, as forças de flutuação do levantamento do gelo não são terríveis para uma construção leve.

Hoje, os desenvolvedores estão introduzindo ativamente a tecnologia finlandesa para instalar uma fundação sem aprofundamento - gradeamento por pilha. A grade é uma laje ou vigas que ligam as estacas umas às outras já acima do solo. O novo tipo de dispositivo de nível zero não requer a instalação de placas e a instalação de blocos de madeira. Além disso, não há necessidade de desmontar o concreto endurecido. Acredita-se que tal estrutura não está sujeita a força de levantamento e a fundação não é deformada. Instalado na cofragem.

De acordo com as normas regulamentadas pelo SNiP, é calculada a profundidade mínima da fundação da faixa.

Profundidade de congelamento de solo condicionalmente não poroso

A profundidade de congelamento de solo levemente levantado de consistência sólida e semissólida

Profundidade de colocação da fundação

até 2 m

até 1 m

0,5 m

até 3 m

até 1,5 m

0,75 m

mais de 3 m

de 1,5 a 2,5 m

1m

Materiais (editar)

A fundação da tira é principalmente montada de tijolos, concreto armado, concreto de entulho, usando blocos de concreto armado ou lajes.

O tijolo é adequado se a casa for construída com uma moldura ou paredes de tijolo finas. Uma vez que o material de tijolo é muito higroscópico e facilmente destruído devido à umidade e ao frio, tal fundação enterrada não é bem-vinda em locais com alto nível de água subterrânea. Ao mesmo tempo, é importante fornecer um revestimento impermeabilizante para tal base.

A popular base de concreto armado, apesar de seu baixo custo, é bastante confiável e durável. O material contém cimento, areia, brita, que são reforçados com uma malha de metal ou barras de reforço. Adequado para solo arenoso ao erguer fundações monolíticas de configuração complexa.

Uma fundação de tira feita de concreto é uma mistura de cimento, areia e pedras grandes. Um material bastante confiável com parâmetros de comprimento - não mais do que 30 cm, largura - de 20 a 100 cm e duas superfícies paralelas de até 30 kg. Esta opção é perfeita para solos arenosos. Além disso, um pré-requisito para a construção de uma fundação de concreto com entulho deve ser a presença de uma almofada de cascalho ou areia de 10 cm de espessura, o que simplifica o processo de assentamento da mistura e permite o nivelamento da superfície.

A fundação em blocos e lajes de concreto armado é um produto acabado fabricado na própria empresa. Entre as características distintivas - confiabilidade, estabilidade, resistência, capacidade de uso para casas de vários projetos e tipos de solo.

A escolha do material para a construção de uma fundação em faixa depende do tipo de dispositivo.

A base do tipo pré-fabricado é feita:

  • de blocos ou placas de uma marca estabelecida;
  • argamassa de concreto ou mesmo tijolo é usada para selar as fissuras;
  • concluído com todos os materiais para isolamento hídrico e térmico.

Para uma fundação monolítica, recomenda-se o uso de:

  • a cofragem é construída em placa de madeira ou poliestireno expandido;
  • concreto;
  • material para isolamento hídrico e térmico;
  • areia ou brita para o travesseiro.

Regras de cálculo e design

Antes da elaboração do projeto e da determinação dos parâmetros de fundação da edificação, recomenda-se a revisão dos documentos normativos de construção, que descrevem todas as principais regras de cálculo da fundação e tabelas com os coeficientes estabelecidos.

Entre esses documentos:

GOST 25100-82 (95) “Solos. Classificação";

GOST 27751-88 “Confiabilidade de estruturas de edifícios e fundações. Provisões básicas para o cálculo ";

GOST R 54257 "Confiabilidade de estruturas de edifícios e fundações";

SP 131.13330.2012 "Climatologia da construção". Versão atualizada de SN e P 23-01-99;

SNiP 11-02-96. “Vistorias de engenharia para construção. Provisões básicas ";

SNiP 2.02.01-83 "Fundações de edifícios e estruturas";

Manual para SNiP 2.02.01-83 "Manual para o projeto de fundações de edifícios e estruturas";

SNiP 2.01.07-85 "Cargas e impactos";

Manual para SNiP 2.03.01; 84. "Manual para o projeto de alicerces sobre alicerces naturais para colunas de edifícios e estruturas";

SP 50-101-2004 "Projeto e construção de fundações e fundações de edifícios e estruturas";

SNiP 3.02.01-87 "Terraplenagem, fundações e fundações";

SP 45.13330.2012 "Obras de terraplenagem, fundações e fundações". (Edição atualizada do SNiP 3.02.01-87);

SNiP 2.02.04; 88 "Bases e fundações no permafrost."

Consideremos detalhadamente e passo a passo o plano de cálculo para a construção da fundação.

Para começar, é feito um cálculo total do peso total da estrutura, incluindo o telhado, paredes e pisos, o número máximo permitido de moradores, equipamentos de aquecimento e instalações domésticas e a carga de precipitação.

Você precisa saber que o peso da casa é determinado não pelo material do qual a fundação é feita, mas pela carga que é criada por toda a estrutura de vários materiais.Esta carga depende diretamente das propriedades mecânicas e da quantidade de material utilizado.

Para calcular a pressão na sola da base, basta resumir os seguintes indicadores:

  1. carga de neve;
  2. carga útil;
  3. carga de elementos estruturais.

O primeiro item é calculado usando a fórmula carga de neve = área do telhado (do projeto) x parâmetro definido de massa de cobertura de neve (diferente para cada região da Rússia) x fator de correção (que é influenciado pelo ângulo de inclinação de um único ou frontão cobertura).

O parâmetro estabelecido da massa da cobertura de neve é ​​determinado de acordo com o mapa zonado SN e P 2.01.07-85 “Cargas e impactos”.

A próxima etapa é calcular a carga útil potencialmente aceitável. Esta categoria inclui eletrodomésticos, residentes temporários e permanentes, móveis e equipamentos de banheiro, sistemas de comunicação, fogões e lareiras (se houver), vias de engenharia adicionais.

Existe uma forma estabelecida para o cálculo deste parâmetro, calculado com margem: parâmetros de carga útil = área total da estrutura x 180 kg / m².

Nos cálculos do último ponto (carga de partes do edifício), é importante listar todos os elementos do edifício ao máximo, incluindo:

  • diretamente a própria base reforçada;
  • piso térreo da casa;
  • parte do edifício que suporta a carga, aberturas de janelas e portas, escadas, se houver;
  • pisos e superfícies de teto, pisos de cave e sótão;
  • cobertura de telhado com todos os elementos resultantes;
  • isolamento do chão, impermeabilização, ventilação;
  • acabamento de superfícies e artigos decorativos;
  • todo o conjunto de fixadores e hardware.

Além disso, para calcular a soma de todos os elementos acima, dois métodos são usados ​​- matemático e os resultados de um cálculo de marketing no mercado de materiais de construção.

Claro, também existe a opção de usar uma combinação de ambos os métodos.

O plano para o primeiro método é:

  1. quebrar estruturas complexas em partes no projeto, determinar as dimensões lineares dos elementos (comprimento, largura, altura);
  2. multiplique os dados obtidos para medir o volume;
  3. com o auxílio das normas de projeto tecnológico de toda a União ou nos documentos do fabricante, estabelecer o peso específico do material de construção utilizado;
  4. tendo estabelecido os parâmetros de volume e gravidade específica, calcule a massa de cada um dos elementos de construção usando a fórmula: massa de uma parte do edifício = volume desta parte x parâmetro da gravidade específica do material de que é feito ;
  5. calcular a massa total admissível sob a fundação somando os resultados obtidos nas partes da estrutura.

O método de cálculo do marketing é orientado por dados da Internet, meios de comunicação de massa e análises profissionais. A gravidade específica indicada também é somada.

Os departamentos de design e vendas das empresas dispõem de dados precisos, sempre que possível, ao contactá-los, esclareça a nomenclatura ou utilize o site do fabricante.

O parâmetro geral da carga na fundação é determinado somando todos os valores calculados - a carga das partes da estrutura, útil e neve.

A seguir, é calculada a pressão específica aproximada da estrutura na superfície do solo sob a sola da fundação projetada. Para o cálculo, a fórmula é usada:

pressão específica aproximada = peso de toda a estrutura / dimensões da área dos pés da base.

Tendo determinado esses parâmetros, um cálculo aproximado dos parâmetros geométricos da fundação da faixa é permitido. Esse processo ocorre de acordo com um determinado algoritmo estabelecido durante pesquisas por especialistas do departamento científico e de engenharia. O esquema de cálculo da dimensão da fundação depende não só da carga prevista sobre a mesma, mas também das normas documentadas de construção para o aprofundamento da fundação, que, por sua vez, são determinadas pelo tipo e estrutura do solo, ao nível de água subterrânea e a profundidade do congelamento.

Com base na experiência adquirida, o desenvolvedor recomenda os seguintes parâmetros:

Tipo de solo

Solo dentro da profundidade de congelamento calculada

O intervalo da marca planejada ao nível do lençol freático durante o período de congelamento

Profundidade de instalação da fundação

Não poroso

Areia grossa, cascalho, grossa e de tamanho médio

Não padronizado

Qualquer, independentemente da fronteira de congelamento, mas não inferior a 0,5 metros

Puffy

A areia é fina e lamacenta

Excede a profundidade de congelamento de mais de 2 m

O mesmo indicador

Argila arenosa

Excede a profundidade de congelamento em pelo menos 2 m

Não menos do que ¾ do nível de congelamento calculado, mas não menos do que 0,7 m.

Barro, argila

Menos profundidade de congelamento estimada

Não inferior ao nível calculado de congelamento

O parâmetro de largura da fundação da tira não deve ser inferior à largura das paredes. A profundidade do poço, que determina o parâmetro de altura da base, deve ser projetada para uma almofada de areia ou cascalho de 10-15 centímetros. Estes indicadores permitem em cálculos posteriores determinar com: A largura mínima da base da fundação é calculada em função da pressão do edifício na fundação. Esse tamanho, por sua vez, determina a largura da própria fundação, pressionando o solo.

Por isso é tão importante fazer um exame do solo antes de iniciar o projeto da estrutura.

  • a quantidade de concreto para despejar;
  • volume de elementos de reforço;
  • a quantidade de material para a cofragem.

Parâmetros recomendados de largura da sola para fundações de tiras, dependendo do material selecionado:

Pedra de entulho:

  • profundidade do porão - 2 m:
  • comprimento da parede do porão - até 3 m: espessura da parede - 600, largura da base do porão - 800;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 750, largura da base do porão - 900.
  • profundidade do porão - 2,5 m:
  • comprimento da parede do porão - até 3 m: espessura da parede - 600, largura da base do porão - 900;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 750, largura da base do porão - 1050.

Escombros de concreto:

  • profundidade do porão - 2 m:
  • comprimento da parede do porão - até 3 m: espessura da parede - 400, largura da base do porão - 500;
  • Comprimento da parede do porão - 3-4 m: espessura da parede - 500, largura da base do porão - 600.
  • profundidade do porão - 2,5 m:
  • Comprimento da parede do porão até 3 m: espessura da parede - 400, largura da base do porão - 600;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 500, largura da base do porão - 800.

Tijolo de barro (comum):

  • profundidade do porão - 2 m:
  • Comprimento da parede do porão até 3 m: espessura da parede - 380, largura da base do porão - 640;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 510, largura da base do porão - 770.
  • profundidade do porão - 2,5 m:
  • Comprimento da parede do porão até 3 m: espessura da parede - 380, largura da base do porão - 770;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 510, largura da base do porão - 900.

Betão (monólito):

  • profundidade do porão - 2 m:
  • Comprimento da parede do porão até 3 m: espessura da parede - 200, largura da base do porão - 300;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 250, largura da base do porão - 400.
  • profundidade do porão - 2,5 m;
  • Comprimento da parede do porão até 3 m: espessura da parede - 200, largura da base do porão - 400;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 250, largura da base do porão - 500.

Blocos de concreto):

  • profundidade do porão - 2 m:
  • Comprimento da parede do porão até 3 m: espessura da parede - 250, largura da base do porão - 400;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 300, largura da base do porão - 500.
  • profundidade do porão - 2,5 m:
  • Comprimento da parede do porão até 3 m: espessura da parede - 250, largura da base do porão - 500;
  • Comprimento da parede do porão 3-4 m: espessura da parede - 300, largura da base do porão - 600.

Além disso, é importante ajustar de forma otimizada os parâmetros ajustando as normas de pressão específica sobre o solo da sola de acordo com a resistência calculada do solo - a capacidade de suportar uma certa carga de toda a estrutura sem assentá-la.

A resistência do solo projetada deve ser maior do que os parâmetros da carga específica do edifício. Este ponto é um requisito de peso no processo de projeto da base de uma casa, segundo o qual, para obter dimensões lineares, é necessário resolver elementarmente uma desigualdade aritmética.

Na elaboração do desenho, é imprescindível que essa diferença seja de 15-20% da carga específica da estrutura a favor do valor da capacidade do solo em suportar a pressão do edifício.

De acordo com os tipos de solo, as seguintes resistências de projeto são exibidas:

  • Solo grosso, brita, cascalho - 500-600 kPa.
  • Areia:
    • cascalho e grosso - 350-450 kPa;
    • tamanho médio - 250-350 kPa;
    • densa fina e empoeirada - 200-300 kPa;
    • densidade média - 100-200 kPa;
  • Argila arenosa dura e plástica - 200-300 kPa;
  • Argila dura e plástica - 100-300 kPa;
  • Argila:
    • sólido - 300-600 kPa;
    • plástico - 100-300 kPa;

100 kPa = 1kg / cm²

Corrigidos os resultados obtidos, obtemos os parâmetros geométricos aproximados da fundação da estrutura.

Além disso, a tecnologia atual pode simplificar significativamente os cálculos usando calculadoras especiais em sites de desenvolvedores. Ao especificar as dimensões da base e o material de construção usado, você pode calcular o custo total de construção da fundação.

Montagem

Para instalar a base de tira com suas próprias mãos, você precisará de:

  • elementos de reforço redondos e ranhurados;
  • fio de aço galvanizado;
  • areia;
  • tábuas afiadas;
  • Blocos de madeira;
  • um conjunto de pregos, parafusos auto-roscantes;
  • Material de impermeabilização para paredes de fundação e cofragem;
  • concreto (predominantemente feito em fábrica) e materiais apropriados para isso.

Markup

Tendo planejado construir uma estrutura no local, vale a pena primeiro investigar o local onde a construção está planejada.

Existem algumas regras para escolher um local para uma fundação:

  • Imediatamente após o derretimento da neve, é importante atentar para a presença de rachaduras (indique a heterogeneidade do solo - o congelamento levará a uma subida) ou falhas (indique a presença de veios de água).
  • A presença de outras edificações no local permite avaliar a qualidade do solo. Você pode ter certeza de que o solo está uniforme cavando uma trincheira em um ângulo na casa. A imperfeição do solo indica a desfavorabilidade do local para construção. E se forem percebidas fissuras na fundação, é melhor adiar a construção.
  • Conforme mencionado acima, faça uma avaliação hidrogeológica do solo.

Tendo decidido que o site selecionado atende a todos os padrões, você deve começar a marcar o site. Em primeiro lugar, ele precisa ser nivelado e livre de ervas daninhas e detritos.

Para marcar o trabalho, você precisará de:

  • cabo de marcação ou linha de pesca;
  • roleta;
  • estacas de madeira;
  • nível;
  • lápis e papel;
  • martelo.

A primeira linha da marcação é definidora - é a partir dela que todos os outros limites serão medidos. Nesse caso, é importante estabelecer um objeto que servirá de ponto de referência. Pode ser outra estrutura, uma estrada ou uma cerca.

A primeira estaca é o canto direito do prédio. O segundo é instalado a uma distância igual ao comprimento ou largura da estrutura. Os pinos são conectados uns aos outros com um cordão de marcação especial ou fita. O resto está obstruído da mesma maneira.

Tendo definido os limites externos, você pode ir para os internos. Para isso, são utilizadas estacas provisórias, que são instaladas a uma distância da largura da faixa de fundação em ambos os lados das marcações dos cantos. As marcas opostas também são conectadas com um cabo.

Linhas de paredes de suporte e divisórias são instaladas de maneira semelhante. As janelas e portas pretendidas são destacadas com pinos.

Escavação

Quando a etapa de marcação é concluída, os cabos são removidos temporariamente e as valas são cavadas ao longo das marcas no solo sob as paredes externas de suporte da estrutura ao longo de todo o perímetro da marcação. O espaço interno é extraído apenas se for para organizar um porão ou um cômodo do porão.

Os requisitos estabelecidos para terraplenagem são especificados no SNiP 3.02.01-87 em terraplenagem, fundações e fundações.

A profundidade das trincheiras deve ser maior do que a profundidade do projeto da fundação. Não se esqueça da camada preparatória obrigatória de concreto ou material a granel. Se o corte escavado ultrapassar significativamente a profundidade, levando em consideração o estoque, pode-se reabastecer esse volume com o mesmo solo ou brita, areia. No entanto, se o exagero exceder mais de 50 cm, você deve entrar em contato com os designers.

É importante levar em consideração a segurança dos trabalhadores - a profundidade excessiva da fossa exige o reforço das paredes da vala.

De acordo com os regulamentos, os fixadores não são necessários se a profundidade for:

  • para solos volumosos, arenosos e de granulação grossa - 1 m;
  • para franco-arenoso - 1,25 m;
  • para argila e argila - 1,5 m.

Normalmente, para a construção de um pequeno edifício, a profundidade média da vala é de 400 mm.

A largura da escavação deve corresponder ao plano, que já leva em consideração a espessura da fôrma, os parâmetros do preparo subjacente, cuja saliência para além dos limites laterais da base é permitida no mínimo 100 mm.

Os parâmetros usuais são considerados como a largura da trincheira, igual à largura da fita mais 600-800 mm.

Importante! Para que o fundo da fossa seja uma superfície perfeitamente plana, deve-se usar um nível de água.

Cofragem

Este elemento representa a forma da fundação pretendida. O material de cofragem é na maioria das vezes madeira devido à sua disponibilidade em termos de custo e facilidade de execução. A cofragem de metal removível ou não removível também é usada ativamente.

Além disso, dependendo do material, os seguintes tipos diferem:

  • alumínio;
  • aço;
  • plástico;
  • combinado.

Classificando a fôrma em função do tipo de construção, temos:

  • grande placa;
  • escudo pequeno;
  • ajustável volumétrico;
  • bloquear;
  • deslizamento;
  • móvel horizontalmente;
  • levantamento e ajustável.

Agrupando os tipos de cofragem por condutividade térmica, eles se diferenciam:

  • isolado;
  • não isolado.

A estrutura da cofragem é:

  • convés com escudos;
  • fechos (parafusos, cantos, pregos);
  • adereços, escoras e armações de apoio.

Você precisará dos seguintes materiais para instalação:

  • placa do farol;
  • placa para escudos;
  • luta de placas longitudinais;
  • gancho de tensão;
  • suporte de mola;
  • escada;
  • pá;
  • área de concretagem.

O número de materiais listados depende dos parâmetros da fundação da tira.

A própria instalação prevê o cumprimento estrito dos requisitos estabelecidos:

  1. a instalação da fôrma é precedida de uma limpeza minuciosa do local de entulhos, tocos, raízes de plantas e eliminação de eventuais irregularidades;
  2. o lado da fôrma em contato com o concreto é idealmente limpo e nivelado;
  3. a recolocação ocorre de forma a evitar o encolhimento durante a concretagem - tal deformação pode afetar adversamente toda a estrutura como um todo;
  4. os painéis de cofragem são conectados uns aos outros o mais firmemente possível;
  5. todas as fixações da fôrma são cuidadosamente verificadas - a conformidade das dimensões reais com as de projeto é verificada com um barômetro, um nível é usado para controlar a posição horizontal, a verticalidade - um fio de prumo;
  6. se o tipo de cofragem permitir a sua remoção, para a reutilização é importante limpar os fechos e as proteções de detritos e vestígios de betão.

Instruções passo a passo para organizar a cofragem contínua para uma base de tira:

  1. Para nivelar a superfície, as placas do farol são instaladas.
  2. Com um intervalo de 4 m, são fixados painéis de fôrma em ambos os lados, os quais são fixados com escoras para maior rigidez e espaçadores que proporcionam uma espessura fixa da faixa de fundo.
  3. A fundação só será uniforme se o número de blindagens entre as placas de sinalização for o mesmo.
  4. As garras, que são placas longitudinais, são pregadas nas laterais das tabelas para alinhamento horizontal e estabilidade.
  5. As contrações são estabilizadas por escoras inclinadas que permitem que as tabelas sejam alinhadas verticalmente.
  6. As proteções são fixadas com ganchos tensores ou clipes de mola.
  7. A cofragem maciça é geralmente obtida com altura superior a um metro, o que requer a instalação de escadas e plataformas para a concretagem.
  8. Se necessário, a análise da estrutura é realizada na ordem inversa.

A instalação de uma estrutura escalonada passa por várias etapas. Cada próxima camada de cofragem é precedida por outra da mesma camada:

  1. a primeira fase da cofragem;
  2. concretagem;
  3. segunda etapa de cofragem;
  4. concretagem;
  5. a instalação dos parâmetros necessários é realizada de acordo com o mesmo esquema.

A instalação de fôrmas escalonadas também é possível imediatamente, como o mecanismo de montagem de uma estrutura sólida. Neste caso, é importante respeitar a disposição horizontal e vertical das peças.

Durante a fase de construção da fôrma, o planejamento dos orifícios de ventilação é uma questão essencial. As saídas de ar devem estar localizadas a pelo menos 20 cm acima do solo. No entanto, vale a pena considerar as inundações sazonais e variar a localização dependendo deste fator.

O melhor material para a abertura de ventilação é um tubo redondo de plástico ou cimento-amianto com um diâmetro de 110-130 mm. As vigas de madeira têm tendência a aderir à base de betão, o que torna difícil a sua remoção posterior.

O diâmetro das aberturas é determinado em função do tamanho do edifício e pode atingir de 100 a 150 cm. Esses orifícios de ventilação nas paredes estão localizados estritamente paralelos entre si a uma distância de 2,5-3 m.

Com toda a necessidade de fluxos de ar, há casos em que a presença de orifícios não é necessária sem falhas:

  • a sala já possui saídas de ventilação no andar do prédio;
  • entre os pilares da fundação, um material com permeabilidade ao vapor suficiente é usado;
  • um sistema de ventilação poderoso e estável está disponível;
  • O material à prova de vapor cobre areia ou solo compactado no porão.

Compreender a variedade de classificações de materiais contribui para a seleção correta de acessórios.

Dependendo da tecnologia de fabricação, os acessórios podem ser diferentes:

  • fio ou laminado a frio;
  • haste ou laminados a quente.

Dependendo do tipo de superfície, as hastes:

  • com perfil periódico (ondulações), proporcionando máxima conexão com o concreto;
  • suave.

Por destino:

  • hastes usadas em estruturas convencionais de concreto armado;
  • hastes de pré-esforço.

Na maioria das vezes, o reforço de acordo com GOST 5781 é usado para fundações de tiras - um elemento laminado a quente aplicável para estruturas reforçadas convencionais e pré-tensionadas.

Além disso, de acordo com os graus de aço e, portanto, as propriedades físicas e mecânicas, as barras de reforço diferem de A-I a A-VI. Para a fabricação de elementos da classe inicial, utiliza-se aço de baixo carbono, nas classes altas - propriedades próximas ao aço-liga.

Recomenda-se dispor a fundação com fita adesiva utilizando barras de reforço classe A-III ou A-II, com diâmetro mínimo de 10 mm.

Nas áreas planejadas com a carga mais alta, os acessórios de instalação são instalados na direção da pressão adicional esperada. Esses locais são os cantos da estrutura, as áreas com as paredes mais altas, a base sob a varanda ou terraço.

Ao instalar uma estrutura de reforço, são formados cruzamentos, encontros e cantos. Essa unidade montada de forma incompleta pode levar a uma rachadura ou afundamento da fundação.

É por isso que, para confiabilidade, eles são usados:

  • pernas - curva em L (interna e externa), fixada na parte externa de trabalho da estrutura feita de reforço;
  • braçadeira cruzada;
  • ganho.

É importante lembrar que cada classe de armadura tem seus próprios parâmetros específicos de ângulo de flexão e curvatura admissíveis.

Em uma estrutura de uma peça, as peças são conectadas de duas maneiras:

  • Soldagem, envolvendo equipamentos especiais, a disponibilidade de energia elétrica e um especialista que fará tudo.
  • Tricô possível com um simples gancho de parafuso, arame de montagem (30 cm por intersecção). É considerado o método mais confiável, embora demorado. Sua comodidade reside no fato de que, se necessário (carga de flexão), a haste pode ser ligeiramente deslocada, aliviando a pressão sobre a camada de concreto e protegendo-a de danos.

Você pode fazer um gancho se pegar uma haste de metal grossa e durável. Uma alça é feita de uma extremidade para uso mais conveniente, a outra é dobrada em forma de gancho. Depois de dobrar o fio de montagem ao meio, faça um laço em uma das pontas. A seguir, deve ser enrolado em volta do nó reforçado, colocando o gancho no laço de forma que encoste em uma das "caudas", e a segunda "cauda" é enrolada com um arame de fixação, apertando cuidadosamente em volta da barra de reforço.

Todas as peças metálicas são cuidadosamente protegidas com uma camada de concreto (pelo menos 10 mm) para evitar a corrosão ácida.

Os cálculos da quantidade de armadura que será necessária para a construção de uma fundação em faixa requerem a determinação dos seguintes parâmetros:

  • dimensões do comprimento total da fita de fundação (externo e, se disponível, lintéis internos);
  • o número de elementos para armadura longitudinal (você pode usar a calculadora no site do fabricante);
  • o número de pontos de reforço (o número de cantos e junções das faixas de fundação);
  • os parâmetros da sobreposição dos elementos de armadura.

Os padrões SNiP indicam os parâmetros da área da seção transversal total dos elementos de armadura longitudinal, que será de pelo menos 0,1% da área da seção transversal.

Preencher

Recomenda-se lançar uma fundação monolítica com concreto em camadas de 20 cm de espessura, após o que a camada é compactada com um vibrador de concreto para evitar vazios. Se o concreto for despejado no inverno, o que é indesejável, é necessário isolá-lo com a ajuda dos materiais disponíveis. Na estação seca, recomenda-se o uso de água para criar um efeito úmido, caso contrário, pode afetar sua resistência.

A consistência do concreto deve ser a mesma para cada camada, e o vazamento deve ser feito no mesmo dia., uma vez que um baixo nível de adesão (uma forma de adesão de superfícies de consistências sólidas ou líquidas diferentes) pode levar a rachaduras. Caso não seja possível enchê-lo em um dia, é importante pelo menos despejar água em abundância sobre a superfície de concreto e, para manter a umidade, cobrir com filme plástico por cima.

O concreto deve assentar. Após 10 dias, as paredes da base são tratadas externamente com mástique de betume e um material impermeabilizante (na maioria das vezes material de cobertura) é colado para proteger contra a penetração de água.

A próxima etapa é o preenchimento das cavidades da base da tira com areia, que também é colocada em camadas, enquanto se soca cuidadosamente cada camada. Antes de colocar a próxima camada, a areia é regada.

Dicas úteis

Uma fundação de faixa corretamente instalada é uma garantia de longos anos de operação do edifício.

É importante manter claramente uma profundidade de fundação constante em toda a área da obra, pois pequenos desvios levam a uma diferença na densidade do solo, saturação de umidade, o que compromete a confiabilidade e durabilidade da fundação.

Entre as omissões frequentemente encontradas na construção da fundação de um edifício estão principalmente a inexperiência, desatenção e frivolidade na instalação, bem como:

  • estudo insuficientemente completo das propriedades hidrogeológicas e do nível do solo;
  • o uso de materiais de construção baratos e de baixa qualidade;
  • a falta de profissionalismo dos construtores é demonstrada por danos à camada de impermeabilização, marcações curvas, almofada desigualmente colocada, violação do ângulo;
  • descumprimento dos prazos de retirada da fôrma, secagem da camada de concreto e demais etapas temporais.

Para evitar tais erros, é de fundamental importância entrar em contato apenas com especialistas que se dedicam à instalação de fundações de estruturas e tentar acompanhar as etapas de construção. Se, no entanto, a instalação da base for planejada de forma independente, é preferível consultar especialistas da área antes de iniciar os trabalhos.

Um tópico importante na construção da fundação é a questão da época recomendada para tal obra.Conforme mencionado acima, o inverno e o final do outono são considerados épocas indesejáveis, uma vez que o solo congelado e encharcado leva a inconvenientes, desaceleração das obras e, principalmente, encolhimento da fundação e aparecimento de fissuras na estrutura acabada. Os profissionais destacam que a época ideal para a construção são os períodos de calor e seca (dependendo da região, esses intervalos caem em meses diferentes).

                            Por vezes, após a construção da fundação e o funcionamento do edifício, surge a ideia de expandir o espaço habitacional da casa. Esta questão requer uma análise cuidadosa do estado da fundação. Com resistência insuficiente, a construção pode levar ao fato de a fundação estourar, cair ou aparecer rachaduras nas paredes. Tal resultado pode levar à destruição completa do edifício.

                            No entanto, se o estado da fundação não permitir a conclusão da construção, você não deve ficar chateado. Neste caso, existem alguns truques na forma de reforçar a fundação da estrutura.

                            Este processo pode ser realizado de várias maneiras:

                            • em caso de pequenos danos à fundação, é suficiente restaurar a camada hidro e termo-isolante;
                            • mais cara é a expansão da fundação;
                            • costumam usar o método de substituir o solo sob a base da casa;
                            • usando vários tipos de pilhas;
                            • criando uma camisa de concreto armado que evita o colapso quando aparecem rachaduras nas paredes;
                            • o reforço com clipes monolíticos fortalece a base em toda a sua espessura. Este método envolve o uso de uma moldura de concreto armado de dupla face ou tubos que injetam uma solução que preenche livremente todos os vazios da alvenaria.

                            O mais importante ao construir qualquer tipo de fundação é determinar corretamente o tipo necessário, realizar um cálculo minucioso de todos os parâmetros, seguir as instruções passo a passo para realizar todas as ações, cumprir as regras e conselhos de especialistas e, claro , peça o apoio de assistentes.

                            A tecnologia da base da tira está no próximo vídeo.

                            1 comentário
                            0

                            Belo site.

                            O comentário foi enviado com sucesso.

                            Cozinha

                            Quarto

                            Mobiliário