Como aparar fúcsia corretamente?
Fúcsia (Fúcsia) é uma planta perene pertencente à família das fireweed. Devido ao interessante formato da flor, que lembra uma dançarina em uma saia fofa, a planta também é chamada de "bailarina". A fúcsia pode ser cultivada tanto no jardim como em casa, é despretensiosa, floresce por muito tempo e se distingue por uma variedade de variedades. Hoje vamos falar sobre como podar corretamente a fúcsia, quando é melhor fazê-lo e como dar ao arbusto uma forma bonita.
Por que você precisa de poda fúcsia?
O fúcsia interno deve ser periodicamente "atualizado" removendo brotos antigos e não viáveis. O fato é que as flores aparecem apenas nos ramos jovens, e as velhas apenas engrossam o arbusto e consomem nutrientes, sem dar nada em troca.
Também a poda ajuda a formar uma bela coroa limpa da mini-árvore... Se for feito periodicamente, o fúcsia crescerá em largura e não em altura, o que é muito importante em um apartamento na cidade (algumas variedades podem crescer 3 metros de altura, o que tornará difícil manter a planta dentro de casa).
Outra razão para podar é se você notar que alguns brotos jovens ficaram frágeis, fracos... Não haverá nenhum benefício com isso - os botões não aparecerão neles e as folhas serão pequenas e raras. É melhor livrar-se desses brotos, bem como dos velhos e lenhosos.
A única coisa proibida de tocar durante a poda é o tronco principal da planta.
Seleção de temporada
Portanto, pelo exposto, fica claro que a poda da fúcsia é um procedimento útil e necessário. Qual é a melhor hora para fazer isso?
- Muitas vezes, isso é feito na primavera, antes do aparecimento de novos botões. Se você aparar de acordo com as instruções, o fúcsia irá deliciá-lo com uma floração brilhante e exuberante.
- Quanto ao período de outono, é melhor esperar até o final de outubro - início de novembro. É no outono que se recomenda cortar o fúcsia contido no apartamento. O procedimento consiste em retirar partes dos ramos onde estavam as flores, bem como encurtar os brotos até o primeiro par de folhas com botões de pedra no topo.
- Se você é dono de uma das variedades de fúcsia que floresce até o final do outono, pode podar para o inverno. No entanto, os arbustos que vão para o inverno no porão, adega, na varanda são mais frequentemente submetidos a esse "corte de cabelo" (por exemplo, eles foram cavados de um canteiro de flores). Recomenda-se encurtar os ramos, deixando-os apenas 1/3 do seu comprimento (mas não mais de 15 cm).
Instruções passo a passo
Primeiro, vamos dizer algumas palavras sobre as ferramentas de que você precisa para aparar o fúcsia. Pode ser uma faca, uma tesoura de jardim, uma tesoura de poda. Pré-desinfete o dispositivo selecionado para evitar a possibilidade de contaminação das plantas com vírus, cujas cepas podem estar em ferramentas sujas. Isso pode ser feito tratando as lâminas com uma preparação contendo álcool, alvejante, querosene. Apenas mergulhe-os na solução e depois seque-os com um pano limpo.
Na primavera
Vale esclarecer que não se trata de uma primavera calendário - para esta planta, ela ocorre em algum momento em meados de fevereiro. Você notará um inchaço nos rins, e este será o primeiro sino para a poda.
- Durante o inverno, a fúcsia interna produz uma série de brotos finos e frágeis que não dão hastes de flores, portanto, devem ser removidos primeiro.
- Além disso, todos os ramos lignificados e secos são cortados.
- Passe para o centro da planta. Nós desbastamos os galhos ali para que o arbusto não fique muito grosso.
- Corrija o formato da coroa.Cortamos os brotos, recuando 1,5 a 2 centímetros do nó.
- Avaliamos o trabalho realizado. Se você notar um galho saindo feio para o lado, você pode puxá-lo levemente até o tronco com um fio ou arame fino.
No outono
Você precisa se preparar para a poda de outono com antecedência. Em meados de setembro, pare de alimentar a planta com suplementos de nitrogênio, deixando potássio e fósforo. Reduza uma única dose de água, regue com menos frequência (no inverno, geralmente é recomendado fazer isso duas vezes por mês). Se a sua "bailarina" ficava na varanda no verão, deixe-a ficar até que esfrie (a temperatura mais baixa possível é de + 5 ° C). Isso a ajudará a entrar na "hibernação" sem problemas.
Em seguida, execute o tratamento antifúngico da fúcsia e inspecione-a quanto à presença de garras de insetos nocivos. O fato é que durante o inverno o arbusto enfraquece, e então será mais fácil para os "inquilinos" recém-surgidos destruí-lo comendo plantas jovens.
Outra característica distintiva da poda de outono é a remoção de brotos verdes. É improvável que sobrevivam ao inverno, então não faz sentido deixá-los.
Portanto, instruções passo a passo:
- primeiro você precisa cortar todas as folhas secas;
- remova todos os brotos imaturos, doentes, enfraquecidos e danificados;
- aparar ramos que violam o formato da copa, além de serem curvos ou simplesmente sem atrativos;
- os brotos que sobrarem terão que ser encurtados em um terço;
- se você planeja mandar fúcsia para a adega no inverno, deixe-o em casa por um tempo - os cortes devem secar.
Se feito corretamente, sua planta terá um caule central e alguns ramos esqueléticos na extremidade.
Como formar uma planta corretamente?
Uma característica da fúcsia não é apenas sua floração incomum, mas também a possibilidade de adotar um tipo diferente após a poda: arbusto, árvore padrão, bonsai. Vamos descobrir como fazer isso direito.
arbusto
Para obter esta forma, é necessário deixar 2 pares de folhas sobre uma estaca jovem, retirar o resto junto com a copa. Após algum tempo, aparecerão brotos laterais nas axilas das folhas superiores - eles deverão ser pinçados após 2 pares de folhas.
Para atingir o espessamento desejado do arbusto, o mesmo deve ser feito com o restante dos brotos. Com entrenós encurtados, o pinçamento é feito em 3 ou até 4 pares de folhas.
Continue beliscando os brotos até obter a forma desejada do arbusto. Porém, não se empolgue muito, pois a fúcsia não terá tempo de “jogar” os botões. Sua formação ocorre nos brotos de cima, enquanto o desenvolvimento dura várias semanas (6-8).
Árvore Stamper
Escolha um espécime robusto e saudável com um tronco grosso e reto. Para para que a planta fique em pé, você deve inicialmente amarrar a haste central a um suporte colocado próximo a ela. Faça crescer até a altura necessária (0,5-1 m), cortando constantemente os brotos laterais. Em seguida, belisque o topo da árvore. Em breve, novos brotos aparecerão no topo - eles também devem ser beliscados após 2 ou 3 pares de folhas. Em seguida, faça o pinçamento como para a formação de um arbusto.
Belas árvores padrão crescem de variedades que têm 3 folhas nos entrenós - elas são exuberantes e grossas. Porém, não se deve esquecer que uma copa pesada (principalmente com flores duplas) pode pesar mais e quebrar o tronco no local onde foi realizada a primeira pinçada. Portanto, não se esqueça de apoiar galhos pesados e, ao dar forma, lembre-se da proporção e equilíbrio ideal entre a altura e a largura da árvore.
Para cultivar um caule, um recipiente de argila é o mais adequado.
Seixos e pequenas pedras são colocados sob a raiz da planta como uma camada de drenagem. Se você mora em uma casa com seu próprio terreno, pode levar sua árvore para o quintal durante o verão e enterrar o vaso diretamente no solo.
Bonsai
O fúcsia pode ter uma forma muito interessante - uma pequena curva, como se inclinada por um vento invisível.Para fazer isso, é recomendável plantar vários espécimes em um recipiente e entrelaçar seus troncos uns com os outros. Isso deve ser feito quando eles ainda são jovens e flexíveis. Primeiro, a posição desejada terá que ser fixada com fios grossos e, quando as hastes ficarem amadeiradas, os fios podem ser retirados.
Você obterá o melhor efeito se plantar plantas com diferentes tonalidades de inflorescências.
Para a poda de outono de fúcsia e a formação de um arbusto padrão, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.