Como fortalecer a fundação: métodos e tecnologia para fortalecer diferentes fundações
Devido à ausência de manutenção preventiva programada por muito tempo ou sob a influência de cargas elevadas, inicia-se a destruição da fundação. Se as paredes forem fortes o suficiente, os donos da casa decidem consertar a base com as próprias mãos. Isso possibilita estender sua vida operacional e economizar dinheiro.
O reforço da fundação de uma casa privada é feito de várias formas, muitas das quais não requerem conhecimentos especializados e capacidades técnicas. Os construtores profissionais precisam estar envolvidos apenas em alguns casos difíceis.
Recursos e preparação
O reforço da fundação deve ser feito em dois casos: quando são detectados sinais de deformação da estrutura e, se está prevista a adição de pisos. Antes de iniciar as obras, é necessário analisar cuidadosamente o estado da casa, avaliar o grau de destruição da fundação ou a probabilidade de danos num futuro próximo, e só depois iniciar as obras de reforço.
Estabelecendo razões
Via de regra, profissionais com equipamentos especializados são convidados a identificar defeitos. Mas você mesmo pode realizar o trabalho se avaliar corretamente todos os motivos e seguir o guia passo a passo para aumentar a resistência da fundação. Em nenhum caso você deve ignorá-los ao detectar defeitos, caso contrário, no futuro, a substituição inevitável da base será muito cara.
É possível determinar os estágios primários de destruição por vários sinais óbvios ou ocultos.
Os sinais óbvios são fáceis de detectar a olho nu e incluem:
- áreas deformadas na superfície do piso;
- mudanças no nível do solo e a formação de sumidouros ao redor da base;
- o aparecimento de defeitos no revestimento exterior da casa ou a sua destruição;
- a ocorrência de fissuras na cave e paredes;
- pequena destruição local na própria estrutura e na área adjacente.
É mais difícil com defeitos invisíveis, aqui você vai precisar de equipamentos especiais. No entanto, se pelo menos algo o preocupa, por exemplo, uma parte do reboco decorativo do pedestal ou da fachada descascou ou a sujidade à volta da casa diminuiu ligeiramente, convide especialistas. Assim, você se protegerá de consequências mais graves. Os especialistas determinarão rapidamente a causa e aconselharão maneiras de eliminá-la. E se desejar, você mesmo pode resolver o problema.
Existem muitas razões para a destruição dos alicerces de uma casa.
Os principais são:
- cálculo inicialmente incorreto da carga na base;
- próximo a terraplenagem de grande escala;
- violação da tecnologia para a construção da fundação;
- congelamento do solo;
- baixa qualidade de impermeabilização da base ou sua ausência;
- economia excessiva na construção, por exemplo, o uso de materiais de construção de baixa qualidade;
- mudanças nas propriedades do solo desde a construção do edifício;
- vibrações constantes (a casa está localizada perto da ferrovia);
- operação inadequada da estrutura (falta de aquecimento no inverno);
- aumento da pressão sobre a fundação devido à reabilitação da casa ou sua reconstrução;
- drenagem ausente ou feita incorretamente.
Além de todos os itens acima, o impacto do meio ambiente afeta: pequenas flutuações de subsuperfície, aquecimento repentino, flutuações de temperatura, chuvas muito prolongadas e grandes quantidades de neve. Como resultado, o nível do lençol freático sobe e surgem processos de elevação do solo.
Em qualquer caso, é impossível prever todas as consequências destrutivas dos desmoronamentos naturais, mas é necessário calcular os riscos ainda na fase de projeto da casa.
Análise de danos
Como a fundação será fortalecida depende mais do tipo de solo. Qual solo prevalece no local deve ser determinado primeiro.
Você também precisa realizar uma série de procedimentos de pesquisa que ajudarão a determinar as características do trabalho:
- Em primeiro lugar, vale a pena inspecionar a antiga fundação - a estrutura, a profundidade, os materiais usados.
- Em seguida, execute uma pesquisa aérea. Permite estabelecer a carga na fundação, detectar distorções e fissuras.
Qualquer base antiga só fica mais forte com o tempo.
Se vale a pena reforçá-lo, pode ser determinado pelos seguintes critérios:
- A casa liquidou mais do que os valores permitidos.
- A carga na fundação aumentou.
- Uma fonte de vibrações intensas surgiu perto do prédio ou dentro dele.
Para fortalecer adequadamente a fundação da casa com as próprias mãos, é necessário estabelecer exatamente se a estrutura encolheu. Isso é implementado de forma bastante simples: marcadores (balizas de gesso) devem ser colocados em cada fenda formada na fundação. Se dentro de um mês eles estiverem deformados, você pode começar a trabalhar. Os métodos para fortalecer as fundações são bastante diversos, por isso devem ser divididos em vários grupos.
Descarregando a base
A fase final dos trabalhos preparatórios é a descarga da fundação, que pode ser parcial ou total. Esta é uma etapa importante que não permite distorções durante o trabalho de reforço. Descarregamento parcial. Realiza-se com a instalação de suportes provisórios de madeira, além de escoras metálicas e de madeira.
Para começar, no rés-do-chão ou na cave, são colocadas almofadas de suporte a uma distância de 1,5-2 m da parede, sobre elas é colocada uma barra de suporte e fixadas as estantes, as quais devem ser ligadas a um viga com tecto e utilização de cunhas com barra de apoio.
Para descarregar completamente a base, você precisará instalar randbeams (vigas-correias de metal). Sob a linha de remate da alvenaria da parede, em cada um dos dois lados, são feitos punções, nos quais é necessário colocar uma viga aleatória a cada dois metros e amarrá-las com parafusos (20-25 mm). Os locais onde o randbalk estão conectados uns aos outros devem ser soldados com forros, e a distância da parede ao randbalk deve ser preenchida com uma solução de cimento e areia.
Na parte inferior da parede, perto do bordo superior da fundação, são feitos furos passantes de 2-3 m, nos quais são inseridas as vigas transversais. Duas almofadas de suporte são dispostas sob cada viga transversal. A base sob as almofadas deve ser compactada.
Projeto
Antes de iniciar o desenvolvimento de um projeto de armadura de fundação, é necessário realizar um levantamento técnico da estrutura, que, entre outros, deve incluir uma análise dos motivos que explicam a capacidade de carga inadequada da fundação e do solo de fundação. O exame técnico é realizado de forma abrangente. Qualquer pesquisa começa com uma revisão do projeto disponível e documentos executivos relativos ao próprio edifício e ao território no qual está localizado.
A inspeção da própria casa (acima e abaixo do solo) inclui:
- determinação do esquema de arranjo mútuo das principais estruturas de suporte dos elementos estruturais;
- trabalho de medição;
- inspeção técnica de estruturas, incluindo a fundação;
- estabelecimento das características físicas e mecânicas dos materiais das estruturas e do solo;
- estabelecimento de cargas planejadas e reais;
- detecção de defeitos e as razões do seu aparecimento (por exemplo, rebentamento da fundação e uma fissura ao longo da parede).
Além disso, para completar o quadro na fase de pré-projeto, os resultados da deformação e do monitoramento geodésico podem ser necessários.
Principais tipos e métodos
O fortalecimento da fundação pode ser realizado por vários métodos, dependendo do grau de destruição da fundação, material e muitos outros fatores. Além disso, a causa da destruição da estrutura não é pequena.
De intemperismo
A proteção da fundação contra intempéries é realizada durante o intemperismo químico e físico do material de fundação, quando a alvenaria é afetada superficialmente pelos processos de intemperismo e não há fissuras passantes na fundação. Via de regra, isso ocorre se a fundação for em alvenaria de tijolo ou entulho, que apresenta baixa resistência e resistência à água.
O intemperismo químico pode ocorrer com estabilidade insatisfatória do cimento ou de uma substância adicionada ao aglutinante contra influências ambientais agressivas.
Para restaurar a superfície da fundação, aplica-se a projeção (reboco com solução de cimento) ao longo da superfície lateral limpa (preparada) da fundação ou projeção ao longo de uma malha de aço fixada em sua superfície lateral.
Se os processos de intemperismo cobriram toda a espessura da fundação, é necessário cimentar a alvenaria, reforçando assim a fundação existente, ou reforçar a fundação com clipes, restaurando a capacidade de carga da fundação.
Força devido ao alargamento
Este método é bastante difícil de fazer sozinho, mas várias pessoas são capazes de resolver o problema. A sola é uma almofada de concreto armado que sustenta a base. Em primeiro lugar, é necessário marcar a fundação a cada 2,5-3 metros, escavar o solo nas laterais da base e abaixo dela.
É necessário colocar uma régua reforçada sob a fundação, preenchê-la com argamassa, que deve ser distribuída de maneira uniforme, e remover as bolhas de ar. Isso requer um vibrador de concreto. Nas laterais, a sola deve ser elevada cerca de 15 cm acima da base.
Injetável
O fortalecimento da base por meio de injeção é um dos métodos mais inovadores. Não funcionará com suas próprias mãos. Para implementar este método, é necessário equipamento especial. A essência da tecnologia reside no fato de que poços com um diâmetro de 16-24 cm são perfurados de diferentes lados da fundação em um ângulo (aproximadamente 45), o diâmetro é selecionado dependendo das condições. A profundidade dos poços varia de acordo com as características do solo. Para um reforço mais confiável da base da casa, recomenda-se perfurar camadas de solo duro. Depois disso, os poços são preenchidos com solução.
As estacas perfuradas de reforço são colocadas nos poços preenchidos com a solução. Uma mistura de cimento ou concreto é despejada neles sob uma pressão de 1-3 MPa. Este processo é conhecido como “teste de pressão do poço”.
Como resultado, o solo é compactado, o tamanho da pilha aumenta em 5-10%. A saturação do solo com cimento ou argamassa de concreto possibilita o preenchimento de vazios e poros, fortalece as áreas fragilizadas. Depois de congeladas, as argamassas aprofundam a fundação e aumentam a capacidade de suporte.
Tecnologia de concreto projetado
Como resultado do uso do método acima, você obtém:
- fortalecimento do solo sob a casa;
- reforço adicional da base com estacas de concreto armado.
O reforço com a tecnologia de concreto projetado é uma opção ideal para restaurar a base de uma casa de alvenaria. É extremamente difícil realizar esse trabalho com as próprias mãos, é melhor confiá-lo a especialistas.
Se você está convencido de que é capaz de sobreviver sozinho, então precisará de:
- perfurador;
- instalação para aplicação de mistura de concreto ou argamassa (pistola de projeção);
- cimento, cascalho e areia;
- pá.
O reforço da base é feito em 2 etapas: inicialmente, o trabalho é feito de um lado da base e só depois de uma semana passa para o lado oposto. Essa pausa temporária torna possível fortalecer a estrutura tanto quanto possível.
As áreas a serem capturadas devem ter pelo menos 2,5 m de comprimento. É cavada uma vala com 2 m de largura e 1,5 m de profundidade, é feita a limpeza da alvenaria retirada do solo e feitos entalhes, com cerca de 1,5 cm de profundidade.
Você também pode aplicar uma estrutura superior feita de barras de reforço (se quiser aumentar o número de andares do edifício).
Uma solução de concreto é feita pela mistura de cimento, areia, cascalho e água e, por meio de uma pistola de pulverização, é aplicada na fundação, preenchendo todas as fissuras e fendas. O reforço com tecnologia de concreto projetado é um dos esquemas de reforço ideais, pois aumenta significativamente não apenas a capacidade de carga da base, mas também sua resistência à umidade.
Pilha
Reforço com estacas prensadas
Há circunstâncias em que a perfuração de poços não é viável devido às propriedades do solo, ao estado da casa ou à proibição de trabalho acompanhado de vibração e ruído. Em tais situações, pilhas prensadas são praticadas. O fortalecimento da fundação de uma casa de tijolos pode ser realizado apenas com a ajuda dessas estacas.
As tecnologias de estacas prensadas e perfuradas são muito semelhantes. A diferença é que no nosso caso são utilizadas estacas prontas, não precisam ser concretadas com as nossas próprias mãos.
A utilização de tais fundações por estacas permite, se necessário, transferir completamente a carga para a nova fundação.
Pilhas de parafuso
O reforço da base da casa com estacas aparafusadas difere da utilização das estacas acima descritas na medida em que, após aparafusar a estaca ao solo, já não será possível regular a sua posição.
Como consequência, duas tecnologias são usadas:
- "Touros" - 2 estacas inclinadas aparafusadas em diferentes arestas da faixa de fundação. Para possibilitar o acesso pelo interior do prédio, os pisos deverão ser desmontados em alguns lugares, a fita é espremida por estacas e não cederá.
- Método de amplificação clássico - em MZLF (fundação de faixa rasa). Através de furos são feitos com uma broca de diamante, as estacas são aparafusadas verticalmente de ambas as bordas (tão perto quanto as paredes da casa permitem), a casa é levantada com macacos, uma viga em I ou canal é colocada no buraco, as extremidades dos quais são soldados às estacas.
Com a ajuda de refluxos ou clipes
Usando essa tecnologia, a fundação pode ser reforçada por meio de vazantes, jaqueta de concreto armado ou clipes.
Fortalecimento por meio de vazante
Este método de reforço é relevante para uma fundação feita de entulho ou tijolo.
Procedimento:
- As vazantes de concreto armado são usadas em vez de uma estrutura de reforço. Devem ser instalados pelos 2 lados e apertados de forma que a parte superior não toque a parede e o segmento inferior oposto.
- Em seguida, é necessário consertar a estrutura com macacos e contrapisos, cavar valas com garras de até 2 metros.
- O espaço entre a vazante e a parede é preenchido com argamassa.
Reforço com clipes
O método consiste na construção de uma gaiola de concreto armado ou concreto ao longo da fundação desatualizada, que é conectada à antiga fundação por meio da perfuração de canais no solo e colocação de vigas ou armaduras de concreto armado. Isso aumenta significativamente a capacidade de suporte da fundação, além disso, devido ao aumento da área de apoio, o recalque do edifício é reduzido. Os clipes de concreto armado são divididos em estruturas alargadas e verticais. Em molduras alargadas, o segmento inferior é destacado para além dos limites do contorno principal da parede a uma distância igual à sua espessura.
A instalação de um suporte de concreto armado é realizada na seguinte ordem:
- Uma vala é cavada ao longo do perímetro dos contornos da fundação, de 2 a 5 metros de largura e com uma profundidade igual à profundidade da fundação.
- A fundação é limpa de terra e orifícios para barras de reforço são perfurados em um padrão quadriculado.
- As hastes com um diâmetro de 15 a 20 mm são cravadas nesses orifícios de modo que se projetem das paredes da base em 20-25 cm.
- Nas extremidades das hastes, é construída uma moldura de armadura de alça dupla, na qual é fixada a chapa por soldagem, que desempenha o papel de fôrma para o vazamento do concreto com uma solução.
- Uma solução é bombeada para o interior da cofragem, após o endurecimento da qual a vala escavada à volta do perímetro é coberta com terra.
O método de reforço da base com uma camisa de concreto armado também é usado. Este desenho difere do suporte apenas pela área ao redor da fundação: o suporte fecha ao longo de todo o contorno da fundação, e a camisa é praticada para reforçar algumas áreas defeituosas.
Fortalecimento da base da tira
A fundação da maioria das casas particulares é uma fundação em faixa. As propriedades de tais bases têm a capacidade técnica de exceder localmente as cargas permitidas pelas normas. Este tipo de fundação é capaz de sofrer elevação local do solo. Todos os tipos de alicerces são construídos sobre pedras de entulho acamadas. Quando ele se estabilizar, é importante interromper esse processo a tempo.
Para fortalecer a base da tira, um buraco é cavado em um ângulo de 35 graus na proximidade direta da base. A sua profundidade deve atingir o nível da alvenaria de pedra de assentamento. Em seguida, um tubo é colocado no buraco cavado, cujo diâmetro é de 150-200 mm. Com a ajuda de um tubo, argamassa de concreto com baixo teor de cimento e alto teor de brita ou cascalho (concreto magro) é vazada.
O enchimento continua até que o solo esteja completamente saturado. Nesta fase, todo o trabalho deve ser interrompido por duas horas. Durante este período, é necessário observar o comportamento do solo quanto à sua saturação com uma solução. Se a solução começar a sair, o enchimento da cova deve continuar após alguns dias. Segundo a prática, para a saturação absoluta do solo, são necessárias duas ou três repetições do processo. O monitoramento da situação é implementado por meio de beacons. No caso de uma ligeira mudança em sua posição, eles passam para a próxima etapa.
Uma trincheira de 200-350 mm de largura goteja ao longo do contorno da base. Na sua face externa e na parte inferior está sendo erguida uma estrutura de placas, semelhante à fôrma. Pinos de reforço são martelados na base e uma malha reforçada é fixada neles. Uma solução de concreto é despejada na estrutura resultante, na qual há um enchimento de frações de cascalho fino e cascalho. Tal estrutura reforçará significativamente este canto da casa e dispersará igualmente as cargas no plano horizontal, o que interromperá o processo de acomodação da casa.
Cimentação
A diferença entre a cimentação (injeção) é que, com ela, tubos ocos são instalados na cavidade da base. Como regra, este método é usado para uma base de entulho em que existem muitos vazios. A acessibilidade da técnica se dá pelo fato de as cavidades entre o entulho e os tijolos serem preenchidas com argamassa de cimento e pequenas fissuras serem cobertas. Os tubos ocos são instalados de forma a ultrapassarem a gaiola em mais de 40 cm e devem ser fixados com uma solução.
Para preencher as cavidades dos tubos, cimento de menor densidade é despejado neles do que para a gaiola. O trabalho deve ser realizado da forma prescrita: primeiro é necessário fazer um clipe, dois dias depois, quando endurece, é necessário preencher os tubos fornecidos com antecedência. A cimentação só é possível quando a base mantém sua capacidade de carga.
Nos casos em que, como resultado do desgaste e do rompimento da alvenaria da fundação, fissuras tenham se formado na parte acima da fundação do edifício, o enchimento normal de fissuras abertas com argamassa de cimento pode não atender aos requisitos. Em seguida, recomenda-se aumentar a resistência da estrutura por outras medidas construtivas.
Conselho de profissional
Pensando na questão de como fortalecer a fundação de uma casa, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:
- Você pode reduzir a pressão sobre os alicerces de uma velha casa de madeira diminuindo o nível de elevação do solo.Para isso, uma almofada de areia é erguida sob a base e um cinto de argila é colocado ao redor.
- A mobilidade do solo será significativamente reduzida se um sistema de drenagem for instalado. Isso aumentará a densidade do solo, aumentando assim a resistência da base.
- O aquecimento do porão e da fundação reduzirá significativamente o processo de destruição e aumentará a vida útil.
- A vedação da junção da área cega protegerá a base da precipitação. É possível reduzir a penetração de umidade no solo ao redor da fundação por meio de um sistema de calhas localizadas na cobertura.
Para fortalecer adequadamente a base, você precisa levar em consideração os conselhos de especialistas experientes. Recomendam a escolha do método de reforço em função do estado do edifício, da sua capacidade de reconstrução e das características da estrutura. Além disso, é necessário ter em mente o estado das águas subterrâneas.
Se o dano for pequeno e o sedimento da base tiver acabado, você pode se limitar a preencher as rachaduras com uma solução de cimento. Em caso de encolhimento acentuado, é necessário eliminar a causa do seu aparecimento. Em particular, se a deformação da fundação foi provocada pela lixiviação do solo, então a argamassa de cimento deve ser bombeada para os vazios formados. Poços são feitos na base da casa e são preenchidos com solução sob alta pressão. Essa camada reforça perfeitamente a base e tem propriedades impermeabilizantes.
Para fortalecer a fundação de faixa rasa (MZLF), os especialistas aconselham o uso de estacas de injeção de parafuso, perfuradas ou perfuradas. Se não houver equipamento para perfuração e injeção, o trabalho deverá ser feito manualmente.
Para isso, o solo é escavado em áreas problemáticas ou em todo o perímetro da fundação do edifício. A vala é preenchida com alvenaria ou concreto in-situ. É necessário fechar as fissuras da casa, especialmente com fechaduras de tijolo, após a estabilização do processo de assentamento. Se a casa ainda não estiver assentada, balizas são instaladas nos locais onde a casa ou fundação está rachada para estabelecer o tempo de conclusão da precipitação.
Cada método de reforço da fundação é desenvolvido individualmente, levando em consideração os resultados das inspeções e informações do projeto. Os proprietários de construções de moradias privadas precisam lembrar que o trabalho de reforço só pode ser executado por conta própria após um exame minucioso, obtendo os resultados do exame e todas as conclusões necessárias.
Para informações sobre como fortalecer a casa e evitar rachaduras, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.