Tudo o que você precisa saber sobre as empenas das casas de madeira

Contente
  1. O que é e por que eles são necessários?
  2. Visão geral da espécie
  3. Métodos de construção
  4. Características de isolamento
  5. Acabamento e decoração

O próprio nome deste elemento do edifício fala da sua localização: o frontão é a parte frontal, frontal da estrutura do telhado da casa. Nas laterais é geralmente limitado por declives, a cornija é a base. O design é apresentado em diferentes tipos - de oval a trapezoidal.

O que é e por que eles são necessários?

O frontão de uma casa de madeira é a parte mais importante do telhado. Este é um suporte, as cargas nas paredes de suporte são distribuídas sobre ele. Na verdade, o impacto mais forte no frontão é o vento, de onde se conclui que o frontão deve ser feito de materiais muito duráveis. Freqüentemente, os frontões na construção de madeira continuam com paredes de suporte, o que significa que podem ser feitos do mesmo material que a própria moldura.

A forma deste elemento depende principalmente do tipo de telhado. Triangular, como esperado, é considerado o mais comum, atua como continuação da fachada da cobertura de empena e é feito em forma de triângulo isósceles. As empenas semelhantes podem ser encontradas com um telhado inclinado, mas já com um triângulo retângulo.

Do lado da rua, o frontão é tradicionalmente decorado com um fino acabamento: um material decorativo adequado é fixado ao piso áspero. Deve-se ter um cuidado especial na sua seleção, pois a “cara” da casa também cria o frontão. Abaixo, onde é conectado à parede, é erguida uma viseira. Linhas de prumo - nas laterais.

Saliências nesta parte da casa podem continuar o sistema de vigas, elas se projetam parcialmente acima da parede, protegendo-a das surpresas do tempo.

Funções do frontão:

  • proteger o edifício da precipitação e rajadas de vento;

  • tornar a estrutura do telhado mais rígida e mais estável;

  • se o frontão for dotado de isolamento, permitirá organizar o espaço habitacional sob a cobertura;

  • decorativo.

A zona do sótão numa casa de madeira pode, de facto, ser utilizada como sala de estar, por exemplo, arrecadação, sótão ou mesmo oficina. Depois, na divisória de empena, você pode organizar as janelas ou até mesmo colocar uma varanda de tamanho modesto. Não é fácil de fazer, mas o projeto arquitetônico será muito conveniente para os proprietários.

Visão geral da espécie

O dono da casa tem várias opções: desde amostras simples até originais, pode-se economizar material, ou pode-se investir com decência nesta parte do prédio.

Pela presença de componentes

Os frontões são simples e complexos. O tipo complexo significa que colchetes verticais serão usados ​​na função de suportes. Em um arranjo complexo, as cornijas e hastes terminarão antes de atingir o centro da parede.

Vamos descobrir como fazer uma saliência em frontão.

  • Ao instalar o torneamento. Este, instalado no sistema de caibro, é pré-alongado - isto é necessário para que forme uma saliência sobre a parte final do frontão. Para um telhado que não seja muito pesado, esse método é bom. Neste caso, a largura da saliência não pode exceder 50 cm.

  • Devido às vigas. Será necessário colocar uma barra Mauerlat estendendo-se além do perímetro da estrutura. Nesta situação, o primeiro par de vigas com uma cordilheira também forma uma saliência que protegerá a estrutura da precipitação. E para que o material da saliência em si não sofra, é bainhado.

Se o espaço sob o telhado não for residencial, a altura mínima possível da parte do frontão é de 0,7 m. Mas se o sótão for usado para fins econômicos, a altura do frontão é de pelo menos 1,5 m.Se for um sótão residencial de um andar, a altura da cornija até a cumeeira deve ser de 2,5 m, para um sótão de dois andares - 5 m é o mínimo.

Por formulário

A parede, que é limitada pelas inclinações do telhado, é comparada a diferentes formas geométricas. Eles determinam a forma do frontão.

Pode ser de vários tipos.

  • Triangular - não há nada mais popular do que essa opção. Tal frontão é formado por uma cobertura com duas inclinações iguais. É fácil de construir, parece convincente e, portanto, é muito procurado. Se houver espaço habitacional no sótão, devido a esta forma de forro, ele será sempre diferente do resto, que é o que muitos gostam.

  • O pentagonal é uma opção bastante interessante, que se forma pela articulação de duas vertentes quebradas. Parece a conexão de um trapézio e um triângulo. O sótão forma uma divisão com forro triangular, ou seja, é muito mais cómodo deslocar-se do que no sótão (não tem forro nenhum).

  • Trapezoidal - no sótão de uma casa com tal frontão, o espaço definitivamente não será estreitado. A fachada é feita desta forma se inicialmente houver o desejo de ter uma área bastante grande sob o telhado. Esta escolha é típica para casas com telhados de meio quadril, telhados do tipo dinamarquês, holandês.

Semicírculo, quilha, arco, degraus - tais formas de frontões também são encontrados na arquitetura, mas são considerados uma raridade em relação às casas de madeira modernas.

Por material

As paredes de suporte do edifício já estão colocadas, o sistema de vigas também foi construído, o que significa que você pode prosseguir com a instalação do frontão.

Vários materiais podem ser úteis aqui.

  • Resina. Um produto de construção muito popular, representado por placas longas e aplainadas com sulcos / estrias na parte final. As tábuas são fixadas com pregos. Não é necessário chamar o mestre aqui, você mesmo pode lidar com essa instalação.

  • Madeira natural. Faia, freixo, pinho e talvez abeto, cedro, carvalho - muitas espécies de árvores podem ser usadas para criar este elemento da casa. Você precisa levar pranchas aplainadas com pelo menos um centímetro de espessura, suas bordas devem ser uniformes. A árvore não protegerá previsivelmente a casa de ventos e precipitação, então eles estão procurando material para isolamento térmico e de vapor já neste estágio.

Você pode fechar a superfície áspera da partição do telhado com o revestimento. É muito popular na construção civil hoje, pode ser madeira, vinil, aço e até cimento. A cor do revestimento é diferente, a textura é tanto brilhante com um brilho, quanto fosca, ondulada (como se entalhada) ou lisa. Mas este ainda não é realmente um material para a construção de um frontão, mas algo com o qual realmente o embainhar.

Você pode, é claro, economizar bastante e aparar a parte da empena apenas com compensado ou aglomerado com laminação, mas a confiabilidade desses materiais, é claro, está longe do ideal. A influência climática negativa logo se refletirá no estado de tal acabamento.

Atenção! Mesmo que o sótão não seja destinado a ser residencial, o frontão não isolado vai deixar o frio entrar no quarto.

Métodos de construção

Existem duas opções e ambas podem ser feitas manualmente.

Junto com as paredes

O frontão é erguido antes da construção do telhado. E muitos especialistas acharão esta opção mais ideal, uma vez que as partes salientes do telhado simplesmente não interferem no trabalho. Este método é realmente adequado para regiões onde rajadas de vento não são incomuns e onde a parede sob o telhado pode ser usada como um suporte auxiliar para as encostas. E, finalmente, ao erguer o frontão junto com as paredes, será mais fácil observar a geometria da cobertura.

Separadamente

É o que falam da instalação, que começa após o término das obras de cobertura. O método é legal se a construção do frontão for a organização da moldura com posterior revestimento. Você não precisa calcular o formulário, não precisa fazer a marcação, você só precisa preencher o espaço entre as encostas.

Características de isolamento

A lã mineral é ativamente usada como proteção contra o frio.É muito prático trabalhar com ele: é perfeitamente cortado nas partes necessárias, pode ser empurrado para praticamente qualquer canto. Finalmente, não apodrece. E em comparação com outros materiais de isolamento térmico, a lã mineral é barata. Mas aqui para a pele, pode se tornar um alérgeno - e, infelizmente, eles já entendem isso na hora de estilizar.

Uma alternativa é o poliestireno, o material também é barato, facilmente costurado na cavidade das divisórias de empena. É perfeitamente cortado com uma faca de pintura, e esse isolamento está pronto para durar muito tempo. E, por fim, uma espuma de poliestireno mais moderna. O custo desse material será mais caro do que os dois "candidatos" anteriores, mas é fácil de processar, instalar, protege perfeitamente da precipitação e do frio, não tem medo de lesões.

Se este material não for adequado, vale a pena considerar penoplex, penofol ou espuma de poliuretano. Dos mais populares, isso é tudo, o resto das opções são usadas com menos frequência.

Acabamento e decoração

O isolamento deve ser pelo lado de dentro do frontão, ou seja, vai se esconder embaixo da pele. E esta é a etapa final de trabalhar com essa parte da casa. Qualquer que seja o material escolhido, ele será preso às barras da contra-rede.

Considere como você pode embainhar o frontão.

  • Tapume. O material já foi mencionado no parágrafo acima e sua popularidade, de fato, é difícil de subestimar. Ele é protegido de forma confiável contra deterioração, choque térmico, desgaste e deformação.

  • Madeira. Podem ser, por exemplo, tábuas que imitam madeira ou elementos afiados. A árvore está montada em uma moldura de madeira, ainda parece mais sólida que o tapume, seduz com naturalidade e uma cor agradável. E você não precisa decorar o frontão com mais nada: a madeira é um elemento autossuficiente na decoração.

  • Decking. Este é o nome de uma folha de metal corrugada com um polímero ou revestimento galvanizado como revestimento. Especificamente, os frontões são revestidos com placas de parede marcadas com C (assumem uma postura vertical e horizontal). Eles são colocados em uma estrutura de metal ou de madeira.

Atenção! O revestimento de madeira não é utilizado em sistema com estrutura metálica, pois sob a influência da umidade a árvore se expande, o que não se pode dizer do metal. E as placas presas a elementos de metal podem rachar.

Fazer ou não uma decoração no frontão depende de como a casa fica do lado de fora como um todo, a que estilo ela pertence e se essa decoração vai formar uma integridade estilística com a casa.

Se, por exemplo, você quiser repetir o estilo étnico na direção russa, poderá examinar mais de perto várias opções.

  • Friso - é feito no telhado exatamente acima da varanda. Na verdade, é uma borda entalhada, arqueada ou reta.

  • suporte - também um objeto triangular esculpido que vai decorar o local onde as vigas de suporte se fundem acima da varanda.

  • Asas - e estes são objetos esculpidos. Eles ficam bem de lado em um telhado de duas águas, muitas vezes projetando-se além das bordas das extremidades.

  • Fronteira - este é o nome de uma faixa entalhada, bastante larga, fixada no rebordo do telhado por cima da empena.

Mas os estilos são diferentes: o que é certo em um, parece completamente diferente em outro. Por exemplo, no estilo oriental, também podem ser usados ​​elementos de madeira, mas a madeira pode ser mais expressiva, mais brilhante, os padrões também devem ser autênticos.

Se você quiser algo mais modesto, pode usar atacadores de plástico baratos, brancos ou outras opções de luz. Para uma solução mais sólida, uma decoração de metal é adequada, que se distingue pela boa resistência ao desgaste.

E os elementos do MDF também são ricos em possibilidades de design e também não têm medo da umidade.

E também o revestimento pode ser pintado, o frontão de madeira pode ser coberto com gesso, poliuretano pode ser usado para acabamento e, finalmente, pode ser usada pedra decorativa ou tijolo. Na verdade, existem muitas opções.

Decisões de sucesso e construção agradável!

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário