Fúcsia ampelosa: descrição, cuidado e reprodução, doenças

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades populares
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Wintering
  6. Doenças e pragas

O ampel fúcsia se popularizou há pouco tempo, mas já conquistou o amor dos jardineiros, que apreciavam o aspecto decorativo da planta e a simplicidade de cuidar dela. Recipientes com esta planta exótica podem decorar uma loggia, varanda, bem como um terraço, varanda e até mesmo uma cerca indefinida.

No nosso artigo, iremos conhecer as características da fúcsia, falar sobre as principais variedades e apresentar-lhe as regras de tratamento de uma flor.

Peculiaridades

Ampel fúcsia pertence às plantas perenes da família de Chipre. Na Rússia, ela começou a ser usada na jardinagem paisagística não faz muito tempo, embora se conheça essa flor incomum há mais de 300 anos. Em 1696, o cientista francês Charles Plumier viu uma planta até então desconhecida perto da atual capital da República Dominicana., e o batizou com o nome do famoso médico e cientista alemão Leonard von Fuchs.

Até o momento, um grande número de variedades híbridas de fúcsia foram descritas - penduradas, trepadas, estendidas, eretas e na forma de um arbusto. De particular interesse para os jardineiros é ampelous, distingue-se por hastes finas e uma coroa extensa em forma de cascata.

As cores fúcsia são marcantes em sua variedade: as flores podem ser rosa, roxo, azul, escarlate, branco, amarelo ou azul. A decoração do fúcsia é explicada pela forma incomum das flores - estames saindo de uma saia larga e fofa. Anteriormente, a fúcsia era cultivada exclusivamente como planta de casa, mas hoje, na estação quente, ela é levada para o jardim, onde é amplamente utilizada na jardinagem vertical.

Com os devidos cuidados, a planta pode florescer de abril a outubro. Cuidar dele não apresenta problemas, pois traz um prazer ao jardineiro.

Variedades populares

Fuchsia realmente surpreende com a variedade de variedades e variedades. Os mais populares são vários.

  • "Golden Monica". Esta é uma planta espessa com espetaculares flores escarlates alongadas, dentro - um núcleo branco. As folhas são alongadas, ovais, verde-douradas. A "Golden Monica" distingue-se pela floração exuberante e ramificações extensas, portanto, para manter o efeito decorativo do arbusto, é necessário arrancar regularmente o excesso de rebentos para que a massa verde não distraia a atenção das flores.
  • Iceicle. Uma das formas ampelosas mais raras de fúcsia, é caracterizada por grandes botões branco-leitosos, com menos frequência - com um leve tom rosado nas pétalas externas.

Apesar de sua raridade, Iceicle é tão despretensioso de cuidar quanto todas as outras variedades.

  • "O primeiro amor". Uma planta com um nome tão delicado tem uma floração incrivelmente bonita. A tonalidade roxa dos botões é apresentada em uma grande variedade - do lilás claro ao roxo profundo. Existem até variedades em que os botões são vermelho-púrpura. A saturação e a profundidade da cor dependem de muitos fatores - a duração da floração, as características do solo, a iluminação e a idade do arbusto em si.
  • "Fadas". Uma variedade semiapere, uma característica distintiva que é bicolor. A "Fada" tem um botão roxo e uma saia vermelha ou branca. Essa planta geralmente é cultivada como uma planta ampelosa, embora possa se segurar em um suporte e crescer para cima.

Outras variedades populares incluem:

  • Hollis Beauty - uma planta espetacular com flores duplas da mais delicada tonalidade rosa pálido;
  • "Príncipe de Pis" - esta variedade distingue-se pelas flores adornadas com uma saia vermelha brilhante e sépalas esbranquiçadas;
  • Coroa imperial - forma flores alongadas de tonalidade vermelha profunda.

Cuidado

O cultivo de fúcsia não requer habilidades especiais do jardineiro. A variedade ampelosa prefere iluminação de brilho moderado. Os raios ultravioleta diretos agem sobre a fúcsia da maneira mais deprimente - a planta não morre, mas a formação de pedúnculos torna-se rara e os próprios botões ficam menores, e será quase impossível devolver a planta a uma aparência luxuosa mudando-a para outras condições. A planta se sente confortável em sombra parcial leve, baixas temperaturas, vento frio e correntes de ar são contra-indicados para isso.

Esses fatores devem ser levados em consideração ao planejar a instalação da planta. A melhor opção seria um local onde o sol brilhasse apenas nas primeiras horas da manhã, e a partir do meio-dia fúcsia melhor ficar no escuro. No entanto, também não vale a pena plantar à sombra - neste caso, deixa de produzir talos para flores e a decoratividade do arbusto deteriora-se visivelmente.

Uma temperatura adequada para este exótico é de 22-25 graus durante o dia e 15-18 à noite. As temperaturas muito altas ou baixas afetam negativamente a qualidade da floração.

Aterrissagem

No momento do plantio é muito importante evitar o superaquecimento do sistema radicular, por isso é recomendável plantar fúcsia em vasos de cerâmica clara com paredes grossas. A camada superior do substrato também deve ser polvilhada com cascalho leve. Se essas medidas forem negligenciadas, as raízes vão aquecer e apodrecer rapidamente.

A fúcsia não é particularmente exigente no solo, mas cresce e se desenvolve muito melhor em solo fértil com acidez neutra e parâmetros de alta permeabilidade ao ar. A mistura de solo para fúcsia é composta de turfa, grama e solo folhoso, areia de rio e composto, tomado em partes iguais.

Ao organizar o assento, certifique-se de criar uma camada de drenagem - ela evitará a estagnação da umidade e o aparecimento de apodrecimento.

Poda

Ampel fuchsia tende a se ramificar fortemente, enquanto novas flores são formadas em grande número. Em tais condições o sistema radicular está sob estresse significativo, razão pela qual todos os brotos em excesso devem ser cortados a tempo... É muito simples determinar que há muitos brotos - o fúcsia começa a florescer mal, alguns brotos secam e as flores extras freqüentemente quebram galhos com seu peso.

Imediatamente após o aparecimento desses sinais, os ramos em excesso devem ser cortados.

Rega

Para o pleno crescimento e desenvolvimento da fúcsia ampelosa, deve ser regada regularmente e em quantidades moderadas. Ao longo da estação de cultivo, o nível ideal de umidade do solo no recipiente deve ser mantido, mas, ao mesmo tempo, a umidade não deve estagnar. Após cada rega, é necessário aguardar 15-20 minutos e, em seguida, drenar toda a umidade restante que se formou na panela. Com o início do estágio dormente, a quantidade de irrigação é reduzida para 1-2 vezes por mês. A fúcsia responde bem à pulverização foliar ocasional.

Se possível, tente colocar uma pequena fonte interna perto do vaso de flores - isso manterá um nível de umidade favorável.

Fertilizante

Como muitas outras plantas exóticas, as fúcsia precisam de fertilização. A cobertura é realizada aproximadamente uma vez a cada 7 a 10 dias. O melhor é usar composições complexas para plantas ornamentais, que podem ser adquiridas em qualquer loja especializada. É muito importante respeitar a dosagem exata indicada na embalagem do fertilizante. Com uma ingestão excessiva de oligoelementos, a planta começa a crescer ativamente, o que gera um aumento da carga nas raízes e, além disso, a planta não tem força para florescer.

Reprodução

Ampel fuchsia pode ser propagado por semente, bem como vegetativamente.

Método de semente raramente são usados ​​em casa - este é um processo complexo que requer conhecimentos especiais, portanto, os criadores geralmente recorrem a ele para criar novas variedades. No entanto, se desejar, você pode tentar cultivar uma flor a partir de mudas - você pode comprá-las em uma loja ou comprá-las você mesmo. O processo é bastante problemático. Para começar, é preciso proteger a planta da autopolinização - para isso, as anteras são cortadas e o pólen é colocado nos estames. A seguir, a flor é envolta em gaze e fixada com um fio. Nessa forma, o arbusto deve passar cerca de 3-4 semanas até que o fruto seja formado.

A semeadura é feita em março. Por esta pegue recipientes com uma mistura de solo composta de turfa e areia de rio, espalhe as mudas sobre eles, pressione suavemente com um dedo e polvilhe um pouco com areia... As caixas são cobertas com papel alumínio para criar condições de estufa. A estufa deve ser aberta uma vez por dia para ventilação.

Após o aparecimento de brotos crescidos, a estufa pode ser removida e, quando as mudas crescerem, podem ser transplantadas para um local permanente em um substrato nutritivo.

A propagação vegetativa de fúcsia envolve a colheita de estacas. Este é um método simples muito popular entre os jardineiros. As estacas criam raízes bem, enquanto se gasta muito pouco tempo. É melhor fazer o trabalho no início da primavera. Normalmente, são colhidos brotos jovens, pois os brotos lignificados demoram mais para crescer e são menos aceitos. O comprimento do corte pode ser de 10-20 cm. O recipiente com o broto é coberto com a parte superior de uma garrafa de plástico cortada para criar um nível confortável de umidade.

Se todo o trabalho for feito corretamente, as raízes aparecerão em 5-7 dias, mas a planta ainda precisará de mais algumas semanas para que a raiz se torne viável. Depois disso, você pode transplantar o corte para o solo.

Wintering

Com o início do outono, quando as noites estão ficando mais frias, você deve pensar em como preservar a fúcsia no inverno. A maioria dos jardineiros transfere-o para a casa - com essa abordagem, é muito importante fornecer à planta um ambiente confortável. Como as fúcsia são nativas dos trópicos, você terá que imitar os dias quentes e as noites frias em casa. A planta se sentirá bem em um lugar onde seja iluminada com luz forte, mas suave, enquanto todos os aparelhos de aquecimento terão que ser desligados à noite.

No inverno, você não precisa regar a fúcsia com tanta abundância como no verão na rua - de novembro a fevereiro, esta planta tem um período de dormência.

Se não houver como criar essas condições no apartamento, você pode simplesmente cortar o caule da planta-mãe no local onde começam as raízes e colocá-las em pequenos potes de barro com vermiculita. Após 3-4 semanas, desenvolve um sistema radicular, por isso será possível plantar uma planta filha no solo. É melhor mantê-lo no parapeito da janela no lado sul ou leste. Essas mudas crescerão muito lentamente, mas na primavera a taxa de desenvolvimento aumentará.

Antes do plantio no jardim, o arbusto deve ser temperado gradativamente - para isso, as mudas são levadas para o jardim todos os dias durante o dia por 15-20 minutos, e então o tempo gasto ao ar livre é gradualmente aumentado.

Doenças e pragas

    A fúcsia ampelosa, como muitas outras plantas ornamentais, encontra doenças e pragas. Mais frequentemente do que outros, existem vários problemas.

    • Mosca branca - são pequenos mosquitos esbranquiçados, visualmente se assemelham a uma mariposa microscópica. Eles vivem no dorso da lâmina da folha, quando sacudidos, voam em diferentes direções. Esses parasitas sugam a seiva das plantas, como resultado, eles ficam amarelos e começam a murchar. O tratamento com Actellik ou Aktara ajudará a eliminar a mosca branca. A pulverização é realizada 1 vez em 3-4 dias, se necessário, os fundos são alternados.
    • Com umidade excessiva, a planta muitas vezes colide com oídio. Na luta contra ele, o tratamento com Fundazol ou Topázio ajudará.
    • Floração curta e superficial na maioria das vezes associada à falta de minerais, falta de luz ou manter a planta em um local muito quente - quando esses sinais aparecem, deve-se tomar cuidado.
    • Muitas vezes, aparecem folhas fúcsia ácaro-aranha. O próprio parasita é tão pequeno que é impossível vê-lo. No entanto, uma teia de aranha esbranquiçada pode revelar o problema. Se o processamento não for feito a tempo, as folhas morrem rapidamente. Significa que "Fitoverm", "Confidor" ou "Agravertin" ajudará a resolver o problema.

    .

    Como cultivar fúcsia ampelosa, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário