Tudo sobre frontões
Para responder à pergunta o que é - um frontão, apenas em termos gerais; na verdade, existem várias armadilhas. É muito importante saber como fazer uma empena com viseira no telhado de uma casa com as próprias mãos. Teremos que explorar opções de blocos de gás e soluções de madeira, outros frontões amplamente usados de casas particulares.
O que é isso?
O termo "frontão" tem surgido em construção há muitos séculos. Mas mesmo milhares de anos antes de seu surgimento, essas partes do edifício eram necessariamente equipadas. A essência deste elemento de construção é o acabamento visual e prático das fachadas de vários edifícios. Às vezes, colunatas e pórticos eram equipados com frontões. Nas bordas estreitas dos templos construídos no período antigo, elementos de frontão sempre estiveram presentes. No Renascimento e em épocas posteriores, eles foram usados para equipar os telhados das casas e até mesmo banhos comuns às vezes. Ao mesmo tempo, a variedade de formatos de frontão se expandiu.
Os objetivos do uso de tais construções:
- retenção de lajes de cobertura;
- aumentando a rigidez geral do telhado;
- isolamento de sótãos e sótãos de umidade, pássaros e insetos, de vários objetos estranhos;
- estabilização da temperatura interna do edifício;
- mantendo a capacidade de usar verkhotura como um espaço de vida ou técnico.
Visualizações
Em forma de quilha
Este belo tipo de dispositivo de empena recebeu esse nome por sua semelhança visual com a quilha invertida de um antigo veleiro. Essa abordagem de design apareceu no período da Antiga Rússia. Estruturas semelhantes a quilha são encontradas principalmente em telhados com uma configuração quebrada complicada.
Dadas as raízes estilísticas, uma árvore é definitivamente usada. No século 21, essa abordagem não é muito procurada, como é a própria construção clássica de madeira em geral. O Ebb, neste caso, também é feito de madeira, embora isso seja impraticável.
Triangular
Este formato é muito mais comum. A configuração mais comumente usada é um triângulo isósceles. Basicamente, você pode ver uma estrutura semelhante em telhados de duas águas. Deve-se notar que frontões triangulares foram criados recentemente, mas já ganharam grande popularidade. A razão é bastante óbvia - é um design autossuficiente que não requer elementos de design adicionais. Deve-se notar que os telhados costumam ser feitos com três ou quatro empenas de uma vez.
Semicircular
Este projeto se espalhou durante a Renascença. Foi então que a estética das cornijas inclinadas foi muito apreciada. A parte final é decorada de forma semicircular. Deve-se notar que algumas das versões são feitas com um arco elíptico ou oval - o arco redondo clássico não é necessário.
As velhas cornijas inclinadas agora não são mais usadas - em vez disso, uma solução arqueada é usada.
Escalonado
Embora os componentes principais sejam os mesmos dos outros casos, o design específico costuma ser diferente. O resultado final é que o design é dividido em etapas claras. Quanto mais perto do topo, menos degraus. Na maioria das vezes, os frontões escalonados são formados por tijolos. Essa solução é típica da arquitetura da Europa Ocidental, raramente é usada em condições domésticas e, de acordo com alguns relatórios, não é usada de todo.
Rasgado
O nome caracteriza totalmente o desempenho de tal frontão. Suas bordas não se encaixam de forma alguma.Essa lacuna é separada por decorações ou outros elementos que melhoram a aparência do edifício. O visual sem acabamento sublinhado é uma espécie de destaque desta opção. O frontão rasgado mais comum foi durante o período barroco, quando se constatou que enriquecia radicalmente a fachada.
Luchkovy
Visualmente, a montagem se assemelha a um arco e corda. Os perfis saem de um ponto. Às vezes, uma pausa adicional é praticada. As empenas em arco começaram a ser usadas novamente na era renascentista. Ao aumentar o segmento do círculo, um desenho "circular" é obtido.
Trapezoidal
É utilizado principalmente na preparação de sótãos. Essas empenas aumentam o espaço útil no interior. Definitivamente, você terá que instalar vigas adicionais. Caso contrário, o sistema de cobertura não suportará as cargas resultantes. Outra nuance - o teto deve ter um dispositivo de meio quadril.
Solto
Acredita-se que seja um subtipo de construção rompida. Além de várias partes espacialmente divorciadas, uma cornija também é usada aqui. Foi o seu nome ("raskrepovka") que deu o nome a todo o formato. Esta configuração tornou-se extremamente popular durante o período barroco. Hoje pode ser visto em muitos monumentos arquitetônicos e históricos.
Materiais (editar)
Madeira
A vantagem das estruturas de madeira é o seu baixo custo e facilidade de processamento, além disso, nenhuma substância tóxica é emitida por elas. Na construção de casas particulares, são utilizadas montagens a partir de tábuas com borda selecionada. A aparência é visualmente agradável.
A estrutura como um todo fica mais bonita, e os detalhes esculpidos são combinados com sucesso com vários acabamentos e tipos de paisagem. As peças de madeira devem ser tratadas com anti-sépticos e substâncias com propriedades hidrofóbicas.
Estruturas de empena de empena são com:
- horizontal;
- vertical;
- orientação inclinada no espaço.
Junto com as placas, você também pode usar soluções de revestimento. O corte é executado no formato espinho-ranhura. Você pode anexar produtos ao torneamento usando parafusos ou pregos. O forro é recomendado para empenas rasgadas complicadas. Mas qualquer tipo de madeira é ruim em suscetibilidade a ataques de parasitas, o que requer um processamento em constante renovação.
Tijolo
É aconselhável equipar empenas de alvenaria nas casas de alvenaria. Este método permite que você garanta:
- força sólida;
- aperto ideal;
- impermeabilidade a sons estranhos;
- excelente isolamento térmico.
Na maioria das vezes, você pode recusar o acabamento auxiliar. O layout já é percebido de forma respeitável. É verdade que ainda é necessário isolar um sótão - mesmo que não seja aquecido - de qualquer maneira.
Vale a pena considerar que o tijolo é pesado. Nem todos conseguem colocá-lo corretamente, e o trabalho em si é trabalhoso e leva muito tempo.
Tapume
O material corrugado de metal absorve a umidade muito bem. Isso é muito importante se houver janelas ou entradas para a casa abaixo. O tapume não é muito difícil de trabalhar. No entanto, você terá que usar luvas de proteção para evitar machucar as mãos nas pontas afiadas. Dada a alta condutividade térmica do aço, o isolamento deve ser colocado em qualquer caso.
O tapume do vinil também pode ser usado. É fácil de serrar e até furar. Não há necessidade de processamento adicional. A caixa vertical é pré-montada. As tiras são presas aos elementos da estrutura usando hardware de telhado padrão.
Pedra
Ladrilhos de base acrílica podem ser usados para reproduzir a aparência de minerais. Na maioria das vezes, eles imitam:
- granito;
- basalto;
- mármore;
- arenito;
- ametista.
O dorso das pedras artificiais é totalmente plano. Devem ser fixados com cola sintética. Apenas adesivos sem cimento são necessários. As juntas são acabadas com selantes de fachada. As costuras terão de ser limpas.
Em alguns casos, os frontões são formados por blocos de gás ou estruturas de silicato de gás. Como este não é um conjunto de suporte de carga, blocos relativamente leves e soltos podem ser selecionados. Uma boa alternativa é a construção de blocos de espuma leves. Elementos de bloco são usados principalmente em casas construídas com o mesmo material. Esta etapa permite simplificar significativamente o trabalho e evitar muitos problemas práticos. O revestimento é geralmente feito de um telhado macio. Este é um material bastante forte e confiável. É fácil colocá-lo. A massa da estrutura será baixa, o que reduz a carga nas paredes e fundações. A resistência à temperatura também é atraente.
É bastante lógico colocar frontões cortados de uma barra em casas de toras. Essas estruturas parecem atraentes ao organizar habitações no estilo russo antigo ou neo-russo. Para o trabalho, toras de vários tamanhos também podem ser usadas.
Importante: o corte deve ser realizado diretamente no mesmo local onde a construção está em andamento. Normalmente, neste caso, está implícita a escolha de um determinado complexo de vigas.
Como fazer direito?
A solução mais simples é instalar um frontão de moldura. Terá 3 ou 5 cantos. As peças da estrutura são criadas a partir de uma barra ou de placas emparelhadas. Do lado de fora, você terá que embainhar a montagem com materiais de revestimento. Calcule a altura e a área como um todo, bem como para faces individuais, de que você precisa no processo de preparação do projeto. Não há nada complicado em tais cálculos - você pode começar com as fórmulas geométricas padrão fornecidas nos livros escolares. Para eliminar erros com precisão, é recomendável usar calculadoras online.
A altura é determinada levando em consideração os ângulos de inclinação e o comprimento das encostas. O comprimento das paredes extremas é reduzido em 50%, e o resultado obtido é multiplicado pela tangente do ângulo formado entre a inclinação e a base do telhado. No caso de cobertura de águas-furtadas, entre 2,5 e 3m devem permanecer entre a cumeeira e o teto.Para um sótão tipo frio, patins com 1,4-2m de altura são suficientes, mas além disso, a harmonia do tipo de estrutura deve ser guiado por.
Se a parede for feita em forma de triângulo, você precisa calcular a área dividindo a metade do produto de sua altura pelo comprimento da base do telhado. Um telhado assimétrico é calculado em partes. Determinar a necessidade de tijolos depende de:
- tipo de alvenaria;
- dimensões de um tijolo;
- a espessura das juntas para o rejuntamento.
No caso de tábuas, a área das paredes é dividida pela área dos elementos individuais. Neste caso, o arredondamento é obrigatório, o que permite eliminar erros e compensar defeitos de fabricação. Cálculos de tapume são feitos melhor usando sites de calculadora. Eles também mostrarão o número ideal de acessórios. Independentemente do material e do esquema usado, é útil deixar uma margem adicional de 15 a 30% para garantir que todas as surpresas sejam tratadas.
Ao criar um frontão com as próprias mãos, não se deve esquecer a viseira. Essas cornijas auxiliares protegem da água as paredes dos primeiros andares, subsolos e fundações. Saliências alongadas realizam essa tarefa em conjunto com canos e calhas. Uma montagem bem feita é eficaz mesmo com chuva forte. O alcance mínimo da encosta é de 0,6 m; em casos mais complexos, é necessário voar até 0,8 m (isso é importante em áreas com uma quantidade significativa de precipitação).
Não são necessárias viseiras muito fortes. Construções a partir de 1 me mais não contribuem realmente para a qualidade da proteção contra chuva. Ao mesmo tempo, além disso, podem perturbar as proporções da casa. Se as inclinações do telhado forem extensas, um dossel com estabilizadores é recomendado em vez de um elemento de balanço.
Normalmente, a viseira é igual ou maior que a fita da área cega; a distância extra fornece proteção adicional na chuva oblíqua.
É necessário o isolamento da moldura das empenas. Para a instalação de aquecedores, geralmente são usados racks verticais. A montaria força você a aplicar:
- tábuas de cumeeira;
- pregos de aço;
- selantes;
- parafusos;
- Madeira compensada;
- níveis de construção;
- materiais de isolamento.
Ao descobrir exatamente como isolar o frontão do sótão, você precisa primeiro entender quais materiais terão que ser dispostos. As principais opções são:
- lã de vidro (eficaz, acessível, inconveniente, úmida);
- lã mineral (segura contra fogo, deve ser protegida da umidade);
- poliestireno (leve, conveniente, perigoso para o fogo, frágil);
- EPS é um tipo de espuma melhorado e mais caro.
Regras básicas de trabalho:
- isole da mesma maneira que o resto da casa;
- proteja cuidadosamente o frontão da umidade e dos ventos;
- use isolamento externo sempre que possível;
- certifique-se de preparar as paredes em 2 camadas;
- conte com torneamento imediato e para fixação do revestimento;
- use buchas de plástico com cabeças largas.
Além de instalar os elementos principais, você também terá que consertar os intradorsos. Esses painéis são externamente semelhantes a um revestimento simples. Ao mesmo tempo, graças à largura de até 0,8 m, são mais fáceis de instalar. Os intradorsos são conhecidos por ligas de alumínio, plásticos e aço com camada de zinco. Alguns modelos são perfurados, o que permite proteção contra a entrada de objetos indesejados no telhado, mantendo a circulação de ar estável; as modificações surdas são usadas com muito menos frequência.
Os intradorsos podem ser limitados usando um método diagonal ou horizontal. No primeiro caso, os painéis são fixados paralelamente à saliência do telhado. A fixação ocorre diretamente na potra ou nas pernas das vigas. Condições importantes: a inclinação do telhado não deve exceder 25 graus, o comprimento da saliência de mais de 6 m é inaceitável. Às vezes, os engenheiros chegam a definir um limite de 5 M. Construtores comuns também não gostam de instalações diagonais. A questão é a necessidade de montar holofotes em locais de difícil acesso. Também leva mais tempo e materiais de construção. A técnica horizontal permite que você trabalhe mais rápido. Tudo que você precisa é primeiro fazer uma caixa e, em seguida, fixar os painéis nela.
Ao preparar, verifique cuidadosamente se as pernas das vigas têm o mesmo comprimento. Uma placa de vento é fixada a eles, segurando os suportes para fixar o ralo. Antes da marcação, a projeção do telhado é medida. De acordo com o resultado obtido, é preparado um determinado número de focos e peças de guia.
O torneamento é realizado a partir de barras de 5x5 cm e ripas horizontais que as conectam; as bordas dos holofotes ajudarão a segurar os perfis J.
Vale a pena considerar a opção com o desenho da alvenaria de empena. A estrutura de tijolos é adequada para todos os telhados. Para melhorar o aspecto, utilizam-se blocos esmaltados e, por vezes, recorrem a acabamentos adicionais. Essa solução deve ser fornecida inicialmente. Se a casa foi construída sem levar em conta uma carga tão grande, é impossível fazer um frontão de tijolo adicional - pelo menos sem reconstrução da fundação e paredes de suporte, sem retrabalhar o projeto.
Para que o frontão de tijolo funcione de forma confiável, ele terá que ser reforçado. Em áreas com ventos intensos, é aconselhável evitar equipar esta parede com janelas, portas. Os parâmetros das saliências do telhado são determinados individualmente. A geometria preferida é um triângulo isósceles. Corte e coloque as paredes laterais ao longo de uma corda esticada; Um molde de madeira ajuda a acelerar drasticamente o trabalho. É possível recusar a moldura apenas no caso de uma base de madeira plana. O torneamento é uma obrigação ao instalar o revestimento em pedra ou concreto. O uso de esquadrias de madeira é comum. Essas montagens são realizadas a partir de uma barra quadrada de 5x5 cm. Com uma forte curvatura da parede, são necessárias suspensões na forma da letra P +.
Mas simplesmente colocar tudo em seus devidos lugares não é suficiente. Em qualquer caso, são necessárias grades de ventilação. A área total mínima das aberturas de ventilação é calculada de forma muito simples: basta dividir a área do piso por 500. Os especialistas aconselham o uso de válvulas de ventilação modernas. Colocando-os sobre um radiador de aquecimento, é possível aquecer o ar; observando a distância de segurança fornecida nas instruções.
Tratada da remoção, moldura e ventilação, vale a pena destacar a variedade de materiais que podem ser utilizados para fechar (embainhar) o frontão pelo lado de fora. Os especialistas dão esse conselho:
- se a beleza visual está em primeiro lugar, você precisa de uma ripa ou revestimento;
- você pode, a seu critério, continuar estilisticamente terminando a parede ou jogar em contraste;
- tapume é o mais lucrativo para o preço.
Para obter informações sobre como fazer um frontão de papelão ondulado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.