Como limpar o sensor da câmera?
Com o tempo, a matriz de qualquer câmera se torna inutilizável devido ao acúmulo de pequenas partículas e poeira em sua superfície. Você pode perceber isso pela perda de cor nas fotos, bem como pelo aparecimento de pequenas manchas cinza. Se um problema semelhante for encontrado, não é necessário descartar a câmera. Basta limpar a matriz.
Por que isso é necessário?
A poeira em si não causa nenhum dano à câmera, se houver pouco. Pequenas partículas de poeira ficarão invisíveis na foto e ao examinar a matriz. No entanto, se pontos cinzentos perceptíveis aparecerem nos quadros, no futuro isso se tornará muito incômodo.
A limpeza do sensor irá restaurar a cor das fotos e torná-las mais detalhadas. Com passos simples, qualquer mancha desaparecerá das imagens, permitindo que você aproveite fotos novas.
Verificando a matriz da câmera
Para verificar se o sensor está sujo ou não, deve-se fazer um teste de foto. Recomenda-se tirar uma foto usando uma abertura fixa nas configurações ISO mais baixas. Também é importante que o fundo da foto seja sólido.
Essas ações ajudarão a determinar a quantidade de toda a poeira que se acumulou na superfície da matriz. Isso tornará o processo de limpeza mais fácil.
Os proprietários de DSLR devem considerar o seguinte ponto: o espelho na estrutura do dispositivo exibe a imagem de cabeça para baixo. Assim, a sujeira que aparece na imagem na parte inferior ficará na parte superior.
O que é necessário?
Quando a foto de teste mostrar a presença de poeira, você pode começar a limpar. Antes de realizar o processo principal, você deve preparar os materiais e ferramentas básicas.
Líquido
É improvável que água pura ajude a corrigir a situação. Você precisará de um limpador de sensor especial. Ao mesmo tempo, ela deve:
- secar instantaneamente;
- não deixe listras;
- seja claro.
Os pontos listados estão relacionados entre si, pois o líquido, com a secagem prolongada, pode deixar manchas desagradáveis. Escolha o agente de limpeza certo com responsabilidade. O líquido mais popular é o Eclipse E2, produzido pela PhotoSol. A única desvantagem do produto é que é caro. Portanto, se desejar, você pode encontrar análogos mais baratos.
O líquido é necessário para molhar o esfregão, com o qual se limpa o sensor da matriz. Para molhar o material, não são necessárias mais do que duas gotas de um frasco de 15 ml.
Esfregar
Uma ferramenta fundamental para realizar o procedimento de limpeza. Representa um esfregão em miniatura. Ele pode ser adquirido como uma única cópia ou como um conjunto, que fornece de 6 a 12 peças dessas ferramentas de limpeza.
Um esfregão será necessário para limpar a câmera se o estojo não estiver funcionando. Em algumas situações, a taxa de fluxo pode aumentar para dois.
A principal característica desses esfregões é que eles vêm em uma variedade de tamanhos.
Existem dois grupos de ferramentas de limpeza:
- esfregonas para limpeza de matrizes apsc (a largura do produto é 16 mm);
- esfregonas para limpar matrizes de formato completo (largura - 24 mm.)
A melhor opção seria uma ferramenta da Photosol. Além disso, muitas pessoas recomendam a compra de esfregonas VSGO. A limpeza com um esfregão envolve as seguintes etapas.
- Primeiro, pingue 2 gotas de líquido de limpeza em uma pequena escova.
- Em seguida, coloque o rodo quase na borda da matriz e pressione a ferramenta firmemente contra a superfície. Nesse caso, é importante garantir que não haja pressão forte, caso contrário, o material pode rachar.
- Em seguida, você precisa mover lenta e suavemente o esfregão da esquerda para a direita. Quando a escova atinge a borda da matriz, é necessário parar, mas a ferramenta não precisa ser levantada.
A última etapa é mover o pincel para trás. Você precisa dirigir no mesmo ritmo, sem pressionar o sensor.
Lápis
É um produto especial, ao final do qual é instalada uma ponta especial. A superfície da ponta é coberta com grafite e tem uma forma triangular. O processo de limpeza é o mesmo que remover a poeira de uma lente ou lente. O proprietário da câmera precisará de:
- coloque um lápis no centro da matriz;
- por meio de movimentos rotativos, aumente gradativamente o diâmetro do círculo de limpeza, atingindo as bordas;
- limpe as bordas do sensor e remova o lápis.
A vantagem do corpo do lápis é que ele pode dobrar até 35 graus próximo à ponta. Assim, a limpeza se torna mais conveniente e eficiente. Depois que a ponta do lápis passar sobre a matriz, você precisa colocar uma tampa e girar 180 graus. Isso limpará a poeira coletada da superfície.
Jogos
Se você não quiser comprar cada instrumento separadamente, você pode comprar um conjunto completo. Ele fornece:
- pêra para limpar;
- lápis;
- esfregar;
- lupa iluminada.
O procedimento é executado da mesma forma descrita anteriormente. A única vantagem do kit é uma lupa, que permite determinar a área onde existe uma grande quantidade de poeira.
Se necessário, você pode limpar a sujeira da matriz com suas próprias mãos em casa.
A vantagem dessa opção é economizar tempo e dinheiro para visitar o centro de serviços. Além disso, o processo é direto, desde que as ferramentas e materiais necessários estejam disponíveis.
As desvantagens da limpeza doméstica incluem permitir que mais poeira passe para o sensor, bem como a deformação da superfície do sensor em caso de manuseio descuidado. Portanto, se foi decidido livrar a matriz de poeira por conta própria, o procedimento deve ser tomado com responsabilidade.
Instruções
A limpeza do elemento fotossensível é um processo que requer tempo e paciência. Hoje, existem duas maneiras de remover poeira e sujeira. Cada um desses métodos vale a pena ser considerado em detalhes.
Automático
Fornecido na maioria das câmeras modernas. Esse procedimento pode ser realizado uma vez, quando houver necessidade. Além disso, se desejar, você pode definir um modo de limpeza regular quando a câmera for ligada e desligada.
Proprietários de câmeras experientes recomendam escolher dispositivos que tenham um modo semelhante. Durante a limpeza, a câmara começa a vibrar, o que faz com que finas partículas de poeira deixem a superfície da matriz. O método é considerado bastante eficaz.
A desvantagem deste método é que após algum tempo você ainda terá que recorrer à limpeza manual.
Automático - permite que você se livre dessa necessidade apenas temporariamente.
Durante o procedimento, deve-se cuidar do correto posicionamento da câmera. É importante que a matriz seja instalada perpendicularmente ao solo. Então, será possível direcionar o vôo das partículas de poeira para um dispositivo especial - uma fita adesiva. Ele está localizado na parte inferior da câmera.
A operação estável do modo de limpeza automática evitará procedimentos manuais por vários anos. No entanto, se houver detritos presos no sensor, você precisará usar um esfregão ou um lápis.
Manual
Para começar, deve-se notar que este método de limpeza de equipamentos não é adequado para todos os modelos de câmeras. Por exemplo, A Nikon recomenda que você ignore o procedimento faça você mesmo e procure ajuda profissional.
A realização da limpeza manual requer uma abordagem responsável do proprietário do equipamento. A remoção do pó não apresenta nenhuma dificuldade particular se tiver de adquirir antecipadamente ferramentas especiais: uma esfregona, um lápis ou um conjunto adequado.
É digno de nota que o sensor de matriz é feito de materiais duráveis... Portanto, uma leve pressão na ferramenta de limpeza não danificará o revestimento. Recomenda-se realizar os trabalhos em ambientes com menos poeira - banheiro ou cozinha. Além disso, a limpeza úmida da sala deve ser realizada para que o processo seja o mais eficiente possível.
A limpeza manual é realizada em etapas.
- Primeiro, a ótica é desconectada da câmera e o modo espelho suspenso é ativado.
- Em seguida, mude a posição do dispositivo para que a baioneta fique na parte inferior.
- A terceira etapa é trazer um bulbo de ar para a abertura. É importante que o interior da pêra esteja limpo. Se houver pó, não será possível limpar a matriz, só vai piorar. Também vale a pena certificar-se de que a lâmpada não toque a superfície do sensor.
- Após a limpeza preparatória, é feita uma foto de teste. Se a imagem for de alta qualidade e não houver poeira, o procedimento será interrompido. Se com a ajuda de uma pêra não foi possível se livrar completamente da sujeira, então continuam trabalhando.
- Além disso, uma escova é usada para lidar com a poeira. É transportado pela matriz da esquerda para a direita e vice-versa. Neste caso, antes do uso, a escova deve ser limpa de sujeira e pequenas partículas de poeira. Se uma escova estreita for usada para limpeza, o procedimento deve ser repetido mais de 1 vez.
É importante notar que em algumas situações nem uma pêra nem um pincel podem ajudar.
Tais casos surgem quando não é encontrada poeira na superfície da matriz, mas sujeira endurecida ou graxa.
Um esfregão deve ser usado para limpar o sensor de contaminação grave. O pincel é umedecido com uma pequena quantidade de líquido e também envolto em uma fina camada de pano de microfibra. A largura da ferramenta deve ser igual à do sensor. Use um esfregão até que as manchas desapareçam completamente da superfície.
Quando a limpeza da matriz estiver concluída, é necessário abaixar o espelho da câmera e instalar a ótica no lugar.
Medidas de prevenção
Para evitar que a limpeza do sensor se torne uma rotina e não seja realizada com muita frequência, você deve reduzir a probabilidade de poeira entrar na superfície do sensor. Algumas regras simples ajudarão com isso:
- é recomendável trocar as lentes com a maior freqüência possível;
- no processo de troca de lente, é necessário inclinar a câmera com o suporte para baixo para evitar o acúmulo de poeira;
- se possível, você deve evitar trocar as lentes na rua (especialmente importante se estiver soprando vento empoeirado);
- não é recomendado trocar as lentes em tempo chuvoso, pois podem cair gotas no sensor.
Para evitar a matriz da câmera, você deve organizar regularmente a "limpeza a seco" para não ter que lidar com sujeira pesada.
Conselho de profissional
Fotógrafos experientes e especialistas que trabalham com este tipo de equipamento não recomendam o uso de uma lâmpada médica para limpar a matriz. Isso se explica pelo fato de haver talco em seu interior, o que pode piorar a situação.
A limpeza da matriz deve ser feita com o máximo cuidado, pois se trata de uma eletrônica ultraprecisa. Movimentos bruscos podem arranhar a superfície. Se algo der errado durante a limpeza, é recomendável entrar em contato com um representante de serviço para obter ajuda.
Como limpar o sensor da câmera, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.