Como desmontar a fundação?

Contente
  1. Começo do trabalho
  2. Seleção de método
  3. Custo de trabalho

Se a casa estiver muito degradada ou se for necessário construir uma nova no local do prédio antigo, o prédio terá que ser totalmente desmontado. Além disso, é necessário remover não apenas as paredes e o telhado, mas também a fundação. Esse trabalho requer atenção especial, pois é de natureza específica. Nem sempre é possível desmontar a base com as próprias mãos, sem o uso de ferramentas e equipamentos especiais. Além disso, para tal, é necessária a preparação de documentação técnica aprovada por profissionais. Vamos considerar os recursos desse procedimento com mais detalhes.

Começo do trabalho

Depois que a estrutura já tiver sido demolida, não se apresse para começar imediatamente a desmontar a fundação de concreto. Primeiro, você precisa decidir sobre o método de desmontagem, correlacionar custos, esclarecer quais equipamentos e em que quantidade serão necessários. E também é importante cuidar com antecedência da remoção de todos os resíduos de construção e resíduos, para se familiarizar detalhadamente com as regras de segurança. E já com base em todas as informações preparadas, elabore um plano de trabalho detalhado. Só então você pode começar a desmontar.

Seleção de método

Até o momento, várias tecnologias para desmontar a fundação são conhecidas.

Para descobrir qual é o certo para o seu caso, você precisa levar em consideração vários parâmetros:

  • o nível de profundidade em que a base do edifício está localizada;
  • tipo e configuração da fundação (faixa, estaca);
  • a presença de reforço;
  • condição da matriz de concreto;
  • variedade e características do solo;
  • a presença de água subterrânea;
  • o grau de acessibilidade do objeto;
  • tipo de material - concreto, tijolo, pedreira;
  • distância de edifícios vizinhos e assim por diante.

Os métodos mais comuns e óbvios para desmontar uma base de concreto são os métodos manuais e mecânicos. Muitas pessoas acham que a desmontagem manual da fundação é a melhor e mais fácil opção, pois sua implementação requer apenas sua própria força e tempo. No entanto, esse método é muito demorado e nem sempre é possível usá-lo. É importante considerar não só o custo total da obra, mas também o consumo de energia e a racionalidade do tempo gasto. Ao mesmo tempo, também deve ser entendido que as mesmas tecnologias de desmontagem não são adequadas para todos os locais. Portanto, para uma casa de veraneio, que está localizada em uma área remota, o tipo de trabalho será ótimo, diferente dos métodos de desmontagem da fundação em uma grande área residencial.

Vamos considerar as duas opções com mais detalhes.

Manual

Este é o método de trabalho mais simples e rude. Seria muito justo chamá-lo de "antigo" e o mais não tecnológico. Praticamente não requer custos financeiros, razão pela qual o processamento manual ainda atrai alguns proprietários. No entanto, a enorme quantidade de tempo e esforço que terá de ser gasta na desmontagem é incomparável com a economia de custos. E se você conseguir destruir uma fundação de tijolo ou entulho com suas próprias mãos, então para uma base de concreto monolítica não funcionará de todo. Principalmente se sua moldura for feita com adição de reforço. O mesmo vale para a base de tira.

Se você ainda decidir desmontar a base manualmente, arme-se com uma picareta e uma marreta. E também envolver todos os amigos e parentes no trabalho, e é melhor contratar uma equipe de trabalhadores. Afinal, definitivamente não é possível lidar com isso sozinho.

Mecanizado

Com muito mais frequência, a desmontagem da fundação é realizada justamente com o envolvimento de equipamentos especiais. Com a ajuda dele, será possível quebrar até mesmo concreto armado forte, concreto de entulho e fundações de estacas.

Para concluir o trabalho, você precisará dos seguintes equipamentos:

  • martelo hidráulico;
  • britadeira;
  • perfurador;
  • hidroclina;
  • cortador de diamante;
  • tesouras hidráulicas e semelhantes.

Mas também para a implementação do método mecanizado, escavadeiras com martelo hidráulico, guindastes e assim por diante às vezes estão envolvidos. Este é principalmente o caso quando a base de concreto é grande ou profunda no subsolo. O guindaste é utilizado na montagem da base a partir de blocos FBS, portanto, torna-se necessário imergir os elementos componentes para reaproveitamento. Um martelo hidráulico é mais frequentemente usado para destruir uma fundação de concreto monolítica. A ferramenta é suspensa e fixada na escavadeira. É com a ajuda desses equipamentos que os suportes da ponte são desmontados. É importante ressaltar que o custo das obras com equipamentos especiais é bastante elevado. No entanto, a eficiência e a velocidade desse método estão no nível mais alto.

Além das vantagens da desmontagem mecanizada da base, essa técnica apresenta desvantagens significativas. Portanto, ferramentas e equipamentos especiais fazem muito barulho. Isso significa que a permissão para realizar esse trabalho pode não ser obtida. Isso é especialmente verdadeiro quando o prédio está localizado próximo a uma escola, jardim de infância, hospital ou outra instituição pública semelhante. Além disso, trabalhar com tecnologia exige o máximo cuidado e cautela. É importante cuidar bem da sua segurança. Não se aproxime do equipamento, pois fragmentos do material podem voar por longas distâncias e causar danos a terceiros.

Fora do padrão

Como os dois primeiros métodos de trabalho estão longe de ser sempre possíveis de serem aplicados, os profissionais desenvolveram opções alternativas.

Vamos listar alguns deles.

  1. Explosão. A principal vantagem deste método é a velocidade - concreto ou qualquer outro material colapsa instantaneamente. No entanto, a explosão cria muito ruído. Isso significa que também não é adequado para todas as áreas. Mas esse método também nem sempre é seguro, uma vez que fragmentos de concreto podem voar por longas distâncias e causar danos às estruturas vizinhas. Além disso, o custo desses serviços é bastante alto.
  2. Substâncias corrosivas. Se nenhum dos métodos de desmontagem acima funcionou para você, você pode usar outro método simples, mas eficaz. Primeiro, você precisa fazer furos na superfície da base e, em seguida, despeje uma solução especial que destrói os materiais. Levará muito tempo para concluir esse processo - de 8 a 50 horas. Mas, ao mesmo tempo, não há restrições para seu uso. E mesmo jardins de infância ou hospitais próximos não o impedirão de desmontar a fundação.
  3. Ultra-som. A trituração do material é realizada por potentes ondas ultrassônicas, que são direcionadas para as cavidades preparadas. A base destrói em blocos do tamanho necessário. Esta é uma forma muito conveniente e eficaz, mas o preço desse trabalho é bastante alto.

    Custo de trabalho

    Para calcular o valor aproximado que custará a desmontagem da fundação, vários fatores devem ser levados em consideração:

    • características do método escolhido,
    • o nível de complexidade do trabalho,
    • o número e as qualificações dos funcionários,
    • velocidade de lançamento do site,
    • depreciação de mecanismos e ferramentas,
    • o custo dos serviços de remoção de resíduos de construção,
    • o tamanho da base de concreto (ou outra).

    O custo exato da obra só pode ser calculado após uma inspeção completa do local e sua análise por especialistas. Mas também um item de despesa considerável será o aluguel e entrega de equipamento especial, se o método de desmontagem que você escolheu envolver seu uso.

    Para obter informações sobre como desmontar a antiga fundação usando uma hidroclina, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário