Como fazer molduras para fotos com as próprias mãos?
Nenhum item do mercado de massa pode se comparar a um bom produto feito à mão. Pelo menos em termos de grau de exclusividade e realização espiritual. Hoje, fazer algo com as próprias mãos não é só moda, mas algo da categoria "todos podem". Pelo menos as primeiras páginas das redes sociais sobre casa e conforto pertencem às contas em que o handmade é apresentado de forma regular, acessível e detalhada.
E se parece que não vai funcionar, você precisa pegar e experimentar. Por exemplo, faça uma moldura para uma imagem com suas próprias mãos.
Fabricação de papelão
O material mais popular nas aulas de trabalho escolar era o papelão. Com ele, aprenda a fazer molduras e você pode começar. É melhor se for papelão ondulado - a moldura será de melhor qualidade e mais resistente.
O que você precisa além de papelão:
-
faca de papelaria;
-
tesoura;
-
pistola de cola;
-
uma seleção para a decoração final a seu critério (lantejoulas, adesivos volumétricos decorativos, botões, papel de rascunho, tinta acrílica comum e assim por diante).
As instruções passo a passo são bem simples.
-
A moldura deve ser recortada em papelão de acordo com o tamanho da pintura ou fotografia. A largura da moldura será arbitrária - tudo depende do resultado pretendido.
-
O papel de rascunho com a frente é colocado sobre a mesa, o papelão recortado é colocado sobre ela.
-
Com a tesoura, você precisa cortar delicadamente os cantos externos e fazer cortes diagonais internos com uma faca de escritório.
-
Você precisa dobrar as bordas externas do papel.
-
Corte tudo o que for desnecessário ao redor do produto e dobre as bordas internas. Isso deve ser feito lentamente para que não haja defeitos ou irregularidades em qualquer lugar.
-
Primeiro, as bordas internas devem ser coladas na moldura, depois as externas.
-
Esta opção, que surgirá após essas ações, já é considerada um quadro pronto. Mas você também pode personalizar o produto a seu critério.
Esta é a opção básica pela qual você deve começar.
A base de papelão pode ser simplesmente enrolada com fios, colada com material natural (nozes, cascas de nozes) ou simplesmente pintada em várias camadas.
Como fazer trilhos?
O material clássico da moldura é a madeira. Você pode usar ripas (pranchas, rodapés de madeira), elas vão caber em qualquer imagem e em quase todos os interiores.
O que é necessário na fabricação:
-
ripas ou pedestal de madeira, sua largura e comprimento correspondem ao tamanho da imagem;
-
faca afiada e boa tesoura de corte;
-
lixa de qualquer tamanho de grão;
-
cola para móveis, mas se não houver, o PVA comum também funcionará;
-
serra;
-
pequenos pregos, martelo;
-
régua de canto;
-
madeira compensada, mas papelão grosso serve.
Vamos dar uma olhada em como fazer um quadro de trilhos.
-
Primeiro, são medidos os parâmetros do perímetro interno do produto. Você só precisa medir os lados da imagem com uma régua.
-
As marcações correspondentes são feitas no pedestal ou grade (apenas com um lápis). Os fragmentos necessários são cortados. Devem ser esfregados com lixa.
-
As pontas do trilho devem ser cortadas, mantendo um ângulo de 45 graus. Você pode usar a caixa de esquadria se houver um problema neste estágio.
-
Se a moldura for pequena, basta colar as laterais. Mas se for grande, as juntas são reforçadas com pequenos cravos.
-
Para proteger a foto, um forro de compensado ou papelão é aplicado na parte de trás da moldura. Também pode ser fixado em pequenos pinos.
-
A moldura acabada é pintada ou envernizada. A mancha pode ser usada.
Outras opções
Quanto mais interessante for o design da moldura, menos previsível será o material usado.
Do papel
Esta opção é uma das mais apresentáveis. Você pode fazer várias molduras bonitas e elegantes ao mesmo tempo, o preço de custo é de um centavo.
Aqui está o que você precisa levar:
-
modelo (imprima baixando-o da Internet);
-
papel A4 de cor grossa de uma cor adequada.
A técnica para fazer uma moldura caseira é bastante simples.
-
O modelo do produto deve ser impresso. Se isso não funcionar, você pode fazer o seguinte: tirar uma foto ou foto, colocá-la no centro da folha, desenhar um contorno. E, em seguida, coloque de lado as tiras de tamanhos diferentes em sucessão: uma largura de 1,5 cm irá alternar com uma largura de 1 cm.
-
Nas partes superior e inferior, é necessário fazer ranhuras com cuidado (de acordo com a amostra).
-
Agora, as listras desenhadas precisam ser dobradas ao longo da régua. Você pode começar a envolver as laterais do quadro futuro. Isso é feito com a maior delicadeza possível para não enrugar o futuro ofício.
-
No início, é mais conveniente dobrar os lados curtos e os longos depois. Os cantos dos lados longos são então inseridos nos cantos dos lados curtos da moldura. Assim a estrutura ficará bem fixada, volumosa, sem cola.
-
Mas se o papel for bastante espesso e brilhante, a imagem pode ser inserida imediatamente, e os lados podem ser enrolados: isso é necessário para tornar a imagem mais densa.
-
Se houver uma preocupação de que apenas a fixação manual não é suficiente, você pode literalmente pingar um pouco de cola ou usar fita dupla-face.
Essas molduras de papel são perfeitas para decorar belas citações (de forma gráfica e significativa).
Você pode fazer muitas dessas molduras de papel colorido para decorar com elas cartas e diplomas de crianças - então a "parede de honra" será brilhante, desprovida de burocracia entediante.
Do pedestal
O rodapé pode ser qualquer coisa, desde madeira a poliuretano. Liso para alto-relevo.
O que levar para o trabalho:
-
o próprio pedestal;
-
folha de papelão com espessura mínima de 2 mm;
-
cola para madeira, tinta para madeira, verniz;
-
pregos pequenos ou grampos;
-
fita métrica, lápis;
-
martelo, serra, abrasivo, caixa de esquadria.
Resta apenas montar a estrutura.
-
A imagem é medida primeiro. De acordo com eles, 4 seções do pedestal são marcadas.
-
Esses espaços em branco precisam ser cortados em um ângulo de 45 graus. Ao colar, você deve obter um retângulo.
-
Se não houver uma caixa de esquadria, você pode usar um transferidor ou esquadro. Deve-se evitar lascas ao serrar.
-
Se você não tiver uma serra de carpintaria, uma serra de metal servirá.
-
Após a serragem, as pontas serão limpas com um abrasivo.
-
Além disso, as extremidades dos fragmentos do pedestal do teto são untadas com cola, coladas horizontalmente. O quadrado o ajudará a verificar se as partes do quadro são perpendiculares entre si. No verso, as peças são fixadas em grampos.
-
Após a colagem, a moldura pode ser fixada com pequenas tachas, também é possível usar cantos de papelão. Quando a cola estiver seca, não se esqueça de limpar as áreas de colagem com um abrasivo. Em seguida, os mesmos lugares são limpos com um pano. O produto está manchado. Após a secagem, você pode envernizá-lo.
Se quiser mudar a cor, a moldura é pintada com tinta acrílica.
isopor
Para trabalhar, você precisará de rodapés de espuma. O material é simples, mas a moldura será vintage. E também vale a pena preparar uma caixa de esquadria, uma serra e cola de polímero. Os materiais para o projeto final ficam a seu critério.
O algoritmo de trabalho inclui vários pontos.
-
No rodapé, é necessário serrar a ponta, formando o primeiro canto. O rodapé deve ser colocado corretamente na caixa de esquadria: uma parte horizontalmente, a outra verticalmente. É necessário medir o comprimento do primeiro canto, cortar o canto oposto. Em seguida, é feita uma cópia da segunda laje. As partes restantes da moldura também são cortadas, aquelas que serão menores em comprimento.
-
Acontece que fragmentos bastante inteligíveis que precisam ser colados. Cada canto é colado separadamente; leva cerca de três minutos para segurar o local onde está preso com os dedos.
-
Em seguida, é tirado um pedestal de parede, que formará uma peça já feita. Também é cortado com uma caixa de esquadria.E mais uma vez os lados são colados de modo que na saída haja como se fossem duas molduras.
-
A parte superior da peça é revestida com cola, uma borda é aplicada na parte superior, com um encaixe perfeito que elimina rachaduras. Colado. Então, temos um quadro volumétrico.
-
E agora o quadro profundo precisa ser pintado. Pode ser tinta dourada, prata e bronze. Isso torna o quadro mais convincente.
Você pode fazer esse trabalho sozinho rapidamente e criar vários quadros de uma vez. Nem todos podem adivinhar que sob a tinta dourada há espuma comum.
Feito de madeira
Neste caso, será descrita a criação de um quadro a partir de ramos. Essa opção no estilo boho é especialmente popular hoje.
O que você precisa:
-
galhos finos, com aproximadamente o mesmo diâmetro;
-
cartão;
-
pistola de cola;
-
musgo decorativo (natural também é bom);
-
flores artificiais;
-
tintas acrílicas;
-
verniz ornamental (se quiser).
Agora vamos ver como uma baguete é feita de galhos em casa.
-
A peça em branco para o trabalho é feita de papelão denso e dificilmente dobrável. De forma realista e cole suas camadas. No entanto, o papelão é bem substituído por madeira compensada. A futura moldura é pintada em uma cor adequada, provavelmente marrom. Mas não branco - neste caso, é completamente inútil.
-
Os ramos devem ser limpos de fragmentos de casca de árvore. Eles devem ser cortados exatamente no tamanho da moldura.
-
A primeira camada é colocada com 4 ramos mais grossos, colados. Em seguida, outra camada de ramificação segue. E assim a massa aumenta gradualmente, cada galho é colado separadamente. Às vezes, eles são presos com arame para maior confiança.
-
Finalmente, quando os galhos estiverem prontos, você pode fixar o musgo nas bordas da moldura. Em vez disso, você pode usar folhas, cones, tudo que corresponda ao assunto do produto.
-
Contas decorativas podem ser pré-pintadas com acrílico para transformá-las em frutas.
-
Finalmente, é hora de cobrir os galhos com um verniz atóxico. Mas este ponto é opcional, você pode deixar tudo como está.
O processo não é rápido, mas acaba sendo um autêntico ofício. Se você quiser algo mais brilhante, pode pré-pintar os galhos: em uma cor ou em cores diferentes, ou torná-los listrados - aqui os limites criativos estão abertos.
Às vezes, armações redondas são feitas dessa maneira, mas você definitivamente não pode fazer sem fio.
Dos botões
Se houver depósitos inteiros de botões em um caixão ou em uma lata velha de biscoito (talvez como uma memória de infância), eles podem encontrar uma nova vida na forma de uma moldura. Assim, seus botões favoritos estarão sempre à vista.
Útil para o trabalho:
-
cartão;
-
tesoura e / ou faca;
-
tintas acrílicas;
-
cola "Momento" ou uma pistola térmica;
-
botões;
-
régua / quadrado.
E veja como fazer uma base de baguete com botões.
-
A base da moldura é cortada em papelão grosso no tamanho da foto.
-
Agora você precisa escolher os botões mais densos e colá-los na base. A primeira camada deve agarrar bem e só então você deve passar para a segunda.
-
Em seguida, os botões de tamanho médio são fixados. Eles fecharão as lacunas tanto quanto possível.
-
E todas as lacunas que sobraram devem ser fechadas com pequenos botões.
Com tintas acrílicas, se você quiser fazer exatamente isso, pode pintar sobre a base de papelão logo no início. Depois de colar os botões, você pode pintar alguns deles. Bem, se você usar tinta em uma lata de spray, você pode fazer uma camada de uma cor - ouro, por exemplo.
Às vezes, a base de papelão é revestida com feltro, no qual botões também são notadamente fixados. Ou eles são embrulhados com fios grossos, e os botões serão colados a essa camada de fios.
Às vezes, alguns materiais improvisados chamam a sua atenção a tempo e se tornam uma ótima ideia. Por exemplo, uma base de papelão é embrulhada em folha dourada e os botões já estão fixados neste fundo.
De jornais antigos
As maravilhas do artesanato ajudarão a divulgar os jornais comuns. Ou melhor, cachimbos torcidos em jornais.
Propõe-se tomar o seguinte:
-
tubos de jornal (prontos, enrolados);
-
régua, lápis;
-
tesoura;
-
Cola PVA;
-
agulha de tricô.
O processo de fabricação consiste em várias etapas.
-
No papelão você precisa desenhar o contorno da futura moldura. Pode ser retangular, quadrado, em forma de diamante, arredondado - o que você quiser. Do contorno designado, você precisa recuar 4 cm para cima, o segundo contorno é desenhado em paralelo. A peça de trabalho deve ser cortada. E você terá que fazer dois desses espaços em branco.
-
Em uma das molduras, você precisa fazer marcas ao longo da borda externa: 1,5 cm ou 3 cm - isso dependerá de quão firmemente a tecelagem é realizada.
-
Esses espaços em branco são colados ao papelão por marcas. A extremidade de cada tubo cobre a base em 3 cm. Nos tubos dispostos, pode-se passar novamente por cima com cola para uni-los. Em seguida, uma segunda moldura de papelão é retirada, colada à primeira. E as bordas dos dois espaços em branco devem coincidir.
-
O ideal é que a moldura seja pressionada, depois de esperar que a cola seque.
-
Então, começamos com um tubo, ele deve ser dobrado para que uma das pontas seja mais curta, a outra mais autêntica. A peça de trabalho é colocada no tubo base. "Corda de dois tubos" - esta é a principal tarefa técnica da tecelagem em círculo. Se você ficar sem tubos de trabalho, você pode construí-los.
-
A largura da moldura é arbitrária. O principal é que seja considerado suficiente para um tamanho de quadro específico.
-
Para processar a borda, você precisa dobrar os tubos um por um. O tubo final deve ser enrolado sob o primeiro.
-
Os tubos estão escondidos, a tecelagem está concluída. Agora você precisa pegar uma agulha de tricô, dobrar algumas fileiras de tecido sob o tubo, o tubo de base é empurrado para dentro e para fora através das fileiras. O restante é aparado. Mas sem muita tensão.
-
O produto acabado pode ser pintado ou manchado.
Você pode experimentar a decoração como quiser.
De quebra-cabeças
Uma das opções mais simples, literalmente na superfície, são os quebra-cabeças. Além disso, não importa o que esteja retratado nelas, tudo estará sob uma camada de tinta.
Para o trabalho, você precisa de:
-
quebra-cabeças de qualquer tamanho (podem ser pequenos, grandes, desde que sejam homogêneos em um quadro);
-
tinta de uma cor adequada (melhor - em uma lata de spray);
-
cola para fixação, qualquer adequada;
-
papelão para a base, tesouras;
-
decoração adicional a seu critério - miçangas, botões, alfinetes, miçangas e assim por diante.
Fazemos um quadro de quebra-cabeças.
-
O primeiro passo é cortar a folha de papelão sob a moldura. Deve ser de espessura suficiente, porque todos os quebra-cabeças serão anexados a ele.
-
O próximo passo é colar os próprios quebra-cabeças na moldura recortada. A ordem de colagem é arbitrária, mas devem ser fixadas com cuidado.
-
Agora os quebra-cabeças precisam ser pintados, com tinta spray isso será feito o mais rápido. A cor é tal que "se enraíza" bem no interior.
-
Você pode cobrir a moldura acabada e seca com verniz, pode deixar tudo como está.
-
Se você quiser um acréscimo ao design, pode colar botões, alguns alfinetes, miçangas e um broche nesta moldura. E cole antes mesmo de toda a moldura ser pintada. E então todo o produto é coberto com cor, com decoração adicional colada a ele.
A propósito, a partir de quebra-cabeças, você pode obter não um quadro, mas uma maravilhosa composição modular. Às vezes, uma moldura feita de quebra-cabeças é feita até para um espelho no corredor ou no quarto: parece, aliás, muito fofo.
Você pode pintar as peças do quebra-cabeça em cores diferentes se não quiser uma moldura monocromática. Isso é especialmente verdadeiro para o quarto das crianças. A mesma moldura pode ser feita para a placa pendurada na porta do berçário. Os caras realmente gostam quando essas placas de nome são exibidas na porta, mas o design na forma de um mosaico parecerá interessante e inesperado.
Adendo
Para Sobremesa - uma seleção de dicas que podem inspirá-lo a abrir uma oficina familiar para fazer molduras (pelo menos improvisadas).
Fazendo molduras - 10 ideias criativas.
-
Se as palavras máquina, fresa, caixa de esquadria, martelo não inspiram nada, você pode usar as opções mais fáceis.Um deles são os solavancos. No mesmo papelão, base densa com pistola de cola, colocam-se cones (com ponta cortada previamente com pinças). Eles podem ser tingidos ou cobertos com spray de purpurina.
- A moldura pode ser facilmente apertada com um pano, fixando a tensão na parte traseira com um grampeador. São obtidos ecos interiores interessantes se o tecido da moldura repetir o tecido de uma cortina ou almofada de sofá, por exemplo, uma faixa sobre uma mesa.
- Pode colar o cartão com lantejoulas - as crianças vão certamente gostar desta opção. Embora a quantidade de trabalho seja grande.
- Você pode decorar a moldura com fitas de cetim, enrolando-as de maneira bonita e uniforme em torno da base. A fita pode ser uma ou várias, de cores diferentes, então elas formam algum tipo de padrão.
- Para a fabricação de esquadrias semi-antigas, pode-se usar a técnica de decoupage. Claro, idealmente, a experiência em decupagem deve estar presente, mas não estritamente necessária.
- A cortiça em folha é outra excelente opção de enquadramento muito fácil de trabalhar.
- Uma opção conhecida são as moedas, que também são coladas na base e cobertas com uma camada uniforme de tinta. Parece texturizado.
- Você também pode decorar a moldura com alfinetes comuns. Você pode pegar várias cores, cobre, latão, bronze. Se forem levemente lixados, envelhecerão para um efeito vintage.
- Cubra a base de papelão com renda - a moldura ficará muito delicada. Você também pode pintar em cima dela.
- É lógico se uma imagem em uma moldura de rolhas de vinho aparecer na cozinha. Eles podem ser deixados em branco ou envernizados. Solução bastante atmosférica.
As tradicionais molduras de vidro pesadas não são as únicas dignas de pintura. As opções self-made estão cheias de charme, e são tantas as ideias de implementação que uma exposição com pinturas interessantes, mas também molduras, pode aparecer em casa. Por que não se tornar um destaque interior.
Assista a uma aula magistral sobre como fazer molduras.
O comentário foi enviado com sucesso.