Como fazer uma base com tubos de cimento-amianto?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Cálculos
  4. Montagem
  5. Avaliações

Ao escolher o tipo de fundação, o proprietário deve primeiro levar em consideração as características do solo e da própria estrutura. Critérios importantes para a escolha de um ou outro sistema de fundação são a acessibilidade, uma diminuição na intensidade do trabalho de instalação, a capacidade de trabalhar sem o envolvimento de equipamentos especiais. A fundação em tubos de amianto é adequada para solos "problemáticos", tem um custo menor em comparação com alguns outros tipos de bases.

Peculiaridades

Há algumas décadas, os tubos de cimento-amianto praticamente não eram utilizados na construção de moradias privadas, o que se deve, em primeiro lugar, ao mito que existia na época sobre a sua insegurança ambiental e, em segundo lugar, à falta de conhecimento e experiência prática na área. tecnologia de utilização deste material.

Hoje, as fundações colunares ou de pilha sobre fundações de amianto são bastante difundidas., especialmente em solos onde é impossível equipar uma base de fita. Esses solos incluem, em primeiro lugar, solos argilosos e argilosos, saturados de umidade, bem como áreas com diferenças de altura.

Com a ajuda de estacas feitas de tubos de cimento-amianto, pode-se elevar o edifício em 30-40 cm, o que é conveniente para locais localizados em várzeas, várzeas de rios, bem como aqueles sujeitos a inundações sazonais. Ao contrário das pilhas de metal, as pilhas de cimento-amianto não são propensas à corrosão.

Os tubos de amianto são um material de construção à base de fibra de amianto e cimento Portland. Eles podem ser pressurizados e não pressurizados. Apenas as modificações de pressão são adequadas para a construção, elas também são usadas na organização de poços, poços.

Tais tubos têm um diâmetro na faixa de 5 a 60 cm, suportam pressões de até 9 atmosferas, são caracterizados pela durabilidade e bons coeficientes de resistência hidráulica.

Em geral, a tecnologia de sua instalação é padrão - a instalação da maioria das fundações por estacas é realizada de forma semelhante. Para tubulações, são preparados poços, cuja localização e profundidade correspondem à documentação do projeto, após o que são baixados para os fundos preparados e derramados com concreto. Mais detalhes sobre a tecnologia de instalação serão discutidos nos capítulos seguintes.

Vantagens e desvantagens

A popularidade deste tipo de fundação deve-se principalmente à capacidade de fazer um local com solo "problemático" adequado para a construção. Os tubos de fibrocimento podem ser instalados manualmente sem o envolvimento de equipamentos especiais, que os diferenciam das estacas metálicas. É claro que isso reduz o custo do objeto.

A ausência de grandes trabalhos de terraplenagem, bem como a necessidade de preenchimento de grandes áreas com uma solução de concreto, levam a menos trabalhoso do processo de instalação e sua maior velocidade.

Os tubos de cimento-amianto são várias vezes mais baratos do que as pilhas, embora demonstrem melhor resistência à umidade. A corrosão não se forma na superfície, não ocorre degradação do material e perda de resistência. Isso permite que a construção seja realizada em solos excessivamente saturados de umidade, bem como em áreas alagadas.

Se compararmos o custo de uma fundação colunar sobre uma base de cimento-amianto com o custo de uma fita analógica (mesmo que rasa), então a primeira será 25-30% mais barata.

Com a utilização de estacas deste tipo, é possível elevar o edifício em média a uma altura de 30-40 cm, e com a distribuição correta da carga até 100 cm, nem todos os outros tipos de fundação apresentam tais qualidades.

A principal desvantagem dos tubos de cimento-amianto é sua baixa capacidade de carga. Isso torna impossível usá-los para construção em áreas pantanosas e solos orgânicos, e também impõe certos requisitos para a construção. O objeto deve ser baixo, feito de materiais leves - madeira, concreto aerado ou uma estrutura do tipo moldura.

Devido à baixa capacidade de carga, é necessário aumentar o número de tubos de fibrocimento e, consequentemente, os poços para eles.

Ao contrário das contrapartes metálicas, tais apoios são caracterizados pela ausência de uma propriedade "âncora" e, portanto, se a tecnologia de instalação não for seguida ou erros nos cálculos quando o solo se elevar, os apoios serão espremidos para fora do solo.

Como a maioria das casas empilhadas, as estruturas de cimento-amianto são construídas sem porão. Claro, se você quiser, pode equipá-lo, mas terá que cavar uma cova (em solos saturados de umidade, equipar um poderoso sistema de drenagem), o que na maioria dos casos é irracional.

Cálculos

A construção de qualquer tipo de fundação deve começar com a preparação da documentação do projeto e elaboração dos desenhos. Eles, por sua vez, são baseados em dados obtidos durante levantamentos geológicos. Os últimos envolvem análises laboratoriais do solo em diferentes épocas do ano.

A perfuração de um poço teste permite obter informações sobre a composição dos solos e suas características, pelo que se tornam evidentes a estratificação do solo, a sua composição, a presença e o volume de água subterrânea.

A chave para uma base sólida é um cálculo preciso de sua capacidade de carga. Os suportes das fundações de estacas devem atingir camadas de solo sólido que se encontram abaixo do nível de seu congelamento. Conseqüentemente, para realizar esses cálculos, você precisa saber a profundidade do congelamento do solo. São valores constantes que dependem da região, estão disponíveis gratuitamente em fontes especializadas (Internet, documentação oficial dos órgãos que regulam as normas de construção de uma determinada região, laboratórios de análise de solo, etc.).

Tendo aprendido o coeficiente de profundidade de congelamento exigido, deve-se adicionar outro 0,3-0,5 m a ele, uma vez que é assim que os tubos de cimento-amianto se projetam acima do solo. Normalmente, é uma altura de 0,3 m, mas quando se trata de regiões alagadas, a altura da parte acima do solo dos tubos aumenta.

O diâmetro dos tubos é calculado com base nos indicadores de carga que atuarão na fundação. Para fazer isso, você deve descobrir a gravidade específica dos materiais com os quais a casa é construída (eles são definidos no SNiP). Neste caso, é necessário resumir não só o peso dos materiais das paredes, mas também o telhado, revestimentos e revestimentos termo-isolantes, pisos.

O peso de 1 tubo de cimento-amianto não deve exceder 800 kg. A sua instalação é obrigatória ao longo do perímetro do edifício, nos pontos de aumento de carga, bem como na intersecção de paredes de suporte. Etapa de instalação - 1 m.

Recebida informação sobre o peso específico do material, normalmente acrescenta-se mais 30% a este valor para se obter o coeficiente de pressão total da casa operada na fundação. Sabendo este número, pode-se calcular o número de tubos, um diâmetro adequado, bem como o número de armaduras (com base em 2-3 hastes por suporte).

Em média, para edifícios com estrutura, bem como objetos não residenciais (gazebos, cozinhas de verão), são utilizados tubos com diâmetro de 100 mm. Para casas de concreto aerado ou toras - produtos com um diâmetro de pelo menos 200-250 mm.

O consumo de concreto depende do diâmetro do suporte. Assim, cerca de 0,1 metro cúbico de solução é necessário para encher 10 m de um tubo com um diâmetro de 100 mm. Para um vazamento semelhante de um tubo com diâmetro de 200 mm, são necessários 0,5 metros cúbicos de concreto.

Montagem

A instalação deve ser obrigatoriamente precedida de análise de solo e elaboração de projeto que contenha todos os cálculos necessários.

Então você pode começar a preparar o local para a fundação. Em primeiro lugar, é necessário remover os entulhos do local.Em seguida, remova a camada vegetativa superior do solo, nivele e tampe a superfície.

O próximo passo será a marcação - de acordo com os desenhos, as estacas são cravadas nos cantos, bem como nos pontos de interseção das estruturas de suporte, por onde é puxada a corda. Após a conclusão do trabalho, deve-se certificar-se de que o "desenho" resultante corresponde ao do projeto, e também verificar novamente a perpendicularidade dos lados formados pelos cantos.

Após a marcação, eles começam a perfurar os tubos. Para o trabalho, usa-se uma furadeira e, se não houver, cavam depressões manualmente. Seu diâmetro é 10-20 cm maior que o diâmetro dos suportes. A profundidade é 20 cm a mais que a altura da parte subterrânea das tubulações.

Esta "reserva" é necessária para preencher a camada de areia. É vertido no fundo da reentrância cerca de 20 cm, depois compactado, humedecido com água e prensado novamente. A próxima etapa é a impermeabilização primária dos tubos, que envolve o revestimento do fundo do poço (sobre a "almofada" de areia compactada) com material de cobertura.

Agora os tubos são baixados para as reentrâncias, que são niveladas e fixadas com suportes provisórios, geralmente de madeira. Quando os tubos são imersos em solos com maior umidade ao longo de toda a extensão da passagem subterrânea, são cobertos com mástique impermeabilizante betuminoso.

A solução concreta pode ser encomendada ou preparada manualmente. Cimento e areia são misturados nas proporções 1: 2. Água é adicionada a esta composição. Você deve obter uma solução que se assemelhe a uma massa fluida em consistência. Em seguida, 2 partes de cascalho são introduzidas nele, tudo é bem misturado novamente.

O concreto é despejado no tubo a uma altura de 40-50 cm, e então o tubo é elevado 15-20 cm e deixado até que a solução endureça. Esta tecnologia permite criar uma "base" por baixo do tubo, aumentando assim a sua resistência ao levantamento do solo.

Quando a solução de concreto endurece completamente, as paredes do tubo são impermeabilizadas com material de cobertura. A areia do rio é despejada entre as paredes do recesso e as superfícies laterais do tubo, que é bem compactado (o princípio é o mesmo de quando se arruma um "travesseiro" - a areia é despejada, compactada, regada e as ações são repetidas) .

Uma corda é puxada entre os canos, mais uma vez eles se convencem da precisão do nível e começam a reforçar o cano. Para isso, várias hastes são amarradas com o auxílio de pontes de arame transversais, que são baixadas para dentro do tubo.

Agora resta despejar a solução de concreto no tubo. Para excluir a preservação de bolhas de ar na espessura da solução, a solução permite o uso de bate-estacas vibratório. Se não estiver lá, você deve perfurar a solução preenchida em vários lugares com acessórios e, em seguida, fechar os orifícios resultantes na superfície da solução.

Quando a solução ganhar força (cerca de 3 semanas), pode-se começar a nivelar a parte aérea das bases, sua impermeabilização. Uma das características positivas desses suportes é a capacidade de agilizar o processo de preparação da fundação. Como você sabe, o concreto leva 28 dias para curar totalmente. No entanto, os tubos que margeiam o concreto atuam como uma fôrma permanente. Graças a isso, o trabalho adicional pode ser iniciado dentro de 14-16 dias após o vazamento.

Os apoios podem ser ligados entre si por vigas ou combinados com uma laje monolítica. A escolha de uma tecnologia específica geralmente é baseada nos materiais usados.

As vigas são usadas principalmente para casas de estrutura e blocos, bem como pequenas construções domésticas. Para casas feitas de concreto aerado ou concreto de madeira, geralmente é colocada uma grade, que é adicionalmente reforçada. Independentemente da tecnologia escolhida, o reforço dos pilares deve ser ligado ao elemento de suporte da base (vigas ou reforço da grelha).

Avaliações

Os consumidores que usam a base em tubos de cimento-amianto deixam críticas positivas. Os proprietários observam a disponibilidade e o menor custo da casa, bem como a possibilidade de fazer todo o trabalho com as próprias mãos.Como no caso de verter uma base monolítica ou laje, não há necessidade de encomendar uma betoneira.

Para os solos argilosos da região norte, onde o inchaço do solo é forte, os moradores das casas construídas recomendam aumentar o degrau de apoio, certifique-se de fazê-lo com um prolongamento na parte inferior e aumente a quantidade de reforço. Caso contrário, o solo empurra os canos.

No vídeo abaixo, você conhecerá as vantagens de uma base de PVC, amianto ou tubos de metal.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário