Como escolher um tripé para sua câmera?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Dicas de Seleção
  5. Como usar?

Os tripés de câmera há muito são parte integrante do arsenal não apenas de profissionais. De acordo com as estatísticas atuais, esses dispositivos também são amplamente utilizados por amadores. Os tripés permitem que você tire fotos com a mais alta qualidade possível em quase todas as condições, até mesmo nas condições mais difíceis. É por esse motivo que muitos iniciantes se perguntam como escolher o tripé certo para sua câmera? Deve-se ter em mente que agora no segmento de mercado correspondente existem linhas inteiras de muitos fabricantes.

O que é isso?

Hoje em dia, boas fotos podem ser tiradas usando câmeras de smartphones modernos e outros dispositivos móveis. No entanto, para fotos realmente de alta qualidade, você geralmente precisará de uma câmera DSLR. No entanto, a lista de equipamentos necessários não termina com uma câmera. Na maioria dos casos, um bom tripé para câmeras torna-se um assistente indispensável.

Este acessório protege a câmera com segurança e oferece o máximo de liberdade de movimento.

Como comprovam a prática e a experiência dos profissionais, sem a utilização de um tripé de alta qualidade e outros tipos de tripés, em algumas situações é impossível contar com uma boa foto. Com base nisso, deve-se focar nas principais vantagens dos dispositivos descritos. A principal vantagem de um tripé é que, por definição, ele atua como um suporte. O usuário tem a possibilidade de fixar rigidamente a câmera e só depois selecionar, bem como mudar o assunto para fotografar a qualquer momento.

Além disso, estamos falando sobre as seguintes vantagens indiscutíveis.

  1. Capacidade de tirar fotos de alta qualidade com valores ISO baixos (sensibilidade). Ao usar tripés, você pode ter certeza de que a imagem não sairá borrada. Esses dispositivos são indispensáveis ​​para fotografar amanheceres e entardeceres, bem como outros fenômenos naturais.
  2. A capacidade de tirar uma foto sem pressa. Para alguns, esse ponto pode parecer duvidoso. No entanto, como mostra a prática, é melhor nivelar muitos defeitos potenciais, tanto quanto possível, não durante o processamento de quadros, mas diretamente no local de filmagem.
  3. Um suporte fotográfico confiável e estável permite que você aproveite ao máximo o temporizador ao tirar fotos de grupo. Ao fixar a câmera em um tripé, o próprio fotógrafo pode se tornar parte da foto sem se preocupar com sua qualidade. Em outras palavras, estamos falando de completa liberdade de ação proporcionada pelo uso de tais estruturas.
  4. Os tripés modernos são indispensáveis ​​em situações em que a filmagem é realizada em longas distâncias focais. Observe que são utilizadas lentes de grandes dimensões. Ao mesmo tempo, mesmo flutuações mínimas na tecnologia podem ser fatais. Um tripé elimina quase completamente todos os riscos potenciais.

As vantagens dos dispositivos considerados são óbvias para todos que já encontraram pelo menos uma vez o processo de fotografia. Porém, para ser justo, vale a pena ficar atento às desvantagens, já que nada é perfeito. E neste caso estamos falando, em primeiro lugar, do peso e das dimensões do equipamento. Esses parâmetros são mais relevantes para os entusiastas de viagens.

Além disso, as dimensões dos postes podem desempenhar um papel fundamental ao filmar em espaços confinados.

Visualizações

No momento, os fabricantes oferecem a amadores e profissionais mais do que uma ampla gama de modelos de tripé para diferentes tipos de câmeras. Sua lista inclui dispositivos manuais (portáteis) e fixos. Os fotógrafos têm acesso aos chamados estandes de guindaste, bem como a dispositivos compactos (mini). Ao mesmo tempo, muitos usuários escolhem modelos de equipamentos universais.

Tabletop

Neste caso, estamos a falar de suportes para equipamentos fotográficos de pequena dimensão, muito utilizados para macrofotografia. Esses tripés comparativamente pequenos são compostos de pernas de apoio de 2 ou 3 seções e geralmente não têm um pólo central. Levando em consideração as características do projeto, os acessórios de mesa podem ser divididos nos seguintes tipos.

  1. Tripés, que são designs compactos com três pernas.
  2. Suportes-grampos, fixados rigidamente na posição horizontal com grampos especiais.
  3. Os "prendedores de roupa" são tripés usados ​​para fixar câmeras compactas e equipados com um clipe de mola.
  4. "Spiders" (tripé Gorllapod) é um suporte de mesa com pernas articuladas flexíveis.
  5. “Ventosas” - dispositivos para instalação de equipamentos fotográficos em superfícies lisas.

Vale a pena focar em tripés flexíveis (também chamados de articulados). Nesse caso, o projeto é baseado em segmentos móveis emborrachados conectados por dobradiças. As principais vantagens desses modelos são a quase total ausência de deslizamento na superfície, proporcionada pelo revestimento de borracha das pernas. Além disso, a lista de vantagens indiscutíveis inclui:

  • compacidade;
  • peso mínimo;
  • mobilidade máxima;
  • custo acessível.

Naturalmente, não se pode prescindir das desvantagens óbvias características dos designs descritos. Esses mini-suportes não são recomendados para uso em áreas abertas.

Isso se refere à baixa estabilidade dos tripés de aranha em condições climáticas adversas.

Pé de apoio

Tripés de comprimento apropriado são suportes clássicos que podem ser instalados no chão ou em qualquer outra superfície. Eles diferem dos modelos de mesa de tripés descritos acima em suas dimensões e na presença de um rack central. As pernas da fixação de piso são telescópicas, o que permite ajustar a altura da instalação da câmera. A haste central extensível também pode ser usada para isso.

A propósito, alguns modelos de cavaletes de três pernas são equipados com um mecanismo de elevação especial.

Na grande maioria dos casos a altura de trabalho de tais tripés é compatível com a altura humana... Isso elimina a necessidade de suportes adicionais e instala estruturas diretamente no chão ou no solo. Levando em consideração as propriedades operacionais, tais tripés podem ser classificados como os mais versáteis. Ao mesmo tempo, suas principais desvantagens incluem o peso e as dimensões relativamente grandes.

Monopé

Esta categoria de tripés inclui hastes telescópicas de suporte único. Hoje são amplamente utilizados pela fotografia amadora, bem como por repórteres. Durante a operação, toda a massa do equipamento instalado no monopé é transferida para o suporte. Como resultado, o tremido da câmera é minimizado, a qualidade da imagem é melhorada e a carga nas mãos do fotógrafo é aliviada.

Se compararmos os monopés com os tripés externos, a principal vantagem dos primeiros será seu baixo peso e compactação. Entre outras coisas, o apoio unipodal permite que o usuário se mova livremente, praticamente sem restringir seu movimento ao escolher o ângulo mais bem-sucedido.

No entanto, deve-se ter em mente que o uso de um monopé requer certas habilidades.

Avaliação das melhores modelos

Hoje o mercado de equipamentos fotográficos e de equipamentos complementares não carece de propostas.Muitas empresas de manufatura representam seus produtos nos respectivos segmentos. É muito difícil navegar com tanta variedade, especialmente para fotógrafos novatos.

As classificações atuais dos modelos de tripé mais populares podem vir em nosso auxílio, que são compiladas levando em consideração os seguintes critérios:

  • tipo de dispositivo;
  • principais recursos de design;
  • tipo de cabeça e amplitude de sua rotação;
  • disponibilidade de plataformas intercambiáveis;
  • peso e dimensões.

Já as posições de liderança nessas classificações são ocupadas por representantes das linhas de modelos de marcas de diversos países. Ao mesmo tempo, a escolha de um modelo específico depende de uma série de fatores e preferências pessoais do potencial comprador. Abaixo estão breves descrições de tripés populares.

Modelo Star-63 da HAMA - um dispositivo versátil para exteriores que é amplamente utilizado por amadores e profissionais para gravação de fotos e vídeos. As principais características do tripé incluem proteção eficaz dos elementos estruturais contra umidade e poeira. Isso permite que ele seja operado em quase todas as condições climáticas. Entre outras coisas, vale destacar as seguintes características:

  • confiabilidade e resistência da estrutura;
  • peso relativamente leve;
  • a presença de uma bolsa de transporte no kit.

Beike Q999 - um tripé que representa a categoria de equipamento fotográfico profissional. Uma das principais vantagens competitivas é a possibilidade de utilizá-lo na forma de monopé, além da conversão rápida e confortável em mochila. Além disso, as vantagens óbvias do modelo incluem:

  • os parâmetros são ajustáveis;
  • produza qualidade;
  • aparência elegante.

TR-A1 por Continent - um tripé universal, cuja altura de trabalho varia na faixa de 0,63-1,65 metros. O dispositivo é capaz de suportar uma carga de até 4 kg e difere de seus concorrentes na máxima facilidade de instalação e ajuste (há um nível integrado). Também digno de nota são a cabeça 3D com uma plataforma removível e o mecanismo de elevação. A câmera pode ser fixada nas posições horizontal e vertical. Na maioria das vezes, esse modelo é usado em um estúdio fotográfico.

Grifon WT3110 é um tripé de chão de 4 seções para equipamento de foto e vídeo. O design robusto permite fotografar em alturas de até 1,6 metros. As principais vantagens do modelo são:

  • peso leve (apenas 0,5 kg);
  • aumento da capacidade de carga;
  • força;
  • facilidade máxima de uso.

Quase os mesmos indicadores de desempenho modelo E-600EX da Benro... No entanto, de acordo com inúmeras análises de usuários, incluindo fotógrafos profissionais, As principais vantagens desses tripés de 4 seções de chão são:

  • alta qualidade de construção e materiais;
  • confiabilidade estrutural máxima;
  • rotação suave da cabeça do tripé.

Tripé de mesa Mini Ball L da Hama amplamente utilizado por fotógrafos e videógrafos. O aparelho permite fotografar de 14 a 21 cm de altura e ao mesmo tempo pesa apenas 110 G. Este minitripé é um excelente exemplo da qualidade tradicional alemã.

Outro modelo popular de suporte para câmera em miniatura e binóculos é EX-Mini da Velbon... Devido às estrias especiais, os tremores do equipamento são reduzidos a zero. A fixação mais confiável da câmera é fornecida com a ajuda de travas de grampo. A cabeça do tripé não é removível, o que elimina o risco de perdê-la. Falando sobre as vantagens competitivas do modelo, deve-se focar em:

  • estabilidade máxima;
  • tamanho compacto;
  • fácil de usar.

Se considerarmos tripés relacionados ao segmento de preço de orçamento, você deve prestar atenção a Falcon Eyes MT125... Previsivelmente, a principal vantagem deste modelo é seu custo mais do que acessível. Além disso, o tripé tem peso mínimo e capacidade de carga de até 0,5 kg.

Dicas de Seleção

Como já observamos, o mercado moderno permite que os potenciais compradores escolham o tripé mais adequado para cada caso. Nesse caso, um dos fatores determinantes serão as condições de operação. Por exemplo, ao escolher um dispositivo para um estúdio ou casa, você não pode se concentrar no peso e nas dimensões. Ao mesmo tempo, esses serão os principais critérios para os entusiastas de viagens.

Independentemente da experiência do fotógrafo, recomenda-se a escolha de um estande para equipamentos fotográficos, levando em consideração as peculiaridades do processo de filmagem. Em alguns casos, um monopé será mais do que suficiente, enquanto em outras situações, um tripé estacionário com um controle remoto é a solução ideal. Você também deve se concentrar nas características da câmera.

Os fotógrafos experientes são aconselhados a prestar atenção especial aos seguintes pontos importantes.

  • Qualidade e características básicas dos materiais. Se a ausência de vibrações e o peso mínimo da estrutura estiverem em primeiro plano, o carbono seria a melhor opção. O alumínio, neste caso, será mais pesado, mas mais estável.
  • Número de pernas extensíveis do tripé. No momento, os fabricantes oferecem modelos com 2 a 5 segmentos. Deve-se ter em mente que as dimensões do dispositivo no estado dobrado, bem como sua estabilidade, dependem diretamente deste parâmetro.
  • Diâmetro das pernas.
  • Faixa de altura de trabalho do tripé.
  • A qualidade dos acessórios dos pés. Os espigões são melhores para a montagem de acessórios em superfícies macias. Se o tripé for usado com mais frequência em superfícies lisas e escorregadias, as pontas de borracha devem ser escolhidas.

Atenção especial deve ser dada ao tipo de cabeça, ou seja, o dispositivo com o qual a posição da câmera é ajustada. Existem três variedades, a saber:

  • bola;
  • 2D;
  • 3D.

A primeira opção fornece a configuração mais rápida possível. Neste caso, o ajuste da posição da câmera é feito por meio de uma alavanca especial. No entanto, as cabeças esféricas têm vida curta e também não foram projetadas para fotografia panorâmica. Considerando esta opção, é necessário focar na qualidade do cabo.

Os outros dois tipos de cabeças funcionam em um princípio diferente. Os dispositivos 2D movem a cabeça com a câmera nos planos vertical e horizontal, enquanto nos modelos 3D há uma inclinação para o lado. Ao contrário das cabeças esféricas, essas duas opções são caracterizadas pela vida útil mais longa e são relevantes ao fotografar no modo panorama. Ao mesmo tempo, será útil levar em consideração o lado financeiro da questão.

Como usar?

A operação correta é a chave para a longevidade de qualquer equipamento. Naturalmente, isso também se aplica a tripés fotográficos. É altamente recomendável seguir as seguintes regras básicas.

  1. Para minimizar todas as vibrações e garantir uma fixação confiável da câmera, é necessário configurar o tripé corretamente. Neste caso, deve-se levar em consideração o estado da superfície de apoio e, ao fotografar ao ar livre, o suporte deve ser fixado de forma que não balance com o vento.
  2. Qualquer contaminação deve ser totalmente removida após cada uso. Podemos falar de areia e água salgada, cuja batida em vários elementos do tripé (especialmente aqueles com fios) terá um efeito extremamente negativo em sua vida útil.
  3. Para a fixação segura de peças individuais, bem como para a realização de pequenas reparações em campo, é recomendável ter sempre um jogo de chaves, via de regra, fornecido com os tripés.
  4. É melhor deixar a placa do tripé sempre presa para minimizar o risco de perdê-la.
  5. Usar a função de liberação automática ajudará a evitar o movimento da câmera ao fotografar. Para fazer isso, você também não deve segurar a própria câmera e o tripé com as mãos.
  6. A conveniência máxima é fornecida pelo uso de controles remotos.
  7. A extensão total do rack central com uma câmera ou outro equipamento instalado com adaptadores só deve ser feita quando for absolutamente necessário.
  8. É altamente indesejável carregar um tripé com o equipamento acoplado a ele.
  9. A estabilidade de toda a estrutura pode ser aumentada usando materiais de ponderação.

Além de todos os itens acima, é necessário tratar o equipamento durante sua operação com a devida atenção e cuidado... Isso também se aplica ao transporte de tripés.

Como escolher um tripé para sua câmera, veja o próximo vídeo.

1 comentário
O convidado 16.10.2021 16:11
0

Tudo foi bem pintado.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário