Sutilezas do processo de reforço da fundação da tira
Qualquer edifício não pode prescindir de uma base sólida e confiável. A construção da fundação é a etapa mais importante e demorada. Mas, neste caso, todas as regras e requisitos para o reforço da fundação devem ser observados. Para isso, está sendo erguida uma fundação de faixa, que é capaz de tornar a fundação da estrutura forte e confiável. Vale a pena considerar com mais detalhes as características da fundação da faixa, bem como a tecnologia para execução do reforço da estrutura.
Peculiaridades
A faixa de fundação é uma faixa de concreto monolítico sem rupturas nas portas, que se torna a base para a construção de todas as paredes e divisórias da estrutura. A base da estrutura da fita é uma argamassa de concreto, que é feita de cimento grau M250, mistura de água e areia. Para fortalecê-lo, é utilizada uma gaiola de reforço feita de hastes metálicas de diferentes diâmetros. A fita se estende por uma certa distância no solo, enquanto se projeta acima da superfície. Mas a fundação da faixa está exposta a cargas graves (movimento de águas subterrâneas, estrutura maciça).
Em qualquer situação, você precisa estar preparado para o fato de que várias influências negativas nas estruturas podem afetar o estado da base. Portanto, se a armadura for executada de forma incorreta, ao primeiro menor risco, a fundação pode ruir, o que levará à destruição de toda a estrutura.
O reforço tem as seguintes vantagens:
- evita a subsidência do solo sob o edifício;
- tem um efeito afirmativo nas qualidades de isolamento acústico da fundação;
- aumenta a resistência da fundação a mudanças repentinas nas condições de temperatura.
Requisitos
Os cálculos dos materiais de reforço e esquemas de reforço são realizados de acordo com as regras do SNiPA 52-01-2003 em funcionamento. O certificado tem regras e requisitos específicos que devem ser atendidos ao reforçar uma fundação de faixa. Os principais indicadores da resistência das estruturas de concreto são os coeficientes de resistência à compressão, tração e fratura transversal. Dependendo dos indicadores padronizados de concreto estabelecidos, uma marca e grupo específicos são selecionados. Realizando o reforço da fundação da faixa, são determinados o tipo e os indicadores controlados da qualidade do material de reforço. De acordo com GOST, o uso de reforço de construção laminado a quente de um perfil repetitivo é permitido. O grupo de armadura é selecionado em função do limite de escoamento nas cargas finais, deve ter ductilidade, resistência à ferrugem e indicadores de baixa temperatura.
Visualizações
Para reforçar a fundação da tira, são usados dois tipos de hastes. Para os axiais que carregam uma carga chave, a classe AII ou III é necessária. Neste caso, o perfil deve ser nervurado, pois tem melhor aderência à solução de concreto, além de transferir a carga de acordo com a norma. Para vergas superconstrutivas, utiliza-se um reforço mais barato: reforço liso da classe AI, cuja espessura pode ser de 6 a 8 milímetros. Recentemente, o reforço de fibra de vidro tornou-se muito procurado, por apresentar os melhores indicadores de resistência e longos períodos de operação.
A maioria dos designers não recomenda usá-lo para fundações de instalações residenciais. De acordo com as regras, essas estruturas devem ser de concreto armado. As características de tais materiais de construção são conhecidas há muito tempo.Perfis de reforço especializados foram desenvolvidos para garantir que concreto e metal sejam combinados em uma estrutura coerente. Como o concreto com fibra de vidro se comportará, com que segurança essa armadura será conectada à mistura de concreto e também se este par suportará com sucesso várias cargas - tudo isso é pouco conhecido e praticamente não testado. Se você quiser experimentar, pode usar fibra de vidro ou reforço de concreto armado.
Pagamento
O consumo da armadura deve ser realizado na fase de planejamento dos desenhos de fundação para saber com precisão quanto material de construção será necessário no futuro. Vale a pena se familiarizar com o cálculo da quantidade de armadura para uma base rasa com 70 cm de altura e 40 cm de largura. Em primeiro lugar, é necessário estabelecer a aparência da estrutura metálica. Será feito de cintos blindados superiores e inferiores, cada um com 3 barras de reforço. A folga entre as hastes será de 10 cm, e também será necessário adicionar mais 10 cm para a camada de concreto protetora. A ligação será realizada com segmentos soldados de armadura de parâmetros idênticos com passo de 30 cm.O diâmetro do produto da armadura é de 12 mm, grupo A3.
O cálculo da quantidade necessária de reforço é realizado da seguinte forma:
- para determinar o consumo de hastes para a correia axial, é necessário calcular o perímetro da fundação. Deverá ocupar uma sala simbólica com perímetro de 50 m. Como existem 3 varas em duas cintas blindadas (6 peças no total), o consumo será: 50x6 = 300 metros;
- agora é necessário calcular quantas conexões são necessárias para unir as correias. Para fazer isso, é necessário dividir o perímetro total em um degrau entre os jumpers: 50: 0,3 = 167 peças;
- observando uma certa espessura da camada de concreto envolvente (cerca de 5 cm), o tamanho do lintel perpendicular será de 60 cm, e o axial - 30 cm. O número de um tipo separado de lintéis por conexão é de 2 peças;
- você precisa calcular o consumo de hastes para lintéis axiais: 167x0,6x2 = 200,4 m;
- Consumo de produtos para vergas perpendiculares: 167x0,3x2 = 100,2 m.
Como resultado, o cálculo dos materiais de reforço mostrou que o valor total para consumo será de 600,6 m. Mas esse número não é definitivo, é necessário adquirir produtos com margem (10-15%), já que a fundação terá que ser reforçado nas áreas de canto.
Esquema
O movimento constante do solo exerce a pressão mais forte na fundação da faixa. Para que ele suporte firmemente tais cargas, bem como para eliminar as fontes de fissuração na fase de planejamento, os especialistas recomendam cuidar do esquema de armadura corretamente selecionado. O esquema de reforço da fundação é um arranjo específico de barras axiais e perpendiculares, que são montadas em uma única estrutura.
SNiP nº 52-01-2003 examina claramente como os materiais de reforço são colocados na fundação, com que passo em diferentes direções.
Vale a pena considerar as seguintes regras deste documento:
- a etapa de assentamento das hastes depende do diâmetro do produto de reforço, das dimensões dos grânulos de brita, do método de assentamento da solução de concreto e de sua compactação;
- a etapa de endurecimento de trabalho é uma distância igual a duas alturas da seção transversal da fita de endurecimento, mas não mais do que 40 cm;
- endurecimento transversal - esta distância entre as hastes é a metade da largura da própria seção (não mais do que 30 cm).
Ao decidir sobre o esquema de armadura, é necessário levar em consideração o fato de que uma moldura montada em um todo é montada na fôrma, e apenas as seções de canto serão amarradas por dentro. O número de camadas de reforço axial deve ser de pelo menos 3 ao longo de todo o contorno da fundação, pois é impossível determinar antecipadamente as áreas com maiores cargas. Os mais populares são os esquemas nos quais a ligação das armaduras é realizada de tal forma que células de formas geométricas são formadas.Neste caso, uma base sólida e confiável é garantida.
Tecnologia de trabalho
O reforço da fundação da faixa é realizado levando em consideração as seguintes regras:
- para acessórios de funcionamento, são utilizadas hastes do grupo A400, mas não inferiores;
- os especialistas não aconselham o uso da soldagem como conexão, pois ela embota a seção transversal;
- nos cantos, o reforço é ligado sem falhas, mas não soldado;
- para grampos não é permitido o uso de conexões sem rosca;
- é necessário realizar estritamente uma camada protetora de concreto (4–5 cm), pois protege os produtos metálicos da corrosão;
- na confecção de armações, as hastes no sentido axial são conectadas por uma sobreposição, que deve ter no mínimo 20 diâmetros das hastes e no mínimo 25 cm;
- com a colocação frequente de produtos metálicos, é necessário observar o tamanho do agregado na solução de concreto, não deve ficar preso entre as barras.
Trabalho preparatório
Antes de iniciar o trabalho, é necessário limpar a área de trabalho de vários detritos e objetos interferentes. Uma vala é cavada de acordo com as marcações previamente preparadas, que podem ser feitas manualmente ou com o auxílio de equipamentos especializados. Para manter as paredes perfeitamente niveladas, recomenda-se a instalação da cofragem. Basicamente, o quadro é colocado na vala junto com a fôrma. Em seguida, é feito o vazamento do concreto e a impermeabilização da estrutura por meio de telhas de feltro, sem falhas.
Métodos de tricô de reforço
O esquema de endurecimento da faixa de fundação permite a conexão das hastes pelo método de enfardamento. A estrutura metálica conectada tem uma resistência aumentada em comparação com a versão para soldagem. Isso ocorre porque o risco de queimadura através de produtos de metal aumenta. Mas isso não se aplica a produtos de fábrica. É permitido realizar reforço em seções retas por soldagem para agilizar o trabalho. Mas os cantos são reforçados apenas com o uso de arame de tricô.
Antes de tricotar o reforço, você precisa preparar as ferramentas e materiais de construção necessários.
Existem duas maneiras de unir produtos de metal:
- gancho especializado;
- máquina de tricô.
O primeiro método é adequado para pequenos volumes. Neste caso, a colocação do reforço levará muito tempo e esforço. Fio recozido com diâmetro de 0,8–1,4 mm é usado como material de conexão. O uso de outros materiais de construção é proibido. O reforço pode ser amarrado separadamente e, em seguida, baixado para a trincheira. Ou amarre o reforço dentro do fosso. Ambos são racionais, mas existem algumas diferenças. Se for feito na superfície da terra, você pode manuseá-lo sozinho e precisará de um assistente na trincheira.
Como tricotar corretamente o reforço nos cantos da base da tira?
Vários métodos de encadernação são usados para paredes de canto.
- Com uma pata. Para realizar o trabalho na extremidade de cada barra, é feito um pé em um ângulo de 90 graus. Nesse caso, a vara lembra um atiçador. O tamanho do pé deve ser de pelo menos 35 diâmetros. A seção dobrada da haste é conectada à seção vertical correspondente. Como resultado, verifica-se que as hastes externas da moldura de uma parede são fixadas às externas da outra parede e as internas às externas.
- Usando grampos em forma de L. O princípio de execução é semelhante à variação anterior. Mas aqui não é necessário fazer um pé, mas sim um elemento especial em forma de L, cujo tamanho é de pelo menos 50 diâmetros. Uma parte é amarrada à estrutura de metal de uma superfície da parede e a segunda à estrutura de metal vertical. Neste caso, os grampos interno e externo são conectados. O degrau das braçadeiras deve formar ¾ da altura da parede do porão.
- Com a utilização de pinças em forma de U. No canto, você precisará de 2 grampos, cujo tamanho é de 50 diâmetros.Cada uma das braçadeiras é soldada a 2 hastes paralelas e 1 haste perpendicular.
Como reforçar adequadamente os cantos da tira de fundação, veja o próximo vídeo.
Como reforçar cantos obtusos?
Para fazer isso, a barra externa é dobrada em um determinado valor de grau e uma haste adicional é anexada a ela para um aumento qualitativo na resistência. Os elementos especiais internos são conectados ao externo.
Como tricotar uma estrutura de reforço com as próprias mãos?
Vale a pena considerar mais detalhadamente como é realizada a tricotagem das armaduras na superfície da terra. Em primeiro lugar, são feitas apenas seções retas da malha, após o que a estrutura é instalada na vala, onde os cantos são reforçados. Seções de reforço estão sendo preparadas. O tamanho padronizado das hastes é de 6 metros, se possível é melhor não tocá-las. Se você não está confiante em suas próprias habilidades para lidar com essas varas, elas podem ser cortadas ao meio.
Os especialistas recomendam começar a tricotar barras de reforço para a seção mais curta da base da tira, o que torna possível adquirir certa experiência e habilidade, no futuro será mais fácil lidar com estruturas longas. Cortá-los é indesejável, pois isso levará a um aumento no consumo de metal e reduzirá a resistência da fundação. Os parâmetros dos blanks devem ser considerados usando o exemplo de uma fundação, cuja altura é de 120 cm e a largura é de 40 cm. Os produtos de reforço devem ser vazados de todos os lados com uma mistura de concreto (espessura de cerca de 5 cm), que é a condição inicial. Diante desses dados, os parâmetros líquidos da armadura de reforço não devem ter mais de 110 cm de altura e 30 cm de largura.Para o tricô adicionar 2 centímetros de cada borda, isso é necessário para a sobreposição. Portanto, as peças de trabalho para vergas horizontais devem ter 34 centímetros e as peças de trabalho para vergas axiais - 144 centímetros.
Após os cálculos, a malha da estrutura de reforço é a seguinte:
- deve-se escolher um terreno plano, colocar duas hastes longas, cujas pontas precisam ser aparadas;
- a uma distância de 20 cm das extremidades, espaçadores horizontais são amarrados nas bordas extremas. Para amarrar é necessário um arame de 20 cm, dobrado ao meio, puxado para baixo do ponto de amarração e apertado com agulha de crochê. Mas é necessário apertar com cuidado para que o fio não se quebre;
- a uma distância de cerca de 50 cm, as escoras horizontais restantes são amarradas sucessivamente. Quando tudo estiver pronto, a estrutura é removida para o espaço livre e outro quadro é amarrado de forma idêntica. Como resultado, você obtém as partes superior e inferior, que precisam ser conectadas;
- a seguir, é necessário instalar batentes para duas partes da malha, você pode apoiá-los contra vários objetos. O principal é observar que as estruturas conectadas possuem uma localização confiável do perfil, a distância entre elas deve ser igual à altura da armadura conectada;
- nas extremidades, dois espaçadores axiais são amarrados, cujos parâmetros já são conhecidos. Quando o produto da moldura se parece com um acessório acabado, você pode começar a amarrar as peças restantes do reforço. Todos os procedimentos são realizados com verificação das dimensões da estrutura, embora as peças sejam feitas com as mesmas dimensões, uma verificação extra não fará mal;
- por um método semelhante, todas as outras seções retas da estrutura são conectadas;
- uma junta é colocada no fundo da vala, cuja altura é de pelo menos 5 cm, a parte inferior da malha será colocada sobre ela. Suportes laterais são instalados, a tela é montada na posição correta;
- os parâmetros de juntas não conectadas e cantos são removidos, seções do produto de reforço são preparadas para conectar a estrutura de metal ao sistema geral. Vale ressaltar que a sobreposição das pontas da armadura deve ser de no mínimo 50 diâmetros de barra;
- a volta inferior é amarrada, após as cremalheiras perpendiculares e o pivô superior é amarrado a elas. É verificada a distância da armadura a todas as faces da fôrma. O reforço da estrutura termina aqui, agora você pode prosseguir para o lançamento da fundação com concreto.
Reforço de tricô usando um dispositivo especializado
Para fazer esse mecanismo, você precisará de várias placas de 20 milímetros de espessura.
O processo em si é assim:
- 4 placas são cortadas de acordo com o tamanho do produto de reforço, elas são conectadas por 2 peças a uma distância igual ao degrau das estantes verticais. Como resultado, você deve obter duas placas de um modelo idêntico. É necessário garantir que a marcação da distância entre os trilhos seja a mesma, caso contrário a disposição axial dos elementos especiais de conexão não funcionará;
- São feitos 2 suportes verticais, cuja altura deve ser igual à altura da malha de reforço. Os bits devem ter suportes de canto perfilados para evitar que tombem. A estrutura acabada é verificada quanto à resistência;
- as pernas do suporte são instaladas em 2 placas desmontadas e as duas placas externas são colocadas na prateleira superior dos suportes. A fixação é realizada por qualquer método conveniente.
Como resultado, um modelo da malha de reforço deve ser formado, agora o trabalho pode ser executado sem ajuda externa. Cintas verticais do produto de reforço são instaladas nas seções planejadas, previamente por meio de pregos comuns por um certo tempo, sua posição é fixa. Uma barra de reforço é instalada em cada lintel de metal horizontal. Este procedimento é executado em todos os lados da moldura. Se tudo for feito corretamente, você pode começar a tricotar com um arame e uma agulha. O dimensionamento deve ser realizado se houver seções idênticas da malha do produto de reforço.
Malha reforçada de tricô em valas
É bastante difícil realizar trabalhos nas trincheiras devido à estanqueidade.
É necessário pensar cuidadosamente no padrão de tricô de cada elemento especial.
- Pedras ou tijolos com altura não superior a 5 cm são colocados no fundo da vala, eles vão levantar produtos de metal da superfície da terra e permitir que o concreto feche os produtos de reforço de todas as bordas. A distância entre os tijolos deve ser igual à largura da grade.
- Hastes longitudinais são colocadas no topo das pedras. As hastes horizontais e verticais devem ser cortadas de acordo com os parâmetros exigidos.
- Eles começam a formar a base da estrutura em um lado da fundação. Será mais fácil realizar o trabalho se você amarrar os espaçadores horizontais às barras de apoio com antecedência. Um assistente deve apoiar as pontas das barras até que sejam montadas na posição desejada.
- O reforço é tricotado alternadamente, a distância entre os espaçadores deve ser de pelo menos 50 cm. O reforço é conectado de forma semelhante em todas as seções retas da fita fundamental.
- São verificados os parâmetros e a localização espacial da moldura, se necessário, é necessário corrigir a posição, e também excluir o toque de produtos metálicos na fôrma.
Adendo
Você deve se familiarizar com os vários erros que artesãos inexperientes cometem ao executar o reforço sem observar certas regras.
- Inicialmente, é necessário desenvolver um plano, segundo o qual cálculos serão feitos no futuro para determinar o carregamento na fundação.
- Durante a fabricação da fôrma, não devem ser formados vãos, caso contrário, a mistura de concreto fluirá por esses orifícios e a resistência da estrutura diminuirá.
- É imprescindível realizar a impermeabilização do solo, na sua ausência a qualidade da laje diminuirá.
- É proibido que as hastes de reforço entrem em contato com o solo, pois tal contato poderá causar ferrugem.
- Se for decidido reforçar a moldura por soldagem, então é melhor usar hastes com índice C.São materiais especializados que se destinam à soldadura, portanto, sob a influência das condições de temperatura, não perco as minhas características técnicas.
- Não é recomendado o uso de hastes lisas para reforço. A solução concreta não terá nada para se firmar, e as próprias hastes deslizarão nela. Quando o solo se move, essa estrutura se racha.
- Não é recomendado arranjar cantos por meio de uma intersecção reta, os produtos de reforço são muito difíceis de dobrar. Às vezes, ao reforçar os cantos, fazem truques: aquecem o produto de metal até um estado maleável ou lixam as estruturas com a ajuda de uma esmerilhadeira. Ambas as opções são proibidas, pois com esses procedimentos, o material perde sua resistência, o que no futuro terá consequências negativas.
Um reforço bem executado da fundação é garantia de uma longa vida operacional do edifício (20–40 anos), portanto, atenção especial deve ser dada a este procedimento. Mas artesãos experientes aconselham a realização de trabalhos de manutenção e reparação a cada 10 anos.
O comentário foi enviado com sucesso.