Os alicerces de uma casa de blocos de espuma: qual escolher e como assentá-lo?
Os edifícios residenciais em blocos de espuma são muito procurados na construção moderna, pois apresentam excelentes características de isolamento térmico e sua construção exige baixo custo. Para que tal edifício funcione de forma confiável por muitos anos, no estágio de planejamento, você deve primeiro selecionar o tipo apropriado de fundação.
A base para casas feitas de blocos de espuma pode ser diferente, e sua escolha depende de muitos fatores, portanto, antes de fazer a fundação, é importante fazer todos os cálculos corretamente e estudar cuidadosamente as características do terreno.
Peculiaridades
O bloco de espuma é considerado um bom material para construção de habitações, mas sua principal desvantagem é sua alta higroscopicidade e tendência à deformação. Se esse recurso não for levado em consideração ao escolher uma fundação, com o tempo, as casas feitas de blocos de espuma podem ser destruídas.
Para minimizar o risco de fissuras nas paredes da edificação, é necessário dotar a base com uma impermeabilização de alta qualidade, principalmente para edificações cujas solas se localizem abaixo do nível de movimento do solo. Na maioria das vezes, uma fundação "flutuante" é escolhida para essas casas, é barata e absorve perfeitamente os movimentos do solo. Além disso, é necessário aumentar adicionalmente a altura da "almofada" até 50 cm.
Ao instalar a base sob a casa do bloco de espuma, você também deve realizar um despejo de alta qualidade, consistindo de várias camadas de areia. É nivelado horizontalmente com um nível hidráulico e cuidadosamente compactado com rolos.
A impermeabilização desempenha um grande papel na fundação, portanto, antes da formação de uma "almofada" arenosa, as valas são cobertas com folhas de material de cobertura e as costuras são revestidas com betume. Caso no território do terreno onde está a decorrer a construção as águas subterrâneas se encontrem junto à superfície do solo, é necessário instalar canalizações de esgotos.
Antes de decidir sobre o tipo de fundação, você também deve levar em consideração as seguintes nuances:
- recurso de relevo;
- condição do solo;
- tempo de construção;
- orçamento de trabalho.
Neste caso, atenção especial deve ser dada aos parâmetros gerais da futura casa. Em primeiro lugar, diz respeito ao número de pisos, à dimensão dos quartos, à localização das portas, janelas e ao tipo de estrutura da cobertura. A solidez da estrutura e as características da fundação dependerão dos indicadores acima.
Projeto
Qualquer construção começa com um projeto, e a instalação de uma fundação não é exceção. Para uma casa feita de blocos de espuma, é necessária uma base forte e confiável. Independentemente de estar prevista a construção de uma casa térrea ou de dois andares, a fundação é feita com uma avaliação preliminar do solo. Para isso, estudam a uniformidade das camadas, a resistência do solo e sua tendência a encolher, depois os desenhos do próprio edifício são introduzidos no projeto.
Para a construção de casas em solo argiloso e areia movediça, é importante proporcionar uma proteção especial e uma boa impermeabilização. Obviamente, os blocos de espuma são mais bem instalados em solo estável, mas a maioria dos locais está localizada em argila, portanto, seu desenvolvimento requer uma avaliação especial do solo e a correta instalação da base, uma vez que as menores imprecisões afetarão o funcionamento do o edifício.
O design também depende do lençol freático: se estiverem próximos ao solo, então a estrutura pode ser submersa, e o solo afundará, o que levará à corrosão da fundação.
Se as dimensões da casa forem pequenas (6x6 m), então uma profundidade rasa é adequada para a construção da fundação, os edifícios de 2 andares são pesados, portanto, são erguidos sobre uma fundação profunda que pode suportar cargas significativas. O projeto também deve incluir o peso do material de acabamento.
As paredes das casas podem ser feitas de tijolos, concreto ou revestidas de madeira. Além disso, grandes edifícios medindo 10x10 m são frequentemente complementados com um sótão e colunas, neste sentido, a carga na base aumenta e deve ser calculada corretamente.
Depois que todos os fatores acima são levados em consideração, a fundação é projetada e a construção direta começa. Os desenhos podem ser preparados de forma independente ou você pode usar os serviços de especialistas.
Pagamento
Antes de erguer uma base para uma casa com blocos de espuma, você precisa não apenas fazer um projeto correto, mas também calcular com precisão todas as dimensões e o consumo de material. Um grande papel no cálculo é desempenhado pela massa de todas as estruturas, bem como pela largura, profundidade e área de assentamento., portanto, em primeiro lugar, o peso da futura casa é determinado, e só então a área da base é calculada. Este indicador depende do tipo de estrutura e é calculado multiplicando a largura pelo comprimento da fundação. Para escolher a profundidade ideal para a base, o nível de congelamento do solo deve ser levado em consideração.
Se a sola for colocada em solo rochoso, a profundidade é de 0,5 m, para solo com baixo coeficiente de congelamento a altura não deve ultrapassar 1 m.
O cálculo dos próprios materiais também terá um papel importante na construção da fundação. Antes do assentamento é necessário determinar a quantidade de armadura, concreto e estacas. Isso ajudará a evitar custos desnecessários e reduzir o tempo necessário para construir uma casa. O volume da mistura de concreto é calculado de forma simples: a área da fundação é multiplicada por sua altura.
Quanto à quantidade de armadura, é muito mais difícil calculá-la, pois dependem do peso da edificação, do tipo de solo e do tipo de fundação. Quanto mais pesada a estrutura, mais espesso será o reforço necessário. Via de regra, reforços nervurados ou lisos são usados para instalar a fundação. Neste caso, este último é necessário 2 vezes menos, visto que é levado a uma taxa de 30 cm por conexão. Para determinar o número de estacas, a área de base é dividida pela seção transversal de uma estaca, resultando no número total de estacas.
Como fazer isso?
O bloco de espuma é um material de construção durável, leve e confiável, feito de concreto aerado. Portanto, as casas construídas com um bloco de espuma são caracterizadas por uma pequena carga estática e, para elas, você pode escolher opções de fundação leve. A fundação do edifício pode ser lançada com as suas próprias mãos. Para que o trabalho seja feito corretamente, é importante seguir passo a passo todos os passos da instalação e seguir uma determinada sequência. A colocação da fundação difere dependendo do seu tipo.
Fundação tira
Primeiro, você precisa cavar uma trincheira de até 50 cm de profundidade.O solo deve ser cavado tanto sob as futuras paredes de suporte quanto ao redor de todo o perímetro da casa. A base é feita segundo cálculos preliminares, devendo ser 10 cm mais larga que as paredes.
Uma almofada de areia é colocada no fundo da trincheira e preenchida com entulho adicional. A espessura de cada camada é de aproximadamente 10 mm. Após a compactação cuidadosa da almofada, a fôrma é preparada e a gaiola de reforço é instalada. Para o quadro, é melhor usar hastes com um diâmetro de 10 mm. Em seguida, a vala deve ser derramada com concreto, a solução é uniformemente distribuída por toda a área de trabalho. No caso de a construção ser realizada no verão, o concreto seca rapidamente. Para evitar rachaduras, a superfície deve ser regada periodicamente e coberta com um filme.
Via de regra, a construção de uma casa pode ser iniciada 10 dias depois que a fundação estiver completamente seca., a base para este período de tempo torna-se forte e pronta para suportar as cargas da estrutura. Se o nível do lençol freático for alto, a fundação deve ser protegida contra inundações. No interior da cofragem, é aplicada uma impermeabilização sob a forma de vidro hídrico ou material de cobertura e a cofragem tem um tempo adicional para solidificar.
A base com impermeabilização é considerada pronta após um mês.
Fundação da coluna
Este tipo de fundação é escolhido quando a casa de blocos de espuma é construída em solo macio, consistindo de argila, turfa e argila. Essa fundação protege de forma confiável a estrutura do congelamento e do empilhamento do solo. Os pilares da base são escolhidos a partir de concreto armado, devem ser colocados em locais onde estejam localizadas grandes cargas, paredes de suporte e cantos de fachada. Os pilares estão enterrados a 1 m de profundidade a uma distância de 1,5-2 m.
Para casas com 3 pisos, a fundação colunar é adicionalmente reforçada com grades especiais de concreto armado. A cofragem, neste caso, distingue-se por um fundo, que é suportado por suportes instalados no solo. Após a fôrma estar pronta, a gaiola de reforço é fixada a ela usando arame de tricô e alças de montagem.
Para o trabalho, o melhor é usar varetas com diâmetro de 8 mm, e para a concretagem escolher concreto da marca M 200.
Fundação flutuante
Essa base é adequada para todos os tipos de solo, a única exceção é a argila. A base é composta por lajes monolíticas que podem se mover com o solo, protegendo as paredes da estrutura de destruição e rachaduras.
Para fazer tal fundação, primeiro, sob toda a área da estrutura, cave um fosso com uma profundidade de pelo menos 60 cm, em seguida, coloque uma almofada composta por uma camada de areia (25 cm) e entulho (15 cm) . Depois disso, certifique-se de providenciar uma moldura de reforço e impermeabilização. Para a moldura, utilizam-se hastes com diâmetro de 8 cm e observa-se um degrau de 25 cm entre elas.
Quanto à fundação das moradias cujo projeto possui cave, requer tecnologias especiais de implementação. A principal característica de tal fundação será a profundidade, portanto, para a fundação, eles cavam uma fossa profunda e criam um espaço em torno do perímetro da fundação, que pressionará as paredes de fora com a espessura do solo.
A regularidade da vala deve ser verificada com um nível de laser, após o qual pode-se preencher com cascalho, areia e impermeabilizar. A cofragem é instalada ao longo das paredes da vala, podendo ser constituída por qualquer material de construção: polímero, metal ou tubos de amianto.
A parte externa da fôrma deve ser fixada com contrapisos ou taludes.
Uma correia metálica feita de hastes com um diâmetro de 16 mm é montada no interior da cofragem para reforço. Como resultado, uma estrutura semelhante a uma gaiola é obtida, suas paredes não devem tocar a superfície superior e a parte inferior do futuro aterro. As hastes da estrutura devem ser sobrepostas e dobradas nas seções de canto da fundação sem se misturar. É melhor fixar a moldura com solda elétrica ou arame de tricô. A etapa final do trabalho será o enchimento da solução, que deve ser realizado em camadas. Após cada preenchimento da camada, a superfície é nivelada.
Além disso, as estacas aparafusadas são frequentemente utilizadas como suportes para a fundação, que são aparafusadas no solo abaixo do nível de congelamento do solo. A instalação das estacas deve ser realizada com precisão, portanto, a exatidão da sua fixação é verificada a nível de laser. Depois que as estacas são torcidas, o concreto é despejado no interior dos tubos e a parte superior é fechada com cabeçotes.
Adendo
A construção de uma casa de blocos de espuma deve começar com o projeto e a seleção do tipo de fundação, da qual dependerá a resistência e a vida útil da estrutura. Se a base for lançada por conta própria, o conselho de especialistas experientes ajudará os artesãos novatos nisso.
- Antes de instalar a fundação, é imperativo examinar o solo do local. Para isso, é pré-cavado um buraco de 2,5 m de profundidade, são retiradas amostras de solo e determinada sua composição. Dependendo disso, o tipo de fundação é determinado. Para áreas com solo macio, é melhor escolher uma base em faixa.
- Grande atenção deve ser dada à profundidade de congelamento do solo, que geralmente varia de 1 a 2 m.
- Para áreas onde o lençol freático está próximo ao solo, é aconselhável construir lajes monolíticas. Esta será a opção mais econômica, pois no assentamento da faixa de fundo será necessário, adicionalmente, um sistema de drenagem e impermeabilização, o que acarretará em custos significativos na aquisição de material e na desaceleração do processo construtivo.
- O projeto de fundação deve ser elaborado levando em consideração ampliações adicionais da casa, bem como a presença ou ausência de subsolo. A maioria das casas de campo possui subsolo em seu traçado, portanto, para elas é necessário optar por fundações em faixa e se preocupar com uma drenagem de qualidade.
- Se você precisa instalar uma fundação de forma rápida e econômica, então uma fundação por estaca será a melhor escolha, lajes monolíticas são consideradas caras, então sua instalação exigirá muitos custos.
- A base para uma casa de blocos de espuma pode ser lançada com a ajuda de especialistas e de forma independente. Ao mesmo tempo, a última opção economizará dinheiro e planejará individualmente a etapa de trabalho. Para instalar a fundação com as próprias mãos, não é necessário ter habilidades especiais, basta preparar corretamente o projeto e calcular todos os parâmetros. Graças a fórmulas simples, você pode calcular rapidamente o consumo de material e realizar lentamente uma instalação de alta qualidade.
- Recomenda-se construir casas de blocos de espuma baixas, uma vez que estruturas com mais de 3 pisos exigirão reforço adicional da fundação, o que, por sua vez, complicará o processo de construção.
Para obter informações sobre como construir uma casa com blocos de espuma com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.