Qual fundação é melhor escolher: pilha ou fita?
A construção de qualquer instalação começa com a preparação da fundação. Os mais populares hoje são os tipos de bases de fita e pilha. Vamos descobrir quais são as vantagens de cada um deles. Isso ajudará você a decidir qual tipo escolher.
Critérios de escolha
Não é totalmente verdade dizer qual fundamento é melhor. Só que cada tipo de base (fita ou pilha) possui características próprias e é adequada para um tipo específico de solo. Uma avaliação objetiva dos seguintes aspectos permitirá que você escolha o tipo certo de fundação:
- características do solo;
- características e tipo de instalação em construção;
- a originalidade de cada tipo de fundação;
- capacidades financeiras, tamanho do canteiro de obras, etc.
Antes de dar preferência a um ou outro tipo de fundação, deve-se realizar um levantamento geológico completo e coletar amostras de solo em diferentes épocas do ano. É aconselhável que a análise seja realizada por um profissional. Com base nos dados obtidos, é tomada uma decisão sobre a escolha do tipo de fundação.
Para avaliar a rentabilidade deste último, o cálculo da carga que o edifício tem na fundação ajudará. Também pontos importantes são a presença ou ausência de subsolo, o número de andares e a finalidade do edifício.
Esses e muitos outros cálculos formam a base da documentação do projeto. Com base nele, é traçada uma planta da fundação, que reflete seu tipo, largura, profundidade, características de configuração, espaçamento de estacas, forma e dimensões, e características da seção desta.
Se os dois tipos de fundação são adequados para um determinado tipo de solo e para uma determinada edificação, recomenda-se fazer um orçamento para cada um deles. A partir daí, será possível fazer uma avaliação objetiva da capacidade financeira e técnica, bem como escolher a melhor opção.
Características do solo
Existem vários tipos de solo.
- Solos pedregosos e rochosos. São considerados a melhor opção de construção, uma vez que se caracterizam pela robustez, resistência ao gelo, resistência à água. No entanto, cavar um buraco ou cravar pilhas em tal solo não é fácil. A saída da situação geralmente é a perfuração líder - preparação do poço, no qual o suporte é então inserido ou baixado.
- Argila. Eles se distinguem por um maior levantamento (são saturados com água e adquirem um estado de levantamento, incham quando congelam). Os solos argilosos não são muito densos, portanto, estão sujeitos à deformação. Eles são subdivididos em argila, limo, arenoso.
Esta não é a melhor opção para construção, visto que existe um risco elevado de alicerce da fundação, alagamento da base e primeiros pisos da instalação, ruptura das comunicações. Para tais solos, o uso de fundações de faixa não é recomendado. Uma exceção é a argila, mas apenas com a condição de que uma fundação em faixa profundamente enterrada (até 1,5 m) seja usada.
- Sandy. Em geral, esse tipo de solo pode ser classificado como não poroso, pois a areia permite que a água passe sem sofrer deformação, ela se presta bem à compactação. Este solo possui diversas variedades. São solos pedregosos (areia grossa), solos de areia média e solos "siltosos" (à base de areia fina, que se aproxima da argila em suas características).
- Orgânico... Isso inclui solos limosos e turfosos.São os mais impróprios para construção, visto que são friáveis, com elevado teor de água subterrânea.
Resumindo, podemos dizer que a fundação em faixa requer um solo mais forte, mais denso e não saturado com água. Este tipo de fundação não é recomendado para uso em solos de relevo, quando construindo em encostas de montanhas, próximo a corpos d'água.
O uso da tira base em solos orgânicos é estritamente proibido.
O método de estaca (dependendo da tecnologia escolhida de cravação em suportes) pode ser localizado em quase qualquer tipo de solo - saturado de umidade, móvel, argiloso e até orgânico. No entanto, em solos rochosos muito densos, uma tentativa de cravar uma pilha é carregada de deformação. Também é impossível usar o método de parafuso de pilha para instalar suportes. Uma saída da situação será a instalação de uma fundação de faixa ou perfuração líder preliminar de poços para apoios compactados.
Entre outras coisas, em solos sólidos, mas não rochosos, você pode tentar organizar uma fundação por estacas usando a técnica de erosão do solo. Para isso, também está sendo preparada uma fossa, na qual o suporte é rebaixado (na medida do possível). Em seguida, a água é fornecida ao espaço entre o suporte e o eixo sob pressão. Escando para baixo, ele amolece o solo e também ajuda a reduzir o atrito entre a estrutura e o solo.
Uma fundação por estacas pode ajudar a elevar um edifício, tornando-o ideal para locais sujeitos a inundações. O principal neste caso é usar estacas de concreto armado com um revestimento anticorrosivo confiável em 2-3 camadas.
Especificações
Visualmente, a faixa de fundação é uma faixa de concreto armado que se estende ao longo de todo o perímetro do edifício e se fecha em um único sistema. Pode ser de dois tipos: monolítico e pré-fabricado. O primeiro é organizado despejando concreto na gaiola de reforço, o segundo é montado a partir de blocos de concreto armado, fixados com argamassa de concreto e adicionalmente armados. Dependendo da profundidade da fundação, pode estar abaixo da profundidade de congelamento do solo (fundação profundamente enterrada) ou acima desta marca (enterrada superficialmente).
A profundidade da base da tira é selecionada com base nas características estruturais. Objetos de dimensão capital, bem como edifícios feitos de tijolos e pedras, requerem uma fundação profundamente enterrada. Para pequenas dependências, casas de madeira ou estrutura, você pode usar um análogo raso da base.
Em geral, uma base de tira é adequada para a maioria dos tipos de construção. Ao mesmo tempo, é possível regular sua profundidade, o que significa, se necessário, reduzir o custo.
Ao contrário da pilha, a base do tipo fita permite equipar caves e porões da casa. Com o isolamento de alta qualidade do porão, você pode reduzir significativamente a perda de calor do edifício, reduzindo assim o custo de aquecimento.
A cave pode acomodar uma sala da caldeira, garagem, oficina, piscina. Em outras palavras, você pode aumentar a área útil ou técnica da sala. No entanto, não devemos esquecer o terreno em que está prevista a construção de uma casa com cave. É improvável que o uso deste último seja confortável em condições de inundações regulares. Nomeadamente, isto deve ser esperado durante a construção de tal objeto em solos com um alto nível de aumento do lençol freático e em solos altamente argilosos.
Entende-se por fundação por estaca uma estrutura de suportes cravados no solo, ligados de cima por vigas ou gradeamento (laje monolítica sobre base de concreto ou concreto armado). A carga recai sobre esses suportes, que são caracterizados por uma grande resistência. As estacas são cravadas abaixo do nível de congelamento do solo. Eles devem contornar camadas perigosas sujeitas a deformações e consolidar em camadas fortes.
Os suportes podem ser feitos de:
- madeira (o menos durável, adequado para pequenas construções de madeira);
- metal (pode ser usado para edifícios residenciais em um andar);
- concreto armado (as estruturas metálicas mais duráveis, vazadas com concreto e reforçadas no sentido transversal com armadura de aço, são adequadas para a construção de vários andares, a organização de estruturas hidráulicas e de engenharia, instalações industriais e agrícolas).
A instalação de estacas pode ser realizada de várias maneiras. Esta é a principal vantagem desta tecnologia - escolhendo um ou outro método de instalação, você pode adaptar a fundação por estaca para quase qualquer tipo de solo, mesmo o mais "caprichoso".
As fundações por estacas podem ser instaladas não apenas em solos permafrost, saturados de água e instáveis, mas também em regiões com aumento da atividade sísmica.
Toda a variedade de técnicas de cravação de estacas pode ser reduzida a vários grupos.
- Métodos de martelagem Implica cravar uma pilha no solo ou comprimi-la com a ajuda de instalações especiais de prensagem vibratória. O método requer o uso de equipamento pesado, proteção da pilha com uma cabeça especial (para que não se quebre com o impacto). Só pode ser aplicado em áreas não desenvolvidas. Isto se deve ao fato de que o processo de instalação é acompanhado por um alto nível de ruído e vibrações, que afetam negativamente o solo das fundações dos edifícios vizinhos.
- Métodos de compactação (também são submersíveis) envolve o abaixamento da pilha em um poço previamente preparado. Seu diâmetro é ligeiramente maior do que o diâmetro do tubo, portanto, tubos de revestimento são usados para fixar este último. Além disso, o espaço livre entre as paredes do poço e as superfícies laterais do suporte pode ser preenchido com uma solução de solo ou um análogo de cimento e areia. Este método difere do anterior por reduzir o nível de ruído, a ausência de vibrações, portanto pode ser aplicado mesmo em áreas urbanas densas.
- Técnica de cravação de estacas Também envolve a utilização de um fuste previamente criado, porém a pilha não é baixada ou cravada nele, mas é aparafusada graças às lâminas na parte inferior do suporte. Com isso, o atrito entre o suporte e o solo é reduzido, o que simplifica o processo de instalação.
Uma desvantagem significativa da fundação sobre estacas é a impossibilidade de construir um edifício com cave. Isso não é apenas inconveniente, mas também requer um isolamento mais sério do próprio edifício.
Custo e intensidade de trabalho da instalação
Se falarmos sobre os custos financeiros e a laboriosidade do processo, então, a esse respeito, a fundação em faixa perde para a fundação por estaca - é mais cara. Envolve a escavação, a compra de areia e brita para a “almofada”, bem como a duração do processo devido à necessidade de esperar que o concreto ganhe a resistência necessária.
A instalação de fundações de estacas e tiras é recomendada na estação quente com tempo claro e seco. Em temperaturas negativas, o lançamento de concreto e a instalação de estacas podem ser realizados desde que o nível de congelamento do solo não ultrapasse 1 m. Porém, neste caso, é necessário utilizar equipamentos especiais e adicionar componentes especiais à solução para que o concreto ganhe a força necessária. Isso aumenta o custo de instalação.
Apesar do fato de que teoricamente as estacas podem ser cravadas mesmo no inverno, tal instalação ameaça rolar quando o solo derrete.
Se não for possível adiar a construção até a estação quente, dispositivos especiais que gerem vapor quente devem ser usados. Eles são baixados para o poço para aquecer o solo, após o que o suporte é montado de forma conveniente.
Por outro lado, se você tiver as habilidades necessárias, a fundação da tira pode ser organizada com suas próprias mãos, sem o envolvimento de equipamentos especiais. A única exceção será um misturador de concreto, que é necessário para lançar uma base de uma grande área. Se falamos do tamanho reduzido da base, então a solução pode ser preparada de forma independente diretamente no canteiro de obras.
No entanto, esta afirmação não pode ser considerada verdadeira para fundações de tiras de grandes áreas. O fato é que para garantir uma alta capacidade de carga, a solução de concreto deve ser vazada de cada vez. Com uma grande frente de trabalho, não dá para prescindir de atrair equipamentos especiais e contratar uma equipe de construção.
A organização da fundação por estacas, na maioria dos casos, envolve o envolvimento de equipamentos especiais pesados (bate-estacas, escavadeiras com martelo, etc.). Se falamos de sistemas de estacas vibratórias, então equipamentos especiais só podem ser colocados em canteiros de obras cujas dimensões não sejam inferiores a 500 m kV. Somente pilhas com lâminas podem ser instaladas com suas próprias mãos. Será mais barato, mas o processo será trabalhoso e demorado.
Uma saída para a situação, se for necessário construir um objeto de capital em solos fracos, móveis, propensos ao congelamento, será a instalação de uma fundação de estacas. Avaliações de construtores profissionais confirmam que esta opção inclui as melhores características da base sobre pilhas e uma fita analógica. COMvai proporcionar resistência à deformação do solo, sendo que a “tira” de concreto assume o peso da edificação.
Para o que é melhor: fitas ou estacas de parafuso para a fundação, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.