Vigas de fundação: características e escopo de sua aplicação
A construção começa desde a fundação. A terra "joga", portanto, as capacidades operacionais do objeto dependem da resistência da fundação. As vigas de fundação são amplamente utilizadas devido às suas características fundamentais.
O que é isso?
As vigas de fundação são uma estrutura de concreto armado que serve como fundação de um edifício. Eles têm um duplo propósito:
- são elementos de suporte em paredes internas e externas não monolíticas;
- separam o material da parede do solo, desempenhando a função de proteção impermeabilizante.
Um potencial comprador apreciará a resistência à geada e ao calor das estruturas, uma vez que as tornam um material durável que servirá por muitos anos. A capacidade das vigas de fundação em resistir a altas pressões nas paredes permite que sejam utilizadas na construção de porões e fundações de casas.
Compromisso
A aplicação clássica de vigas de concreto armado (ou vigas) é realizada na construção de instalações industriais, agrícolas e edifícios públicos. Servem de suporte para as paredes externas e internas dos edifícios. Com tecnologias modernas em fase de desenvolvimento de um projeto de construção, é possível utilizar vigas de fundação na construção de edifícios residenciais. O uso de vigas degradadas é uma alternativa a uma estrutura de fundação monolítica, é uma tecnologia pré-fabricada para o assentamento de um edifício.
As vigas são destinadas a:
- paredes autoportantes do tipo bloco e painel;
- paredes de tijolos autoportantes;
- paredes com painéis articulados;
- paredes sólidas;
- paredes com aberturas de portas e janelas.
Por destino na construção, os CEs são divididos em quatro grupos:
- montados na parede, eles são montados perto das paredes externas;
- conectado, instalado entre as colunas que formam o layout do edifício;
- as vigas comuns são usadas para prender as vigas de parede e conectadas;
- produtos sanitários nervurados destinados a necessidades sanitárias.
A colocação de uma fundação de tipo de vidro durante a construção de grandes objetos é a área ideal para o uso de vigas de fundação. Mas também é eficaz utilizá-los como gradeamento para estacas ou bases colunares de estruturas de pórticos, uma vez que permitem a fixação de toda a moldura de um edifício.
As vantagens dessas estruturas de concreto armado em comparação com a tecnologia monolítica são:
- encurtando o tempo de construção;
- facilitando a implementação de comunicações subterrâneas dentro do edifício.
Hoje, devido às suas características especiais, a utilização de estruturas de fundação desempenha um papel importante. Seu custo, segundo cálculos, é de cerca de 2,5% do custo total da construção.
O uso generalizado de estruturas de fundação pré-fabricadas é um método de instalação simples e barato em comparação com as fundações de faixa. As estruturas devem ser fixadas com segurança. O tipo de fundação de vidro é classicamente utilizado, quando os elementos individuais são apoiados nas escadas laterais. Se a altura do degrau e a viga não coincidirem, então a instalação de postes de tijolo ou concreto é fornecida para isso.
Ao usar fundações colunares, é permitido apoiar de cima. As colunas são chamadas de almofadas de suporte. Com uma base ampla do edifício, é possível criar nichos especiais em sua parte superior, nos quais são montadas vigas padrão. Modelos de vigas aparadas são usados em células de construção individuais e anexados à costura transversal de expansão.
Na construção de estruturas pórticas, é aconselhável a utilização de vigas de fundação para a instalação de paredes externas.Os produtos são colocados na borda da fundação, revestidos com argamassa de concreto. Para evitar umidade excessiva, via de regra, uma solução de areia com cimento é aplicada sobre as estruturas de concreto armado.
A instalação das estruturas de fundação é realizada apenas com a utilização de equipamento de elevação, uma vez que o seu peso varia de 800 kg a 2.230 kg. De acordo com os padrões GOST, as vigas são feitas com orifícios fornecidos para içamento e montagem. Assim, com a ajuda de orifícios de linga ou alças de montagem especiais de fábrica e dispositivos de fixação especiais, a viga é fixada ao guincho do guindaste e colocada no local pretendido. As vigas são montadas em pilares ou estacas, em casos excepcionais - sobre areia e cascalho.
O peso do produto não requer fixadores adicionais com suporte. Porém, recomenda-se observar o valor mínimo de apoio, não inferior a 250-300 mm. Para trabalhos posteriores, bem como para evitar danos nas paredes, é aconselhável providenciar uma camada de materiais impermeabilizantes (material para telhados, linokrom, impermeabilizantes). Assim, as vigas de fundação são um material de alta qualidade e adequado em termos de características e preço.
Requisitos regulamentares
As estruturas são produzidas de acordo com as condições técnicas GOST 28737-90, introduzidas pelo Comitê Estadual de Construção da URSS em 1991. O tempo e a prática comprovam a qualidade desses produtos. De acordo com o GOST dos tempos soviéticos, a fabricação de estruturas de fundação é regulamentada em termos de dimensões das estruturas, suas formas transversais, marcação, materiais, requisitos e procedimentos de aceitação, métodos de controle de qualidade, bem como condições de armazenamento e transporte.
Ao solicitar e comprar vigas de fundação, é necessário conhecer as características de projeto exigidas do produto.
Requisitos técnicos: vista em corte transversal, tamanho padrão, comprimento e designação de uma série de desenhos de trabalho de vigas - podem ser encontrados na tabela nº 1 do GOST. A matéria-prima para a fabricação de vigas é o concreto pesado. O comprimento do produto, o tipo de armadura e os dados de cálculo da carga influenciam na escolha do tipo de concreto. Normalmente as vigas são feitas de concreto de graus M200-400. As características técnicas do produto permitem-lhe garantir de forma ideal a carga das paredes.
Com relação ao reforço, GOST permite:
- armadura protendida para estruturas com mais de 6 m;
- para vigas até 6 m, armadura protendida a pedido do fabricante.
Tradicionalmente, as fábricas produzem todas as vigas com reforço de aço protendido classe A-III. Decididas as dimensões e seção transversal do produto, é necessário indicar corretamente a marcação, principalmente para as opções de subsolo. Consiste em grupos alfanuméricos separados por um hífen. Normalmente, a marcação consiste em 10-12 caracteres.
- O primeiro grupo de sinais indica o tamanho padrão da viga. O primeiro número indica o tipo de seção, pode variar de 1 a 6. O conjunto de letras indica o tipo de viga. Os números após as letras indicam o comprimento em decímetros, arredondado para o número inteiro mais próximo.
- O segundo grupo de números indica um número de série com base na capacidade de carga. Segue-se a informação sobre a classe das armaduras de protensão (apenas para vigas protendidas).
- O terceiro grupo indica características adicionais. Por exemplo, no caso de aumento da resistência à corrosão, o índice "H" ou as características de design das vigas (laços de montagem ou outros produtos embutidos) são colocados no final da marcação.
Um exemplo de um símbolo (marca) de uma viga com uma indicação da capacidade de carga e dados de reforço: 2BF60-3AIV.
Um exemplo de símbolo que indica características adicionais: substituição de furos de linga por laços de montagem, produção de concreto de permeabilidade normal (N) e destinado ao uso em condições de exposição a um ambiente levemente agressivo: 4BF48-4ATVCK-Na. Três tipos de produtos definem um conjunto de letras:
- vigas de fundação sólida (FBS);
- vigas de fundação maciça com entalhe para colocação de lintéis ou passagem de estruturas de engenharia (FBV);
- vigas ocas de fundação (FBP).
O controle de qualidade das vigas de fundação requer verificação:
- classe de concreto compressivo;
- resistência ao revenido do concreto;
- a presença e proporção de reforço e produtos embutidos;
- precisão dos indicadores geométricos;
- a espessura do cobrimento de concreto à armadura;
- largura de abertura de fissura de contração.
No passaporte técnico do lote comprado de vigas de madeira, o seguinte deve ser indicado:
- classe de concreto para resistência;
- resistência ao revenido do concreto;
- classe de reforço de protensão;
- grau de concreto para resistência à geada e permeabilidade à água.
As regras de transporte do FB prevêem o transporte em pilhas. É permitida uma altura de pilha de até 2,5 m, a distância entre as pilhas não é superior a 40-50 cm. Um pré-requisito é a presença de espaçadores entre as vigas e espaçadores entre as pilhas. Isso é especialmente verdadeiro para o modelo em I.
Visualizações
O modelo fundamental é uma estaca ou coluna de concreto longa e pesada. As vigas, dependendo da largura da superfície da seção transversal, são divididas em tipos:
- para paredes de edifícios com espaçamento entre colunas de até 6 m (1BF-4BF);
- para paredes de edifícios com um passo de coluna de 12 mm (5BF-6BF).
Normalmente, a viga superior tem uma plataforma plana de um determinado tamanho: de 20 a 40 cm de largura. O tamanho do local depende dos tipos de material da parede. O comprimento do produto pode chegar a 6 metros, mas não inferior a 1 m 45 cm. Nos modelos 5 BF e 6 BF, o comprimento é de 10,3 a 11,95 m. A altura das vigas é de 300 mm, exceto para 6BF - 600 milímetros. Na lateral, a viga tem formato de T ou cone truncado. Esta forma reduz as cargas percebidas.
As vigas são diferenciadas pelo tipo de seções:
- trapezoidal com borda inferior de 160 mm e borda superior de 200 mm (1 BF);
- Seção em T com base 160 mm, parte superior 300 mm (2BF);
- Secção em T com parte de suporte, sendo a parte inferior de 200 mm, a parte superior de 40 mm (3BF);
- Seção em T com base 200 mm, parte superior - 520 mm (4BF);
- trapezoidal com a borda inferior de 240 mm, a borda superior - 320 mm (5BF);
- trapezoidal com a parte inferior de 240 mm, a parte superior - 400 mm (6BF).
Os indicadores permitem desvios: na largura até 6 mm, na altura até 8 mm. Na construção de edifícios residenciais e industriais, são utilizados os seguintes tipos de vigas de fundação:
- 1FB - série 1.015.1 - 1,95;
- FB - série 1.415 - 1ª edição. 1;
- 1FB - série 1.815.1 - 1;
- 2BF - série 1.015.1 - 1,95;
- 2BF - série 1.815.1 - 1;
- 3BF - série 1.015.1 - 1,95;
- 3BF - série 1.815-1;
- 4BF - série 1.015.1-1,95;
- 4BF - série 1.815-1;
- 1BF - série 1.415.1 - 2.1 (sem armadura de protensão);
- 2BF - série 1.415.1 - 2.1 (armadura de protensão);
- 3BF - série 1.415.1 - 2.1 (armadura de protensão);
- 4BF - série 1.415.1 -2.1 (armadura de protensão);
- BF - RS 1251-93 No. 14 -TO.
O comprimento da viga depende da distância entre as paredes individuais. Ao fazer o cálculo, é necessário lembrar sobre a margem de apoio dos dois lados. As dimensões da seção são baseadas no cálculo da carga na viga. Muitas empresas realizam cálculos para pedidos individuais. Mas os especialistas também irão ajudá-lo a escolher a marca das vigas de fundação, levando em consideração as condições geográficas e de engenharia dos canteiros de obras.
As tecnologias modernas permitem a utilização de vigas de fundação para paredes com lamelas envidraçadas, com embasamento em tijolo até 2,4 m de altura ao longo de todo o comprimento da viga. Tradicionalmente, na presença de alvenaria na zona da cave e paredes, fundação feixes são necessariamente usados.
Dimensões e peso
As séries individuais de vigas de fundação têm seus próprios tamanhos padrão. Eles dependem dos padrões estabelecidos para as dimensões das vigas, aprovado pela GOST 28737 - 90 a 35 m. Características das vigas do tipo 1BF:
- dimensões da seção 200x160x300 mm (borda superior, borda inferior, altura do modelo);
- comprimento dos modelos - são oferecidas 10 variantes de tamanhos padrão de 1,45 a 6 metros.
Características das vigas do tipo 2BF:
- seção dimensões 300x160x300 mm. A espessura da barra transversal superior da barra em T é de 10 cm;
- comprimento dos modelos - 11 tamanhos padrão são oferecidos de 1,45 a 6 metros.
Características das vigas do tipo 3BF:
- seção dimensões 400x200x300 mm. A espessura da barra transversal superior da barra em T é de 10 cm;
- comprimento dos modelos - 11 tamanhos padrão são oferecidos de 1,45 a 6 metros.
Características do tipo 4BF:
- seção dimensões 520x200x300 mm. A espessura da barra transversal superior da barra em T é de 10 cm;
- comprimento dos modelos - 11 tamanhos padrão são oferecidos de 1,45 a 6 metros.
Características do tipo 5BF:
- dimensões da seção 400x240x600 mm;
- comprimento dos modelos - 5 tamanhos padrão são oferecidos de 10,3 a 12 metros.
Características do tipo 6BF:
- dimensões da seção 400x240x600 mm;
- comprimento dos modelos - 5 tamanhos padrão são oferecidos de 10,3 a 12 metros.
De acordo com os padrões do GOST 28737-90, desvios das dimensões indicadas são permitidos: não mais do que 12 mm em termos lineares e não mais do que 20 mm ao longo do comprimento da viga. Os milímetros de desvios são inevitáveis, pois o processo de encolhimento durante a secagem é incontrolável.
Adendo
Como a tecnologia pré-fabricada foi desenvolvida para construção em massa, seu uso na construção de edifícios residenciais privados tem duas nuances:
- o uso de modelos de pranchas feitas de acordo com as normas GOST, é aconselhável inicialmente levar em conta objetos atípicos de construção individual no projeto;
- as grandes dimensões e o peso das estruturas aumentam o custo do processo de construção do edifício devido ao envolvimento de equipamentos de elevação.
Portanto, ao fazer os cálculos da construção, calcule essas nuances. Em caso de dificuldades com o envolvimento de equipamentos e mão-de-obra especiais, utilize a construção de uma grelha em versão monolítica.
- Ao escolher um modelo de vigas, leve em consideração a capacidade de carga dos elementos, ou seja, a carga máxima de solução estrutural das paredes. A capacidade de carga da viga é determinada pelo autor do projeto do edifício a ser erguido. Este indicador pode ser especificado na fábrica do fabricante ou de acordo com tabelas especiais para uma série específica.
- Preste atenção para o fato de que as vigas que realizam funções de suporte de carga não devem ter trincas, muitas cavidades, flechas e lascas.
Para obter informações sobre como selecionar e colocar vigas de fundação, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.