Recursos do modo HDR na câmera e seu uso

Contente
  1. O que é isso?
  2. Alta faixa dinâmica para smartphones
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Como usar?
  5. Software especial

Um fotógrafo profissional não deve apenas ter talento e gosto artístico, mas também ser capaz de usar equipamentos e softwares modernos. Muitas pessoas usam filtros e efeitos especiais para tornar suas fotos mais saturadas e de melhor qualidade. A tecnologia HDR é muito popular.

O que é isso?

HDR significa High Dynamic Range. É popular e amplamente utilizado função, traduzida como "alta faixa dinâmica". Esta função é encontrada em muitas câmeras digitais modernas. Além disso, a presença do modo HDR na câmera do smartphone permite que você tire fotos de alta definição, que pode competir em qualidade com as fotos tiradas com câmeras completas.

Muitos usuários modernos que usam essa tecnologia não estão familiarizados com seu funcionamento. Os fabricantes modernos estão tentando trazer tecnologia ao mercado com a precisão do olho humano. Mesmo os modelos mais funcionais e profissionais não podem competir com as capacidades do órgão de visão humano.

Devido à estrutura única do olho, uma pessoa pode ver claramente pequenos elementos tanto em um quarto escuro quanto contra um fundo claro.

A faixa dinâmica do equipamento digital é significativamente inferior ao do olho humano. A câmera precisa de uma certa quantidade de luz para fixar claramente o assunto. Sua falta ou excesso prejudicará a qualidade da imagem.

Vejamos um exemplo. O fotógrafo deseja capturar um edifício escuro contra um céu claro. Neste caso, não será possível fotografar claramente dois objetos de iluminação diferente. Se o céu estiver nítido, o elemento escuro no primeiro plano estará completamente desprovido de detalhes. Se o edifício parecer bom na foto, o céu parecerá mais um borrão do que um fundo atraente.

Para aumentar a qualidade de tais imagens e corrigir erros, a função High Dynamic Range foi inventada.... Quando esta tecnologia é selecionada, a câmera tira várias fotos. Se você olhar para cada foto separadamente, notará que o foco está concentrado em diferentes partes do quadro. Em seguida, o programa combina várias opções em uma. O resultado é uma foto com mais detalhes e reprodução de cores mais precisa.

A qualidade da imagem finalizada depende significativamente do algoritmo usado. Se as imagens forem simplesmente sobrepostas quando a função for selecionada, a qualidade será perdida.

Para obter imagens mais claras e ricas, o software deve analisar as imagens obtidas, selecionar as opções de maior sucesso e tirar um instantâneo delas.

Alta faixa dinâmica para smartphones

Os fabricantes de dispositivos móveis estão usando ativamente essa tecnologia. Como regra, as câmeras dos smartphones são inferiores em qualidade aos equipamentos DSLR profissionais. No entanto, os modelos premium modernos são agradavelmente surpreendidos com a qualidade da filmagem. Apesar de seu tamanho pequeno, as câmeras embutidas podem capturar fotos nítidas, brilhantes, ricas e detalhadas em uma variedade de condições de disparo.

Para alcançar um resultado excelente, as marcas equipam os smartphones com hardware potente, razão pela qual o custo de um dispositivo móvel aumenta significativamente.Como resultado, um novo modelo de alta especificação pode custar mais do que um orçamento ou uma DSLR de preço médio.

Para trazer ao mercado um smartphone que está disponível para a maioria dos compradores, softwares e várias tecnologias, incluindo HDR, são usados ​​junto com o enchimento técnico avançado.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens do regime são as seguintes.

  1. A qualidade das fotos tiradas com um smartphone usando essa tecnologia é significativamente maior em comparação com o modo padrão.
  2. HDR aprimora os detalhes dos objetos.
  3. As cores e sombras são mais saturadas.
  4. Além disso, esta função tem um efeito positivo no contraste.
  5. A tecnologia permite que você tire uma foto em condições de pouca luz.
  6. A alta faixa dinâmica é ótima para naturezas mortas e paisagens.

Tendo falado sobre as vantagens desta função, você precisa prestar atenção às desvantagens.

  1. O modo selecionado não é adequado para fotografar assuntos dinâmicos. Durante a operação, a câmera deve tirar pelo menos 3 fotos. Se o assunto no quadro se mover pelo menos um pouco, a imagem ficará borrada.
  2. O brilho e a saturação das fotos não são tão altos quanto muitos usuários gostariam. O fato é que o programa seleciona o indicador médio na hora de juntar as fotos.
  3. A câmera opera mais lentamente quando você seleciona um modo personalizado do que ao usar as configurações padrão. Depois que a foto for tirada, você deve esperar um pouco. O software deve processar o material recebido.

Como usar?

Os especialistas recomendam usar este modo para paisagens, bem como objetos individuais. Neste caso, a função será o mais útil possível e o resultado será uma agradável surpresa. Além disso, o modo acima será útil em condições de pouca luz. Outra dica útil é usar um tripé. Se este modo for usado com freqüência, é melhor usar um suporte estável. Se HDR for selecionado para fotografar com uma câmera digital, o técnico deve ser colocado em um tripé e o equipamento deve ser iniciado usando o controle remoto. Você também pode usar um cronômetro.

Para habilitar este modo em um dispositivo móvel, você precisa ir até as configurações da filmadora e selecionar os parâmetros desejados. Lembre-se de confirmar e salvar suas alterações. Deve-se notar que A função HDR é usada na produção de vários modelos de smartphones, incluindo iPhone... Ao usar o modo acima, é recomendado usar as configurações manuais da câmera. Neste caso, será possível obter a máxima qualidade das imagens. Você pode conduzir um experimento escolhendo os parâmetros ideais, dependendo das condições de disparo.

Nota: se as imagens forem salvas em resolução RAW, a compressão de tom da imagem é necessária. Se isso não for feito, a imagem parecerá pouco natural no monitor do computador. Além disso, a qualidade do arquivo finalizado é afetada pela resolução dos arquivos originais. Quanto mais alto for, melhor e mais clara será a imagem final.

Software especial

Para obter uma imagem HDR, você precisa combinar várias fotos em uma e processar especialmente a filmagem. Neste caso, as imagens utilizadas devem ser filmadas com diferentes parâmetros de exposição. Não importa em que modo as fotos foram tiradas (manual ou automático), o principal é usar várias fontes para criar um arquivo.

Usando um software especial, você pode tirar uma imagem HDR usando fotos normais. Para trabalhar, você precisa de arquivos no formato JPEG ou RAW. Os seguintes programas são muito populares: Photomatix Pro ou Dynamic Photo HDR. Deve-se notar que neste caso a imagem finalizada receberá apenas um efeito visual do modo utilizado, e não uma imagem full HDR.

Nota: ao baixar o programa, é recomendável selecionar recursos confiáveis. Também é aconselhável verificar o arquivo baixado usando um programa antivírus.

Quando você precisa do modo High Dynamic Range? Normalmente, esta função é freqüentemente usada para fotografia de paisagem. Com o uso adequado do modo, você pode obter uma imagem de alta qualidade, que retrata claramente objetos com diferentes equipamentos. Ao fotografar retratos, o HDR também será útil. No entanto, as fotos podem parecer um pouco desbotadas. Você pode restaurar o brilho usando programas de terceiros ou deixar tudo como está, apresentando este efeito como uma solução artística especial.

Muitos usuários usam ativamente a faixa dinâmica alta ao fotografar objetos pequenos. O uso da tecnologia ajuda a obter detalhes elevados. A função será útil ao fotografar produtos para um catálogo, onde é importante transmitir cada item com precisão. Se você estiver ao ar livre e quiser capturar um objeto estático, também é recomendável usar a tecnologia acima. O software é ótimo para fotografar edifícios, monumentos e vários pontos de referência.

Os recursos da tecnologia HDR são discutidos no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário