Fúcsia: descrição, cultivo em vaso e em campo aberto, cuidado

Contente
  1. Descrição
  2. Espécies e variedades populares
  3. Condições de cultivo
  4. Recursos de cuidados
  5. Como fazer o transplante?
  6. O que fazer no outono?

A planta fúcsia com flor é amada e apreciada tanto pelos jardineiros quanto pelos amantes das flores caseiras. O botânico e cientista real, o francês Charles Plumier, durante uma viagem pelas terras da Índia Oriental em 1696, descobriu uma nova planta para o mundo e a batizou em homenagem ao cientista alemão no campo da botânica e da medicina que viveu no século 16 século - Leonart Fuchs. Hoje a fúcsia se espalhou por todo o mundo - é uma flor famosa e desejada por qualquer cultivador.

Descrição

Fúcsia é classificada como uma planta herbácea perene da família Cipriana. Existem até 100 espécies desta flor no mundo. Fúcsia é comum na Nova Zelândia, bem como na América do Sul e Central. Sua terra natal tem condições favoráveis ​​- neblina úmida e frescor, sombra da folhagem das árvores do sol escaldante.

Fúcsia parece um arbusto ou uma árvore padrão.

Nos ramos existem pequenas folhas ovais pontiagudas com 5-7 cm de comprimento, os pecíolos têm uma tonalidade avermelhada e a própria placa é pintada de verde. As folhas estão localizadas em um galho oposto um ao outro.

A forma e a cor dos pedúnculos são diferentes para cada espécie. As flores são simples, semi-duplas ou duplas. Eles consistem em um cálice e uma corola em forma de tubo com pétalas divergindo para os lados. Vários estames são mais longos que o cálice da corola.

A cor das pétalas é diferente - do branco ao vermelho profundo, roxo, rosa. Por causa do formato incomum da flor, o fúcsia é chamado de "brincos ciganos" ou "bailarina" - sépalas, especialmente em espécies de terry, parecem uma saia fofa.

Espécies e variedades populares

O cultivo de uma planta perene pode ser feito não apenas por um jardineiro experiente, mas também por alguém que não tenha um conhecimento profundo de floricultura - não é difícil cultivar uma flor. A diversidade de espécies de fúcsia é incrível. Os seguintes tipos e variedades são mais populares entre os floristas.

  • "Bisentenial" - variedade ampelosa com grandes flores duplas. Após a floração, a planta forma frutos em forma de uma pequena baga. A cor dos pedúnculos é brilhante, as pétalas alaranjadas contrastam com os tubos das anteras brancas. Os galhos em cascata formam um arbusto exuberante.
  • Cecile - variedade de flor grande, arbustiva ou ampelosa. O botão é esférico, dissolvendo-se, formando sépalas de cor rosa pálido, e nas pontas adquire tonalidade esverdeada. O restante das pétalas possui saia dupla, onde as cores roxa e carmesim se combinam, formando pinceladas borradas.
  • boliviano - uma vista espetacular, cresce na forma de uma árvore de um metro de comprimento. As folhas são aveludadas, as inflorescências formam-se em cachos cadentes, os pedúnculos são muito grandes - 25-28 cm, a cor das flores é branca ou vermelha, a floração começa em março.
  • Três folhas - tipo arbusto, as folhas são grandes, ovóides, com 5-7 cm de comprimento, a parte superior da lâmina foliar é esverdeada com tonalidade vermelha, o dorso é castanho. As flores parecem sinos e formam pincéis. A cor das pétalas é vermelha brilhante. Bloom - de maio a outubro. Variedades populares de fúcsia de três folhas são Coralle, Thalia, Mantilla.
  • Gracioso - uma espécie que cresce até 1 m em condições internas e atinge 3 metros de altura em condições naturais. As flores são grandes, alongadas, não duplas, seguradas em pedicelos finos. A cor das pétalas é rosa intenso. Bloom - de maio a outubro.
  • Autimnale - fúcsia variegada semi-ampla.Com a ajuda de pinças regulares de brotos, ela se transforma em um arbusto exuberante ou em uma árvore padrão. A saia tem formato simples, púrpura-púrpura, sépalas de cor escarlate brilhante.
  • Rohees novo milênio - forma de arbusto com flores grandes e botões esféricos. Sépalas são vermelhas brilhantes, quase carmesim. A saia pétala é turca, escura, parece quase preta - tem tonalidades inusitadas devido à sua cor cereja escura.
  • "El Camino" - variedade semi-ampelosa com ramificação própria, as folhas verdes cobrem abundantemente os ramos. Ela floresce no início da primavera, continuando a florescer até o outono. Botões redondos, florescendo, formam grandes flores duplas. As sépalas são rosa-avermelhadas, a saia atoalhada é branca, mas tem listras e veios vermelhos.
  • "Ninfa da Água" - uma variedade arbustiva com flores simples. As sépalas são cremosas e a saia pode ser laranja ou vermelha brilhante. Os estames são de cor branco-rosado, as folhas são de tamanho médio. A variedade floresce por muito tempo e abundantemente.
  • Radisson - pode ser ampelosa e arbustiva, forma botões esféricos, cresce lentamente, mas a sua floração é magnífica. Tem grandes flores duplas, sépalas rosa escuro e uma saia azul. As folhas são de tamanho médio.
  • "Pianes Berg" - variedade ampelosa, as pequenas folhas esculpidas têm cor verde escura. A estrutura da flor é incomum - as pétalas tendem a enrolar. Os botões grandes têm a forma de uma bola. Sépalas são rosa-esbranquiçadas e nas extremidades se transformam em uma tonalidade esverdeada. A saia é de estrutura turca, branca e creme. Essa variedade floresce mais tarde.
  • Trifilla - com base na espécie, foram criados triphylla-híbridos, por exemplo, as variedades "Express", "Orient" e outras. Essas fúcsia são famosas por suas folhas aveludadas e flores longas e alongadas reunidas em inflorescências. Floração - de meados do verão ao início do outono. Os tons variam do branco cremoso ao vermelho brilhante.
  • "Santa Clara" - variedade ampelosa com enormes flores duplas. As sépalas são pintadas de branco, enquanto a saia com pétalas bordô também tem pinceladas expressivas de vermelho ou branco.
  • "Swingtime" - variedade semi-ampelosa, pode ser cultivada como arbusto. Os botões têm a forma de uma bola achatada. Grandes flores duplas desabrocham delas. As sépalas são vermelhas brilhantes e a saia tem uma cor branca contrastante. A duplicidade das pétalas é fortemente pronunciada.
  • "Princesas do pátio" - planta ampel, que geralmente é cultivada como planta de interior. A floração começa em maio, as flores têm uma estrutura semi-dupla, mas são muitas. Os botões são pintados em ricos tons de rosa escuro. A variedade é usada para decorar uma varanda ou pátio, mas com o início da primeira geada, a flor deve ser retirada para o ambiente.
  • "Borboleta" - variedade ampelosa, pode ser cultivada em forma de arbusto. As flores são grandes, suas sépalas se enrolam em anéis e têm uma cor carmesim brilhante. As saias em processo de abertura dos botões apresentam tonalidades avermelhadas e, após a abertura da flor, são dominadas por uma cor carmesim.
  • "Roxo profundo" - gosta de crescer à sombra, ampelosa perene, é grande e tem forma espalhada. As flores são muito grandes e duplas. As sépalas são brancas e a saia é lilás escuro, às vezes até azulada. A floração desta variedade não é apenas duradoura, mas também muito abundante.
  • Delta Sara - a variedade tolera bem o inverno e difere de outros análogos resistentes ao inverno por ter flores grandes e uma estrutura dupla. A cor das flores é geralmente azul e branco. Esta variedade perene tem uma propriedade bem expressa de crescimento rápido.
  • Snow Berner - arbusto perene ou forma semi-ampla, com flores grandes de dupla estrutura. Os botões têm a forma de uma bola. As sépalas são pintadas em tons de vermelho claro, e a saia é branca com listras vermelhas.
  • "Satélite" - perene, resistente à luz solar.As flores são grandes, de estrutura inusitada - a saia tem formato de pétalas simples, são alongadas, e sua cor branco cereja tem listras. As sépalas da flor são brancas.
  • "Lisa" - semi-ampel e arbusto com grandes flores duplas. O visual semi-amplo tem flores com sépalas rosa escuro e uma saia lilás com um tom azulado, na qual há listras rosadas ou pinceladas rosa. A forma arbustiva tem flores grandes com sépalas rosa e saia azul puro, mas com o tempo, o azul se transforma em lilás.
  • Hannah - forma espessa com ramos fortes, lignificada ao longo do tempo. Os caules são cultivados a partir desta variedade, os rebentos crescem até 45-55 cm. A floração ocorre durante todo o período de verão. As flores têm uma estrutura simples, mas às vezes podem ser duplas. As sépalas são vermelhas brilhantes, a saia é cremosa com veios carmesim. As folhas são alongadas.
  • Golden Anniversari - uma variedade de formas ampelous e bush. As flores são grandes e têm uma estrutura dupla. Os botões são redondos. As sépalas são brancas e a saia é de uma rica tonalidade roxa. As folhas são de tamanho médio, de cor verde-amarelada.
  • "La Rossita" - forma de arbusto com grandes flores duplas. Sépalas são tons de vermelho-rosa, as pontas têm uma tonalidade verde. A saia é rosa-esbranquiçada. A variedade tende a florescer abundantemente e por muito tempo. Pratos de folha de tamanho médio.

Condições de cultivo

Entre as flores de interior e de jardim, a fúcsia está longe de ser a planta mais exigente. Pode ser cultivada em vaso, cujo volume e dimensão permitem a sua utilização tanto no jardim como na divisão.

Iluminação

A fúcsia adora o sol, mas cresce ligeiramente sombreado condições. Deixar uma flor em uma varanda voltada para o sul pode queimar flores e folhas. O mesmo pode acontecer na janela sul do apartamento.

Por esse motivo, o lado leste ou oeste é considerado o melhor lugar para uma flor e, se o fúcsia viver no fundo da sala, ele é complementado com um fitolampo.

No outono e no inverno, quando os raios de sol são muito pequenos, a luz de fundo também é necessária para esta planta. A flor deve receber luz por 12 horas diárias.

O solo

Qualquer terreno com boa drenagem é adequado para uma perene. Perlita, vermiculita ou argila expandida são utilizadas como drenagem. Você mesmo pode fazer uma composição de solo fértil, usando húmus, turfa e areia na proporção de 3: 2: 1.

Para um bom crescimento e desenvolvimento da fúcsia, são necessárias misturas de solo soltas e nutritivas que sejam capazes de absorver água e realizar a troca de ar. A reação do solo deve ser ligeiramente ácido ou neutro... Se a planta for plantada em um solo pobre em nutrientes, e mesmo com uma reação alcalina pronunciada, a perene começará a apodrecer muito rapidamente, a cor da folhagem perderá o brilho, a floração será pobre ou a planta cairá completamente os botões coletados.

Se não houver oportunidade para a auto-preparação do substrato do solo, pode ser comprado pronto em loja especializada.

Fertilizantes

Para fazer o fúcsia crescer vigorosamente e florescer profusamente, a planta precisa ser alimentada... Mas você pode aplicar fertilizantes apenas 1 mês após ter feito o transplante anual de flores da primavera. A frequência da alimentação - Uma vez por semana. Use composições minerais prontas para plantas com flores. Durante o período em que você cresce uma muda ou forma uma árvore padrão, o fúcsia deve ser fornecido com compostos nitrogenados.

Antes de aplicar a solução fertilizante no solo, deve-se enxaguar bem com água para evitar escaldar o sistema radicular.

Algumas drogas, por exemplo "Epin", eles não trazem para o solo, eles precisam pulverizar a planta para aumentar seu crescimento e aclimatação. Fúcsia é fertilizado com pó de farinha de ossos, que é espalhado sobre a superfície do solo e então regado. É o suficiente para fazer 1 colher de sopa. eu. fundos para um vaso com uma planta de tamanho médio.

A superalimentação é prejudicial à planta. Um excesso de minerais forçará a planta perene a crescer folhagem, mas ela florescerá mal - os pedúnculos serão fracos e poucos deles serão formados. Fertilize na primavera e no verão e deixe a flor descansar no outono e no inverno.

Recursos de cuidados

No outono, muitas variedades fúcsia são colhidas na rua para serem armazenadas em ótimas condições até a chegada da primavera. Se você cultiva uma planta perene em casa, você deve saber que tendo encontrado um lugar adequado para uma flor, ela não pode ser movida e movida. Isso pode resultar na queda da folhagem, redução do crescimento e interrupção da floração.

Rega

Na primavera e no verão, a planta adora regas frequentes e abundantes, e no outono e inverno ela é reduzida. É importante não inundar o sistema radicular e não provocar sua decomposição.... É necessário umedecer o solo quando a camada superior secar. Depois de regar, escorra todo o excesso de água da panela. No calor da flor, junto com a rega, você pode organizar a irrigação em forma de chuveiro.

No verão, a fúcsia é regada uma vez a cada 3 dias e, se o tempo estiver quente, a rega é realizada a cada dois dias. Perto do outono, o regime de rega é reduzido e fazem-se 1 vez em 7 dias. É melhor regar a planta de manhã ou à noite, ao pôr-do-sol. Plantar ele adora umidade e não tolera alagamento e um longo período de anidro.

Poda

Uma planta perene deve ser podada com freqüência, um corte de cabelo estimulará seu crescimento. A poda é entendida como o beliscão da ponta do broto. Essa medida permite que a planta forme muitos brotos laterais. Você precisa começar a pinçar uma muda jovem 2 semanas após o plantio em um vaso. Em seguida, o pinçamento é realizado a cada primavera - até o momento em que a planta começa a florir.

Uma bela forma é obtida quando todos os caules são cortados da flor, deixando-os ao nível de 4 ou 5 folhas.

Para criar uma árvore padrão, as mudas são plantadas densamente e próximas umas das outras, enquanto regularmente quebram todos os galhos laterais e botões de flores delas. Eles continuam a fazer isso até que a planta atinja a altura desejada e, em seguida, beliscam o ponto de crescimento superior. Durante o período de crescimento, a planta é importante alimentar-se com nitrogênio.

Reprodução

Fúcsia é propagada por estacas ou sementes. É muito fácil criar raízes para as estacas, e o material de plantio aparece em abundância durante a poda da primavera.

Propagação por estacas

Estacas na forma de brotos são adequadas com 2-3 entrenós... Para garantir que as mudas fiquem mais úmidas, as folhas são cortadas ao meio. Folhas grandes com botões dormentes também podem criar raízes quando colocadas na água. Para acelerar o crescimento das raízes, as estacas são tratadas com o estimulador Kornevin.

Quando o caule dá raízes, ele é plantado em um vaso com um diâmetro de 9 a 10 cm. O plantio é feito em solo úmido - eles pegam uma mistura para fúcsia adultas e diluem pela metade com areia ou perlita. As estacas plantadas são colocadas a uma temperatura de 20-22 ° C e proporcionam luz solar difusa. De cima, o plantio é coberto com um filme, mas uma vez ao dia ele é retirado por alguns minutos para arejar. Após o aparecimento das folhas, as estacas são plantadas em local permanente.

Propagação de sementes

As sementes são colocadas em um recipiente de germinação, onde um solo estéril é preparado. Polvilhe com uma camada fina de terra e cubra com papel alumínio. Eles são colocados em um local quente e claro, e após 2 meses aparecem os brotos. Após as mudas crescerem 2-3 pares de folhas, elas são mergulhadas e cultivadas em recipientes separados.

Ao cultivar mudas é importante monitorar a umidade do solo e, se necessário, umedecê-lo com um borrifador.

Problemas e doenças

Com cuidado impróprio ou irregular, vários problemas ocorrem com fúcsia. Por exemplo, uma planta lança folhas e botões, suas flores ficam menores ou na primavera a planta não floresce, mas dá apenas folhagem. Também acontece que seus ramos repentinamente ficam rígidos, ressecam ou apresentam uma camada branca.

A aplicação excessiva de nitrogênio no solo também pode afetar adversamente a flor, se ao mesmo tempo não for adicionada uma quantidade suficiente de componentes de fósforo-potássio. A violação deste equilíbrio força os rebentos a crescer, mas deixa raízes e botões sem movimento no crescimento.

A razão para o crescimento deficiente pode ser um vaso apertado, e então a fúcsia não ganha botões ou eles não podem abrir. Desenvolvimento pobre e beliscões raros.

Às vezes, raízes apodrecidas podem ser a causa de doenças. Nesse caso, precisam ser cortadas, os cortes devem ser pulverizados com pó de carvão, a planta deve ser colocada em um recipiente com água e, quando tiver raízes novas, a flor deve ser transplantada para outro solo.

Além de erros na saída, fúcsia pode ser afetada pela mosca branca, e então a planta fica coberta com manchas enferrujadas, e as placas das folhas se curvam para dentro e caem. Este inseto aparece quando a umidade do ar é alta. Para o tratamento, a pulverização é interrompida, hastes danificadas são removidas e a flor é tratada com inseticidas.

Fúcsia pode ser atacado por ácaros-aranha - uma fina teia de aranha aparece nos brotos, a planta se desprende da folhagem e murcha diante de nossos olhos. Pode ser curado removendo as partes afetadas e pulverizando com preparações inseticidas. Siga as instruções.

Doenças fúcsia comuns são podridão cinzenta, com o aparecimento de manchas de mofo nas folhas e nos brotos, além da ferrugem viral, que se manifesta na forma de manchas vermelhas.

O tratamento em ambos os casos é feito com soluções fungicidas e, se forem impotentes, a planta é destruída.

Como fazer o transplante?

Cavar e replantar fúcsia deve ser, apenas se suas raízes ocuparam todo o lugar no pote... Isso geralmente acontece todos os anos, portanto, um transplante é realizado na primavera. Antes do transplante, os brotos são encurtados até a planta e as raízes são verificadas quanto a apodrecimento. Um novo pote é retirado 2-3 cm maior do que o anterior, a drenagem é despejada no fundo, o que ocupa 15-20% de toda a capacidade. Após o transplante, a planta deve ser regada e pulverizada.

As plantas Ampel são plantadas em um recipiente de 4-5 peças, então pode formar um belo arbusto com galhos caindo.

Espécies de arbustos devem ser plantadas em 1 cópia, e o recipiente não deve ser muito grande para que a flor possa preencher todo o espaço com raízes em um ano.

O que fazer no outono?

    O período de dormência da fúcsia começa no inverno, e a preparação para isso ocorre já em setembro, após a floração, quando a frequência de rega é reduzida e a fertilização é interrompida. Para evitar que a planta congele, ela deve ser transferida do jardim para o porão ou varanda e armazenada a uma temperatura de 7 a 8 ° C. Uma planta de casa resiste a uma temperatura mais alta, que é armazenada na varanda a + 10-15 ° C. Normalmente, quando a fúcsia da rua perde suas folhas, é um sinal de que a planta está pronta para um período de dormência. Para evitar o congelamento da fúcsia, os potes podem ser armazenados em caixas com serragem.

    Como cuidar da fúcsia, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário