Como crescer fúcsia a partir de sementes?

Contente
  1. Características do crescimento de sementes fúcsia
  2. Estágios de reprodução
  3. Cuidado de broto

Nativa da América do Sul, a beleza fúcsia é merecidamente popular em todo o mundo. Portanto, a questão da reprodução das sementes de uma flor é do interesse de muitos, especialmente porque até mesmo um florista iniciante pode cultivá-la independentemente.

Características do crescimento de sementes fúcsia

A fúcsia é uma planta perene e na maioria das vezes se propaga em casa por meio de estacas. No entanto, muitos jardineiros são mais criativos e cultivam a planta a partir da semente. Este método de reprodução é muito divertido e permite obter uma prole com flores de cores interessantes, diferentes da mãe. Isso é explicado pelo fato de que o cultivo de fúcsia a partir de sementes não garante que a planta jovem retenha a maioria das características varietais inerentes ao pai.

Mas, para fins de reprodução, o método de semente é o mais adequado e permite obter flores de vários tons.

Estágios de reprodução

O processo de cultivo de fúcsia a partir de sementes inclui vários estágios, cada um dos quais requer que o produtor siga uma série de recomendações importantes.

Coleta de sementes

A coleta e preparo da semente é um procedimento muito responsável, pois o sucesso de todo o evento depende da qualidade das sementes. Então, sementes de fúcsia podem ser compradas em uma loja especializada ou você mesmo pode coletá-las. Para isso, assim que os botões das flores começarem a desabrochar, use um cotonete para coletar o pólen da flor masculina e transfira-o com cuidado para a flor feminina, lubrificando o pistilo. Nesse caso, a flor-mãe é liberada das anteras, retirando-as cuidadosamente com uma pinça.

Além disso, a fúcsia é levemente borrifada com água, aumentando assim a probabilidade de polinização bem-sucedida.

Se houver apenas um arbusto disponível, a polinização artificial é realizada em uma planta. Por esta o pólen das flores de uma tonalidade é transferido para os pistilos das flores com outras tonalidades... Para evitar a sobre-polinização das flores com insetos, o fúcsia é coberto com gaze e aguarda o aparecimento dos frutos. Depois de formada, a gaze é retirada e a cor da fruta é monitorada.

Na primeira fase, terão uma tonalidade avermelhada, depois passarão a púrpura e, na fase final de maturação, serão púrpura. Neste ponto, eles são cuidadosamente cortados e colocados em um local seco e quente para secar. Após alguns dias, cortam-se os frutos e retiram-se pequenas sementes castanho-claras, que se parecem com dentes de alho, mas achatadas.

Eles também são secos em uma folha de papel, dispostos em sacos de pano ou de papel e armazenados até a primavera.

Preparação do substrato

O próximo passo importante no cultivo de fúcsia a partir de sementes é a preparação de uma mistura nutritiva de solo. Você pode comprá-lo pronto na loja ou prepará-lo você mesmo. Para isso, pegue 3 partes de turfa, misture com duas partes de turfa e uma parte de areia, após o que é calcinado em forno a 200 graus por 20 minutos. Se o forno não estava disponível, o substrato preparado é derramado com água fervente ou uma solução quente de permanganato de potássio rosa.

Isso permite livrar o solo da microflora patogênica e evitar o risco de infecções fúngicas. Em seguida, o substrato é deixado esfriar, após o que é espalhado sobre recipientes baixos e bastante largos com um fundo drenado.

Anteriormente, 2-3 cm de argila expandida ou seixos de rio são colocados no fundo dos recipientes, formando assim uma camada de drenagem.

Aterrissagem

Depois que o substrato estiver preparado, você pode começar a semear as sementes. Para isso, as sementes são misturadas com areia seca e espalhadas sobre a superfície da mistura de solo. Em seguida, o plantio é irrigado com um borrifador, coberto com filme plástico ou vidro e colocado em local bem iluminado. O plantio é ventilado diariamente por 15 minutos e umedecido se necessário. A germinação das sementes fúcsia ocorre muito rapidamente e, após 3 semanas, aparecem os primeiros rebentos.

Bons resultados são obtidos plantando sementes em pastilhas de turfa, previamente embebidas em água morna. Depois de incharem bem, são colocados em recipientes preparados e uma semente é colocada em cada um deles. Os óvulos podem ser usados ​​como um recipiente. O recipiente com os comprimidos também é coberto com um filme, periodicamente ventilado e umedecido.

A muda germinada preenche todo o comprimido com suas raízes em um mês, após o qual deve ser transplantada.

Criação de condições

Para que as sementes de fúcsia germinem rápida e amigavelmente, é necessário criar uma série de condições para elas. Então, a temperatura do ar na sala onde estão as caixas com as mudas deve estar entre 18 e 25 graus... Neste caso, o solo deve estar molhado, porém a estagnação do líquido é inaceitável. Se a água se acumular na zona de germinação da semente, o substrato ficará bolorento e a semente apodrecerá antes de germinar.

Para para não saturar excessivamente o solo com umidade, a rega é realizada por pulverização de um borrifador ou instalando recipientes em uma panela com água... Ao mesmo tempo, a terra absorve apenas a quantidade necessária de umidade para a germinação das sementes. Se tudo for feito corretamente, as mudas aparecerão em 20-30 dias.

Após o surgimento dos brotos, o tempo de arejamento do plantio é aumentado gradativamente, e logo a estufa é totalmente desmontada.

Picking

Depois que 2 folhas crescidas aparecem em fúcsia jovens, os brotos são colocados em recipientes separados - eles mergulham. Como recipiente, pegue copos de plástico com volume de 200 ml com orifício no fundo. Neles é colocado um substrato nutritivo, não esquecendo de colocar um pouco de argila expandida no fundo, após o que são plantados os rebentos, procurando preservar ao máximo a massa de terra. Preliminarmente, o solo do recipiente comum em que cresceram as mudas é umedecido. O procedimento é realizado na lua crescente.

Após um mergulho, a fúcsia é pulverizada periodicamente de um borrifador e alimentada duas vezes por mês com a ajuda de fertilizantes minerais. Se a muda crescer forte, deve ser pinçada, cortando-se a parte superior e formando uma flor exuberante e bela.

Depois que o copo fica pequeno, a planta é transplantada para um vaso mais espaçoso, sem enterrar o colo da raiz.

Cuidado de broto

Para fazer crescer uma flor densa e saudável a partir de um rebento jovem, deve ser devidamente cuidado.

  • Assim, logo após o plantio, os brotos são retirados por alguns dias em local sombreado, permitindo que a flor se adapte melhor ao novo vaso.
  • A rega das plantas é feita com água sedimentada à temperatura ambiente, evitando que a camada superficial do solo seque e forme uma crosta densa.
  • Como cobertura, use quaisquer preparações minerais para plantas com flores ou fertilize uma flor com a ajuda de remédios populares. Bons resultados são obtidos usando infusão de casca de banana. Para preparar a composição, 3 películas são despejadas com dois litros de água e infundidas por 5 dias. Em seguida, a infusão resultante é diluída com água na proporção de 1: 1 e regada com fúcsia. Você também pode usar uma infusão de cinzas de madeira, para a preparação de 2 colheres de sopa. eu. as cinzas são despejadas com um litro de água e deixadas por alguns dias, junto com uma tintura de um punhado de cascas de cebola e três litros de água, em infusão por dois dias.Alguns produtores aconselham regar ocasionalmente a fúcsia com água de aquário, e isso só pode ser feito em solo úmido.

Se você fizer tudo de acordo com as regras e não negligenciar os conselhos dos especialistas, então a fúcsia cultivada a partir das sementes começará a florescer no segundo ano de vida e encantará os proprietários com flores brilhantes e lindos verdes.

Para mais informações sobre como cultivar fúcsia a partir de sementes em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário