Doenças e pragas da fúcsia: sinais e métodos de tratamento
A fúcsia é uma flor de interior incrivelmente bela, que costuma ser atacada por pragas e várias doenças. O tratamento na maioria dos casos depende da "negligência" da doença, porque quanto mais cedo a doença ou seu agente causador for detectado, mais provável é que a planta possa ser curada com rapidez, segurança e, o mais importante, sem consequências. A seguir, examinaremos mais de perto os sinais de doenças do funcionamento do ambiente, aprenderemos como tratar uma planta em casa usando preparações especiais e meios improvisados e também consideraremos dicas de floristas e jardineiros.
Sinais de doença e seu tratamento
Na maioria dos casos, as fúcsias adoecem devido a cuidados inadequados, o que também inclui ventilação insuficiente na sala em que estão localizadas, bem como a temperatura do ar. Todos esses pontos são muito importantes para as plantas. Também é possível que a fúcsia adoeça por causa de outras plantas que podem ser portadoras de doenças.
Usualmente, sinais de doenças das folhas e flores nas plantas aparecem muito rapidamente, são difíceis de ignorar.
Os sinais externos incluem o murchamento da flor, o aparecimento de várias manchas nas folhas e flores, a ausência de floração e uma queda acentuada das folhas. E, claro, a presença de pragas na flor, por exemplo, a mosca-branca, que, como você sabe, adora morar na fúcsia.
Vamos considerar as doenças fúcsia mais comuns em detalhes.
Podridão radicular
É muito fácil identificar a causa do aparecimento da podridão das raízes. Está associado à umidade excessiva.
Externamente você pode determinar a podridão da raiz pela queda dos botões de flores, folhas caindo fora da estação e interrompendo o crescimento das plantas. Mas geralmente esses sinais são muito semelhantes a outras doenças e, portanto, a podridão da raiz é geralmente encontrada quando uma flor é transplantada.
Muitos jardineiros iniciantes estão se perguntando o que fazer com uma flor que apodreceu e ela pode ser salva? Claro que você pode. O principal é transplantar na hora certa, cortar raízes danificadas e processar as saudáveis com solução de permanganato de potássio. Nesse estado, a flor deve ser colocada na água e esperar até que volte a ter raízes saudáveis, só depois pode ser plantada em um novo solo.
O mais importante é não preencher fúcsia no futuro, para evitar recaídas da doença.
Podridão cinzenta
A podridão cinzenta é capaz de infectar o tronco, galhos de uma planta e suas raízes. Ao transplantar ou plantar uma planta, é muito importante prestar atenção às suas raízes. Em fúcsia, são claros, quase brancos e duros. Se forem marrons e moles, é um sinal claro de que a planta está infectada com mofo cinza. Muitas vezes ocorre quando a planta é inundada com água e já há muita umidade no ambiente. Quando afetado por esta doença, uma floração característica pode ser observada nas folhas da planta.
Se as flores e folhas forem afetadas pela podridão, elas devem ser removidas imediatamente. O cômodo com a flor deve estar seco, é muito importante ventilar regularmente.
Para tratar a planta após a remoção das áreas afetadas, produtos químicos especiais podem ser usados.
Falta de nutrição
Com a falta de vitaminas e outros microelementos úteis, a planta freqüentemente perde suas folhas, seus botões podem cair e as folhas podem secar significativamente.
Se as folhas ficarem brancas e começarem a murchar, provavelmente a fúcsia carece de nitrogênio, que pode ser facilmente adicionado ao solo. Se faixas amarelas são visíveis nas folhas, então provavelmente o problema é a falta de manganês.
Para não enfrentar a falta de nutrientes, é muito importante fertilizar a planta em tempo hábil com a ajuda de fertilizantes complexos para fúcsia. Eles podem ser encontrados facilmente em muitas lojas de jardinagem.
As folhas também caem por causa do regime de irrigação, quando não recebe nutrientes suficientes pela água.
Se os botões caírem, não tendo tempo para se abrir, então o problema, muito provavelmente, também está na fertilização inadequada. Principalmente quando há um excesso ou, ao contrário, uma falta.
Ferrugem
Freqüentemente, a fúcsia é afetada por doenças como a ferrugem. Pertence a fungos, o que significa que remover as folhas ou flores afetadas por si só não ajudará. Aqui é recomendado o uso de preparações especiais - fungicidas.
Os sinais de ferrugem incluem as manchas marrom-acinzentadas características nas folhas. No início da doença, apenas as pontas podem ser afetadas. Além do mais, com tal doença, as folhas rapidamente ficam amarelas e caem, a planta pode começar a ter uma queda abundante de folhas.
Com essa doença, é muito importante cortar todas as folhas afetadas, tratar a planta com um preparado especial ou solução de sabão (feito à base de água e sabão em pó). Esta doença fúngica é considerada muito perigosa, pois muitas vezes afeta todas as plantas vizinhas.
Você precisa agir o mais cedo possível.
Como identificar e se livrar de pragas?
Identificar pragas geralmente é fácil se você observar seu "animal de estimação verde" regularmente. Freqüentemente, as pragas começam em plantas fracas que já são afetadas por quaisquer doenças ou pragas. Freqüentemente, as pragas se movem para as fúcsias de plantas vizinhas, como costuma ser o caso dos pulgões, que costumam ser encontrados em plantas de interior.
É mais fácil identificar pragas do que doenças, já que lagartas ou outros insetos sempre podem ser vistos, mesmo a olho nu. No entanto, podem surgir dúvidas com a identificação de pragas que começam nas raízes.
Pulgão
É extremamente difícil remover essa praga muito comum em fúcsia. Isso se deve ao fato de que esse inseto ainda retorna, e um tratamento geralmente não é suficiente.
Os pulgões geralmente afetam a planta inteira, ao invés de qualquer parte dela para escolher. As folhas fúcsia podem enrolar e cair, e muitas vezes ficam amarelas muito rapidamente. Você pode notar uma descarga pegajosa e pegajosa na planta, que é deixada por insetos. Não é difícil detectar esses insetos verdes, embora sejam pequenos. Se você não agir em tempo hábil, o fúcsia morrerá.
A captura manual de pulgões é inútil; apenas o processamento completo da planta com uma ferramenta especial pode ajudar.
É aconselhável pulverizar o inseticida ao ar livre (na varanda ou fora).
Mosca branca
Outro amante fúcsia difícil de criar é a mosca branca. As moscas-brancas são insetos muito pequenos com asas brancas que atacam rapidamente a fúcsia.
Você pode lutar contra a mosca branca com a ajuda de inseticidas profissionais ou remédios populares. As moscas-brancas costumam aparecer em fúcsia na estação quente, quando podem voar livremente para dentro da casa pelas janelas. Da mosca branca em fúcsia, as folhas podem começar a cair e gotículas de uma cor branca característica podem se formar nelas.
Se mosquitos brancos aparecerem em fúcsia, você precisa agir imediatamente. A primeira ambulância pode processar as folhas com uma solução de sabão de sabão em pó.
As folhas devem ser lavadas o mais cuidadosamente possível, pois os insetos põem ovos nelas.
Nematóides
Os nematóides são vermes bastante perigosos, que podem infectar todo o sistema radicular de uma planta em pouco tempo. As raízes fúcsia são freqüentemente afetadas por nematóides. Manchas marrom-acastanhadas típicas podem ser vistas nas folhas. Quando afetadas por nematóides, as folhas começam a se desintegrar e a própria planta murcha gradualmente. Muitas vezes, por sinais externos nas fases iniciais da doença, é quase impossível determiná-lo.
Se o sistema radicular for danificado por esses vermes, a planta só pode ser ajudada por tratamento e transplante imediato.
Para prevenir o aparecimento de nematóides no solo, recomenda-se a introdução de preparações especiais e, na primeira vez após o transplante de plantas doentes, irrigar com inseticidas diluídos em água.
Ácaro-aranha
Se uma teia de aranha, pontos pretos e uma cobertura cinza aparecerem na folhagem fúcsia, então, provavelmente, a planta foi atingida por um ácaro-aranha. As folhas da planta muitas vezes se enrolam com esse parasita, mas não será difícil curá-las.
Todos os remédios populares, via de regra, ajudam apenas por algum tempo, então é melhor comprar imediatamente um medicamento de alta qualidade que irá eliminar o carrapato por muito tempo.
Lagartas
As lagartas são muito fáceis de manusear na maioria dos casos. Normalmente são colhidas manualmente, após o que a planta é tratada com uma solução de sabão ou um inseticida especial.
As lagartas são perigosas porque não apenas se alimentam das folhas da planta, mas também sugam todos os nutrientes dela.
Conselho de profissional
O melhor tratamento de plantas é a prevenção oportuna. Você não deve iniciar o processo da doença, é muito mais fácil prevenir. A sala onde estão localizadas as flores deve ter um regime de temperatura ideal para uma determinada estação, deve ser ventilada, principalmente quando o tempo está abafado.
Um transplante rápido, um tratamento com uma decocção de ervas ou água com sabão muitas vezes ajuda a reviver qualquer planta. Além disso, a reanimação da fúcsia é importante se ela secou parcial ou quase completamente. Se você puder encontrar raízes brancas e saudáveis no sistema radicular, então certamente há uma chance de o fúcsia ganhar vida.
Se o fúcsia desaparecer na janela e houver uma bateria embaixo dela, provavelmente mudar o habitat da planta ajudará.
Para evitar que a planta murche, é muito importante primeiro determinar a causa da doença em si, e só então pensar nas medidas de controle.
Também é importante notar que luvas, traje de proteção e máscara facial devem ser usados ao trabalhar com quaisquer preparações químicas para plantas.
Se a planta estiver em um local ensolarado, as queimaduras solares podem aparecer facilmente nas folhas. Nesse caso, você não deve tomar medidas sérias, o principal é mudar a planta para um local menos ensolarado.
Às vezes, o fúcsia pode começar a murchar devido ao fato de estar apertado na panela, embora os sintomas possam ser característicos de uma doença. Normalmente, após o transplante para um grande recipiente, a planta ganha vida novamente.
Medidas de prevenção
Se parasitas forem encontrados em fúcsia ou se a planta estiver doente, ela deve ser isolada de todas as outras culturas durante o tratamento. Para excluir a infecção da fúcsia, se outras plantas estiverem doentes ao lado dela, ela também deve ser tratada, especialmente no verão e no outono, quando os parasitas estão especialmente ativos.
Além disso, uma excelente prevenção é a tecnologia agrícola correta e oportuna e a introdução de fertilizantes complexos. Se possível, é melhor tratar as plantas com remédios populares - eles são mais seguros do que quaisquer inseticidas. Além disso, todos os remédios populares são ideais como medidas preventivas contra doenças e insetos.
Você pode descobrir como cuidar de fúcsia no calor abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.