A base para uma extensão da casa: características de construção

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Seleção para diferentes edifícios
  4. Materiais necessarios
  5. Autoprodução
  6. Dicas úteis dos profissionais

Os proprietários de casas particulares costumam adicionar instalações adicionais à estrutura principal. A necessidade de ampliar a área útil surge durante o funcionamento da casa, aumentando a família, o surgimento de oportunidades financeiras e a vontade dos proprietários. As extensões têm vários propósitos; em qualquer caso, devem ter uma base sólida, uma base. De acordo com os códigos de construção, uma extensão é considerada qualquer cômodo fora dos limites das paredes principais.

Peculiaridades

A dificuldade na adição de instalações adicionais é a presença de um edifício antigo já acabado que já sofreu encolhimento, apresenta alguns defeitos e características de design. Todos esses pontos devem ser levados em consideração ao projetar uma extensão. É necessário não só anexar uma sala sólida e harmoniosamente adequada ao resto do conjunto, mas também não prejudicar a casa já acabada, não contribuir para a sua deformação ou destruição. Erros e erros de cálculo no projeto e na disposição da fundação são inaceitáveis, levando a sérias consequências e problemas para todo o edifício.

É muito importante ancorar firmemente as novas e velhas fundações.

Existem duas maneiras de conectar bases.

  • A junta de dilatação tem um design simples, adequada para todos os tipos de fundações, menos dispendiosa. Neste caso, ambas as fundações são independentes uma da outra em caso de cargas de encolhimento ou deformação. Uma camada de impermeabilização e isolamento térmico é colocada entre a estrutura principal e a anexada, e uma junta de dilatação é formada. Com este método, o teto da extensão deve ser separado.
  • A armadura rígida é mais fiável e durável, é utilizada para edifícios antigos totalmente encolhidos, envelhecidos a partir dos 15 anos, na presença de uma fundação de elevada qualidade. A conexão é feita com ferragem de metal. Se for planejado para combinar um edifício novo e já acabado sob um telhado comum, então o feixe é necessariamente tornado rígido. O único obstáculo ao uso desse método são os solos pesados.

Visualizações

Ao construir anexos para diversos fins, vale a pena considerar as características das estruturas, as propriedades do solo, o tipo de fundação da casa antiga. São usados ​​diferentes tipos de fundações, que diferem na tecnologia de desempenho e nas características técnicas. Recomenda-se escolher o mesmo tipo de base para as novas instalações e para a casa já construída. Características muito diferentes podem levar a diferentes subsidências, deformações e até mesmo ao colapso de todo o edifício.

A base da tira resistirá tanto a uma varanda leve quanto a uma estrutura pesada. Para distribuir as cargas uniformemente e evitar deformações, a base da tira deve ser um circuito fechado.

A fundação colunar é usada na construção de estruturas leves, é acessível e fácil de implementar. Pilares verticais estão localizados a uma distância de 1,5-3 metros um do outro. Tijolo ou concreto armado é usado como material no método de pilar. A madeira de lariço é menos comumente usada, pois é cara e apodrece com o tempo. Apesar de estar amarrado com grade, a base colunar é instável. Ao organizar uma base colunar, você não pode cavar um porão, que é a única desvantagem desta base simples e confiável.

As estacas de parafuso, combinadas com reforço ou contorno de fita adicional, têm uma alta capacidade de carga e podem suportar estruturas de capital pesadas. Eles são feitos de concreto armado, aço, amianto ou madeira. As estacas repousam sobre camadas profundas de sustentação do solo, de forma que não estão sujeitas a deslocamento ou deformação devido ao levantamento. Esta base não cederá.

A tecnologia TISE oferece várias vantagens. Assemelha-se à construção de uma fundação por estacas devido às altas grades de concreto armado. Mas também existem desvantagens.

Esta é uma nova tecnologia que ainda está sendo estudada a longo prazo, mas já é bastante popular entre os construtores devido ao seu preço acessível e versatilidade.

As estacas são equipadas com uma extensão especial na extremidade, o chamado calcanhar. Não permite que as estacas subam quando o solo se levanta e permite que a construção seja realizada em condições de permafrost e aumento da atividade sísmica.

Se a casa principal estiver em laje flutuante, então é necessário anexar um novo cômodo na mesma laje independente, colocando uma junta de dilatação entre elas.

A conexão rígida é possível se a espessura da placa for superior a 400 mm, ou a laje projeta-se além da base de pelo menos 300 mm, neste caso, a armadura é exposta com destruição parcial do concreto e é soldada à armadura da nova base. A laje monolítica é durável e resiste perfeitamente aos edifícios mais difíceis, mesmo em solos difíceis.

Seleção para diferentes edifícios

Para escolher o tipo certo de base para a extensão, você deve primeiro estudar a condição e as dimensões da base da construção principal, o tipo de solo. Você pode fazer isso sozinho. Para isso, ao lado da casa antiga, é necessário cavar um buraco com dimensões de 100x150 cm. Na fundação colunar mede-se a profundidade das estacas e suas dimensões, na fundação em faixa - a largura da sola e a altura.

Se a fundação do edifício principal é fita, então o adjacente deve ser feito de fita, se empilhar, o adicional deve ser o mesmo.

Isso fornecerá condições iguais para o encolhimento e dará maior resistência a toda a ligação.

Para extensões de moldura leve para uma casa de madeira, uma opção econômica com uma base colunar será suficiente. Esta base é adequada para todos os tipos de luz de varandas, terraços, varandas, vestiários e vestíbulos. A profundidade da nova e da velha fundação deve ser igual. Em solos pantanosos com um alto nível de água subterrânea, uma pilha ou fundação colunar deve ser escolhida.

Na maioria das vezes, as casas de alvenaria têm uma fundação em tiras, portanto, também é recomendável anexar uma fundação em tiras. Vários tipos de ligamentos são feitos entre as bases.

  • Conexão rígida de fundações com contorno fechado. Para tal feixe, é necessário fazer furos na fita pronta a uma profundidade igual a 35 diâmetros do reforço de conexão. Eles são dispostos de forma escalonada em duas camadas, em seguida, hastes de 70-100 cm de comprimento são inseridas nos furos. É possível fixar o reforço na fundação antiga usando o método de cunha, quando os cortes são feitos no final e na passagem no concreto, ocorre cunhamento ou uma âncora química é usada. Em seguida, a cintagem é feita com as hastes da nova gaiola de reforço.
  • Se uma nova fundação é planejada com um circuito aberto, então uma conexão rígida é feita apenas nas juntas com a fundação existente.
  • A costura tecnológica com laço de fita fechada é feita de placas de poliestireno expandido de 5 cm de espessura, que é colocado entre as duas bases e ao mesmo tempo é um elemento vertical da cofragem permanente.
  • Um circuito aberto com uma costura tecnológica é organizado de acordo com o esquema acima, apenas o isolamento é colocado nas junções dos circuitos.

É possível anexar instalações de blocos de espuma a edifícios existentes feitos de qualquer material.

A espuma de concreto tem baixas taxas de retração e baixo peso; você pode erguer as paredes do anexo por conta própria, sem o envolvimento de construtores experientes.

Se a casa tem cave e vários andares, as paredes da edificação são maiores que 40 cm, o solo é complexo e são planejadas cargas pesadas, a melhor opção seria uma base em forma de laje, na qual as cargas são distribuído por toda a área.

Materiais necessarios

Você precisa se preparar cuidadosamente para o arranjo da fundação para a extensão.

Estude os parâmetros iniciais, crie um projeto, calcule uma estimativa, prepare as ferramentas e materiais necessários:

  • grau de cimento M300;
  • areia de drenagem;
  • haste para reforço com diâmetro de 10 mm;
  • placas de cofragem;
  • pregos de fixação;
  • cascalho para criar um travesseiro;
  • corda e pinos para marcação;
  • fio de ligação.

Autoprodução

O mais comum é a fundação em faixa, que pode ser usada para a construção de uma varanda e uma extensão de uma casa existente de qualquer projeto, desde um gazebo leve até um pesado de dois andares. Ele pode ser vinculado a uma fundação existente.

Para preenchê-lo adequadamente com as próprias mãos, você precisa estudar a tecnologia e concluir todas as etapas da obra.

  • Faça marcações com estacas e corda, cravar nos pinos em volta do perímetro da extensão, puxar o barbante.
  • Desmonte a área cega existente, remova o isolamento, se tiver sido colocado.
  • Cave uma trincheira usando as marcas da corda e a profundidade do alvo.
  • Como drenagem, é necessário fazer um travesseiro de areia e cascalho, apertar com cuidado.
  • Monte a fôrma a partir das tábuas, apoie-a externamente com escoras especiais e internamente com espaçadores para evitar deslocamento durante o vazamento.
  • Instale reforço na vala, conecte-o com arame em forma de treliça, que deverá estar 20 cm acima da superfície do solo.
  • Faça orifícios cegos de 35 cm de comprimento na fundação acabada da velha casa para conectar as bases.
  • Coloque o reforço nos orifícios, calce as hastes nas pontas e amarre-as à nova estrutura. Assim, faça um acoplamento rígido das fundações.
  • Se for decidido fazer uma junta de dilatação, então largas folhas de isolante térmico são colocadas entre as bases.
  • Despeje a solução, o tempo de secagem e cura é de 3-4 semanas. Durante este tempo, é necessário umedecer o solo próximo à fôrma, para que o concreto seque de maneira uniforme, sem trincas ou deformações.
  • Após a secagem do concreto, é colocada uma camada de impermeabilização e, em seguida, as paredes são erguidas.

Se o solo no local for fraco e a varanda ou gazebo for bastante pesada, então faz sentido fazer uma fundação de pilha. Uma enorme lareira embutida na parede, uma piscina, um prédio de dois andares podem dar uma grande carga.

A fundação por estaca é feita da seguinte forma:

  • as estacas de parafuso são enterradas no solo de forma que sua parte superior se projeta acima da superfície;
  • almofadas de suporte especiais são fixadas na parte superior;
  • usando uma barra ou viga de quadro, eles combinam todos os suportes de parafuso em uma única estrutura;
  • O controle cuidadoso das diferenças de altura ao instalar as estacas de parafuso é muito importante.

No caso de extensão de pavilhão com piscina, é necessário:

  • marque as dimensões da varanda e da própria piscina;
  • cavar um buraco sob a tigela, adicionando 1 metro ao comprimento e largura para equipar as almofadas laterais e permitir a passagem dos construtores;
  • as paredes da cova são cavadas com uma ligeira inclinação para maior resistência;
  • uma almofada de drenagem é colocada no fundo, a impermeabilização e o isolamento térmico da tigela são colocados;
  • uma tigela é instalada, por exemplo, feita de fibra de vidro, então as comunicações são introduzidas e os elementos são instalados que não estarão acessíveis no futuro;
  • em seguida, são montados os elementos embutidos dos suportes do pavilhão e o reforço da laje de fundação monolítica. Dentro do reforço, a fiação e os tubos são colocados sob as escadas de drenagem;
  • o vazamento é feito com concreto M300;
  • uma junta de dilatação é colocada na junção com a casa velha.

Dicas úteis dos profissionais

Para evitar erros, construa uma extensão sólida e confiável, você pode usar as recomendações de construtores experientes e obter um resultado excelente e durável.

  • A análise do solo permitirá que você avalie corretamente as cargas e preveja a elevação e o encolhimento do solo da estrutura que está sendo erguida. A escolha do tipo de base é influenciada pelo nível do lençol freático, pela profundidade de congelamento.
  • Na fundação do pilar, apesar do cintamento, há instabilidade às cargas, portanto, uma costura tecnológica, e não um feixe rígido, será a solução correta.
  • De acordo com os regulamentos de construção, a distância mínima entre as estacas com base roscada é de 1 m, sendo que nas estacas perfuradas é de três diâmetros. A distância da faixa acabada ou fundação da laje à pilha mais próxima deve ser de pelo menos 30 cm.
  • Se um telhado comum for planejado em ambas as partes, um feixe rígido de fundações é definitivamente necessário. Se for feita uma junta de dilatação entre as fundações, o telhado deve ser independente.
  • A largura da vala deve ser 30 cm maior que a largura das paredes, para levar em conta a largura das placas de fôrma, e a profundidade em solos arenosos deve ser de pelo menos 30 cm, em solos argilosos - 1 m.
  • A base colunar deve ser impermeabilizada envolvendo os postes com material de cobertura por baixo da base e pelas laterais. É possível usar blocos FBS prontos.

Para obter informações sobre como fazer a base de uma extensão com suas próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário