Tudo sobre a milhagem da câmera

Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que serve?
  3. Como descobrir?
  4. Conselho de profissional

Ao comprar uma câmera, uma pessoa desconhecida inspeciona a aparência do dispositivo e verifica suas qualidades fotográficas. Mas essas não são as características mais importantes. Em primeiro lugar, é necessário verificar o desgaste (quilometragem dos mecanismos internos). Isso é especialmente verdadeiro para câmeras usadas. Mas, infelizmente, mesmo em pontos de venda especializados, os vendedores podem passar os aparelhos usados ​​por novos. Em algum lugar, eles pintam o corpo, talvez mudem alguns detalhes e, o mais importante, colam adesivos de proteção. Com uma restauração de alta qualidade, é impossível identificar indícios de velhice. Portanto, resta apenas verificar a quilometragem.

O que é isso?

A construção de câmeras modernas não é sólida. A caixa dos dispositivos pode rachar se cair acidentalmente de uma altura de vegetação humana, e não há necessidade de falar sobre o conteúdo interno. Se pelo menos uma parte falhar repentinamente, o "organismo" mecânico da câmera para de funcionar. Mesmo o menor colapso interrompe a seqüência clara de ações da câmera. É por isso que os fabricantes recomendam ter cuidado com a câmera, para não jogá-la mesmo em uma superfície macia.

Essa nuance de operação é conhecida por todos, mas poucos sabem como verificar a quilometragem de uma câmera. Neste caso, estamos falando sobre o recurso do obturador. O obturador é um elemento da câmera que controla a duração da exposição à luz no sensor. Quando você pressiona o botão do obturador, o mecanismo se abre, a luz entra por ele e o orifício se fecha. Este processo é uma fração de segundo no tempo.

Para que serve?

A quilometragem da câmera (recurso do obturador usado) dá aos usuários uma ideia do estado do dispositivo. Essas informações permitem que a pessoa saiba quantas vezes o dispositivo foi usado pelos antigos proprietários. Com base na experiência de especialistas e amadores da arte da fotografia, podemos afirmar com segurança que após 50 mil ativações em câmeras SLR e 100 mil em câmeras profissionais, o mecanismo do obturador com todos os seus componentes começa a funcionar mal. Por exemplo, ele adere ou funciona após alguns segundos.

Em geral, fotógrafos profissionais que estão prontos para comprar não apenas novos dispositivos, mas também antigos, precisam ter conhecimento sobre a quilometragem de uma câmera. Os modelos mais novos mostram um máximo de 25 acionamentos do obturador, enquanto as câmeras usadas podem ter esse número excedendo 10.000. E se a câmera tiver sido usada com frequência, há uma grande probabilidade de que o dispositivo comprado em breve tenha de ser entregue para conserto.

Ao avaliar a condição de quilometragem, é importante considerar as condições em que a câmera foi operada. O método de operação tem muito a ver com o mecanismo da câmera.

Modelos de espelho com gasto de 200 mil, usados ​​apenas em estúdios, são 90% melhores do que aparelhos com menor quilometragem, operados em ambiente externo.

Como descobrir?

Para descobrir a quilometragem da câmera, você precisa ir ao site do fabricante do dispositivo, encontrar o modelo necessário e ver suas características detalhadas. Você também pode ir a fóruns especiais, onde análises detalhadas de proprietários de câmeras de diferentes modelos são fornecidas. Eles irão relatar com mais precisão o que o modelo da câmera de interesse é capaz.

Além disso, propõe-se familiarizar-se com os métodos de verificação do recurso de obturador em câmeras de diferentes fabricantes. Para começar, vamos dar uma olhada nas câmeras das marcas mais famosas da indústria fotográfica: Nikon e Pentax. Claro, são fabricantes diferentes, mas há algo em comum entre eles. Para câmeras dessas marcas, você pode visualizar a vida útil do obturador nos dados EXIF ​​anexados a cada quadro. Existem também muitos programas para verificar a quilometragem online. Tudo o que você precisa fazer é carregar a última foto tirada.

EXIFTool é considerado o programa mais popular. Ele pode ser instalado em computadores Windows e Mac. Após a instalação, você precisa abrir uma linha de comando, vá para o tipo exiftool source_jpeg_file. jpg, encontre "Exposure Count" e substitua source_jpeg_file. jpg ao nome do quadro da câmera. Na maioria das vezes, o nome da moldura são números, nos quais a data da foto e a hora exata são criptografadas. Após a substituição, uma janela aparece na tela da área de trabalho com um número que indica o número de venezianas feitas.

Determinar a milhagem do obturador em câmeras da marca Canon é muito mais difícil. Seu sistema não foi projetado para exibir o recurso utilizado, e os programas na Internet não poderão ajudar neste assunto. No entanto, existem vários aplicativos de computador que fornecem informações detalhadas sobre as câmeras Canon. O aplicativo EOSInfo foi criado para Windows e o miniprograma 40D Shutter Count foi desenvolvido para Mac. Para usar os aplicativos, basta conectar a câmera ao PC e ativar o programa.

Outra forma de verificação pode parecer muito complicada. É necessário encontrar um centro de serviço para esta marca e aí diagnosticar o dispositivo. No entanto, o programa de testes de especialistas fornece informações mais precisas. A terceira maneira de verificar é instalar um programa especial Magic Lantern no firmware da câmera. Ele não apenas fornece ao usuário informações sobre a quilometragem do obturador, mas também fornece às câmeras muitas funções adicionais.

Com as câmeras Olympus e Panasonic, é fácil encontrar informações sobre a quilometragem. Todos os modelos estão equipados com um aplicativo embutido para exibir o número de persianas acionadas. Só entrar em seu menu não é tão fácil. Você precisará pressionar alguns botões, o que pode lembrar os jogadores de inserir um código de trapaça.

Sequência de ativação do aplicativo em câmeras Olympus:

  1. ativar a câmera;
  2. abra o compartimento do cartão de memória;
  3. pressione PLAY e OK ao mesmo tempo;
  4. pressione o dial na ordem "cima, baixo, esquerda e direita";
  5. pressione o botão do obturador;
  6. clique no botão "para cima" no mostrador.

Sequência de ativação do aplicativo em câmeras Panasonic:

  1. é necessário inserir um cartão de memória no slot apropriado;
  2. ligue a câmera e capture qualquer quadro;
  3. desligue a câmera;
  4. selecione um modo de uso manual;
  5. pressione e segure os botões Q ao mesmo tempo.MENU / Fn2, DISP / Fn1 e a seta para a direita, enquanto liga a câmera;
  6. a seguir, pressione e segure os botões Q. MENU / Fn2, MENU / SET e a seta para a esquerda;
  7. após pressionar a combinação, uma exibição de duas páginas do histórico de operações aparecerá na tela da câmera;
  8. o botão DISP / Fn1 muda as páginas do menu de informações;
  9. O número PWRCNT é o número de câmeras ligadas, o número SHTCNT é a taxa de resposta do obturador, o número STBCNT é o número de disparos do flash;
  10. para retornar ao modo de operação normal, desligue e ligue a câmera.

Câmeras Sony também não são fáceis de visualizar informações sobre o recurso do obturador. Para visualizar esses dados, você terá que usar programas online gratuitos. No entanto, os usuários observam que é mais conveniente verificar as características da câmera através do EXIFTool. Mas não é compatível com todos os modelos de câmeras Sony.

Conselho de profissional

Para descobrir a quilometragem de uma câmera, é importante ler algumas das recomendações de fotógrafos profissionais e especialistas da indústria fotográfica. Em primeiro lugar, você precisa examinar cuidadosamente a aparência da câmera. E isso se aplica não apenas a dispositivos usados, mas também a novos dispositivos.

Infelizmente, mesmo em pontos de venda especializados, você pode comprar um modelo antigo reformado sob o disfarce de uma nova câmera.

A presença de arranhões e arranhões no corpo da câmera adquirida indica seu uso ativo. UMA a presença de chips sugere que os proprietários anteriores jogaram e jogaram o dispositivo... Com tais falhas no case, é altamente provável que o "enchimento" interno da câmera esteja funcionando em suas últimas pernas. Conseqüentemente, você deve se recusar a comprar essas câmeras. Caso contrário, você terá que investir no conserto do aparelho, e isso é um prazer caro.

Depois de examinar o corpo da câmera, você precisa descobrir sua quilometragem. Conforme mencionado anteriormente, quando o quadro é capturado, o mecanismo do obturador é acionado, o que falha após um certo número de ativações. O número de vezes que esse mecanismo é acionado é a quilometragem da câmera.

Existem várias maneiras de determinar a vida útil restante da válvula. Por exemplo, pegue um laptop com acesso à Internet para fazer o negócio. Ao baixar o programa necessário ou encontrá-lo online, será possível revelar informações completas sobre as características técnicas da câmera.

Outra opção é verificar os dados do contador embutido da câmera. Para fazer isso, basta ligar a câmera, alternar para o modo de fotografia e olhar para o canto inferior direito da tela. Esses números indicam a quantidade de fotos tiradas pelo dispositivo. Quanto maior a diferença entre o recurso indicado na folha de dados da câmera e o número de quadros indicado, melhor. Em termos simples, no tiro amador, a quilometragem registrada pelo fabricante não vai acabar logo.

      Mas este método de verificação de um recurso tem várias nuances:

      • uma falha do sistema que faz com que o contador seja reiniciado;
      • o vendedor pode torcer o indicador hackeando o sistema da câmera ou substituindo o obturador.

      Para saber a quilometragem de sua câmera Canon, veja o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário