Qual deve ser a profundidade da fundação da faixa?
Os construtores sempre se esforçam para tornar seu trabalho mais fácil e barato, para reduzir o tempo perdido. A complexidade e laboriosidade do trabalho de fundação na escolha de um tipo de fundação em faixa acaba sendo ideal, o que levou à sua grande popularidade. Porém, é importante levar em consideração todas as sutilezas e evitar erros técnicos comuns.
Peculiaridades
A fundação em faixa deve ser disposta em torno do perímetro da casa, inclusive sob as paredes internas de suporte. Freqüentemente, essa fundação é construída sob casas pesadas feitas de pedra natural, tijolo ou blocos de concreto. Mas também é compatível com edifícios com piso de concreto armado. Outra vantagem da fita é a sua adequação para a colocação de caves e caves. É muito mais difícil equipar estruturas de laje com tais instalações e, às vezes, é completamente impossível.
Mesmo uma descrição geral mostra que a profundidade das fitas é geralmente muito grande. No entanto, a simplicidade da tecnologia utilizada justifica a sua utilização em edifícios baixos e na construção de instalações auxiliares. Além disso, as bases de fita funcionam bem mesmo onde existe o risco de encolhimento irregular do edifício. Isso geralmente se deve à composição heterogênea do solo, que possui características mecânicas distintas. Ao construir um porão, você pode usar estruturas de fundação na forma de paredes principais prontas.
A vida útil é altamente dependente do material usado. Portanto, o concreto e o entulho podem funcionar por até dois séculos consecutivos. Mas muito depende de:
- a carga exercida e suas alterações;
- a qualidade dos materiais utilizados;
- características da solução;
- propriedades do solo e parâmetros climáticos da área.
A fita pode ser feita de forma monolítica, a partir de blocos pré-fabricados, ou uma combinação dessas duas abordagens.
Para a fabricação da fundação, além do concreto e do entulho, às vezes é utilizada sua mistura ou alvenaria. A fita é feita tanto em contorno reto quanto com quebras, a forma geométrica é um retângulo ou trapézio. Em qualquer caso, a largura não é inferior à da parede suportada e, de preferência, mais 100-150 mm. A grande variedade de tipos de fundações em tiras não significa que possam ser escolhidas arbitrariamente, pois existem normas de construção bastante rígidas.
Requisitos regulamentares
A construção de um cinturão de fundação raso sob uma casa térrea é possível até mesmo sobre um colchão de areia e cascalho, o que ajuda a economizar dinheiro e agilizar o trabalho sem nenhum risco. Mas esse trabalho só pode ser feito em certos solos:
- não inclinado a arfar;
- completamente seco;
- caracterizado por congelamento uniforme.
A fita de concreto armado com um aprofundamento raso sob uma pequena casa particular é feita de 0,3-0,5 m de largura no subsolo, a altura do porão é de pelo menos 0,3 m. Para maior precisão, o trabalho começa com a marcação e, em seguida, são cavadas trincheiras, cujas paredes devem ser verticalmente niveladas. O assentamento raso possibilita a execução de valas com profundidade de 0,5 e largura de 0,6 a 0,8 m. Quando as escavações são escavadas e niveladas, é feito um colchão de areia de 200-400 mm. É suposto ser calcado, pois quanto mais densa a base, menor será o afundamento de toda a casa ao longo do tempo.
A areia é preenchida em camadas, de 150 mm cada, deve ser umedecida antes da compactação. Para obter a maior resistência mecânica, o cascalho é derramado de cima com rega com concreto líquido.
Para dar forma à cofragem, utilizar placas de 2 cm de espessura lixadas numa das faces. Em vez disso, você pode pegar mais:
- ardósia sob a forma de folhas planas;
- folha de metal;
- Madeira compensada.
O reforço da cofragem é efectuado com espaçadores e estacas de apoio, devendo ser verificado na vertical e na horizontal. Por dentro, a estrutura é assentada com um denso material de impermeabilização. Para que a espessura necessária deste material seja menor, a profundidade do marcador deve ser selecionada, com foco no nível e no movimento da água subterrânea.
A fundação em forma de fita para uma casa de tijolos de dois andares é colocada em uma fossa preenchida com 0,3 m de areia. Dado que a casa terá de ser dotada de casas de banho, recomenda-se a aplicação de uma betonilha de cimento e areia com uma espessura de até 0,1 m nas canalizações de água e esgoto.
A impermeabilização é aplicada na betonilha congelada, mas nem sempre é necessária uma camada de isolamento térmico. Em seguida, vem a estrutura, criada a partir da rede de aço de reforço, depois a fôrma. Só então a fita pode ser derramada como tal. A sola da base sob a casa deve necessariamente ir 200-250 mm mais fundo do que a linha de congelamento. Casas feitas de blocos de espuma são mais leves do que edifícios de tijolos de tamanho semelhante.
Mas isso não significa automaticamente que você pode lançar a base mais perto da superfície. Teremos que analisar todos os parâmetros que caracterizam a estrutura geológica do local. Além disso, são levados em consideração a severidade dos pisos, os produtos mobiliários previstos no projeto e a carga de neve que pode estar presente na cobertura mesmo por um curto período. Entre as diferentes opções de bookmarking em profundidade, deve escolher aquela que só pode pagar, por motivos materiais. O solo em diferentes áreas congela em 100-180 cm, e na maioria dos casos, eles optam por colocar até 150 cm.
Deve-se levar em consideração que mesmo utilizando informações de prospecção geológica e normas SNiP nos cálculos, permite encontrar apenas os valores mínimos exigidos.
Para garantir totalmente a estabilidade e prevenir riscos, vale a pena aproximar a base da fundação 10 cm.
As valas são pensadas e escavadas imediatamente com uma reserva para todas as camadas de cama, betonilhas e estruturas adicionais necessárias. Uma casa relativamente leve em um solo que não é propenso a elevações pode ser colocada sobre uma base de 600 mm de profundidade, feita no formato de uma fita flutuante. Tal estrutura deve ser calculada com cuidado, só que permite evitar a destruição durante os movimentos das massas de solo.
Uma fita para concreto aerado deve ser calculada com o mínimo cuidado do que para um tijolo ou outro material pesado. A leveza das estruturas acima do solo engana: sem cálculos cuidadosos da resistência e da capacidade de suporte do suporte, elas não serão confiáveis. O projeto de fundação deve ser preparado com flutuabilidade máxima. Para materiais de parede mais pesados, é insignificante, mas os blocos de concreto aerado leves são facilmente empurrados para fora do solo.
Atenção: a maioria dos arquitetos acredita que, em geral, é melhor cravar estacas sob concreto aerado do que colocar fita adesiva.
Se, no entanto, a escolha é feita em favor do suporte de preenchimento, no cálculo, eles são guiados em primeiro lugar por:
- a massa das paredes e a pressão exercida por elas por 1 metro linear. m;
- a massa de todos os pisos;
- a gravidade dos materiais de cobertura e estruturas subjacentes.
Como calcular?
A profundidade do sepultamento mencionada em várias fontes e literatura especial não é de forma alguma a profundidade da trincheira que está sendo arrancada. Por este termo, os especialistas entendem a lacuna que separa a superfície do solo do plano mais baixo da fundação. Uma fita sem aprofundamento raramente é usada, pois sua capacidade de carga é extremamente baixa. O aprofundamento mínimo é mais comum do que profundo, mas ao mesmo tempo é caprichoso. Teremos que calcular a ação das forças de levantamento do solo.
A profundidade de colocação não pode ser inferior a 50% da profundidade de congelamento do solo.Se o nível do líquido moído for alto, geralmente é feita uma profundidade de 100-200 mm sob a linha de congelamento. Uma exceção é feita para solos rochosos, cascalho ou areia de grão grosso. Em solo pantanoso, sobre turfa e solos semelhantes, a fita terá de ser colocada abaixo das camadas problemáticas. Às vezes, apenas uma trincheira é suficiente para uma massa sólida cheia de areia; mas tal decisão só pode ser tomada por profissionais treinados.
Se os cálculos sugerirem que você precisa cavar valas muito profundas, você precisa procurar soluções alternativas.
O isolamento da fundação e do solo adjacente ajudará a reduzir significativamente a escavação necessária. A organização de uma drenagem de alta qualidade tem um papel importante, pois ajuda a proteger contra o congelamento. A almofada de areia deve ser colocada sob o próprio cinto e ao lado dele. A melhor maneira de resolver o problema é uma abordagem combinada - uma combinação de um travesseiro, isolamento e estruturas de drenagem.
O ponto médio do marcador muda dependendo se a casa é aquecida ou não, se está prevista a construção de um porão. Para edifícios não aquecidos, uma reserva funerária de 10% é suficiente e, se o edifício for aquecido, 30% são necessários.
Atenção: não é recomendável colocar a fita a mais de 150 cm. O congelamento é calculado usando coeficientes especiais. Para argila e argila, é 0,23, para solo de grandes fragmentos de rocha - 0,34, para areia - 0,28.
Cavar uma cova para uma fita de concreto simples colocada sob galpões, galpões e pequenas dependências pode ter de 0,5 a 1 m de profundidade. Para a maioria dessas estruturas, exceto para as mais maciças, são suficientes 80 cm, mas um edifício residencial, mesmo que relativamente pequeno (de um andar), deve ser consertado mais baixo, sua raiz é de 2 metros. No entanto, as diferenças não se limitam a isso. Na construção residencial, a fita deve ser reforçada, o que aumenta imediatamente sua largura.
A cofragem contém necessariamente uma grelha de barra de reforço. Um feixe de hastes é obtido com o uso de um fio de tricô. A resistência após o derramamento é alcançada em 28-42 dias em média. As paredes só podem ser colocadas sobre a fita endurecida. Ao construir uma casa com cave, a técnica de trincheira não é adequada, a fossa de fundação torna-se obrigatória. Se você planeja construir uma casa de dois andares ou mais, terá que usar blocos padrão de maior resistência; sua altura certamente é levada em consideração.
Adendo
Não é recomendado preparar valas com mais de 400 mm. Um total de 0,2 m é colocado no suporte e no aterro. Somente essas camadas oferecem uma garantia real contra o afundamento.
Segundo especialistas, para a formação da fita de fundação pelo método de vazamento vale a pena levar cimento da categoria M-300.
Para que o projeto se justifique, a solução é formada apenas a partir de água pura, consegue-se a ausência de argila e impurezas do solo em materiais inertes, as proporções são rigorosamente observadas.
A profundidade da fundação em faixa sob a casa, o cálculo e a construção da fundação em faixa com suas próprias mãos são mostrados no vídeo a seguir
O comentário foi enviado com sucesso.