Revisão e seleção de tamanhos de molduras
Mesmo as pinturas há muito deixaram de ser objeto de elegância sem precedentes e ocuparam o interior das casas, e boas fotos podem ser vistas nas paredes de quase todas as casas.
Para beleza e proteção adicional, a foto é emoldurada, mas é necessário escolher esses produtos com sabedoria, certificando-se de que caberá no tamanho do seu “recheio”.
Quais são os tamanhos padrão?
Ao mesmo tempo, os artistas cortam a tela como bem entendem. Com o advento da fotografia, a situação não mudou imediatamente - nas primeiras décadas após a criação da primeira câmera, os fabricantes experimentaram ativamente a forma e o tamanho do próprio quadro. (um fragmento de um filme), e o resultado impresso. Naquela época, só se sonhava com qualquer padrão de porta-retratos, e cada um deles tinha que ser pedido separadamente do master, o que tornava o prazer, tão caro naquela época, ainda mais caro.
Com o tempo, os fabricantes perceberam que é muito mais barato e lucrativo colocar em andamento a produção de filmes e fotos impressas, e para isso é necessário unificar os parâmetros de moldura, foto e moldura. É ingênuo pensar que absolutamente todos os fabricantes têm os mesmos padrões, porém, em um número absolutamente esmagador de casos, escolher uma moldura para prender uma foto na parede não será difícil - com certeza ela está impressa em um dos mais populares formatos que você mesmo escolheu.
Provavelmente, sua moldura foi impressa em um dos seguintes formatos.
- ÀS 7. Para a fotografia, este formato é o mais típico - os famosos 9 x 13 cm. No entanto, são mais dimensões paisagísticas - a imagem ficará muito pequena na parede, os detalhes se perderão, porque quadros tão pequenos raramente são vistos.
- A6. O segundo padrão de foto mais popular é de 10 por 15 cm, um quarto do A4 clássico. Álbuns geralmente são feitos para isso, mas o A6 já é adequado para quadros de desktop.
- ÀS 6. Talvez a maior das versões mais comuns da fotografia clássica - 13 por 18, será impressa em qualquer estúdio fotográfico. Para a colocação na parede, é exatamente isso - há uma grande quantidade dessas molduras, e o tamanho da moldura é suficiente para ver os detalhes à distância.
- A5. Este tamanho se deve em grande parte ao fato de que a maioria das impressoras modernas trabalham com o conhecido formato A4. Conseqüentemente, A5 é a metade dele, e muitas pessoas se interessarão por molduras dessas dimensões se elas próprias imprimirem fotos de uma casa, duas por página. Existem variações de molduras para fotos de 15 por 20 centímetros (uma escolha típica de parede) e 15 por 21 (essas são geralmente soluções de mesa com um suporte traseiro).
- A4. Já que alguém imprime uma foto duas peças por página, deve haver alguém que não se arrependerá da pintura em uma folha inteira, se apenas os detalhes estiverem claramente visíveis. Ressalte-se que as molduras deste tamanho são muito difundidas devido ao fato de muitos documentos dignos de demonstração serem impressos em impressoras domésticas em folha inteira - por exemplo, agradecimentos, certificados, diplomas e cartas. Como no caso do A5, na verdade, estamos falando de dois padrões muito semelhantes ao mesmo tempo - 20 por 30 e 21 por 30.
Formatos não padronizados
Encontrar uma moldura de qualquer uma das dimensões acima não é difícil - mesmo que por algum motivo não haja um produto com o formato exigido no ponto de venda de molduras mais próximo, você certamente o encontrará no próximo lugar. Outra coisa é que todos os padrões mais populares são estritamente retângulos, com proporções de cerca de dois a três. Para algumas pessoas criativas que querem dar ao interior um pouco de charme ou originalidade, isso parecerá muito chato e banal, porque se necessário, até mesmo uma foto retangular em casa pode ser recortada para assumir uma forma atípica.
Com molduras de fotos fora do padrão ou produtos de tamanhos não padrão mais populares, será um pouco mais difícil - no mundo moderno já é mais fácil encomendá-los na Internet do que encontrá-los em uma loja regular.
Se falarmos sobre opções retangulares que não consideramos acima, então existem algumas delas. Na maioria dos casos, eles imitam os tamanhos de folha de papel e papelão populares - por exemplo, A3 (30 por 40), A2 (40 por 50 ou mesmo 60), A1 (60 por 80) ou A0 (80 por 120). São, respectivamente, 2, 4, 8 e 16 folhas A4 que nos são familiares. Devido à popularidade do papel do tamanho correspondente, molduras semelhantes são relativamente populares, embora sejam mais frequentemente usadas não para fotos, mas para pôsteres e pinturas.
Praticamente a mesma lógica é relevante para padrões com a letra B no título - diminuir o número em um significa dobrar o tamanho do quadro. O formato B4 na versão 24 x 30 é considerado o maior dos desktops com perna traseira - tudo o que é maior fica pendurado a priori na parede.
Os padrões da categoria B4 e superior raramente são solicitados, eles são mais frequentemente usados para decorar fotografias de paisagens.
Além de A e B, existe outro grupo relativamente raro de padrões em proporções de dois para três - SRA. Pelos números que denotam o número do tamanho, esse tamanho é algo entre A e B. Então, SRA3 é 30 por 45 centímetros e SRA0 é 90 por 120. Se a forma retangular é geralmente percebida como banal, você pode prestar atenção onde mais soluções quadradas raras. Devido à correção da figura, tal solução pode dar sensações estéticas especiais, mas será mais difícil encaixar a foto no interior.
Um tópico separado é redondo (também conhecido como rondo) e molduras ovais. Quase sempre este tipo de produto é utilizado para decorar retratos.
O próprio fato de uma foto não ter cantos fará com que o espectador a associe a algo vintage, então faz sentido escolher uma moldura que imita uma moldura antiga e escolher uma foto que imite as tradições da fotografia das últimas décadas.
Como escolher?
O principal ao escolher uma moldura de foto é saber o tamanho da foto para que você não precise recortar a imagem e não haja espaço livre dentro da moldura. Você pode descobrir as dimensões da foto em casa usando uma régua comum. Resta apenas comparar os valores obtidos com os padrões populares e informar ao vendedor na loja (ou em um mecanismo de busca da Internet) o nome do tamanho padrão.
As molduras vêm com e sem vidro e, embora você possa escolher qualquer uma a seu gosto, normalmente apenas os produtos com vidro são chamados de moldura. - o último ajuda a prolongar a vida útil da foto e protegê-la de esforços mecânicos acidentais.
Nesse caso, o vidro é diferente, e também deve ser escolhido corretamente. Aqui estão as opções disponíveis:
- silicato polido - muito transparente, sem inclusões, não distorce a imagem em nada, mas tem uma refletividade muito alta, por isso é inadequado em ambientes com muita luz, principalmente para fotos escuras;
- fosco anti-reflexo - devido à superfície rugosa não ofusca, mas a mesma rugosidade introduz algumas distorções tanto nos contornos como na representação da cor, conferindo à fotografia um esbranquiçado desnecessário, como em alguns vidros;
- museu anti-reflexo - combina as melhores características das duas soluções descritas acima, não ofusca e não prejudica a passagem livre da luz, recebeu o título de “invisível” por suas qualidades, mas é caro.
O material das baguetes, com o qual a moldura é enquadrada, é importante para a percepção holística da fotografia.
A madeira é boa pela sua versatilidade - dentro da qual você pode inserir qualquer coisa e em qualquer estilo, mas o custo do produto de madeira morde se materiais de aparas mais baratos não forem usados. O plástico é bom no sentido de que custa um centavo, mas é capaz de imitar naturalmente qualquer outro material, incluindo a mesma madeira. O metal é a melhor escolha para os conhecedores do minimalismo, o vidro é ideal para designs futuristas.
Para obter informações sobre como fazer uma moldura com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.