Reprodução de fúcsia por estacas em casa
Fúcsia é uma das flores de interior mais comuns. Esta planta se distingue por muitas variedades híbridas, das quais cada vez mais aparecem a cada ano.
Devido à variedade de espécies e uma ampla paleta de cores de inflorescências, você pode cultivar flores de forma independente que, com suas cores brilhantes, irão criar um fitodesign ideal de uma casa e enchê-la de alma e beleza.
Fúcsia não exige cuidados, desenvolve-se bem e reproduz-se por estacas.
Características de propagação por estacas
A fúcsia pode ser propagada de duas maneiras: por sementes e estacas. Eles raramente são propagados por sementes - em estufas para fins de reprodução. O corte tem mais vantagens e esse método é usado em casa. O broto cria raízes depois de um mês. Durante a enxertia, as qualidades parentais da variedade original são preservadas. E, no futuro, é mais fácil cuidar de uma muda jovem.
As fúcsia podem ser cortadas durante a estação de cultivo. Mas a época ideal é de fevereiro ao final da primavera... As estacas colhidas no início da primavera formam raízes mais facilmente e se desenvolvem melhor.
Eles também podem ser cortados durante os meses de verão, mas quando o calor é ameno. Outro período favorável é agosto e início de setembro. É durante este período que os rebentos se enraizarão em poucos dias.
O corte no outono é combinado com o procedimento de poda, quando os brotos secos e fracos são removidos da planta para formar uma futura folhagem nova.
Os cortes mais resistentes são usados para cortar cortes. Mas plantar mudas de outono não vai funcionar imediatamente... Após o transplante, a flor começará a crescer imediatamente, e poucas horas de luz do dia e a falta de iluminação farão com que os brotos se esticem, se tornem fracos e longos. Portanto, eles são armazenados em locais frescos: em garagens, porões ou geladeiras.
Para efeito de estacas, os meses de inverno são os menos adequados, pois no tempo frio a flor tem um período de descanso e repouso.
Para propagação por estacas, qualquer parte da planta é adequada, exceto a flor. O material inicial pode ser uma grande folha madura com um pecíolo forte. A folha é puxada do caule com um movimento nítido e preciso. Ou apenas corte junto com o caule. Na base do pecíolo arrancado encontra-se um botão que, quando germinado, dá origem a uma planta jovem e forte.
Outra opção é simplesmente comprar mudas de flores na loja. Mas, imediatamente após a compra, eles devem ser transplantados.
Métodos de enraizamento
É melhor enraizar as mudas na primavera para fornecer luz, umidade e calor suficientes. Em outros momentos mais frios, eles são colocados em um local claro e quente do apartamento, mas não sob a luz solar direta.
Os métodos de enraizamento mais comuns são em pastilhas de solo, água e turfa.
No chão
Ultrapassando a fase de crescimento das raízes na água, o rebento é aprofundado no solo sob a cobertura de uma estufa.
Em pastilhas de turfa
É muito conveniente enraizar brotos com sistema radicular fraco - pois a turfa é macia e já existe uma reentrância pronta para a estaca, para que o sistema radicular não seja prejudicado.
O comprimido comprimido tem vários tamanhos e é envolto em uma capa de malha elástica.
O caule é mantido de forma estável em turfa úmida. E é fácil transplantá-lo junto com o torrão de turfa para um grande recipiente de solo sem danificar as raízes.A turfa retém a umidade por muito tempo, sua superfície não seca. Portanto, o enraizamento leva cerca de um mês. Ao transplantar um corte, não é necessário remover a casca do comprimido.
Na água
O caule é colocado em um recipiente limpo com água fervida sob a estufa. Ele criará raízes na água sem qualquer ação adicional. É aconselhável colocar um comprimido de carvão ativado no mesmo local - isso reduzirá o risco de sua decomposição.
As principais etapas do cultivo
É muito simples propagar fúcsia em casa. Conhecendo o procedimento e aplicando um pouco de esforço, você consegue um excelente resultado.
Preparando mudas
As mudas só podem ser colhidas quando o fúcsia tiver desbotado. É necessário começar pela seleção de uma flor doadora forte, da qual depende o pleno desenvolvimento do broto. Se o material doador original raramente foi alimentado com fertilizantes ou, inversamente, frequentemente com nitrogênio, então a muda enraizará fracamente ou simplesmente apodrecerá.
Você deve escolher os fragmentos de plantas certos para propagação. Os caules são cortados de forma que haja até três entrenós entre eles. Um rebento ideal para uma estaca só pode ser jovem e verde, porque os rebentos mais velhos são mais difíceis de enraizar. Eles funcionarão também, mas as raízes levarão mais tempo para se formar.
Os rebentos com uma altura de 10 a 20 cm são cortados com uma faca afiada e limpa com um corte oblíquo - é mais conveniente para o fluxo de água e nutrientes.
Em seguida, todas as folhas, exceto as duas de cima, são removidas do fragmento do caule para reduzir a evaporação da umidade e facilitar o enraizamento.
Então você deve esperar 10 minutos para que o corte seque e tratar o local do corte com qualquer estimulante de formação de raízes - fitohormônios naturais, biorreguladores naturais, que têm um efeito estimulante e aumentam a imunidade dos cortes.
Substrato
Para enraizar as estacas, é necessário um substrato solto e absorvente de umidade com uma reação neutra ou levemente ácida - este é o meio adequado para fúcsia.
Além da terra, os tabletes de turfa e água descritos anteriormente usam uma série de outras opções.
- Paleta de plantio com vermiculita, serragem e areia.
- Comprimido de coco feito de fibra de coco comprimida que retém o ar. Permite que as raízes respirem e evita o apodrecimento.
- A perlita é um material vulcânico natural que atua como fermento em pó. Previne a aglomeração, reduz o risco de apodrecimento e formação de crostas na superfície da coma terrestre. Eles são diluídos com uma mistura de areia, esfagno e turfa.
- Vermiculita é uma rocha mineral, um mineral em camadas que não agride o meio ambiente. Ele efetivamente cria um microclima favorável ao desenvolvimento das raízes, estimulando ativamente seu crescimento, reduz a doença da podridão e regula de forma otimizada o regime de umidade do ar. Como um sorvente, ele limpa o solo de substâncias tóxicas prejudiciais, pode absorver fertilizantes e, gradualmente, alimentar as raízes com eles. É usado de forma independente e como parte de misturas de barro.
- Hidrogel - grânulos de polímero macio que absorvem e retêm água e lentamente a liberam para as raízes quando crescem em grânulos ou entram em contato com eles. O ar chega livremente às raízes através das aberturas entre os grânulos.
Substâncias infundadas também são adequadas e frequentemente utilizadas para o enraizamento de estacas. Uma das misturas comumente usadas consiste em perlita, vermiculita e turfa - muito leve e com baixo teor de nutrição, é ideal para propagação.
Criação de condições
Após o plantio no substrato, o corte precisa do microclima certo. Ainda não tendo raízes próprias a abastecê-la de água, necessita de muita humidade. Para fazer isso, o caule é colocado em uma mini-estufa a partir de um saco plástico comum. Para evitar o acúmulo de condensado, é periodicamente aberto e ventilado.
Para que a fotossíntese ocorra, os cortes precisam de luz difusa. A luz solar direta não é adequada para eles e pode prejudicá-los. Você pode compensar a falta de luz natural usando lâmpadas LED e fluorescentes.
É necessário manter a temperatura ideal para o enraizamento das estacas a + 25 ° C.
Quando o enraizamento é feito na água, é necessário monitorar o nível da água para que não diminua, reabastecendo-a periodicamente até o nível ideal. Se um substrato diferente for usado, ele não deve secar e, se necessário, umedecer.
Transferir
Após o enraizamento, já com a estaca iniciada, é necessário plantá-la em pequeno recipiente de plástico. Quando as raízes trançarem todo o solo disponível em um pequeno recipiente, deve-se transferir a muda para um recipiente com um volume 2 cm maior com estufa, em seguida despeje com água morna.
O transplante pode ferir fúcsia devido à fragilidade das raízes.por isso é importante ter cuidado durante o processo de transplante. As estacas que crescem ativamente durante o verão devem ser transferidas para um recipiente grande até 6 vezes.
Mais cuidados
Após o transplante para uma miniestufa, as mudas devem ser ventiladas pelo menos duas vezes ao dia, deixando entrar ar fresco.
Após 2-3 semanas, o pedúnculo é novamente transplantado para um vaso maior, de preferência de cerâmica. As cerâmicas são capazes de proteger a planta do superaquecimento no verão.
Em seguida, eles começam a acostumar o broto ao ar puro, abrindo a estufa a cada vez por mais tempo. Porque apenas estacas fúcsia endurecidas podem ser plantadas ao ar livre.
Conselho de profissional
Para cultivar uma bela fúcsia por meio de mudas, você deve seguir o conselho simples, mas eficaz, de cultivadores de flores experientes.
Você não pode cortar estacas de uma planta que foi propagada por estacas. O herdeiro ficará muito enfraquecido e mais suscetível a doenças.
As estacas cortadas no outono podem ser armazenadas em sacos cheios de serragem ou terra no inverno. Como já foi referido, o seu armazenamento até à primavera pode ser uma garagem, cave ou frigorífico num apartamento.
Essas mudas de fúcsia do início do outono, já enraizadas e plantadas em pequenos vasos, podem ser transferidas para armazenamento no inverno em uma loggia com janelas de vidros duplos. Mas os rebentos não devem passar o inverno no chão. É aconselhável colocá-los em algum tipo de elevação. Você pode, por exemplo, adaptar o suporte ou usar uma grande gaveta, mesa de cabeceira, mesa. Em altitudes mais elevadas, o ar é muito mais quente. Recomenda-se colocar os vasos com estacas em uma caixa, pressionando-os bem entre si e cobrindo-os com serragem ou areia. Isso tornará suas férias de inverno na fúcsia o mais confortável possível.
Em vez de regar, você só deve umedecer a camada de preenchimento superior conforme necessário. Se você colocar brotos jovens dessa forma em outubro-novembro, então, durante todo o período de dormência de inverno, os brotos se fortalecerão, ganharão força e se tornarão bastante lenhosos. E na primavera, eles crescerão fácil e rapidamente e formarão plantas jovens fortes, especialmente viáveis.
Se as mudas começarem a enraizar durante os meses mais frios, elas precisam fornecer iluminação adicional e manter a temperatura do ar e os níveis de umidade ideais para o período de verão.
Todos os dias é necessário borrifá-los com água fervida morna de um borrifador. Para manter a imunidade da fúcsia, biorreguladores de crescimento devem ser adicionados à água de pulverização todas as semanas.
Se o apêndice apodrece por baixo, você precisa atualizar o corte e, trocando a água, continuar enraizando. Às vezes acontece que as folhas de mudas enraizadas na água murcham - borrifar e construir uma miniestufa ajuda.
As estacas não gostam quando a água é completamente substituída - devido a isso, muitas vezes adoecem e às vezes morrem. Adicione água à medida que evapora e só um pouco.
Regue as mudas plantadas de preferência com água morna com a adição de estimulantes de formação de raízes. A solução deve ser feita fracamente concentrada - a partir de uma concentração maior, as mudas apodrecem, não tendo tempo de dar raízes.
Aqui estão algumas dicas úteis para escolher um substrato.
- O substrato só pode ser usado pobre em nutrientes.Caso contrário, o enraizamento não terá êxito.
- As raízes que crescem na água não se adaptam bem a outro substrato, depois de plantadas no solo têm que voltar a enraizar.
- Os topos remanescentes do beliscão devem ser enraizados imediatamente em uma mistura leve de solo. Você pode usar solo de coco misturado com vermiculita e uma pequena adição de solo de turfa pronto para flores.
- O solo do jardim não é adequado para o enraizamento de estacas - é melhor usar turfa, substrato de coco, areia, adicionando musgo, carvão e aditivos inertes à mistura.
- É necessário garantir que os grânulos de hidrogel inchados com a água não grudem, caso contrário, o oxigênio não chegará às raízes.
- Não se pode adicionar polímero seco ao pote com as mudas - depois de regar fica muito inchado e danifica o delicado corte.
- Não é necessário esperar muito para que as raízes longas cresçam, mas plante imediatamente a estaca no substrato após o aparecimento das primeiras raízes novas.
- Não é necessário compactar fortemente o substrato ao redor de raízes jovens e frágeis, após umedecimento irá cobri-las firmemente.
- Alguns jardineiros, sem enraizar as mudas na água, plantam-nas diretamente no solo. Isso pode ser feito apenas criando as condições de estufa necessárias para eles.
- No momento do plantio, é melhor segurar o pedúnculo pelas folhas e não pelo pedúnculo delicado, para não machucá-lo acidentalmente.
Como propagar fúcsia por estacas em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.