Tudo sobre a matriz da câmera

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral do tipo
  3. Dimensões (editar)
  4. Contagem de megapixels e resolução
  5. Parâmetros de sensibilidade à luz
  6. Os melhores fabricantes
  7. Como verificar se há pixels mortos?

Os compradores de equipamentos fotográficos devem definitivamente saber tudo sobre a matriz da câmera. Tanto a resolução quanto o nível de sensibilidade à luz deste dispositivo são de grande importância. Atenção também deve ser dada à marca que produz essas peças.

O que é isso?

Uma câmera matriz é quase o mesmo que um coração ou cérebro para um organismo vivo, que um motor é para um carro ou um telhado de uma casa. Se não funcionar ou funcionar mal, a saúde de todas as outras partes da câmera não importa. Para sua informação: em várias fontes, o termo "sensor" ou "sensor" também é usado. Se não for especificado que tipo de “sensor” é, então se entende a matriz.

É muito complicado, porque é um microcircuito formado por fotodiodos. A intensidade da luz determina a intensidade do sinal elétrico gerado. Na verdade, para o seu desenvolvimento, a matriz é necessária. Se quebrar, como já está claro, qualquer câmera é um pedaço inútil de metal, plástico e vidro. A conversão do pulso em sinal digital é realizada por meio de um dispositivo especial; ele está embutido na matriz ou localizado separadamente.

A luz é convertida em bits usando um protocolo especial. Existe um pixel da imagem por LED. Para obter uma imagem colorida, filtros especiais "ajudam" a parte principal da matriz. Do ponto de vista óptico, a matriz é um análogo exato do filme usado em câmeras antigas. Apenas os processos físicos internos diferem e não há mudanças químicas, e o trabalho com a luz é completamente idêntico.

O parâmetro fundamental do sensor é a chamada curva característica, que está diretamente relacionada à latitude fotográfica. Esta linha é desenhada entre os pontos extremos da exposição correta. Quando você ultrapassa esses limites, a curva do gráfico se curva. Nas fotos, isso é manifestado por uma queda significativa no contraste. Na fotografia digital, restrições adicionais são impostas pelas propriedades dos conversores analógico-digital.

Visão geral do tipo

Com um conhecimento superficial do mercado de equipamentos fotográficos, é fácil perceber que ele está equipado com vários tipos de matrizes.

Lendo tecnologia

CCD - geralmente CCD em fontes do idioma russo - significa leitura sequencial. Obviamente, a este respeito, existe uma limitação séria à velocidade de fotografar. Definitivamente, você terá que esperar algum tempo enquanto a foto anterior está sendo formada. As características do CMOS (CMOS) a este respeito são melhores, tais matrizes são mais atraentes ao usar o autofoco.

É o CMOS que eles estão tentando usar para medição de exposição. Mas mesmo os fotógrafos mais comuns tendem a comprar apenas modelos baseados em CMOS. Além da melhor qualidade de imagem, eles apresentam preços relativamente baratos e menor duração da bateria ao tirar fotos. Às vezes, existem matrizes de três camadas, na maioria das vezes cada uma delas é feita com a tecnologia CCD. Designação comercial - 3CCD; o equipamento com esse tipo de enchimento destina-se à filmagem profissional.

Os dispositivos Panasonic usam a técnica Live-MOS. Este método difere da tecnologia MOS tradicional porque há menos conexões por pixel. Isso ajuda a reduzir o estresse. Essa solução construtiva, combinada com uma transferência simplificada de registros e sinais de controle, garante o recebimento de frames "ao vivo".Ao mesmo tempo, o superaquecimento e o aumento dos níveis de ruído são excluídos.

A Fujifilm usa um tipo especial de matriz. Eles são chamados de Super CCDs. Grandes pixels verdes são fornecidos para pouca luz. Pequenos pixels verdes são indistinguíveis de pontos azuis e vermelhos.

Esta solução de design permitiu aumentar a largura fotográfica da matriz.

Dependendo do filtro

Mas a comparação de matrizes também é possível pelo tipo de filtro usado. Os prismas dicróicos são usados ​​em sistemas de três matrizes. Dentro desses prismas, o feixe de luz será dividido em 3 cores principais. Em seguida, os fluxos verdes, vermelhos e azuis são direcionados às matrizes correspondentes. Peculiaridades:

  • transferência ideal de transição de cor;
  • o desaparecimento do moiré colorido;
  • redução do nível de ruído;
  • resolução aumentada;
  • a possibilidade de correção de cor antes do processamento da matriz, e não somente após;
  • tamanhos aumentados;
  • incompatibilidade com lentes com pequena distância de flange;
  • a dificuldade de combinação de cores, que só é alcançada com um alinhamento muito cuidadoso.

Outra opção é uma matriz de filtros de mosaico. O nome fala por si: os pixels estão localizados em um único plano, e cada um está sob seu “próprio” filtro de luz. Se as informações sobre as cores não forem suficientes, os algoritmos de interpolação digital vêm em seu socorro. Um aumento na sensibilidade à luz é obtido por uma deterioração na reprodução de cores e vice-versa. Anteriormente, a opção RGGB era usada.

E também esquemas conhecidos:

  • RGEB;
  • RGBW;
  • CGMY.

Também existe uma tecnologia para obtenção de matrizes com pontos de quadro totalmente coloridos. O método, desenvolvido pela Foveon, envolve a colocação de detectores de luz em três camadas. A Nikon escolheu um caminho diferente. Em seu desenvolvimento, três feixes principais são processados ​​usando uma microlente e três fotodiodos, e então de cada pixel são alimentados para espelhos dicróicos. Esses espelhos já redirecionam o fluxo de luz para os detectores; Apesar da complexidade intrínseca, é atraente dispensar o alinhamento sofisticado.

Dimensões (editar)

As principais dimensões das matrizes da câmera são mostradas na tabela (usando o exemplo de modelos populares).

NomeTipo deIndicador kmopPixel, μmTamanho da matriz, cm
Kodak 1DCcd1,311,62.87x1.91

Canon 1Ds Mark II

CMOS17,23,6x2,4

Canon EOS 1D Mark IV

CMOS1,35,72.79x1.86
Nikon D2HJFET1,59,62,37 x 1,55

Sony A 100/200/230/300/330

Ccd1,56,12,36x1,58
Olympus E-M5NMOS23,71,73 x 1,3

Não confunda o formato físico da matriz com sua resolução óptica. Podem muito bem ser sensores grandes com clareza relativamente baixa e sensores de luz de pequeno porte de muito alta qualidade. Mas em geral, um padrão ainda é traçado: uma grande matriz é mais frequentemente associada a alta sensibilidade e bons detalhes de imagem. Simplesmente porque sob esta condição é mais fácil implementá-lo.

Mas você precisa entender que o tamanho da matriz afeta totalmente o tamanho e o peso da câmera. Afinal, o tamanho do sistema óptico da câmera como um todo depende desse componente. Mas as dimensões lineares das matrizes estão diretamente relacionadas ao ruído digital. Se o tamanho do receptor de luz é aumentado, a quantidade total de informações ópticas úteis aumenta. Consegue iluminar a imagem e saturá-la com tons naturais.

As câmeras de baixo custo geralmente usam sensores com cerca de 2/3 "de tamanho. Mas os sensores com um tamanho de 1 polegada são usados ​​principalmente em câmeras full-frame. No entanto, nos últimos anos, a redução no custo de fabricação de grandes sensores de luz mudou um pouco esse quadro. É importante considerar, entretanto, também o papel do tamanho do pixel. Quanto maiores forem, mais espesso será o isolamento nos circuitos de divisão e menor será a corrente de fuga.

Contagem de megapixels e resolução

Esses parâmetros certamente aparecerão em anúncios e em descrições de etiquetas de preços. A resolução é especialmente importante quando você planeja imprimir fotos em papel ou visualizá-las em televisões ou monitores de computador grandes. Mas para fotos com tamanho de 10x15 cm, você pode fazer com 3 megapixels.E as TVs mais avançadas ainda não mostram mais de 2 milhões de pixels. É por isso que não será possível realmente apreciar os méritos das imagens de alta resolução, é antes um truque de marketing.

Em que quanto mais pixels são declarados, maior deve ser a matriz. A incompatibilidade desses parâmetros inevitavelmente causará ruído nas imagens. Além disso, eles inevitavelmente serão cortados em largura.

Atenção: vale a pena considerar a resolução não só da própria matriz, mas também da lente. Isso é freqüentemente esquecido e, em seguida, obtém resultados muito estranhos.

Parâmetros de sensibilidade à luz

Essas propriedades são significativas ao fotografar em condições de pouca luz. Quanto mais sensível for o sensor, mais nítidas serão as imagens. Ao manipular o ISO, eles afetam o brilho do quadro sem reajustar a abertura e a velocidade do obturador. O resultado final é que eles amplificam a corrente elétrica e não aumentam a sensibilidade das fotocélulas. Problema - ao usar um zoom grande, o ruído também aumenta.

Aumentar o valor ISO só vale a pena em situações onde:

  • o fundo não está suficientemente iluminado;
  • o flash não pode ser usado;
  • você tem que tirar isso de suas mãos.

É geralmente aceito que:

  • ISO em 100-200 é suficiente para fotografar em exteriores com iluminação decente;
  • ISO 400-800 é suficiente para salas com luz artificial;
  • ISO 800 a 1600 é necessário para fotografar à noite;
  • números acima de 1600 são exigidos apenas para fotografia em shows e eventos semelhantes.

Os melhores fabricantes

A avaliação dos fabricantes de matrizes fotográficas é muito lacônica. A lista de empresas que fazem isso geralmente é pequena. Mesmo uma empresa como Nikon, embora a própria matriz se desenvolva, a produção real é repassada para outras organizações. Freqüentemente, os pedidos são transferidos Sony... E também a administração da empresa afirma que faz pedidos de Fujitsu.

Sony é um dos maiores fabricantes mundiais de sensores fotográficos. Eles também equipam suas próprias câmeras com esta marca. Somente Cânone supera em termos de produção matricial (apenas para suas próprias necessidades). Também vale destacar os produtos:

  • Samsung;
  • Panasonic;
  • Kodak;
  • E2V;
  • Aptina;
  • Sigma;
  • Foveon.

Como verificar se há pixels mortos?

Não importa o quanto os fabricantes tentem, poeira e outros fatores, apenas o uso diário afetará inevitavelmente as características da matriz. Eles devem ser verificados quanto a pixels quebrados e quentes. Esta verificação de uma câmera DSLR é feita da seguinte forma:

  • desligue a supressão de ruído;
  • a sensibilidade da matriz é definida para um mínimo ou para um valor próximo a ele;
  • definir o modo de exposição manual;
  • desligue o foco automático.

Importante: nenhum ponto pode ser ignorado. Caso contrário, não será possível ter uma ideia precisa das propriedades da matriz. O teste em si consiste em fotografar sem retirar a tampa da lente. A velocidade do obturador deve ser de 3 quadros, 1/3, 1/60 e 3 segundos cada. Em seguida, a imagem capturada é visualizada na resolução mais alta possível, o melhor de tudo - ampliando-a na tela do computador.

Não deve haver pontos coloridos ou cinza em uma imagem com uma velocidade do obturador de 1/3 de segundo. Tendo encontrado pelo menos algumas dessas inclusões, você precisa se familiarizar com o quadro tirado com uma velocidade do obturador de 1/60. Se não houver pontos suspeitos ou significativamente menos, podemos presumir que o primeiro estágio da avaliação foi bem-sucedido. Na velocidade do obturador mais lenta, mesmo uma matriz totalmente funcional mostrará inevitavelmente 5 ou 6 pontos coloridos. Esses são processos físicos inevitáveis ​​e não degradarão a imagem de forma alguma.

Pontos coloridos podem aparecer em sensibilidades altas. É assim também que os pixels quentes aparecem. Mas isso é facilmente compensado - basta ligar o silenciador. Os numerosos pontos visíveis em velocidades médias do obturador e ISO baixo são um problema. Quando houver mais de 5 deles, você deve deixar a câmera de lado e começar a verificar outra câmera, caso contrário o dinheiro será jogado no ralo.

No próximo vídeo, veja sobre a matriz da câmera.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário