Instruções passo a passo para construir a fundação de uma casa de madeira

Instruções passo a passo para construir a fundação de uma casa de madeira
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Cálculo dos materiais necessários
  4. Trabalho preparatório
  5. Montagem
  6. Adendo

As casas de madeira devem ser construídas sobre fundações sólidas e confiáveis. Para fazer isso, você precisa construir uma base de alta qualidade. Para realizar tal trabalho, não é necessário recorrer a serviços caros de especialistas. Os próprios proprietários podem construir uma base boa e durável. Hoje veremos mais de perto como preparar os alicerces de uma casa de madeira.

Peculiaridades

Uma casa de madeira é uma construção bastante leve. Essas estruturas podem ser erguidas em quase todas as fundações. O principal é abordar com competência a preparação dessa base e usar materiais de alta qualidade que atendam a todos os requisitos. Além disso, é muito importante levar em consideração o tipo de solo e suas características.

Os proprietários podem fazer o seguinte:

  • Solicite a perfuração de um poço para retirar o solo e envie-o para análise em um laboratório. Com base nos resultados identificados, os engenheiros poderão realizar todos os cálculos necessários. Como resultado, você poderá construir uma base muito forte "por séculos". Se decidir ir por aqui, saiba que custará uma boa quantia.
  • Existe outro método para construir a fundação de uma casa de madeira. Este método é baseado na experiência dos vizinhos que vivem nesta área, bem como nos seus próprios conhecimentos. Este é o caminho percorrido pela maioria dos utentes que vão construir uma habitação.

Uma característica distintiva da base para uma estrutura de pórtico é o seu baixo custo. Isso se deve ao fato de tais edifícios serem leves, especialmente quando comparados com estruturas de tijolos ou blocos.

Para escolher um tipo específico de fundação para uma estrutura de quadro, você precisa levar em consideração uma série de fatores específicos:

  • um papel importante é desempenhado pelas propriedades do solo, sobre o qual está prevista a colocação de alicerces e a construção de uma casa;
  • você precisa levar em consideração a presença de uma área de subsolo;
  • o peso da estrutura geral da casa também é importante, o que depende principalmente dos materiais com os quais está planejada ser construída;
  • a proximidade das águas subterrâneas, bem como a taxa de congelamento do solo.

Antes de prosseguir com a construção da fundação de uma casa de madeira, é importante determinar as propriedades do solo. Para entender esse problema, você pode solicitar levantamentos geológicos, mas isso, como mencionado acima, será caro. Via de regra, são as próprias pessoas que determinam o nível das águas subterrâneas, sua proximidade, bem como a composição imediata do solo. Para fazer isso, você precisa cavar um buraco (com uma profundidade de cerca de 1,5 m) e examinar o corte do solo.

Assim, bases arenosas-pedregosas, rochosas ou gravilhadas, em que não haja argila, bem como solos arenosos grosseiros sem quaisquer inclusões, são a solução ideal para o assentamento de uma fundação. Essas bases não acumulam umidade e não incham ao congelar.

Solos empoeirados e de grãos finos também são chamados de solos volumosos. Essas bases não podem ser consideradas adequadas para a construção de uma fundação.

Os solos com elevado teor de argila, junto aos quais existe água subterrânea, distinguem-se pelo facto de incharem em condições de congelamento.

Só depois de determinar o tipo de solo você pode escolher um tipo específico de fundação para uma casa de madeira. Esta característica deve ser levada em consideração, caso contrário, a estrutura pode não ser a mais forte e durável.

A fundação deve durar tanto quanto a própria casa de madeira. Neste caso, não é necessário construir uma base de concreto armado devido ao baixo peso da construção.

Ao escolher um tipo adequado de fundação, é importante levar em consideração não apenas o tipo de solo, mas também as características da própria casa de madeira. Estruturas semelhantes são erguidas a partir de barras de madeira ou perfis de metal. As estruturas são complementadas por diversos tipos de isolamentos, acabamentos, bem como revestimentos de barreira hídrica e de vapor.

Em um único conjunto, esses componentes formam uma espécie de "torta", que consiste em:

  • lajes de gesso cartonado, que atuam como acabamento localizado na parte interna da estrutura;
  • membranas especiais que impedem a entrada de vapores no teto;
  • isolamento, que pode ser placas ou revestimentos de rolo;
  • material de acabamento constituído por matéria-prima polimérica ou madeira (são estes componentes os responsáveis ​​pela rigidez suficiente da estrutura);
  • uma camada protetora de polietileno, que não permite que a umidade e o vento passem do exterior do edifício;
  • camada de acabamento (materiais como revestimento, revestimentos macho e fêmea ou misturas de gesso são mais frequentemente usados ​​como camada de acabamento).

Especialistas dizem que se houver muita água subterrânea no território, não vai funcionar para construir um porão. Em tais condições, não importa o tipo de fundação que você escolheu e quão impermeabilizante de alta qualidade foi fornecida a ela - com qualquer decisão, haverá água no porão em tal local.

Recomenda-se a construção de moradias em sítio flutuante e maciço, em cuja base existe uma laje monolítica de fundação. Tal componente é indispensável em tais condições, pois confere ao edifício o nível de rigidez necessário.

O peso da estrutura da "moldura" recai principalmente sobre as peças de suporte, vergas, postes e caibros. Todos os outros componentes podem fornecer apenas uma pequena carga, que depende principalmente do projeto específico da casa. Tudo isso afeta a seleção da fundação, bem como a localização de seus nós principais. Também é muito importante levar em consideração os dados sobre a distribuição do peso dos componentes da estrutura do pórtico na preparação de fundações por estacas ou colunares.

Existem vários tipos de fundações. Cada um deles está sendo construído de acordo com sua própria tecnologia. É perfeitamente possível preparar essas bases por conta própria, sem recorrer a especialistas. No entanto, é muito importante evitar erros. Para fazer isso, você deve seguir estritamente as instruções passo a passo.

Visualizações

Para escolher o tipo apropriado de fundação para uma casa de madeira, você precisa se familiarizar com as características e características de todas as opções possíveis para essas fundações.

Fita

Este tipo de fundação é mais frequentemente escolhido ao construir casas com um pequeno número de andares. A popularidade de tais bases deve-se ao seu custo acessível e construção bastante simples. Freqüentemente, as fundações de tiras são reforçadas com estacas. Essas estruturas também são chamadas de fita-pilha.

A base da tira é dividida em 2 tipos:

  • A estrutura rasa tem uma profundidade rasa - não mais do que 70 cm. Esta fundação está localizada acima do nível de congelamento do solo. A base é formada durante a construção de prédios térreos no solo, que são propensos à formação de gelo.
  • Há também uma base em faixa recuada. Essa estrutura é tratada se houver um porão na estrutura da habitação. A profundidade desta fundação pode chegar a 1,2 m.

Se você decidir construir uma tal opção de base para a "moldura", então você deve levar em conta que ela deve ser erguida de forma escrupulosa e precisa, sem cometer o menor erro. Se a execução da fundação for de má qualidade, isso pode levar a consequências adversas.

Via de regra, um tipo de fundação de fita é construído se a casa for planejada para ser equipada com um porão ou um subsolo aquecido. Uma base rasa é perfeita para solo não poroso. Porém, com um nível de congelamento profundo, será necessário cavar uma vala de grande profundidade, ou reforçar a fundação com estruturas de estacas instaladas abaixo do nível de congelamento.

Parafuso

A base forte em estacas de parafuso é ideal para estruturas de enquadramento. É construída em solos soltos e instáveis, bem como em áreas caracterizadas por terrenos difíceis e a localização mais próxima de lençóis freáticos.

As principais vantagens das fundações por estacas são:

  • a capacidade de realizar trabalhos de instalação sem o envolvimento de equipamentos especiais;
  • instalação rápida, que pode levar apenas um dia;
  • excelentes propriedades de suporte de carga;
  • resistência ao congelamento do solo e ao impacto da água subterrânea;
  • uma ampla seleção de dimensões e tipos, o que permite escolher a melhor opção para diferentes condições;
  • preço acessível;
  • possibilidade de construção em qualquer época.

No entanto, a fundação aparafusada tem uma séria desvantagem - porões não podem ser construídos com tal fundação. Este tipo de fundação é projetado apenas para a construção de estruturas leves ou extensões compactas.

Colunar

Este tipo de fundação é feito de pilares de concreto, separados uns dos outros. Esses elementos são colocados em todo o perímetro da casa, bem como na intersecção de paredes localizadas no interior do edifício. A parte inferior dos pilares é a base e o topo é a cabeça. Considere uma nuance: as cabeças devem estar em uma posição horizontal clara, pois é sobre elas que a moldura da habitação será posteriormente colocada. A altura dessas peças é geralmente igual à altura do piso do 1º andar (cerca de 50-60 cm do nível do solo).

Metade dos apoios que estão localizados no subsolo são geralmente arredondados na seção transversal. A metade que fica acima do solo é geralmente quadrada ou retangular. Para tal fundação, um poço deve ser preparado. Uma simples broca de jardim pode ser usada para isso. Recomenda-se que a estrutura do quadro para tais ereções seja feita de placas com bordas.

O diâmetro do recesso depende principalmente da severidade da estrutura, que posteriormente será localizada na base colunar.

A área de pilha é geralmente pequena. Por esta razão, tal fundação deve ser construída sobre fundações confiáveis ​​- camadas sólidas de solo que são mais baixas do que o nível de congelamento. Normalmente, a profundidade de perfuração para tais estruturas é de aproximadamente 2 m.

A metade do solo dessas bases é feita de materiais como concreto armado, tijolo ou madeira. A última opção é a mais curta. Os postes de madeira não duram muito, mesmo que sejam pré-tratados com caras impregnações protetoras. Quanto aos pilares de tijolo, sua construção pode demandar muito tempo e esforço. Conclui-se que uma fundação colunar de concreto é ótima.

O concreto armado garante uma “longa vida” da fundação, bem como máxima resistência tanto à compressão quanto à tração, o que exclui a deformação em condições de gelo. É possível preparar uma solução para a fabricação de tais elementos com suas próprias mãos, mas isso exigirá o uso de uma betoneira de alta qualidade.

As estruturas de fundação podem ter uma seção em forma de retângulo ou cilindro., e eles podem ser não apenas constantes, mas também variáveis ​​(ou seja, base ampla). Para uma base variável com pilares será necessário realizar muito mais terraplenagem, porém, devido à ampliação da área de apoio, a capacidade de carga da estrutura de fundação também aumenta.

Monolítico

A base monolítica é forte e confiável. É uma laje única de concreto armado monolítico.Esta base está localizada diretamente sob toda a estrutura do quadro. Esta fundação se distingue por suas propriedades de suporte de carga máximas, especialmente quando comparada com outras opções para fundações de fundação. Graças a essas características, uma estrutura monolítica pode fornecer suporte confiável e estável, mesmo para uma estrutura pesada em condições de solo pesado.

A espessura das lajes de concreto armado começa a partir de 10 cm. Baseia-se numa almofada compactada de areia e brita, complementada com uma camada impermeabilizante. Um quadro de reforço é instalado no topo, consistindo de 2 malhas, firmemente conectadas entre si. As lajes monolíticas são lisas e complementadas com reforços.

Cálculo dos materiais necessários

Você pode usar calculadoras de construção online para calcular os materiais necessários para a construção da fundação.

O volume dos componentes necessários pode ser calculado de forma independente. Para determinar o número necessário de pilares para uma fundação por estacas, você precisa estudar o projeto da casa, se houver.

Se não houver planta da casa:

  • é necessário traçar o perímetro da futura estrutura de construção e destacar os pontos de instalação das estacas (isso deve ser feito nos cantos, nas junções dos pisos das paredes, bem como em todo o perímetro, mantendo um degrau de 1,5-2 m);
  • uma vez que as estruturas de pórticos são leves, é improvável que o reforço da estrutura seja necessário, portanto, o arranjo usual será suficiente;
  • agora você precisa contar o número de pontos marcados.

Trabalho preparatório

Antes de proceder à instalação da fundação, é necessário realizar um trabalho preparatório. A confiabilidade e a resistência da construção dependerão desta etapa.

Etapas do trabalho:

  • Primeiro você precisa nivelar o local onde a casa foi construída. Todas as raízes, árvores, grama, grama e tocos devem ser removidos.
  • Em seguida, é necessário fazer a marcação do contorno da construção. Ao mesmo tempo, é necessário marcar todas as esquinas, mantendo a distância necessária das casas do bairro.
  • Para posicionar corretamente uma casa em um local, vários fatores importantes devem ser levados em consideração, incluindo a altura estimada do edifício, bem como a localização de outros edifícios.
  • Após concluir a marcação, é necessário instalar uma almofada de areia ou terra.

Neste trabalho preparatório pode ser considerado concluído.

Montagem

Vamos considerar em detalhes as instruções para preparar a fundação de uma casa de madeira com nossas próprias mãos.

Para fazer uma fundação por estaca, é necessário realizar os seguintes trabalhos:

  • É necessário aprofundar os pilares preparados usando uma instalação especial. Eles são conduzidos a uma determinada marca em áreas designadas. Depois disso, os elementos finitos restantes são nivelados. Para uma habitação com estrutura, é permitido comprar estacas com a secção mais pequena.
  • As peças de metal do parafuso são torcidas com um dispositivo especial.
  • Se você mesmo deseja instalar estacas, primeiro precisa perfurar poços com bases largas. Sua profundidade depende das características do solo. Você precisa chegar a uma base sólida.
  • Além disso, uma camada de impermeabilização e uma moldura são colocadas na cavidade e o concreto é derramado. Recomenda-se levar soluções M300-M400.
  • Depois de instalar as pilhas, é necessário consertar a grade. Posteriormente, as molduras dos tetos das paredes contarão com ele. A grelha pode ser monolítica ou pré-fabricada.
  • O elemento pré-fabricado é instalado em estacas de concreto armado com cabeçote.
  • As peças monolíticas são montadas no canteiro de obras: colocam a fôrma, fazem um travesseiro no fundo da grade, impermeabilizam, fixam a moldura e amarram ao reforço dos pilares. Em seguida, uma solução concreta é derramada.

Depois disso, podemos assumir que a fundação está pronta.

Agora vamos dar uma olhada nas instruções passo a passo para instalar uma fundação de pilares sob uma casa em uma estrutura:

  • Marque o plano. As estantes deverão estar localizadas nos cantos, nas linhas de intersecção dos pisos, bem como ao longo do perímetro com degrau de 2 a 3 m, devendo estas marcações ser transferidas para o local.
  • Em seguida, poços são cavados para pilares.Se a estrutura for de tubos de amianto ou elementos monolíticos, as escavações devem ser feitas com tubo motor (pode-se alugar).
  • Sob os pilares de pedra, os buracos podem ser cavados com uma pá. Nesse caso, as dimensões da escavação devem ser 60x80 cm, e a profundidade deve ser 20-30 cm menor que o nível de congelamento da terra.
  • Estruturas monolíticas impermeáveis ​​imediatamente (colocar material de cobertura nos furos). Para peças de tijolo, entulho ou pedra, a impermeabilização deve ser instalada em estrutura já acabada.
  • Para uma estrutura de concreto, um quadro de reforço deve ser instalado.
  • Colocar a fôrma acima do solo a uma certa altura (pelo menos 40 cm).
  • Depois que a solução é derramada.
  • Em seguida, a grelha é instalada de acordo com o mesmo esquema que no caso da base de estaca. No entanto, pode não existir. Em seguida, uma barra é colocada no topo dos racks, que se tornará o suporte para a estrutura do quadro.

Em conclusão, é necessário equipar os captadores de parede que ocupam a distância entre os pilares. Nesses locais, uma trincheira é cavada com 20-30 cm de profundidade. A base é preenchida com concreto. Quando endurece até o fim, você pode projetar uma parede. Se você negligenciar este estágio, então, para isolamento, você precisará de uma divisória mais baixa para que o piso da residência não fique muito frio.

Não é tão difícil construir um alicerce com pilares por conta própria. Basta ter em conta que com um tal desenho é muito problemático fazer uma cave, por isso é melhor abandonar tal empreendimento. Esta fundação é mais barata do que uma fundação em tiras ou estacas.

Considere como preparar uma base de tira barata com suas próprias mãos:

  • Primeiro você precisa cavar uma vala / fosso de fundação. Seja qual for a sua escolha, a largura do corte deve ser 0,5 m maior que o perímetro especificado, o que é necessário para tornar o trabalho mais conveniente.
  • A profundidade da vala / poço de fundação depende diretamente do tipo de solo. Via de regra, esse valor é de 0,8-0,15 m, levando-se em consideração o travesseiro.
  • Em seguida, você precisa marcar o perímetro da parede da fundação. É necessário medir corretamente todos os cantos e, em seguida, certificar-se de que os lados estão paralelos.
  • Em seguida, você deve corrigir a cofragem. Sua altura depende das dimensões da base, se houver. No entanto, este parâmetro deve estar pelo menos 40 cm acima do nível do solo.
  • A largura da futura fita é calculada da mesma forma que a espessura da parede (100 mm devem ser adicionados a este valor, e para uma estrutura de moldura é possível fazer 200-300 mm).
  • Agora, a almofada de areia tem 10-20 cm de espessura.
  • Em seguida, a estrutura do quadro é montada.
  • Em seguida, o concreto é derramado. É aconselhável usar as marcas M300 ou M400.

Esta fundação é boa porque não requer uma preparação meticulosa e instalação de estruturas adicionais para a construção de paredes.

Quanto à construção de uma laje monolítica, aqui você deve seguir as seguintes instruções:

  • Primeiramente, deve-se fazer uma escavação no solo até a profundidade da camada fértil. A camada exposta precisa ser compactada.
  • Em seguida, deve-se proceder à instalação de uma almofada de areia e cascalho. Sua espessura deve ser de cerca de 20 cm.
  • Agora você precisa lançar algumas camadas de revestimento impermeabilizante de polímero.
  • Em seguida, é feita uma camada de concreto preparatório com 5 cm de espessura.
  • Depois disso, você precisa instalar uma estrutura sólida confiável. Para fazer uma malha, você deve pegar um reforço espesso com um diâmetro de 12-16 mm. Deve ser fixado, aderindo a um degrau de no máximo 40 cm em duas direções.
  • As hastes devem ser amarradas com arame. Faça dois planos e conecte-os um ao outro a uma curta distância (cerca de 10-15 cm).
  • Agora você pode continuar a derramar a solução. Para tal fundação, você precisará de muito. Nessas obras, você não pode escolher um material barato de qualidade média. As marcas ideais são M-300 e M-400.

Uma base monolítica sólida está ao nível do solo. Além disso, prevê a disposição do nível do subsolo e do subsolo. Uma laje mais profunda e maior não é necessária para uma pequena casa em uma estrutura. É melhor construir uma base semelhante para grandes edifícios.

Se você tiver solo argiloso em seu local, é melhor começar a perfurá-lo quando o tempo estiver seco.

Adendo

Na preparação da fundação de uma casa com moldura, é necessário o uso de argamassa de cimento de alta qualidade. Sua marca deve ser pelo menos M250. Os especialistas recomendam o uso das formulações M300 e M400. Em solos de saibro, rochoso e arenoso-rochoso, pode-se equipar qualquer tipo de fundação. Se você decidir construir uma fundação colunar, você deve saber que a fundação mais confiável será de concreto armado. Essas peças não estão sujeitas a deformação e são altamente resistentes.

Se o solo no local for estável, você não pode gastar dinheiro e construir uma fundação rasa. A fundação em estacas é freqüentemente construída em áreas com declive acentuado, uma vez que é muito difícil, demorado e caro para nivelá-las. Para que os poços estejam corretos, a broca deve estar na posição estritamente vertical.

Uma fundação feita de tijolos só pode ser instalada sobre uma camada de concreto. Isso se aplica tanto à tira quanto à base colunar. Se você decidir construir uma fundação com estacas de parafuso, você deve saber que elas podem ser alongadas, se necessário. Para isso, as extremidades superiores dessas peças são equipadas com ranhuras e roscas.

As estacas aparafusadas podem ser instaladas no solo não só com a ajuda de mecanismos especiais, mas também manualmente. Graças a esta característica, tais estruturas são consideradas muito convenientes em termos de construção.

A fundação monolítica é legitimamente reconhecida como uma das mais confiáveis ​​e fortes. Essa fundação não será barata, mas fornecerá à fundação e à estrutura da casa uma vida útil longa e sem problemas. Um papel importante na construção de uma estrutura de pórtico é desempenhado pelo projeto da casa. É melhor encomendá-lo a especialistas que não desconsiderarão todos os pontos e nuances necessários.

Ao construir uma fundação, sempre siga as instruções, especialmente se você não tiver a experiência adequada. Não cometa erros ao preparar a fundação de uma casa de madeira, pois isso pode levar a consequências negativas para todo o edifício.

Este gráfico mostra em detalhes como é realizada a preparação e instalação de uma fundação de faixa rasa para a futura casa de madeira.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário