Como propagar fúcsia?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Métodos de reprodução
  3. Cuidados de acompanhamento

Quase todo mundo viu Fuchsia - é tão popular. Esta planta é atrativa por sua grande variedade de cultivares e suas cores. Na maioria das vezes você pode encontrar arbustos fúcsia, mas há plantas caindo ou se espalhando tão altas quanto uma pessoa ou muito baixas. Você pode e deve trabalhar com fúcsia - então será lindo e limpo. Com sua simplicidade, a reprodução e o plantio não serão difíceis.

Cronometragem

A escolha da época para a reprodução da fúcsia depende do material de plantio, do método e das condições de manutenção.

  • Se cortes forem usados, então você pode começar a trabalhar com eles no outono, após o florescimento completo e desaceleração de todos os processos. Isso tornará mais fácil para a planta crescer mais forte e se recuperar.
  • As sementes são plantadas no início da primavera - em março ou início de abril. Nesse caso, é necessário guiar-se pelo fato de que leva de 2 a 3 semanas até que os primeiros brotos apareçam e pelo menos dois meses se passarão antes do próximo transplante. Mas a semente deve ser preparada no outono.
  • Se você planeja transferir flores de casa para o jardim, na varanda ou terraço, o trabalho de plantio tradicionalmente começa na primavera - isso se deve ao aumento natural das horas de luz do dia, ao aquecimento e ao estabelecimento das condições necessárias para o desenvolvimento da planta. A fúcsia pode ser propagada em casa a qualquer momento, porque o microclima necessário pode ser criado artificialmente tanto na fase de repouso quanto durante a vegetação ativa. No entanto, deve-se ter em mente que a planta cresce lentamente no inverno, o que pode prejudicar o aspecto do arbusto.

As estacas não podem ser separadas da floração fúcsia, uma vez que neste estado é mais vulnerável. A mesma regra se aplica a casos de doença - apenas material saudável e forte é necessário para a reprodução.

Métodos de reprodução

A escolha do método de obtenção de uma nova geração de fúcsia depende do material disponível, da habilidade do produtor e dos resultados que ele espera. Nem todos os métodos estão igualmente disponíveis - alguns procedimentos requerem mais tempo e esforço.

Sementes

A propagação de sementes parece simples apenas à primeira vista. Materiais de boa qualidade e de qualidade são difíceis de comprar. A colheita "faça você mesmo" corre o risco de a planta ficar superpolinizada e, como resultado, crescer fúcsia, que será diferente do original. Claro, os criadores usam essa técnica, mas para um produtor comum, esse efeito nem sempre é necessário. Todo o processo de cultivo a partir de sementes consiste em várias etapas.

  • O material de plantio é semeado em um substrato especialmente preparado de turfa e areia. Para reduzir possíveis perdas, é importante pré-tratar as sementes com solução de permanganato de potássio e desinfetar o solo com vapor. As sementes são plantadas diretamente de cima, sem aprofundar. Para que esta ordem não seja violada, recomenda-se regar no fundo (através dos orifícios de drenagem) ou pulverizar com um borrifador.
  • Em duas semanas, o substrato deve ser umedecido periodicamente e criar o efeito de uma estufa sobre ele, cobrindo o recipiente com filme ou vidro. Para evitar o aparecimento de mofo, a superfície é ventilada, aumentando essa lacuna conforme as mudas aparecem e crescem. Em seguida, o material de cobertura é removido completamente.
  • Depois de alguns meses, as mudas podem ser replantadas. Eles são retirados com cuidado, removidos do solo úmido e transplantados para uma mistura mais nutritiva de três partes de solo frondoso e uma parte de turfa e areia.

Além de protegê-los de correntes de ar, hipotermia ou exposição excessiva ao sol, cuidar dos animais jovens não é diferente das fúcsias adultas.

Folheto

Para se ter uma cópia exata da fúcsia vista, basta tirar uma folha dela. No entanto, deve ter uma aparência saudável e ser grande o suficiente. Uma ou mesmo várias folhas não afetarão de forma alguma o aspecto e o bem-estar da planta, além disso, este método pode ser considerado bastante produtivo em termos do possível número de rebentos obtidos. O procedimento neste caso é o seguinte.

  • Aplique no corte qualquer remédio que estimule o aparecimento de raízes. Pegue um recipiente estreito com água, dissolva um comprimido de carvão ativado nele e coloque uma fatia da peça de trabalho nele. Para que a folha inteira não vá parar na água e não apodreça, pode-se usar um suporte de papel com um furo feito nele. Para fins de prevenção, o líquido deve ser periodicamente substituído por um novo.
  • Uma vez que a própria folha atua como uma fonte de energia, neste caso, as raízes aparecem mais rápido do que no caso das sementes, e a fúcsia crescerá mais rápido. Depois que as raízes aparecem (em média, leva uma semana), você pode começar a transferir para o solo. Se as raízes não aparecerem dentro de três semanas ou aparecerem mofo na água, a folha deve ser descartada.
  • A folha com raízes transplantadas não requer rega intensiva, borrifando levemente o solo e mantendo uma temperatura constante de cerca de 20 graus. Normalmente, um novo rebento eclodirá próximo à folha em alguns dias.

Depois de 4-5 folhas novas aparecerem, a velha é removida.

Shank

Além de folhas individuais, você pode usar partes do caule - também são chamadas de estacas. É esse método mais adequado para formar belas plantações de fúcsia no jardim ou no canteiro de flores. Para fazer isso, as estacas são cortadas no outono, armazenadas em um local fresco no inverno - uma garagem, porão ou adega, e começam a enraizar na primavera.

Em casa, não é necessária uma vida útil tão longa. Para isso, com uma faca ou lâmina afiada, cortam-se ramos da planta - pequenos e com até 20 cm de comprimento. É preferível escolher rebentos jovens, não lenhificados, cujas folhas inferiores devem ser retiradas. Nesse caso, é melhor começar a fazer o root imediatamente e usar uma das seguintes opções.

  • Espere que as raízes apareçam na água, como no caso da propagação foliar descrita acima. Eles podem levar de 5 a 10 dias para aparecer.
  • Use substrato, perlita, briquetes de coco ou tabletes de turfa. A substância selecionada é colocada ou derramada em um pequeno recipiente - um recipiente, vidro ou pote com bons orifícios de drenagem. Em seguida, umedeça, faça um pequeno recorte, enfie no caule e calque levemente. Se as folhas tocarem o solo, as paredes do recipiente ou o material de cobertura, pode haver formação de podridão nelas.

O aparecimento de raízes no solo é evidenciado pelo aparecimento de novas folhas. Se tudo correr bem, o corte é transferido para um pote permanente. Assim, o tempo necessário para obter uma grande fúcsia é reduzido ao mínimo.

Cuidados de acompanhamento

Apesar de sua despretensão, fúcsia tem suas próprias características. Ela não gosta do sol escaldante e do superaquecimento, por isso é melhor colocá-lo na sombra parcial. O solo em um vaso ou canteiro de flores deve ser neutro, leve e bem drenado. A maioria das variedades tolera bem o frio, portanto, de maio a outubro, o fúcsia pode ser mantido em uma sacada ou varanda. Em casa, as panelas devem ser instaladas longe de aquecedores e baterias.

No verão, rega-se frequentemente a fúcsia, quase todos os dias (de manhã cedo ou ao fim da tarde), mas ao mesmo tempo não devem cair gotas de água nas folhas e mais ainda nas flores. Com a diminuição da temperatura, a rega diminui, no inverno basta umedecer o solo algumas vezes por mês. Os fertilizantes são aplicados apenas durante a estação de crescimento. Qualquer alimento complexo para plantas caseiras é adequado para isso.

Como o fúcsia é perene, é necessário algum trabalho anual.

  • Transferir. Nos primeiros 2-3 anos, isso deve ser feito uma vez por ano, então com menos frequência. A fúcsia não gosta de vasos muito grandes, eles só precisam ser trocados à medida que o sistema radicular cresce para que possa se desenvolver bem e florescer abundantemente. No transplante, a planta é retirada com cuidado, com um pequeno caroço, o resto do solo muda e um novo é acrescentado. Este procedimento ajudará a avaliar a condição das raízes e ajudará a lidar com algumas doenças. Como o fúcsia pode sofrer superaquecimento, é melhor usar potes de cerâmica ou barro.
  • Aparar e apertar. No outono, você não só pode remover as partes secas, mas também dar à planta uma forma mais precisa. Os produtores experientes aconselham remover todos os brotos finos, deixando os mais produtivos, mas é melhor cortar o comprimento em um terço.
  • Tratamento com fungicidas e inseticidas. As fúcsias costumam ser infestadas por doenças e pragas. Se forem observadas manchas nas folhas ou se elas se tornarem amarelas, se aparecerem uma teia de aranha ou insetos, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Para não iniciar a planta e agir a tempo, um exame completo é necessário pelo menos uma vez por semana.

Se você fizer tudo de forma consistente, cuidar das plantas e prestar atenção nelas, elas apresentam lindas flores brilhantes como recompensa.

Você pode até escolher variedades para que as fúcsia possam florescer alternadamente do início do verão ao outono.

No próximo vídeo, você encontrará a propagação vegetativa da fúcsia.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário