Tecnologia de construção de fundação de pneus

Tecnologia de construção de fundação de pneus
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como fazer isso?
  4. dicas e truques

Qualquer desenvolvedor se preocupa em minimizar os custos de construção. Esta questão também é relevante na construção de casas de campo e outros edifícios. Visto que um dos itens de despesa mais importantes é a construção da fundação, muitos aproveitam a oportunidade para economizar materiais para isso. Muitas vezes, neste caso, são utilizados pneus de automóveis antigos, por serem praticamente gratuitos, e ao mesmo tempo possuirem um conjunto de qualidades e propriedades necessárias para um excelente resultado de trabalho.

Peculiaridades

A primeira fundação com pneus velhos foi erguida pelo residente de São Petersburgo Mikhail Semykin, por esta razão a construção leva seu nome. Na construção, ele usou pneus desnecessários de trólebus. Semykin observou a estrutura por cerca de um ano, mas não registrou nem mesmo a menor mudança durante esse tempo. Depois disso, ele desenvolveu uma tecnologia única, para a qual a patente foi posteriormente obtida. Um exemplo marcante que prova a confiabilidade de uma fundação desse tipo é a casa pessoal de Mikhail Semykin, que tem 3 andares e cobre uma área de 260 metros quadrados.

Esse método de montagem de alicerces se difundiu no mercado devido ao fato de não demandar grandes custos financeiros. Vale lembrar que, além dos próprios pneus, também serão necessários outros materiais de construção para a obra.

Se o solo for instável, é bastante difícil construir uma base sobre ele. A situação é especialmente complicada por seu congelamento. Este tipo de base é adequado principalmente para uso em chalés de verão e fazendas. É possível construir uma casa de madeira e um balneário, uma garagem, um mirante e outras estruturas sobre ele. A estrutura ficará estável durante a temporada, quando o solo se torna móvel. Além disso, muito pouco concreto é necessário para essas fundações, o que também é benéfico para o construtor.

prós

Todos os materiais usados ​​na construção têm suas próprias características distintas, prós e contras. Os pneus velhos não são exceção.

  • Entre as vantagens estão especialistas e consumidores em primeiro lugar observe a minimização significativa de custos... Isto se deve ao fato de que não é difícil encontrar pneus gastos, grande parte deles estão em serviços de automóveis e estações de serviço de automóveis. Com isso, o material pode ser adquirido quase gratuitamente, gastando-se principalmente com a entrega dos pneus no canteiro de obras.
  • Fundações construídas com base em pneus de borracha velhos, tem uma longa vida útil, uma vez que os materiais não perdem suas qualidades com o tempo e permanecem elásticos. Com base nisso, é perfeitamente possível construir uma casa de madeira, ela pode suportar cargas bastante pesadas. Além disso, a fundação será fornecida com impermeabilização confiável, independentemente se a umidade do solo aumenta ou não. O impacto da água não é terrível para tais edifícios, respectivamente, o microclima no interior do edifício será bastante favorável.
  • Se o edifício estiver localizado em áreas com aumento da atividade sísmica, as vibrações do terreno serão compensadas pela amortização do material. Além disso, essas bases são resistentes às flutuações de temperatura. E também deve ser destacado que a fundação de pneus de automóveis pode ser feita de forma independente, o que levará a uma diminuição nos custos financeiros do desenvolvedor.

Minuses

A principal desvantagem dos pneus de automóveis é que eles podem se decompor quando expostos a altas temperaturas e, ao mesmo tempo, liberar substâncias nocivas para a atmosfera. Esta desvantagem é compensada pelo fato dos pneus estarem localizados abaixo do nível do solo ou não muito acima dele, portanto, a luz solar direta e o superaquecimento do material estão praticamente excluídos. Uma aparência não muito estética pode ser coberta com revestimentos com diferentes tipos de materiais. A única coisa que não pode ser contornada é que a base não resistirá a tijolos pesados ​​e edifícios de blocos.

Visualizações

As fundações de pneus podem ser divididas em três tipos principais:

  • laje;
  • fita;
  • colunar (ponto)

A atitude em relação a uma determinada espécie depende da forma como os pneus são colocados. A laje é usada se a carga precisar ser distribuída na maior área possível, quando o solo é fraco e pantanoso.

A fita pressupõe pneus mais largos responsáveis ​​pela distribuição da carga, podendo ser utilizada na construção de salas de utilidades e residências com materiais leves. No caso de uma fundação colunar, a base são os pilares. Nesse caso, um tempo maior é gasto no processo de assentamento, porém, os consumidores observam a durabilidade e confiabilidade da estrutura.

Como fazer isso?

Em primeiro lugar, é necessário elaborar um projeto e um orçamento aproximado. Mas você também precisa calcular a carga e decidir o tipo de solo. O desenho deve ser feito inicialmente em papel, e durante a execução dos trabalhos, segui-lo à risca.

Para lançar a base de pneus de carros antigos, além dos próprios produtos de rodas, outras ferramentas e materiais serão necessários:

  • uma pá para cavar um buraco;
  • ancinho para nivelar a superfície;
  • pedra triturada e cascalho para preencher os vazios entre os pneus;
  • argamassa de cimento e areia para isso;
  • acessórios;
  • nível de construção;
  • tijolo quebrado para encher os pneus por dentro;
  • material de cobertura com o qual serão feitas a camada de nivelamento e a impermeabilização.

A tecnologia para instalar diferentes tipos de fundação tem suas próprias diferenças.

Prancha

Antes de erguer qualquer uma das fundações, você deve primeiro limpar a área e remover os detritos. A remoção da camada de vegetação deve ser realizada com cerca de meio metro de profundidade, após o que o local deve ser nivelado. Em seguida, fragmentos de tijolo ou pedra triturada são despejados, novamente nivelando e compactando.

É melhor usar pneus de rodas de caminhões pesados ​​ou outros veículos grandes. Pneus grandes devem ser colocados em fileiras e muito apertados e, em seguida, preenchidos com material de cobertura, que tem a função de impermeabilizante e segura o forro. Além disso, fragmentos de tijolo, terra e areia são despejados dentro. O enchimento deve ser colocado o mais apertado possível, as propriedades de absorção de choque dos pneus e o nível de carga na estrutura dependem disso. Nos casos em que a base precise ser o mais rígida possível, ela deve ser concretada.

Em seguida, deve-se preencher os vazios entre os pneus com materiais preparados, com exceção da areia, que pode se depositar. Em seguida, é montada a fôrma, que deve ter largura suficiente para se sobrepor às arestas externas e protegê-las dos efeitos negativos da luz solar. Terminadas as obras, a base é recoberta com feltro para melhorar as propriedades de impermeabilização.

Em seguida, a estrutura é reforçada. A soldagem não é necessária ao preparar a estrutura. Depois disso, é hora de derramar a base com concreto. Este processo deve ser abordado com mais responsabilidade, porque na maior parte o desempenho final da estrutura depende disso.

Na concretagem, antes de mais nada, é necessário limpar a fôrma e o próprio local de trabalho, remover entulhos e manchas de óleo. Em seguida, são instaladas balizas, pelas quais será determinado o nível da superfície de concreto.A própria mistura de concreto deve ser plástica para preencher todos os vazios sem problemas, sem o uso de ferramentas adicionais. O concreto pode ser compactado por mecanismos especiais ou manualmente, o principal é que o processo seja realizado de forma eficiente.

A própria base deve ser o mais plana possível, isso é verificado usando um nível de construção. O desvio máximo, neste caso, é de 10 milímetros por metro. Depois disso, a estrutura é deixada por um período de cerca de uma semana para que o concreto ganhe resistência. A cofragem é retirada um dia após o assentamento da mistura. A fundação acabada parece uma laje monolítica, as estruturas da estrutura estão instaladas nela. As partes inferiores das estruturas devem ser fixadas às âncoras.

Fita

A tecnologia de instalação da fundação em faixa, apesar da semelhança com a laje, possui características próprias. Em primeiro lugar, você precisa determinar onde os eixos das paredes de apoio e partições serão localizados. As estacas são instaladas a uma distância de pelo menos um metro dos eixos. Isso é importante porque ajuda a distribuir a carga corretamente.

Em seguida, você deve cavar uma trincheira de acordo com a localização dos eixos. Sua largura deve exceder a largura dos pneus e a profundidade deve ser menor do que o solo é capaz de congelar. Os pneus são colocados em pelo menos duas filas e preenchidos com materiais preparados /

Os pneus de canto, assim como aqueles localizados na intersecção com a divisória de carga, devem ser fixados com hastes de metal instaladas no solo. Depois disso, o reforço é feito.

Colunar

Ao instalar uma fundação colunar, uma espessa camada de solo é removida antes de iniciar o trabalho. Depois disso, você precisa cavar um buraco do tamanho necessário. É preenchido com cascalho, que é cuidadosamente compactado.

As marcações são aplicadas por meio de cavilhas nas quais os pneus são montados. Deve-se ter em mente que a superfície deve estar perfeitamente nivelada. Além disso, os pneus são preenchidos com brita e tijolo quebrado, após o que devem ser despejados com uma mistura de concreto. É necessário esperar alguns dias e só depois prosseguir com os trabalhos de assentamento da madeira.

dicas e truques

Segundo avaliações de consumidores, uma base feita com pneus velhos de carro é uma excelente opção para construção suburbana, com a qual você pode minimizar custos. Muitas vezes acontece que você não tem que pagar pelos pneus propriamente dito, e a instalação pode ser feita manualmente, sem envolver especialistas e, conseqüentemente, economizando no seu trabalho. Portanto, este tipo de fundação é bastante popular na construção de chalés de verão, garagens, galpões, banheiros e salas de serviço.

Deve-se destacar que os pneus servirão de suporte para estruturas de sustentação de madeira. Eles são resilientes e não têm medo das vibrações da base. Nenhum aprofundamento da fundação é necessário.

Os especialistas recomendam prestar muita atenção se o suporte tem um nível horizontal.

É mais fácil evitar essa violação no processo de trabalho do que consertá-la mais tarde. Como exatamente o suporte será enfrentado também deve ser pensado com antecedência para dar ao edifício o aspecto mais elegante e estético. E também vale a pena usar borracha, que é o mais grossa possível. Além disso, durante a obra, a fundação deve ser protegida da exposição aos raios ultravioleta.

Para obter informações sobre como fazer uma base de pneus, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário