Dicas de cultivo fúcsia
Na natureza, existem muitas flores bonitas que podem ser cultivadas em casa. Favoritas por muitas pessoas são as fúcsia, que se distinguem por sua aparência espetacular. Esta linda flor pode ser uma decoração maravilhosa para qualquer interior. Se a situação não tiver detalhes brilhantes e vívidos, o fúcsia resolverá facilmente esse problema. No artigo de hoje, daremos uma olhada mais de perto nesta planta e aprenderemos como cultivá-la corretamente.
Condições de cultivo
Não há melhor decoração para um interior ou área de casa do que flores. Eles podem deliciar as famílias não apenas com uma aparência atraente e cores vivas, mas também com aromas atraentes. Cercado por um "cenário ao vivo", a pessoa certamente se sentirá confortável.
Muitos produtores escolhem uma bela fúcsia para o autocultivo. E o ponto aqui não está apenas em sua beleza e cores vivas, mas também em sua despretensão. Um cultivador de flores não precisa dominar técnicas agrícolas complexas e caras para esta cultura. A planta não precisa de cuidados complexos. Todos podem proporcionar às fúcsia as condições mais confortáveis, pois não há nada de difícil nisso.
Se você decidir cultivar esta planta em sua casa, deve se lembrar que ela não tolera o contato direto com a luz solar. Fúcsia se sente melhor quando em sombra parcial.
Essas são as condições ideais nas quais a planta não se queima e mantém sua aparência atraente. Não é recomendado colocar o pote fúcsia no peitoril da janela ao sul. Os do norte também não funcionarão, porque haverá muito pouca iluminação ali.
Os melhores lugares para o fúcsia são as janelas oeste ou sudeste. Nessas condições, a flor receberá a quantidade necessária de luz, mas a luz solar direta não cairá sobre ela, causando sérios danos.
Crescendo fúcsia em casa, é necessário levar em conta a temperatura do ar em que "viverá". Sobre a planta em questão pode ter um efeito prejudicial em temperaturas acima de 25 graus Celsius. Nas temporadas de verão, a temperatura ótima será entre 20 e 25 graus. Deve-se ter cuidado para não ficar muito quente no ambiente com a flor. Se a temperatura subir acima de 25 graus, a fúcsia pode perder seus botões e as lâminas das folhas tornam-se muito finas e lentas.
Para que a planta sobreviva com calma ao inverno e não sofra estresse, ela deve ser mantida a uma temperatura não superior a 10 graus. O fúcsia pode suportar facilmente valores de temperatura de até +5 graus.
Fúcsia se sente bem em uma sala onde a umidade do ar é de 50-60%. Será possível atingir tais valores se você recorrer à pulverização de uma flor. A maioria dos produtores faz isso algumas vezes por semana. A pulverização, assim como a rega, deve ser feita de manhã ou à noite.
Fúcsia se sente bem em solo bem drenado. A flor deve ser plantada em um vaso que seja compatível com o sistema radicular, mas com uma margem.
Variedades populares
Existem muitas variedades populares de fúcsia. Vamos considerar as características de alguns deles.
"Anabel"
Princesa branca no reino da fúcsia. Para os iniciantes na floricultura, essa beleza surpreende pelo seu aspecto frágil e delicado. A flor tem uma saia branca como a neve com estames rosa. As lâminas das folhas são de cor verde claro, mas na altura da maturação escurecem notavelmente.
A variedade é caracterizada pela floração precoce e crescimento vigoroso. Freqüentemente, as pessoas escolhem "Anabel" para crescer exatamente por causa desses fatores.
Delta Sarah
Variedade do tipo Ampel. É inverno resistente. Difere em lindas flores grandes que sempre atraem muita atenção. A planta tem uma estrutura forte e um crescimento vigoroso. Ideal para cultivo próprio ou para venda como uma planta perene espetacular.
As flores desta variedade são semi-duplas, de cor branca com tons de azul. Você não pode simplesmente passar pelas flores encantadoras sem admirá-las.
"Cintura"
Uma planta muito bonita que parece interessante. A "cintura" é caracterizada por ricos botões de laranja. Esta variedade, como as descritas acima, é famosa por sua floração ativa e exuberante, que se estende ao longo da primavera e outono.
Talia atrai os floricultores pela sua decoração e brilho. Seus botões são graciosos, variegados. Esta rica planta arbustiva pode crescer até 50 cm e as folhas da flor são aveludadas com um interessante tom avermelhado.
Bella rosella
Esta variedade fúcsia é conhecida por sua versatilidade. Uma flor pode crescer a uma taxa surpreendente se for mantida em ótimas condições. Os brotos de Bella Rosella crescem muito rapidamente e são inquebráveis.
As flores dos representantes desta variedade são bastante grandes. Eles são caracterizados por uma cor rosa abundante (até roxo) da saia. A coroa de sépalas é sempre muito delicada - branca e rosa. Um arbusto muito bonito e exuberante é formado a partir de todos os detalhes listados. Esta flor atraente e elegante pode ser um enfeite para qualquer coleção.
"Royal Mosaic"
Uma das variedades mais populares e difundidas. Os floristas ficam felizes em cultivar "Royal Mosaic", porque esta planta é caracterizada por flores de tipo duplo exuberantes e perfumadas. Os botões são muito originais - isso se aplica tanto à cor quanto ao formato. A saia tem um tom profundo de azul violeta. Esta cor é realçada com uma parte inferior rosa. Graças a este efeito de cor, a planta parece muito incomum e bonita.
"Novo Milênio"
Mais uma variedade decorativa pela qual é difícil não se apaixonar. "Novo Milênio" é caracterizado por uma aparência muito incomum e marcante. A planta é espessa e rapidamente se ramifica bem. Fácil de modelar.
As flores desta variedade parecem especialmente bonitas e impressionantes no início do período de floração. A planta tem lâminas de folhas finas de um tom verde claro, e grandes botões lilases ficam lindos contra o fundo. Quando as flores duplas desabrocham, mostrando a todos uma paleta de cores incomum, esta planta torna-se verdadeiramente luxuosa e vibrante.
Aterrissagem
A fúcsia não deve ser plantada imediatamente em um vaso muito grande, especialmente se você for plantar um caule pequeno. Você precisará aumentar o tamanho do reservatório gradualmente, conforme a flor cresce. Pela primeira vez, é adequado um vaso com diâmetro não superior a 9 cm. Quando as raízes estão completamente entrelaçadas com uma bola de barro, será necessário preparar tanques mais amplos.
Uma boa camada de argila expandida deve ser colocada no fundo do vaso para o plantio de fúcsia. Outro material de drenagem também funcionará. Em seguida, adicione uma camada de solo e só depois plante um caule de uma planta ou um arbusto preparado com antecedência.
O vaso no qual você planeja plantar uma flor deve estar bem cheio de terra. Tente certificar-se de que nenhum vazio aparece entre as raízes e as paredes do próprio tanque. Para fazer isso, você precisa agitar levemente a panela e bater levemente em suas paredes.
Lembre-se de que você nunca deve socar o solo com as mãos. Para um bom crescimento da fúcsia, a porosidade do solo é importante, assim como a drenagem de alta qualidade.
Fúcsia é agradável não só em casa, mas também no jardim.Ao ar livre, esta planta cresce muito bem. Pode ser levado ao ar livre em lindos vasos, pendurado em vasos de flores ou simplesmente plantando arbustos em locais adequados.
Se você quiser cultivar uma planta ao ar livre em um jardim, é melhor plantá-la em áreas ligeiramente sombreadas. Localizações ideais:
- perto de corpos d'água;
- por arbustos, árvores
A flor prefere solo fértil neutro. A beleza verde deve ser plantada no jardim no final de maio - início de junho. Ao plantar fúcsia, é importante garantir que o colo da raiz não tenha mais de 20 cm de profundidade. Quando a flor criar raízes em seu lugar, ela começará a ganhar força intensamente e florescerá por cerca de 2,5 semanas. Antes de cavar o fúcsia das ruas para o inverno, a planta deve definitivamente sobreviver às primeiras geadas para um tipo de endurecimento.
Como cuidar bem dele?
A fúcsia é uma flor despretensiosa, mas isso não significa que você não precise cuidar dela. Não importa onde exatamente você cultiva a safra em questão - no jardim ou em casa. Em qualquer caso, a planta precisará de cuidados competentes.
Rega
Quando chega o verão quente, a rega desta planta deve ser feita com mais frequência - pelo menos 1 vez em 3 dias. Sempre mantenha um animal de estimação verde sob controle - se o solo secar muito rapidamente, você precisará regar a flor todos os dias. Quando a fase de floração é concluída no outono, a rega deve ser reduzida para 1 vez por semana. Depois disso, o desembarque pode ser preparado para o inverno que se aproxima. A rega é recomendada de manhã e à noite.
Para irrigação, você pode usar apenas água não dura decantada em temperatura ambiente. Para pulverizar uma flor, você também precisa usar líquidos preparados. A água deve repousar por pelo menos 24 horas.
No período de maio a agosto, a pulverização deve ser realizada 2 vezes ao dia - no início da manhã e no final da tarde. Este procedimento não é necessário no inverno.
Top curativo
A cultura em questão, como muitas outras flores decorativas, precisa de fertilização de alta qualidade e oportuna. É necessário escolher um enfeite de cobertura adequado com base na fase de crescimento da flor.
- As flores jovens precisam de fertilizantes, que contêm uma grande porcentagem de nitrogênio - devido a esse elemento, o crescimento dos brotos aumenta.
- Fúcsia cultivada prefere alimentação com conteúdo de potássio e fósforo.
A frequência da cobertura depende da concentração imediata. A concentração padrão é geralmente aplicada uma vez a cada 7 a 10 dias. Se fertilizante for adicionado a cada nova rega, a solução deve ser diluída 3-4 vezes, pelo menos. Recomenda-se alternar curativos minerais com orgânicos.
Para fúcsia, os seguintes elementos serão muito úteis:
- azoto;
- potássio;
- fósforo;
- ferro;
- manganês;
- zinco;
- magnésio.
Poda
Para conseguir um arbusto fúcsia bonito, exuberante e bem cuidado, pertencente a uma variedade que não se ramifica sozinha, os floricultores recorrem à pinça, deixando o comprimento de brotos desejado. Assim, formas ampelosas e arbustivas são formadas.
Caso seja necessário obter um formato padrão, as mudas costumam ser colocadas densamente, quebrando-se todos os brotos e botões formados nas laterais até que a altura desejada seja atingida. Em seguida, é realizado o pinçamento do rim localizado na parte superior.
Quando você precisar obter uma bela árvore do tipo piso, deixe um caule com uma altura de 90 a 100 cm. Para que a flor seja colocada sobre a mesa ou para o peitoril da janela, basta um tronco de 40 cm de altura e árvores grandes crescem 2 anos. Os espécimes pequenos podem ser cultivados em apenas um ano.
Transferir
O transplante fúcsia deve ser realizado observando todas as regras. Se a flor tiver espaço suficiente no vaso e você acabou de trazê-la para casa após a compra, não é necessário correr para plantar a planta em um novo lugar. Quando as raízes são visíveis, o fúcsia deve ser movido para um tanque maior. Um recipiente leve serve.Suas paredes refletem efetivamente a luz e protegem a cultura do excesso de calor prejudicial.
Posteriormente, a fúcsia precisará ser transplantada anualmente. A planta deve estar preparada para este procedimento.
- É necessário realizar tratamentos preventivos e estimulantes. Os rebentos devem ser encurtados para um terço, e os velhos, secos ou excessivamente alongados terão de ser totalmente removidos.
- Examine as raízes para ver se há doenças ou podridão. Se houver lesões, elas devem ser cortadas em tecido saudável.
- Preste atenção à camada de drenagem. Deve ocupar pelo menos 1/5 do pote.
A fúcsia deve ser transplantada para solo preparado e um reservatório, que será alguns centímetros mais espaçoso que o anterior. É imperativo organizar uma camada de drenagem. Após o transplante de um animal de estimação verde, você precisa regar e borrifar com água morna resolvida.
Doenças e pragas
Fúcsia, como qualquer outra planta, pode ser exposto a várias doenças e ataques de pragas.
- Os brotos suculentos e as lâminas das folhas da planta são freqüentemente afetados pela mosca branca. Junto com as larvas, ele tira suco da cultura e também carrega infecções virais graves. Quando essa praga ataca a plantação, manchas amareladas vagas se formam nas folhas. Ao mesmo tempo, as próprias placas começam a se torcer em tubos e, depois de um tempo, caem completamente.
- A fúcsia é freqüentemente afetada por ácaros. Esta é outra praga comum que pode trazer muitos problemas para a planta. Quando um carrapato ataca uma fúcsia, pontos esbranquiçados ou uma fina teia de aranha se formam nas lâminas das folhas. Ao mesmo tempo, as folhas secam e a planta assume uma aparência deprimida.
Se houver suspeita de que a flor tenha se tornado vítima de pragas, ela é cuidadosamente examinada coletando ou lavando os ovos e larvas da mosca branca. As áreas afetadas pelo carrapato são removidas completamente. No combate a estes últimos, borrifar água com sabão, suspensões sulfúricas ou preparações "Judo", "Fitoverm" também ajuda.
Esses remédios também são eficazes contra a mosca-branca. Além disso, você pode colocar um pano umedecido com compostos inseticidas ("Aktellik", "Aktara") no chão e cobrir o arbusto com um saco, deixando-o por um dia. Após o tempo especificado, a embalagem é retirada e a sala com a planta é ventilada.
Ambientes excessivamente úmidos e quentes podem promover o crescimento de mofo cinzento. Se a planta sofre desta doença, manchas escuras características de mofo aparecem nas lâminas das folhas. A folhagem afetada inevitavelmente cairá depois de um tempo. Para resolver esse grave problema, eles reduzem a umidade, removem partes danificadas da flor e recorrem ao tratamento com fungicida (o Fundazol é o mais eficaz).
Se você notar que apareceram pequenas saliências marrom-avermelhadas na metade inferior das folhas, isso indica que a planta está sofrendo de uma das doenças mais graves e perigosas - a ferrugem. Nesse caso, é necessário eliminar as áreas afetadas e, de preferência, a flor inteira como um todo.
A mosca-branca pode transmitir o perigoso vírus do mosaico. Em fúcsia, provoca a formação de manchas leves do tipo mosaico na folhagem. As chapas são deformadas, amontoadas e caem. No momento, o tratamento dos mosaicos não foi desenvolvido, então o florista só pode destruir a cultura danificada.
Para evitar ataques de vírus e pragas perigosos, todas as mudas e mudas compradas devem ser examinadas com o máximo cuidado e também colocadas em quarentena (pelo menos por 2 semanas).
Dicas e sugestões úteis
Se você quer crescer fúcsia bonita e saudável, você deve seguir algumas dicas úteis de floristas experientes.
- Um transplante é um procedimento necessário para fúcsia. Durante isso, é importante ser o mais cuidadoso e preciso possível. Se você acidentalmente danificar o sistema radicular, será muito ruim para a flor.
- Sempre monitore a condição de seu animal de estimação brilhante, não importa a que variedade ele pertença.Se surgirem as primeiras suspeitas de desenvolvimento de uma doença, é necessário recorrer imediatamente ao seu tratamento. Se você não sabe exatamente o que a flor está sofrendo e como é melhor tratá-la, é melhor entrar em contato com floristas experientes que lhe dirão o que fazer melhor por você.
- O inverno é um período dormente para o fúcsia. Nesta época do ano, ele deve ser movido para o porão, colocado em uma varanda, loggia ou balcão fresco. A temperatura deve ser de pelo menos 5 graus. Ao mesmo tempo, recomenda-se cavar os potes em recipientes com turfa ou serradura, pois assim as raízes serão isoladas e a humidade permanecerá.
- Se a fúcsia não for cultivada como jardim, mas como planta de casa, você precisa escolher um vaso adequado para ela. Recomenda-se dar preferência aos recipientes de cerâmica de alta qualidade.
- Ao pulverizar fúcsia, é importante garantir que nenhuma gota de água caia sobre as flores.
- Se a planta for afetada por algum tipo de doença, não é necessário alimentá-la. Não regue com um composto fertilizante em solo seco. A fertilização da fúcsia só é necessária após a rega preliminar.
- Lembre-se de que fúcsia é uma flor que não gosta de ser movida constantemente de um lugar para outro. Essas situações acabam sendo estressantes para a flor, que imediatamente perde folhas e botões. Por este motivo, recomenda-se que na primavera escolha imediatamente um local permanente para o animal onde se sinta confortável.
- Se a safra for cultivada em uma sala, precisará de um suprimento de ar fresco. É aconselhável ventilar a sala de vez em quando.
- O fúcsia interno pode ser levado para o jardim se o tempo estiver bom. A princípio a floração é realizada apenas por 1 dia, após o qual o tempo deve ser aumentado gradativamente - desta forma ela se adaptará mais facilmente às novas condições. Se houver ameaça de geada, o fúcsia deve ser trazido de volta para a casa.
Como cultivar e cuidar da fúcsia, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.