Como cavar corretamente um poço de fundação?

Contente
  1. Hora de trabalhar
  2. Variedades
  3. Preparação e cálculo
  4. Desenvolvimento para diferentes tipos de bases
  5. Conselho de profissional

A fundação é a base sobre a qual assenta todo o edifício. É por isso que é necessário levar o seu design muito a sério. Você precisa obter conselhos de profissionais, fazer um grande número de cálculos, verificar e analisar tudo. Freqüentemente, para economizar dinheiro, as pessoas cavam sozinhas, mas nesses casos é importante entender o que e como fazer.

Cavar é o que completa o poço da fundação. Mas esse processo começa a partir dos cálculos, que vão para a fase preparatória. Inclui a procura de veículos especiais, a compra das ferramentas, macacões e equipamentos necessários, a seleção de uma equipa de trabalhadores (se necessário). Em cada etapa, é necessário estar atento à qualidade do trabalho executado, pois dela depende a confiabilidade e a segurança da estrutura.

Hora de trabalhar

Os construtores iniciantes costumam pensar em que horas é melhor cavar um poço de fundação. Há apenas um fato óbvio na superfície - não vale a pena fazer isso no inverno, pois é extremamente difícil cavar no solo congelado. No entanto, isso não significa que todas as outras temporadas sejam adequadas para o trabalho.

Um bom especialista responderá que existem duas estações adequadas: verão e outono. Você não pode realizar um trabalho deste tipo na primavera. Nessa época do ano, começam os processos de degelo da terra, com o qual é liberada uma grande quantidade de água, que precisará ser bombeada. Consequentemente, custos adicionais serão necessários para equipamentos especializados.

Escolher a época certa para começar a trabalhar é uma boa maneira de economizar dinheiro. Mas se ainda for preciso trabalhar com solo úmido, lembre-se que é necessário equipar um sistema especial de retirada de umidade (para isso, está sendo construída uma drenagem de cascalho).

A temporada de outono não é totalmente adequada para esta atividade. Você pode trabalhar apenas em sua primeira parte, quente. No final do outono já começam as geadas, o solo se comporta de maneira instável - congela à noite e descongela durante o dia. Isso pode deixar uma marca no andamento e na qualidade do trabalho.

Obviamente, é impossível proibir inequivocamente a abertura de um poço de fundação na estação fria. Se houver uma necessidade premente de sua criação urgente, é possível. No entanto, você deve levar em conta que esse "prazer" custará uma vez e meia a duas vezes mais.

Se você quiser fazer com as próprias mãos uma cova de fundação para o porão ou para a fundação de uma casa comum, em primeiro lugar, é necessário preparar um desenho e um plano de trabalho.

Variedades

Antes de começar a trabalhar, você precisa determinar claramente que tipo de poço precisa cavar. Depende do tipo de fundação.

Existem vários parâmetros que precisam ser considerados ao dividir os poços de fundação em categorias separadas:

  • a presença ou ausência de declives, seu número;
  • a presença ou ausência de montagens de canto;
  • a presença ou ausência de paredes inclinadas verticais;
  • vala ou poço de fundação (este aspecto é determinado pelo tipo de fundação - laje ou fita).

Se você estiver construindo uma fundação do tipo fita, precisará cavar uma vala ao longo do perímetro, bem como nos locais onde as paredes de suporte estarão.

Se for planejada uma fundação, que é chamada de fundação em laje (ou seja, a casa terá um porão), a cova deve ser cavada em torno do perímetro do edifício e no local onde o porão é planejado.

Aqui está uma lista das terraplenagens que precisam ser feitas primeiro:

  • determinar a que tipo de solo pertence no local, fazer um exame (necessário para planejar a profundidade da fundação);
  • investigar as características técnicas do edifício para determinar a carga sobre a fundação (todas as especificidades que afetam o peso são levadas em conta ao máximo, até os materiais da cobertura);
  • calcular a profundidade da cava (este tipo de cálculo é melhor confiado a profissionais);
  • analisar a categoria e o estado das características climáticas de uma determinada faixa, a fim de identificar movimentos sazonais do solo.

Preparação e cálculo

Antes de começar a trabalhar na escavação de um poço, é necessário calcular seu comprimento e largura. Claro, eles dependem dos parâmetros do próprio edifício (seu comprimento e largura), bem como da profundidade da base da estrutura. Existe uma regra para a determinação da dimensão do edifício: as dimensões da fundação devem ser 40 cm maiores do que a largura e o comprimento da fachada, uma vez que também é necessária uma fundação para a decoração da fachada. Portanto, você precisa adicionar mais 20 cm ao tamanho de cada lado.

Como já mencionado, o tamanho da fossa depende também da profundidade de ocorrência, pois na seção transversal a fossa deve ter o formato de um trapézio. Isso se deve a precauções de segurança. As paredes (ao escavar o solo do poço) devem ter declives. As dimensões da casa, aumentadas em 40 centímetros, serão projetadas apenas na parte inferior da cava. Neste caso, o topo deve exceder essas dimensões em um valor igual à profundidade da sola. Isso ajudará a manter a proporção com a inclinação de 45 graus das paredes. Isso é feito para proteger as paredes de derramamento do solo.

O nível zero ficará assim: as dimensões da fossa (comprimento e largura) serão iguais às dimensões da casa (respectivamente, o comprimento e a largura), aumentadas pelo tamanho da profundidade da fossa. As dimensões do fosso ao nível da sola serão as mesmas dos parâmetros da fachada, aumentadas em 40 centímetros. Se a sola for aprofundada em 0,5 m, é possível não seguir esta regra, pois assim as paredes da fossa serão verticais.

Para determinar a área da sola, recomenda-se dividir a carga pré-calculada em um determinado valor do solo e o nível de sua carga admissível (esses dados são obtidos por meio de um exame). Após o cálculo do tamanho da cava da fundação, será possível começar a cavar.

O processo de cavar um fosso de fundação é dividido em vários estágios condicionais de trabalho.

  • Prepare um local para a fundação, remova 40 centímetros da camada superficial do solo.
  • A umidade é bombeada para fora, se ela se formou, o excesso de água é removido do local.
  • Remova a terra (para a profundidade calculada anteriormente). Se o poço for mais profundo do que 125 centímetros, vigas de suporte especiais são colocadas para evitar que a terra deslize ao longo das paredes.
  • Organize degraus na cava se a profundidade do solo for de aproximadamente 500 centímetros (é melhor confiar o cálculo da profundidade do degrau a um especialista experiente).

Desenvolvimento para diferentes tipos de bases

Sob a base tipo fita

Se for planejada a construção de uma fundação tipo correia, a cava será uma vala enterrada no solo, que prevê a fôrma em sua parte interna. As dimensões são calculadas de acordo com o seguinte esquema: as dimensões da casa (comprimento e largura) aumentam 0,3-0,4 metros. A largura da vala propriamente dita é a soma da largura das paredes e um vão de 0,5 metros, contando com a construção da cofragem. É importante saber que o tamanho da vala deve ser de no mínimo um metro (leva-se em consideração o fato de a fita mínima ser de 0,4 metros).

Em primeiro lugar, são delineadas as dimensões da futura cova no terreno, depois de retirada a camada de solo, que tem de 20 a 30 centímetros, para o nivelamento.Eles escolhem o ângulo mais alto e começam a cavar (com a mão ou com uma escavadeira), penetrando fundo no solo ao longo do perímetro e controlando a profundidade com o auxílio de estacas.

As paredes do poço, enterradas a mais de 0,5 metros, são reforçadas com escudos em espaçadores, que são removidos após a finalização da instalação da fôrma. O solo escavado é armazenado nas proximidades para uso em aterro e drenagem.

Para fundação do tipo laje

Para este tipo de fundação, regras diferentes se aplicam.

  • No caso de penetração rasa, seus parâmetros são iguais ao comprimento e largura da fachada do edifício. No caso de aprofundamento significativo - a soma do comprimento (largura) da fachada e a altura da fundação.
  • O desenvolvimento ocorre em etapas: o solo é removido em camadas de 0,5 metros. Cada uma das camadas é menor que a anterior. Como resultado, devem ser obtidos degraus com altura de 0,5 metros e largura de 25 centímetros nas paredes.
  • O trabalho manual não é usado aqui, a escavação é feita com equipamento especial.

O primeiro passo é remover uma camada de 30 cm de solo. Em seguida, as dimensões do poço são aplicadas à superfície. Ao longo desses limites, é feita uma escavação inicial com profundidade de 0,5 metros. Nesse caso, o solo é retirado da parte central para as bordas.

Da primeira camada, eles passam para a próxima, reduzindo a borda em 25 centímetros e assim por diante - até o fundo do poço. O solo escavado é separado em areia e o resto. A areia é deixada para a cama.

Sob a fundação colunar

Neste caso, faça uma pequena trincheira (até 0,5 metros) ao longo das bordas da fachada. Na parte inferior, são criadas fossas para instalação de pilares. Eles começam a retirar o solo do local a 20-30 centímetros, marcam as bordas, abrem uma vala de 0,5 metro ao longo deles, fazem covas no fundo. Com a ajuda das hastes, a profundidade é controlada de forma padronizada.

Se uma fundação por estaca está sendo feita, não há necessidade de uma cova. Poços são perfurados nos quais as pilhas são então montadas. Cavar, neste caso, não é necessário.

Conselho de profissional

Em primeiro lugar, a construção da cava deve ser realizada em estrita conformidade com as disposições regulamentares e legais consagradas no SNiP. Eles regulam as normas para o tamanho das covas para tipos específicos de solo, etc. Além disso, qualquer trabalho que seja realizado na criação de uma cava deve ser acompanhado da estrita observância das medidas de segurança e métodos tecnologicamente corretos.

É melhor confiar todo trabalho deste tipo a profissionais que tenham a formação adequada., formação, experiência e (o que é importante) documentos que lhes dão o direito de realizar o trabalho relevante. Mas, infelizmente, a vida faz seus próprios ajustes. O fato indiscutível é que a execução independente das obras permite que você economize quantias significativas para o orçamento.

No entanto, essa situação tem um lado negativo. Ao construir um fosso por conta própria, existe um alto risco de cometer erros que podem ser irreparáveis. É bom se resultar apenas em material estragado, dinheiro desperdiçado e mau humor. Mas as obras realizadas de forma inadequada são um processo que pode representar um perigo direto para a vida e a saúde das pessoas. Portanto, se você não está confiante em suas habilidades, entre em contato com uma equipe de profissionais.

Para obter informações sobre como cavar um poço de fundação, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário