Valor da velocidade do obturador na câmera e sua configuração
Nos últimos anos, a fotografia se tornou muito popular. Porém, para dominá-lo perfeitamente, antes de mais nada, é necessário saber manusear corretamente a câmera, conhecer todas as suas funcionalidades. Hoje, em nosso artigo, falaremos sobre o que é a velocidade do obturador de uma câmera, como configurá-la e por que você precisa dela.
O que é isso?
De um modo geral, a velocidade do obturador na câmera (ou câmera) é a duração do disparo. Esta função é necessária para que a imagem final seja o mais nítida e de alta qualidade possível. A seleção e o ajuste deste indicador não são realizados apenas se você estiver fotografando no modo automático.
A seleção da velocidade do obturador afeta a quantidade de tempo que um dispositivo que permite a passagem da luz até o sensor permanecerá aberto. (ou seja, o momento em que o obturador está aberto). A velocidade do obturador também é responsável pela exposição da foto e pela qualidade de fixação dos diversos objetos em movimento.
Na câmera, a velocidade do obturador pode ser indicado de 2 maneiras: S (obturador) ou Sv (velocidade do obturador). Deve-se ter em mente que este parâmetro está presente não apenas nas câmeras digitais modernas, mas também nas câmeras de filme.
Importante! A qualidade geral da imagem final é influenciada não apenas pela velocidade do obturador, mas também pela abertura da câmera - o tamanho do orifício na lente através do qual a luz entra no sensor da câmera.
Como é medido?
A velocidade do obturador é medida em segundos. Conforme você ajusta este indicador, você notará que a câmera exibe um ou outro valor numérico. Então, se você vir o número 30, significa que a velocidade do obturador no momento é 1/30 s. Do ponto de vista prático, isso significa que o obturador da câmera abrirá por 1/30 s - neste momento, a matriz receberá luz. Depois de decorrido o intervalo de tempo especificado, o obturador fecha e o procedimento de exposição termina.
Visualizações
Devido ao fato de que no mercado moderno de tecnologia e eletrônica existe um grande número de modelos de câmeras produzidos por diversos fabricantes (nacionais e estrangeiros), existem diversos tipos de exposição. Vamos considerar os principais.
- Grande... Velocidades lentas do obturador são usadas com mais frequência quando queremos capturar um assunto em movimento e, ao mesmo tempo, transmitir sua dinâmica. Neste caso, a função de congelamento repetido não é suficiente. Usar o comprimento máximo de exposição é útil se, por exemplo, você quiser fotografar uma motocicleta em movimento. Nesse caso, a motocicleta deve ser seguida na mesma velocidade.
Uma velocidade de obturação lenta é considerada como (pelo menos) 1/70 ou 1/50 de segundo.
- Congelar movimento... A tecnologia de congelamento é usada para interromper o movimento de um objeto durante o processo de filmagem. Para isso, é importante que a câmera capture muito rapidamente. Neste caso, a velocidade específica do obturador depende do objeto em movimento que você está fotografando (a velocidade do obturador pode ser mais curta ou, ao contrário, mais lenta). Antes de tirar a foto final, os fotógrafos profissionais costumam fazer a chamada foto de teste.
Para congelar o movimento, é importante usar velocidades do obturador como 1/1000, 1/500, 1/250.
- Ampliação... Zoom é uma função que permite aumentar ou diminuir o zoom em uma imagem. Desta forma, você pode alterar a escala de um objeto em movimento no quadro. Não é recomendado usar uma velocidade do obturador que seja muito rápida ou muito lenta em combinação com um zoom - é melhor escolher um valor médio.
Ao ativar o zoom, é muito importante não mover a câmera do tripé ou alterar a posição do assunto no enquadramento. Somente neste caso você pode obter um fundo bonito, caso contrário, ficará desfocado.
- Tremendo... De modo geral, jitter em uma foto é um sinal de baixa qualidade de imagem. No entanto, essa tecnologia também é frequentemente usada para fotos criativas. Por exemplo, pode transmitir uma sensação de alta velocidade ou desorientação.
Recomenda-se montar a câmera em um tripé para criar uma foto com efeito de vibração - é muito importante que seja o mais estável possível.
- Efeito de seda. Popular entre os fotógrafos de paisagens é o chamado efeito seda. É frequentemente utilizado para captar a superfície da água (rio, lago, mar ou qualquer outro corpo de água).
O efeito de seda só pode ser obtido se você usar uma velocidade de obturador lenta (nesse caso, você também pode fotografar uma cachoeira em movimento).
Nesse caso, uma velocidade específica do obturador deve ser superior a um segundo. Para criar esse tipo de foto, você precisará de acessórios adicionais, como um tripé e um filtro de densidade neutra (ND). Ao usá-los, você pode evitar a superexposição indesejada de suas fotos.
- Nuvens em movimento... Para fotografar nuvens em movimento, recomenda-se seguir o mesmo algoritmo do "efeito seda".
Também é importante focar nas condições ambientais.
Portanto, se houver vento forte lá fora e um clima geralmente desfavorável, a exposição deve ser relativamente baixa (e vice-versa).
- Fotografia noturna... Os fotógrafos adoram trabalhar não apenas durante o dia, mas também à noite. Nesse caso, a câmera começa a funcionar muito pior na ausência da quantidade de luz necessária. Mesmo se você estiver ao ar livre, iluminado por postes de luz e outras fontes de luz artificiais, é muito difícil obter uma boa imagem.
Para que sua fotografia seja da mais alta qualidade, você precisa fotografar na velocidade mais baixa possível - esta é a única maneira de obter a luz de que precisa.
Na maioria das vezes, em tais condições, os profissionais recomendam definir a velocidade do obturador em cerca de 1/30 ou 1/40 segundos. Também é muito importante expor adequadamente a imagem. Além disso, ao escolher a velocidade do obturador, você deve se concentrar na distância focal.
- Pintura leve. A exposição é especialmente importante se você quiser tirar uma fotografia moderna no estilo light painting. Para criar esse tipo de foto, você pode usar qualquer fonte de luz disponível, por exemplo: uma lanterna, um flash de outra câmera ou telefone, fogo e muito mais. etc. Neste caso, o disparo em si deve ser feito em condições de longa exposição.
Você deve saber com antecedência que levará muito tempo para criar essas fotos.
- Clarão... Preste atenção especial à velocidade do obturador ao usar o flash. Caso você não use luz especial de flash sincronizado de alta velocidade, não será possível aumentar a velocidade do obturador em mais de 1/250, pois é nessa velocidade que a grande maioria dos flashes padrão funciona.
Se a velocidade do obturador não estiver bem combinada com os parâmetros do flash, você verá uma grande faixa de cor escura na foto.
É formado pelo fato do IFO ser acionado quando o obturador da câmera já está fechando.
Assim, existe uma grande variedade de tipos de envelhecimento... A escolha de um tipo ou de outro deve ser feita com muito cuidado, pois disso depende a qualidade da imagem final. De uma forma ou de outra, mas sem falta, você deve focar no objeto que está fotografando, bem como nas condições ambientais em que o vídeo é filmado.
Como configurar?
Para tirar uma foto de alta qualidade durante a fotografia, não basta apenas conhecer a teoria da exposição - você precisa definir corretamente e, se necessário, ajustar este indicador em sua câmera. Dependendo do modelo específico do aparelho, você pode escolher uma velocidade do obturador de 1/5, 1/80, 1/100, 1/500, 1/1000, etc. Se quiser aumentar o valor, lembre-se que quanto maior quanto mais luz é recebida pela lente.
Então, antes de mais nada é recomendado colocar a câmera em uma superfície segura e fixá-la (por exemplo, você pode usar um tripé). Esta etapa eliminará a trepidação da câmera e aumentará a estabilidade da câmera, tornando seu dispositivo mais fácil de usar. Em seguida, você deve defina a distância focal e, dependendo deste indicador, selecione o nível de exposição pelo método da proporção inversa.
Para fotografia profissional não é recomendado parar a imagem inteira - é melhor se concentrar em alguns elementos. Portanto, a maior parte do objeto deve permanecer afiada e seus elementos individuais podem ser macios. Nesse caso, você pode obter o melhor efeito.
Importante! Lembre-se de que a velocidade do obturador não é uma métrica universal. Precisa ser constantemente ajustado e ajustado (por exemplo, após reparar a câmera, ao fotografar um novo objeto ou ao escolher um local diferente).
O que determina a qualidade da exposição?
A qualidade da foto final depende da qualidade da exposição.... Conseqüentemente, o ajuste deste parâmetro deve ser feito o mais seriamente possível. Somente com prática você ganhará a experiência necessária e criará fotografias do mais alto nível profissional.
Além do mais, você precisa ter um cuidado especial ao escolher uma câmera... Apenas aqueles dispositivos, que são feitos por fabricantes conceituados, têm uma boa durabilidade. Antes de comprar um aparelho, leia as instruções de funcionamento e estude todas as informações a respeito do funcionamento da velocidade do obturador neste modelo, se necessário, peça orientação a um vendedor.
No próximo vídeo, você aprenderá como a velocidade do obturador afeta a qualidade de uma foto.
O comentário foi enviado com sucesso.