Recomendações para a seleção e instalação de parafusos de fundação
No processo de construção ou grandes reparos, a resistência e estabilidade da estrutura em construção são fundamentais. Graças ao uso de parafusos de fundação, é possível fixar com firmeza as colunas de suporte no edifício, bem como fixar com segurança o equipamento necessário. O princípio de operação de tais fixadores de âncora é baseado na "âncora".
Apesar de cada tipo de fundação ser um sistema sólido e confiável, é recomendável conectá-lo às paredes por meio de fixadores especialmente projetados. Estes são os parafusos da fundação. Eles são inseridos na estrutura antes mesmo da solução de concreto ser despejada ou depois dela. Neste artigo, contaremos a você em detalhes sobre as nuances da execução de sua instalação.
Peculiaridades
Na construção, para a fixação de estruturas de concreto armado ou aço à base, são utilizados elementos de fixação especiais - chumbadores. A sua utilização permite aumentar significativamente a estabilidade da própria estrutura do edifício. Mas também os parafusos da fundação permitem que você fixe de forma confiável as colunas de suporte e outros elementos necessários do objeto que está sendo construído. Seu princípio de funcionamento é baseado no tipo de âncora montada na estrutura do próprio material de construção, firmemente fixada a ela. É muito importante escolher corretamente os elementos de ancoragem corretos dos fixadores.
A produção desses fixadores é realizada de acordo com um documento especial - este é o GOST 24379.1-80 conhecido por todos os construtores profissionais. Ao cortar as fundações do edifício, os chumbadores criam uma conexão forte que pode suportar cargas pesadas (dinâmicas e estáticas). Mas isso está sujeito à tecnologia de construção. Para garantir tudo isso, apenas materiais de alta qualidade são utilizados na fabricação. De cima, os parafusos são adicionalmente cobertos com uma camada de zinco, que os protege da influência do meio ambiente.
Visualizações
A ancoragem é utilizada para a construção de vários tipos de fundações. Portanto, esses produtos podem ser diferentes: tamanho, grau de aço, peso e comprimento. Hoje no mercado nacional neste segmento esses produtos são apresentados de 15 centímetros a 5 metros.
Quanto aos tipos de parafusos de fundação, eles são classificados em vários tipos.
- Curvado. Eles são feitos na forma de uma haste de metal, uma das extremidades da qual tem uma forma curva. Externamente, parece um gancho. Projetado para instalação em uma fundação de concreto armado e para unir equipamentos de grande porte.
- Composto. Seu comprimento pode chegar a vários metros. A estrutura é composta por elementos como haste roscada, placa de ancoragem, manga, porca e pino metálico. Esses fixadores são usados quando é necessário amarrar dois elementos estruturais. Uma extremidade é de concreto e a outra é aparafusada na luva. O diâmetro do parafuso composto é diferente (M16, M20, M24, M28, M30, M36 e outros). Você pode escolher em uma mesa especial.
- Direto. O projeto do parafuso é semelhante a um pino de metal comum. Há um fio em uma extremidade. Seu comprimento pode ser de 140 centímetros. Uma característica distintiva aqui é o fato de que o parafuso reto pode ser montado em uma fundação pronta. Para sua fixação confiável, uma composição adesiva especial ou cimento é usado.
- Com placa de ancoragem especial. A fabricação de tais fixadores é realizada com base no atual GOST 24379.1-80.Uma parte do parafuso é fixada antes mesmo que a própria fundação seja comprovada. Isso é feito por soldagem ou conexão roscada. A peculiaridade de tais fechos é o tamanho. Pode ir até 5 metros.
- Tipo destacável. Existe um sistema de âncora especial aqui. Com sua ajuda, uma fixação confiável é realizada em uma fundação de concreto armado, tijolo ou pedra. Graças a este fixador, é possível instalar várias estruturas de engenharia. O anel de parafuso inferior é colocado na fundação e o pino roscado superior é montado após a concretagem.
- Com ponta cônica. O parafuso de pinça é montado diretamente na fundação. O objetivo é prender caldeiras à parede, móveis e muito mais. Graças a uma pinça especial do tipo expansível, que é encaixada ao aparafusar, uma fixação forte e confiável é garantida.
Instalação
Antes de prosseguir com a instalação deste tipo de fixação, é necessário calcular os parafusos necessários de acordo com a documentação do projeto. Isso é feito para determinar suas características de desempenho. Vale a pena considerar a distância da borda da fundação, bem como a profundidade do furo. Os parafusos de ancoragem são mantidos no lugar devido a características como adesão, parada e fricção. Quanto ao batente, é a carga que o fixador assume e compensa devido às suas características de design. A carga é fornecida por fricção. Mas a colagem é a compensação dessas cargas devido às "tensões de cisalhamento".
Mas também vale a pena focar no fato de que o tamanho da âncora, juntamente com a profundidade de embutimento, não deve ser maior que a altura da própria fundação. Isso é muito importante, caso contrário, no momento de apertar o próprio parafuso, ocorrerá uma violação da fixação. Você não alcançará a confiabilidade necessária de tal acessório. A ligação à placa deve ser firme e duradoura.
Antes de instalar o parafuso na fundação, ele deve ser inspecionado visualmente para possíveis defeitos na estrutura.
Instalar âncoras não é um procedimento complicado. Pode ser feito de forma independente, sem envolver uma equipe de profissionais.
No entanto, para fazer isso, você precisa seguir uma série de regras básicas.
- Estude cuidadosamente a planta do canteiro de obras e determine os locais exatos para a instalação dos chumbadores.
- Controle a profundidade de imersão desta ancoragem na fundação já formada. Não deve ser mais do que sua espessura.
- Certifique-se de considerar a distância entre os fixadores adjacentes. O cálculo é bastante simples: estes são dois valores da própria profundidade de embutimento.
- Os parafusos da fundação devem estar perfeitamente verticais.
- Formação de um bloco deste tipo de fixação. Depois que o concreto estiver completamente seco, é necessário apertar todas as pontas dos parafusos com uma placa de ferro ou tábua com orifícios pré-perfurados. Graças a isso, a confiabilidade de toda a estrutura será elevada.
- Se você estiver fixando os fixadores de âncora antes mesmo de a fundação ser lançada, também vale a pena calcular com antecedência sua localização mais precisa de acordo com o projeto do edifício.
Adendo
Se você duvida de suas habilidades, então é melhor confiar a instalação de chumbadores a verdadeiros profissionais em suas áreas. Isso não só economizará seus esforços, nervos, tempo, mas também dinheiro para o reparo de toda a estrutura.
Se você deseja escolher a ancoragem da mais alta qualidade, para isso você deve levar em consideração as seguintes características principais:
- a carga que o parafuso pode suportar;
- comprimento necessário;
- tipo de fixação, com base nas características de projeto da fundação;
- tipo, resistência e estrutura da própria base;
- distância entre furos;
- grandeza e volume da estrutura que você precisa para pendurar.
Se você tiver uma estrutura removível, a armadura de ancoragem é montada antes mesmo da concretagem. Os pinos são instalados após a conclusão do vazamento da fundação.Quanto às dimensões deste fixador, ele é selecionado com base no peso e nas dimensões da própria estrutura. Quanto maior for, mais longo deve ser o chumbador. Seu tamanho sempre pode ser determinado com base na marcação. O primeiro número aqui mostra o diâmetro externo, o segundo - o interno, e o terceiro corresponde ao comprimento total.
Quanto à instalação de chumbadores, é igual em todos os lugares. Uma exceção a isso são os fixadores push-in. Aqui você não precisa girar a porca, mas martelar a âncora com um martelo.
Recomendações para a seleção e instalação de parafusos de fundação no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.