Fundação de casa de concreto aerado: como escolher e construir corretamente?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Projetos
  3. Como escolher?
  4. Construção
  5. Adendo

Na escolha de uma fundação para construção em blocos de concreto aerado, é necessário levar em consideração todas as características técnicas desse material. O concreto aerado é um material barato popular, frequentemente usado na construção de edifícios residenciais, chalés e anexos. Tem uma série de vantagens, razão pela qual é muito procurado. Mas as casas feitas de concreto aerado são mais pesadas do que as construções feitas de toras ou vigas, então aqui vale a pena pensar em uma fundação sólida.

Peculiaridades

O concreto aerado é concreto aerado autoclavado. Ao longo da história da sua existência, encontrou aplicação em quase todas as áreas da construção de elementos estruturais de edifícios e estruturas de qualquer tipo. As características deste material o tornam muito competitivo no mercado de materiais de construção.

As principais vantagens de construir fundações a partir deste material:

  • independência de extremos de temperatura;
  • um peso leve;
  • instalação rápida e facilidade de trabalho de instalação;
  • Amizade ambiental;
  • custo moderado;
  • excelente isolamento térmico e acústico;
  • alta resistência ao gelo e, devido à porosidade, a água não penetra rapidamente no material;
  • versatilidade: o concreto aerado pode ser serrado, perfurado, graças ao qual os blocos de concreto aerado podem ter diferentes formas;
  • nas fábricas onde são feitos os blocos de gás, há um laboratório que controla a qualidade do material;
  • concreto aerado refere-se a materiais de pedra, mas é considerado um material bastante leve. Quase qualquer tipo de fundação é adequada para isso, o que atende aos requisitos de rigidez e deformação.

Projetos

Em termos de resistência e soluções de design, os blocos de concreto aerado não são inferiores ao tijolo normal. Mofo e umidade raramente aparecem neles, eles respiram bem.

Antes de construir uma fundação, você precisa decidir sobre o tipo de fundação, bem como projetar cuidadosamente a futura fundação de sua casa.

Prancha

A vista da laje é uma das opções para uma fundação rasa ou rasa. Esta é uma laje de concreto armado, sob a qual uma camada de areia e cascalho é compactada. A versão em laje para uma casa de concreto aerado tem a capacidade de carga máxima possível, que é alcançada devido à grande área de sustentação da laje que ocupa toda a área da edificação.

Na maioria dos casos, a espessura da laje fica entre 20 e 40 cm. As bases do tipo laje monolítico têm maior rigidez espacial do que uma fundação montada a partir de lajes individuais.

As principais vantagens de uma fundação em laje:

  • facilidade de instalação;
  • baixo custo;
  • alta capacidade de carga;
  • a plataforma comum não sofre deformação local;
  • a possibilidade de utilizar a fundação como piso de cave;
  • a altura da casa pode ser superior a 2 pisos com uma carga de 20-25 t / m2;
  • facilidade de construção em solos difíceis.

Contras: a fundação em laje é erguida apenas em casas onde a presença de subsolo não é prevista.

    Pile-grillage

      A fundação por estacas tornou-se recentemente cada vez mais difundida devido à sua confiabilidade, versatilidade e disponibilidade de instalação do-it-yourself. Muitas vezes, os edifícios de concreto aerado são erguidos sobre estacas de parafuso, interligados por uma grade, em áreas com uma próxima ocorrência de água subterrânea.A instalação com gradeamento monolítico evitará que a alvenaria de blocos rache.

      Na maioria das vezes, ao escolher estacas para estruturas de concreto aerado, a preferência é dada a apoios compactados ou aparafusados. Essas pilhas são fáceis de instalar, mesmo com auto-ereção.

      Fita

      A opção de fita é uma faixa de concreto armado que percorre todo o perímetro do edifício, bem como sob as paredes de suporte. É equipado com a escavação de um fosso de fundação. Este tipo de fundação é ideal para a construção de uma casa de concreto aerado.

      A versão rasa é ideal para construir um edifício a partir de blocos de concreto aerados em um solo ideal que não é sujeito a movimentos e movimentos. A profundidade suficiente é de 500 mm. No caso oposto, um tipo de faixa de fundação profunda está sendo erguido. A sola da base ficará, portanto, abaixo do nível de penetração do gelo.

      A versão encastrada também é boa porque permite equipar uma cave ou cave ou adicionar elementos decorativos, por exemplo, belos degraus de betão.

      Tijolo

      Uma fundação de tijolo também será uma boa opção para uma casa de concreto aerado, mas somente se o solo não for propenso a se levantar, bem como durante a construção de um prédio térreo.

      Para o dispositivo, apenas tijolos sólidos de graus não inferiores a M200 com um índice de resistência ao gelo de F35-10 são usados.

      Colunar

      Tal fundação é construída apenas em solos estáveis ​​com um relevo uniforme. A estrutura é uma grade de concreto armado, em cada canto da qual e sob as paredes de sustentação estão instalados pilares de tijolo, pedra ou concreto. Eles podem ser redondos ou quadrados.

      Esta opção difere dos concorrentes em seu baixo custo, simplicidade de trabalho de instalação e cálculos.

      Um dos tipos de fundação colunar para a construção de casas em blocos de concreto aerado - a fundação de acordo com a tecnologia TISE - é a tecnologia de construção individual e ecológica. O TISE difere das fundações colunares padrão pela presença de um talão, que aumenta a área de sustentação do pilar, ao mesmo tempo que reduz o volume de pressão por centímetro quadrado de solo, quase dobrando a capacidade de suporte da estaca.

      TISE é um tipo de fundação que não requer equipamentos especiais durante a construção, para a instalação, basta uma broca TISE e uma cofragem portátil. Um dos principais requisitos do tecnólogo TISE ao montar uma estrutura é a leveza do material. Portanto, a opção de usar concreto aerado é ideal aqui. Somente se as regras forem observadas, uma casa construída de acordo com a TISE servirá aos seus proprietários por muitos anos. Primeiramente, ao desenvolver um projeto, tenha em mente que blocos de concreto aerado não gostam de movimento, também é aconselhável reforçar a grade de concreto, que conectará as estacas com uma única laje monolítica. Em segundo lugar, antes de erguer as paredes, certifique-se de que a base está estável e pronta para construção posterior. Recomenda-se fazer a fundação antes do outono, e na primavera, após verificar a geometria, inicie a construção da casa.

      Lembre-se de que o TISE só é adequado para edifícios leves e, apesar do concreto aerado ser leve, uma grande casa 10x10 já pesará cerca de 2.000 toneladas, portanto, pese cuidadosamente os prós e os contras antes de construir a fundação. Esta opção de fundação é perfeita para uma casa no 1º andar.

      Como escolher?

      Ao escolher qual fundação colocar para uma casa de concreto aerado, considere não apenas o benefício econômico, uma vez que a durabilidade final da base, assim como de toda a construção, depende de muitos fatores.

      A escolha de uma fundação para uma casa de blocos de concreto aerado deve ser baseada principalmente no tipo de solo, na profundidade de congelamento das águas subterrâneas, nas condições naturais, bem como no relevo da superfície do local.

      Avalie o solo em sua área.

      Por exemplo, uma laje de concreto armado é a melhor opção, pois minimiza as deformações por retração.Quando o solo se move, a laje se move com ele, garantindo a segurança da casa. As fundações de lajes são capazes de resistir até mesmo às condições climáticas mais agressivas.

      A versão rasa de fita é adequada para casas situadas em solos de granulação leve ou média. E a base aprofundada até a profundidade do congelamento pode ser colocada em solos agitados.

      O tipo de fundação colunar é construído apenas em solos estáveis ​​com uma superfície plana.

      Já a fundação por estaca é adequada para qualquer tipo de solo, até mesmo para argiloso.

      Além disso, os especialistas aconselham levar em consideração o número de pisos do edifício, uma vez que dependendo do número de pisos, a massa total do edifício aumenta e, consequentemente, a carga sobre a base. Se você escolheu uma casa térrea, sinta-se à vontade para escolher qualquer uma das fundações listadas acima. Mas é recomendável construir um de dois andares apenas em uma laje monolítica ou base de fita. Nesse caso, a profundidade e a largura da fita na última versão devem ser maiores do que na construção de um prédio térreo.

      Antes de calcular as características da fundação de uma casa de concreto aerado, é preciso lembrar que se trata de um processo complexo que requer cuidados e atenção especiais. Se você não quiser entrar em contato com profissionais, cada proprietário da obra poderá fazer todos os cálculos por conta própria.

      Antes de calcular, você precisa saber:

      • densidade e espessura dos blocos de gás;
      • peso aproximado dos materiais de construção e telhado;
      • número de andares do edifício;
      • tipo de solo;
      • carga de neve aproximada.

        O processo de projeto inclui não apenas a elaboração de desenhos, mas também o desenvolvimento de detalhes básicos de comunicação, projeto de um porão ou garagem no porão, elaboração de um diagrama de fiação, etc. Afinal, todos esses fatores afetam diretamente a escolha do tipo de fundação para construção futura.

        Decida um orçamento antes de projetar sua fundação. Claro, você não pode economizar na construção, mas é importante considerar a viabilidade de construir uma fundação cara. A decisão deve ser tomada somente após o estudo do solo.

        Construção

        A montagem da fundação "faça você mesmo" é possível, mas requer adesão estrita à tecnologia de construção. Cada tipo de fundação possui seu próprio sistema de instalação passo a passo.

        Prancha

        Como mencionado acima, uma fundação de laje é perfeita para casas de concreto aerado. Uma laje de fundação pode durar até 100 anos com uma abordagem competente para a construção. A base da confiabilidade é o reforço correto com barras de reforço com um diâmetro de pelo menos 12 mm. Não se deve economizar em materiais, pois é a estrutura metálica que trabalha em tensão e não permitirá que a laje se rache no futuro.

        Uma laje de concreto armado é instalada sob toda a superfície da casa. Os parâmetros da laje devem ser baseados no projeto do futuro edifício de concreto aerado. Por exemplo, para garagens ou banheiros, a espessura mínima é de 100 mm, e para um edifício residencial - pelo menos 200-250 mm. Na montagem preste atenção à impermeabilização da laje: na parte inferior a base é impermeabilizada com materiais em rolo, e na superior - com revestimento ou materiais pulverizados.

        Para reduzir a perda de calor, é necessário isolar a fundação.

        Fita

        O principal material da fundação da tira é o concreto feito de areia, cimento e água. Para melhor resistência, é necessário reforçar a estrutura da base de concreto com armadura de ferro. Antes da construção, você precisa limpar a área do canteiro de obras proposto e fazer as marcações necessárias para todas as paredes de suporte. A seguir, são estudadas as diferenças de superfície e selecionado o ponto mais baixo, eliminando assim a diferença na altura da fundação. Você pode cavar uma vala, cujo fundo deve ser perfeitamente plano, com suas próprias mãos ou com a ajuda de máquinas especiais. A seguir, uma almofada especial de areia e brita é colocada no fundo.

        Antes do vazamento, a cofragem deve ser instalada, após o que a gaiola de reforço é colocada ao longo de todo o perímetro da fundação através da cravação de barras de reforço.

        Para a concretagem, recomenda-se a utilização de concreto de fábrica, que é despejado no fundo da vala em camadas de 20 cm, sendo que cada camada deve ser calcada para evitar a formação de vazios. A superfície deve ser nivelada após a conclusão do trabalho.

        A fundação da tira deve estar completamente seca antes de iniciar a construção das paredes. Isso pode levar cerca de um mês.

        Pilhas e pilares

        As opções estaca e colunar são consideradas as mais econômicas devido ao baixo consumo de materiais, bem como à alta velocidade de construção.

        De cima, os dois tipos estão ligados por uma grelha horizontal de ferro, sobre a qual é construído o edifício.

        O bloco de gás é um material leve que não requer a compressão da solução adesiva. Em comparação com paredes de tijolo, os blocos de concreto aerado podem ser dispostos sem pausas. De acordo com os códigos de construção, blocos com espessura de 350-450 mm são usados ​​para alvenaria de paredes externas, cerca de 200 mm para paredes internas.

        Antes do assentamento da primeira fila de blocos, é necessário realizar a impermeabilização da fundação. Como material de impermeabilização, pode-se escolher material de cobertura ou argamassa de polímero - cimento à base de misturas secas. É necessário nivelar cuidadosamente a base com uma mistura de cimento e areia.

        Vale a pena dar atenção especial ao assentamento da primeira fileira de blocos de concreto aerado, pois a qualidade de toda a edificação dependerá da suavidade de sua colocação. A uniformidade da alvenaria pode ser determinada usando uma corda e um nível.

        Para modelar, uma cola especial com consistência de creme azedo espesso é usada. A solução de cola é aplicada com espátula ou carro, cuja largura deve ser igual à largura da alvenaria.

        O alinhamento da alvenaria do bloco de gás deve ser verificado após o assentamento de cada linha.

        Adendo

        • A melhor opção de base de laje para uma casa de concreto aerado é uma laje isolada, que proporciona a estabilidade necessária do piso.
        • A produção de trabalhos com blocos de concreto aerado deve ser realizada em temperaturas de +5 a +25 graus.
        • Para preparar a mistura de concreto para a fundação da tira, é recomendado o uso de água limpa e areia sem qualquer mistura de argila e terra.
        • Se a temperatura externa estiver abaixo de zero, é permitido usar água morna para misturar a solução de concreto, enquanto no calor, apenas água fria deve ser usada.
        • Realizando trabalhos de construção da fundação em solos instáveis, vale a pena cuidar do reforço das paredes da cava.
        • O grau de concreto M100 é adequado para os estágios iniciais de construção e lançamento de concreto. M200 é usado para construir fundações de casas com sobreposição leve, M250 e 300 são perfeitos para construir fundações de casas particulares volumosas.
        • Para fortalecer a fundação colunar, é necessário fortalecer sua área de sustentação. A base da tira é reforçada com remate com armadura, empilhada com clipes de betão armado ao longo de todo o comprimento da estaca.
        • A cave aumentará a área útil da habitação em até duas vezes, mas uma cave residencial é impossível sem impermeabilização de alta qualidade.
        • Para evitar que as paredes dos blocos de gás rompam com antecedência, é necessário reforçá-las e, em seguida, expor os blocos ao acabamento externo.
        • Planeje o tempo de construção das paredes da casa, levando em consideração que a etapa de construção da fundação leva cerca de um mês de obra.
        • Lembre-se de que você não deve começar a construir uma fundação sem calcular seu custo total por completo. A opção mais barata para a fundação de uma casa privada é considerada uma pilha.

        Para obter informações sobre qual fundação é necessária para uma casa feita de concreto aerado, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário