Como fazer uma moldura de madeira?
O artesanato é um dos talentos mais importantes e exigidos, por isso muitos tentam criar diversos produtos. A habilidade de trabalhar com madeira há muito é considerada uma habilidade muito útil e necessária. Além de construir móveis, caixilhos de janelas e outros itens, você pode fazer coisas menos importantes, mas muito agradáveis. Fazer uma moldura para fotos em madeira é uma atividade bastante divertida que traz prazer no processo e no resultado final. Para aprender a criar lindamente molduras de madeira para fotos, é importante saber como fazê-lo corretamente.
O que você precisa para a fabricação?
Desde o advento da fotografia, as pessoas vêm tentando manter ao seu redor fotos com as memórias mais queridas para seus corações. Para manter as fotos o maior tempo possível, elas são colocadas em molduras especiais de tamanho adequado. Para fotografias especialmente importantes e valiosas, eles tentam escolher a moldura mais bonita e eficaz. Nos casos em que você não consegue encontrar a moldura de foto perfeita, você pode tentar fazer você mesmo.
A opção mais simples, conveniente e confiável é criar um produto de madeira.
Para tornar a moldura de madeira esteticamente agradável, é importante escolher os materiais e ferramentas corretos. Considere o que você precisa ter para trabalhar.
- Material Principal - pode ser contraplacado de diferentes espessuras, ripas, partes da palete e até palitos de gelado.
- Materiais de fixação - para produtos pequenos, cola para madeira é adequada, para produtos mais volumosos - pregos de acabamento.
- Ferramenta de corte - serra, caixa de esquadria.
- Braçadeira, com o qual você pode obter a geometria mais correta da peça no processo de colagem de suas peças.
- Tintas e vernizes. A moldura acabada precisa ser pintada ou envernizada para que tenha uma aparência bonita, elegante e mantenha suas qualidades por tanto tempo quanto possível.
Para fazer uma moldura de madeira, você precisa aprender a manusear a madeira, criando os mesmos espaços em branco, e também pensar no design do produto acabado, incorporando uma grande variedade de ideias.
Criar uma moldura de foto facilmente
A confecção de uma moldura de madeira é um processo criativo que exige habilidade e destreza, portanto vale a pena começar pelos produtos mais simples, aumentando gradativamente seu nível de habilidade. Para as primeiras tentativas de construir um produto de madeira, vale a pena usar ripas prontas. O processo de criação incluirá vários pontos.
- Aquisição de materiais e ferramentas. Você precisa ter com você ripas de madeira de qualquer largura, lixa, grampeador de móveis e grampos, cola, tinta ou verniz, ferragens.
- Determinar o tamanho da moldura planejada. Marcação nas tiras do comprimento e largura do produto.
- Preparação dos principais elementos da moldura fotográfica. Serrar suas bordas estritamente em um ângulo de 45 °.
- Conecte as partes do produto, borrando as juntas com cola e, a seguir, fixe com um grampeador de forma que a junção quase não seja perceptível.
- Assim que a cola estiver completamente seca, pode-se começar a decorar o produto acabado.
- Recomenda-se pintar ou envernizar a moldura decorada para que mantenha a sua aparência pelo maior tempo possível.
- Uma fotografia é colocada no produto acabado.
A maneira mais fácil de criar uma moldura para uma foto não requer um grande investimento de tempo e esforço, ela dará a oportunidade de praticar o trabalho com madeira para quem tenta construir algo mais complexo.
Como fazer madeira compensada?
Uma moldura de foto feita à mão tem muito mais valor do que qualquer produto comprado, então você deve tentar criá-la pelo menos uma vez. Os trabalhos feitos pelo próprio podem ser de qualquer tamanho e aparência, criados a partir de vários materiais. Para artesãos iniciantes, é recomendável tentar criar molduras de fotos de madeira compensada, pois este é um material conveniente com o qual você pode fazer vários produtos.
O contraplacado é vendido em qualquer loja de ferragens, por isso não será difícil encontrar este material. Para as primeiras tentativas, é melhor levar produtos de pequena espessura, com os quais é mais fácil trabalhar e com um aumento da habilidade, pode-se escolher uma grande variedade de opções. Para que a moldura acabada não pareça pior do que a adquirida, é importante preparar todos os materiais necessários e seguir rigorosamente o esquema de criação do produto.
Trabalhando com material
Para criar uma moldura de madeira compensada, você precisa preparar as ferramentas e os materiais adequados. Entre os mais importantes:
- serra de vaivém para cortar madeira compensada;
- braçadeira;
- cama;
- tesoura;
- pistola de cola com varetas;
- pregos decorativos ou grampeador de móveis;
- lixas e limas para trabalhar peças pequenas;
- verniz ou tinta, caso pretenda pintar o produto.
Para criar qualquer quadro, você precisa criar um layout e exibi-lo no desenho. Depois que o futuro produto estiver pronto no papel, ele pode ser transferido para um compensado e recortado com um quebra-cabeças. A vantagem de trabalhar com madeira compensada é que é possível criar molduras de qualquer formato:
- volta;
- quadrado;
- retangular;
- em forma de diamante;
- oval.
Além de designs simples, você pode criar algo mais complexo e original, aumentando seu nível de habilidade.
Para recriar o desenho do papel com a maior precisão possível, você deve usar uma cópia carbono que se encaixe entre a folha com a imagem acabada e o compensado. Ao trabalhar com compensados, é necessário preparar cerca de 10 chapas diferentes para um quebra-cabeças, que terão diferentes espessuras, nitidez e profundidade de dentes. Essa margem é necessária para um entalhe bonito e de alta qualidade, a fim de criar bordas suaves e ser capaz de cortar não apenas as partes retas, mas também as semicirculares. A seleção da espessura da lâmina para o quebra-cabeça é feita com base no número de camadas do próprio compensado - quanto mais fino ele é, mais frágil deve ser a ferramenta e vice-versa.
Inserção de vidro
Molduras de madeira compensada só podem ser feitas de madeira, mas podem ser complementadas com vidro, se desejado, para fornecer proteção adicional às fotos. Depois que os desenhos do futuro produto estiverem prontos, o plano para sua implementação é pensado, você pode começar a fabricar.
Recomenda-se seguir a sequência correta de ações, especialmente se você não tiver experiência suficiente no trabalho com madeira.
Caso a futura moldura tenha vidro, é importante preparar a peça desejada deste material e, se necessário, corrigir seu tamanho ou formato. Se a criação da base de madeira e a preparação do vidro foram bem-sucedidas, você pode começar a conectar os elementos. Este procedimento pode ser feito de várias maneiras.
- Com a ajuda de cola, o vidro é ligado à base da moldura. A moldura de madeira confeccionada deve ter bordas internas, nas quais o vidro se encaixará. A parede posterior pode ser feita de compensado e colada ao produto principal, pregada ou grampeada. O tamanho do vidro deve corresponder à base da moldura da foto e à própria foto.
- Graças a cortadores especiais ou a uma máquina CNC, você pode remover o verniz colado da peça de trabalho e colocar o vidro em seu lugar. Freqüentemente, pequenos pedaços de vidro são usados e o tamanho é ajustado com um cortador de vidro.
O peso de uma moldura fotográfica de contraplacado com vidro será significativamente maior, o que deve ser levado em consideração na escolha do tipo de fixação dos elementos e na localização do futuro produto. Como treino, vale a pena tentar fazer opções com e sem copo.
Moagem e pintura
Para criar uma bela moldura de madeira compensada, é importante escolher os materiais e ferramentas corretos para obter o resultado desejado de alta qualidade. Independentemente do tipo de construção ou da largura do compensado, o lixamento de todos os elementos será o fator principal. Uma lixa de grão fino é usada para trazer a estrutura à sua forma adequada e limas de vários formatos são usadas para peças pequenas. Os profissionais podem usar moedores para resultados perfeitos.
Assim que os detalhes da moldura estiverem em ordem, podem ser envernizados, pintados ou com qualquer tinta que você desejar. Vale a pena deixar a moldura secar bem antes de prosseguir com a montagem final da estrutura e inserir a foto nela.
Outras ideias de criação
Além da madeira compensada, outros materiais podem ser usados para criar uma moldura de madeira para fotos. A opção mais fácil e interessante é usar palitos de picolé. Com a ajuda deles, você pode fazer uma moldura e colar uma foto nela.
Este material é leve, fácil de pintar e decorar, o que é muito conveniente ao criar uma moldura para fotos com crianças.
Igualmente simples e interessante é o uso de uma prancha de madeira para criar uma semi-moldura. Fixada a fotografia à base pela parte superior, são feitos orifícios para a renda, sobre a qual fica pendurada na parede a meia moldura com a fotografia. Para uma fixação mais completa da foto, vale a pena fixar a mesma prancha de madeira na parte inferior da foto.
E também um material fácil de usar é a madeira de paletes, que pode ser cortada nas peças desejadas, lixada e unida.
Cada opção tem características próprias, por isso vale a pena experimentar a criação de molduras de diferentes materiais, utilizando vários elementos decorativos. A cada novo trabalho, o nível de habilidade aumentará implacavelmente, e os produtos se deliciarão com originalidade e beleza.
Para obter informações sobre como fazer uma moldura de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.